Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dás gorjeta?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por msantos Ver Post
    É por isso que detesto o Algarve em época alta, de Inverno já tratam os portugueses um bocadinho melhor...
    Pessoalmente até prefiro ir para o Sul de Espanha, sinto que sou melhor tratado e a agua até é mais quente
    Concordo plenamente contigo ... Tambem tenho preferência por Espanha ... mas a familia habitou-se ao Algarve as vezes tem de ser.

    Eles no inverno ... como precisam ... já mudam o discurso ... tambem porque os maus empregados sazonais se vão embora.

    Comentário


      Essa cena do Algarve no verão chega a ser cómico..
      Era visível a mudança de comportamento dos empregados de mesa quando respondíamos em Português depois de sermos abordados em inglês..
      De vez em quando deixávamos a coisa correr um bocado só pela graça, mas quando finalmente viam que éramos portugueses, notava-se uma certa desilusão.

      Em época baixa o tratamento é melhor porque os pato-bravos que só trabalham no verão já se encostaram.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
        Essa cena do Algarve no verão chega a ser cómico..
        Era visível a mudança de comportamento dos empregados de mesa quando respondíamos em Português depois de sermos abordados em inglês..
        De vez em quando deixávamos a coisa correr um bocado só pela graça, mas quando finalmente viam que éramos portugueses, notava-se uma certa desilusão.

        Em época baixa o tratamento é melhor porque os pato-bravos que só trabalham no verão já se encostaram.
        Infelizmente é mesmo assim ... o Algarve em epoca alta é inundado por gente mal educada ... pelo menos para os turistas Nacionais ... por mim aqueles donos dos restaurantes podiam morrer à fome à vontade que nao tinha pena.

        Depois claro que existem as excepções ... um dos meus restaurantes favoritos ... é precisamente no Algarve ... mas longe de uma zona de grande movimento turístico.

        Comentário


          Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
          Ah, esse valor é o que o cliente paga, não o que os cozinheiros recebem...é bem diferente...também já vi clientes requisitarem um empregado de mesa para um iate, e pagaram 70 euros por hora, por um empregado que ganha 1200 mensais...;)
          Eu sou bastante suspeito para comentar o que dizes sobre os empregados de mesa...mas acho que o trabalho de cozinha é bem mais difícil, e requer muitíssimo mais conhecimento, tecnica e experiência que o de um empregado de mesa...não é bem a mesma coisa, nem perto...

          Já agora, se fazem esculturas e coisas moldadas em açucar, diz-lhes para contratarem Chineses

          Fui agora ali ao lado tirar foto para te mostrar o que é que um Chines faz por pouco dinheiro em Macau (na China seria menos de metade)

          Esculpido em Chocolate, e o resto da equipa diz que o gajo até é fraquinho..
          Excelente Tiago!

          É inexequível para servir em prato como o exemplo que referi mas não deixa de ser impressionante.

          Comentário


            Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
            Excelente Tiago!

            É inexequível para servir em prato como o exemplo que referi mas não deixa de ser impressionante.

            Cisnes de Isomalt, tipo isto?

            http://h2lonlinemarketing.co.za/valu...eb-500x500.jpg

            Comentário


              Fugindo do tema dos restaurantes, mas pegando nos "novos" serviços que por aí andam, vocês têm o costume de dar gorjeta? Falo de quem faz entregas das compras online de supermercado, Uber, Uber Eats, Pizza Hut, etc.

              Comentário


                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                Fugindo do tema dos restaurantes, mas pegando nos "novos" serviços que por aí andam, vocês têm o costume de dar gorjeta? Falo de quem faz entregas das compras online de supermercado, Uber, Uber Eats, Pizza Hut, etc.
                Normalmente dou, principalmente quando é através da app, porque nunca ando com moedas. As moedas deviam acabar de vez.

                Comentário


                  Mas apps também costumo dar.

