Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma lição de Português vinda de Cabo Verde

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
    Cada um tem a sua opinião.

    Claramente não tiveste a seriedade de ler o tópico todo e largas aqui um pouco de veneno ao calhas.

    Respeito muito mais a tomada de posição de um cabo-verdiano que decide perante o mundo usar o português do que um indivíduo como tu que usa num fórum português expressões como "Hellgarve".

    Isso para mim não me mete nojo, mas diz-me muito sobre quem as usa.

    Com certeza terás aplaudido com satisfação a criação da marca "Allgarve" - será o teu "hell" uma ligeira imitação de tão "brilhante" ocorrência?

    Isso para mim é que é sentimento/complexo de inferioridade.

    Quando vais ao estrangeiro arranhas a pele toda para que te façam entender.

    Quando recebes no teu "Hellgarve" um estrangeiro arranhas a pelinha toda para que te faças entender.

    São atitudes e maneiras de estar do mais invertebrado que conheço - "portugueses allgarvianos".
    O "Hellgarve" é uma piada local. Já vi que deves ser muito divertido nas festas (devia usar o típico "you must be really fun at parties", mas não quero ofender ninguém).

    A expressão que uso na minha localização num fórum da internet diz-te muito sobre a minha pessoa?! Estou surpreendido com tal capacidade de análise.


    O "Allgarve" não passou de uma campanha de marketing usada no estrangeiro, durante um ano, com o intuito de relembrar aos estrangeiros que o Algarve tem tudo o que é necessário para umas boas férias, daí o "L" ter sido adicionado. "All" significa "tudo", caso te tenha escapado.


    Não percebo o drama com a palavra "Algarve". Aliás, essa nem te devia fazer confusão, visto que nem sequer é uma palavra portuguesa mas sim Árabe (al gharb).

    Quando aos "portugueses allgarvianos", não conheço nenhum. Pelo meu Algarve só vejo Algarvios.
    Editado pela última vez por DigCb; 10 February 2013, 13:48.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
      O "Hellgarve" é uma piada local. Já vi que deves ser muito divertido nas festas (devia usar o típico "you must be really fun at parties", mas não quero ofender ninguém).

      A expressão que uso na minha localização num fórum da internet diz-te muito sobre a minha pessoa?! Estou surpreendido com tal capacidade de análise.


      O "Allgarve" não passou de uma campanha de marketing usada no estrangeiro, durante um ano, com o intuito de relembrar aos estrangeiros que o Algarve tem tudo o que é necessário para umas boas férias, daí o "L" ter sido adicionado. "All" significa "tudo", caso te tenha escapado.


      Não percebo o drama com a palavra "Algarve". Aliás, essa nem te devia fazer confusão, visto que nem sequer é uma palavra portuguesa mas sim Árabe (al gharb).

      Quando aos "portugueses allgarvianos", não conheço nenhum. Pelo meu Algarve só vejo Algarvios.

      Quanto ao facto da "piada local Hellgarve" : confere! Numa região onde os placards/informação já roçará os 50/50 em termos de portuguê/inglês, não me espanta...

      Se eu sou divertido nas festas? Sou pois! Nas "party's" não sei, não frequento locais onde a acumulação de idiotagem é elevada, evito.

      E que tal campanhas de promoção onde o que é nosso apareça como o que é nosso, de facto?

      ALLgarve?

      Uma idiotice pegada, certamente ocorrida a uma dessas mentes iluminadas(e tão divertidas!) que nos têm "governado".

      Porque razão os espanhóis não têm ideias desse calibre? "

      "Il' Biza", "Marbell-ous", "Yes, I Can-arias" ou jorros de trampa do género?

      Pelo teu algarve, vejo algarvios e não só. Ainda bem!

      Mas não é preciso nenhum L a mais.

      Confessa, arranhas a pele no teu "ALLgarve", para participares de corpo e alma na promoção de tal região portuguesa?

      Sê um bom anfitrião no Algarve, que não faltará muito para seres tu o convidado deles nessa bonita região...

      Comentário


        #93
        Para se ser bom anfitrião no Algarve, nada como oferecer às babes bifas para "p*ta litle crime ón iór béque"...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
          Cada um tem a sua opinião.

          Claramente não tiveste a seriedade de ler o tópico todo e largas aqui um pouco de veneno ao calhas.