                  Em cafés e restaurantes é raro porque pago sempre com cartão.

                  Comentário


                    Normalmente não dou,so mesmo em casos que ache que foi mesmo bem tratado e o serviço foi mesmo top,e mesmo ai não e facil.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                      Fugindo do tema dos restaurantes, mas pegando nos "novos" serviços que por aí andam, vocês têm o costume de dar gorjeta? Falo de quem faz entregas das compras online de supermercado, Uber, Uber Eats, Pizza Hut, etc.
                      Normalmente dou.

                      Comentário


                        Há um adágio que diz qualquer coisa como isto:

                        "Mãos que não dais o que esperais?"

                        Respondendo à questão - em restaurantes quase sempre, só se for mal atendido é que não dou.
                        Acredito que influencia a ideia que tenho de os trabalhadores do setor trabalharem muito e ganharem pouco.

                        Comentário


                          Portugal é dos poucos países onde não há o hábito de deixar gorjetas decentes. Vejo pessoas a dar 0.20 ou 0.50 de gorja em contas de 80 ou 100 euros, e sou sincero.. para isso prefiro não dar nada. Se estivesse do lado do empregado, com uma gorjeta dessas ficaria com a ideia de que as pessoas não gostaram do serviço.

                          Manda a regra (internacional, não portuguesa) que se deixe algo em torno de 10% da conta. Em outros países costumo respeitar, quando estou em Portugal depende. Se gostar bastante do serviço tento cumprir, se não deixo menos. Se for uma porcaria, não deixo nada.

                          Comentário


                            Mas, por exemplo, aos tipos que vêm entregar as compras online, também dão?
                            Eu pergunto isto porque já faço as minhas compras de supermercado online vai para uns 6 anos, não tinha o hábito de dar gorjeta, mas desde há uns tempos para cá por vezes fico com a sensação de que o tipo que as entrega esperava qualquer coisa.

                            Comentário


                              *ahem*

                              Comentário


                                Nem digo o valor da minha gorjeta este mês para não me chamarem mentiroso!
                                Trabalho na cozinha e não no service.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                  Portugal é dos poucos países onde não há o hábito de deixar gorjetas decentes.
                                  Treta. Em praticamente toda a Europa o hábito e deixar zero centimos de gorjeta, ou próximo disso.


                                  Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                  Manda a regra (internacional, não portuguesa) que se deixe algo em torno de 10% da conta.
                                  Novamente treta. Isso será um hábito mais americano. Na Europa o normal é 1% a 2% da conta em média.

                                  Comentário


                                    Por norma não dou gorjeta. Já pago por um serviço que me é prestado.
                                    Mas se esse serviço que entendo como estando acima da média e sentido-me satisfeito, costumo dar no mínimo 5€. Agora a "obrigatoriedade" de dar gorjeta por dá cá aquela palha como por exemplo em NY ...não!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MVA Ver Post
                                      Treta. Em praticamente toda a Europa o hábito e deixar zero centimos de gorjeta, ou próximo disso.




                                      Novamente treta. Isso será um hábito mais americano. Na Europa o normal é 1% a 2% da conta em média.
                                      Não sei que Europa nem que restaurantes conheces, mas os franceses, alemães, ingleses, nórdicos etc etc nunca deixam apenas 1%ou 2%, da conta, em restaurantes de um certo nível. (por norma).
                                      Editado pela última vez por Charger144; 11 March 2019, 07:18.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                        Mas, por exemplo, aos tipos que vêm entregar as compras online, também dão?
                                        Eu pergunto isto porque já faço as minhas compras de supermercado online vai para uns 6 anos, não tinha o hábito de dar gorjeta, mas desde há uns tempos para cá por vezes fico com a sensação de que o tipo que as entrega esperava qualquer coisa.
                                        Dou sempre qualquer coisa a esses motoristas, e por exemplo aos gajos da Uber Eats.

                                        Nao é obrigatório, obviamente, mas acho que acabam por merecer. É um trabalho muito mal remunerado e eles trabalham a qualquer hora, fins de semana e feriados incluídos.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                          Não sei que Europa nem que restaurantes conheces, mas os franceses, alemães, ingleses, nórdicos etc etc nunca deixam apenas 1%ou 2%, da conta, em restaurantes de um certo nível. (por norma).

                                          1 ou 2%?

                                          Ingleses e Alemães que conheço, normalmente dão ~10% e faz parte da cultura deles. Franceses e Italianos já não, é tipo Português.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            1 ou 2%?

                                            Ingleses e Alemães que conheço, normalmente dão ~10% e faz parte da cultura deles. Franceses e Italianos já não, é tipo Português.
                                            E russos , são mãos largas normalmente

                                            Comentário


                                              Pensamento parvo do dia: será que o facto de darmos gorjetas não é um incentivo aos patrões para pagarem menos, com essa desculpa do "ah, depois recebes gorjetas"?

                                              Eu não uso esses serviços, por isso não me posso pronunciar, mas na modernice da Uber nunca dei...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                Não sei que Europa nem que restaurantes conheces, mas os franceses, alemães, ingleses, nórdicos etc etc nunca deixam apenas 1%ou 2%, da conta, em restaurantes de um certo nível. (por norma).
                                                Alemães e Inglesses deixam gorjetas no Algarve. Quem viveu na Alemanha sabe que lá eles não deixam 1 centimo de gorjeta em lado nenhum. Idem para os nórdicos.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                  E russos , são mãos largas normalmente
                                                  Na Rússia é comum deixar gorjas de 15 e 20 %

                                                  Comentário


                                                    De for bem atendido dou, se não for não dou. Em Portugal é muito raro dar grojeta, então se for em locais de turismo em.epoca alta então é ridiculo como se é discriminado no proprio país.

                                                    Comentário


                                                      Aqui no Japão é mal visto... dar gorjeta Portanto... nop, nunca dou

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PrimitiveUser Ver Post
                                                        Aqui no Japão é mal visto... dar gorjeta Portanto... nop, nunca dou
                                                        E na verdade num mundo ideal deveria ser assim em todo lado

                                                        É sinal de que estás a fazer o teu trabalho e a ser recompensado proporcionalmente por isso, e sendo assim não precisas de ajudas

                                                        Comentário


                                                          No japao penso que até acham que é insultouso, ja me explicaram porque, mas unca percebi muito bem essa razao/explicação

                                                          Comentário


                                                            Também dou gorjeta em função do trabalho do prestador de serviço, quando vejo que mostra vontade e esforça-se ao máximo para agradar o cliente..às vezes fazendo mais que a obrigação dele.

                                                            Agora noto é que, nos Hoteis de gama alta, em Portugal, sou mais "mal tratado" do que nos hoteis similares no Estrangeiro pois, infelizmente, tendo a concordar com a visão daqueles que acham que, quando é português é desdenhoso.. ainda por cima se tiver um pouco mais de dinheiro no bolso pior... face aos ingleses/alemães (provavelmente a inveja e o tratar mal o compatriota seja muito nosso lol)
                                                            Editado pela última vez por Juventino; 11 March 2019, 14:37.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                                              E na verdade num mundo ideal deveria ser assim em todo lado

                                                              É sinal de que estás a fazer o teu trabalho e a ser recompensado proporcionalmente por isso, e sendo assim não precisas de ajudas
                                                              Eu não tenho por hábito dar.

                                                              Quem nos está a atender não tem escrito na testa se ganha muito ou pouco, se já recebeu muita grojeta nesse mês ou não, se têm ou não filhos para precisar de apoio, se faz uma gestão cuidada do seu dinheiro para merecer uma ajuda...

                                                              Numa loja de roupas também dão grojeta se forem bem atendidos? Numa bomba de combustível? Num supermercado? Pois...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X