          Respeito muito mais a tomada de posição de um cabo-verdiano que decide perante o mundo usar o português do que um indivíduo como tu que usa num fórum português expressões como "Hellgarve".

          Isso para mim não me mete nojo, mas diz-me muito sobre quem as usa.

          Com certeza terás aplaudido com satisfação a criação da marca "Allgarve" - será o teu "hell" uma ligeira imitação de tão "brilhante" ocorrência?

          Isso para mim é que é sentimento/complexo de inferioridade.

          Quando vais ao estrangeiro arranhas a pele toda para que te façam entender.

          Quando recebes no teu "Hellgarve" um estrangeiro arranhas a pelinha toda para que te faças entender.

          São atitudes e maneiras de estar do mais invertebrado que conheço - "portugueses allgarvianos".
          Já alguma vez viste a selecção portuguesa não usar o português?

          Em 1987 o Artur Jorge o treinador do FCP após ter conquistado a Taça dos Campeões Europeus não nunca deixou de falar português, mas como é poliglota foi respondendo aos jornalistas em varias línguas e deixou muita gente que pensava que os portugueses eram os "labregos" dos sul da Europa de admirados.

          O Mourinho faz questão de falar a língua nativa dos países onde treina e não é por isso que dá mau nome a Portugal, muito pelo contrario.

          A minha educação e formação como pessoa impede-me de deixar um estrangeiro perdido em Portugal por eu teimar em falar só português depois de eu conhecer outras línguas possibilitem que a comunicação seja possível.

          Passas-te o tópico a criticar os espanhóis que não se esforçam para falar outras línguas e depois queres que os portugueses façam igual.
          Editado pela última vez por jb007; 11 February 2013, 12:05.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
            Quanto ao facto da "piada local Hellgarve" : confere! Numa região onde os placards/informação já roçará os 50/50 em termos de portuguê/inglês, não me espanta...

            Se eu sou divertido nas festas? Sou pois! Nas "party's" não sei, não frequento locais onde a acumulação de idiotagem é elevada, evito.

            E que tal campanhas de promoção onde o que é nosso apareça como o que é nosso, de facto?

            ALLgarve?

            Uma idiotice pegada, certamente ocorrida a uma dessas mentes iluminadas(e tão divertidas!) que nos têm "governado".

            Porque razão os espanhóis não têm ideias desse calibre? "

            "Il' Biza", "Marbell-ous", "Yes, I Can-arias" ou jorros de trampa do género?

            Pelo teu algarve, vejo algarvios e não só. Ainda bem!

            Mas não é preciso nenhum L a mais.

            Confessa, arranhas a pele no teu "ALLgarve", para participares de corpo e alma na promoção de tal região portuguesa?

            Sê um bom anfitrião no Algarve, que não faltará muito para seres tu o convidado deles nessa bonita região...
            Reza historia que xenofobias não levam a lado nenhum, nos países nórdicos todos falam inglês e não não é por isso que perdem a sua identidade. O que é que Portugal ganha em receber mal o estrangeiros? nada, só perde.


            Se fosse todos como tu viajar iria ser um martírio, ter que aprender sempre a língua nativa do pais que se visita não iria ser fácil.

            Comentário


              #96
              Tenho de concluir que um inglês é labrego pelo facto de não falar outra língua que não essa.

              O Mourinho quando recebeu o prémio de melhor treinador do mundo fez questão de falar em português!

              José Mourinho treinador do ano " Sou um Orgulhoso Português" Coach of the Year - YouTube

              "Sou um orgulhoso português!"

              Nunca critiquei os espanhóis, pelo contrário, admiro o orgulho com que encaram a sua nacionalidade, são eles e não se vendem a bifes alguns. Eles pensam como eu : metam os "ALL's" no rego do...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                Reza historia que xenofobias não levam a lado nenhum, nos países nórdicos todos falam inglês e não não é por isso que perdem a sua identidade. O que é que Portugal ganha em receber mal o estrangeiros? nada, só perde.


                Se fosse todos como tu viajar iria ser um martírio, ter que aprender sempre a língua nativa do pais que se visita não iria ser fácil.

                Mau...

                Estamos a desviar a conversa e opiniões para outras latitudes. Xenofobia?

                Então os outros vêm para o meu país e é "xenófobo" o facto de terem de ser eles a falar a minha língua? Estás a ficar confuso.


                E receber "mal" é não falar a língua deles?

                Então cada português que vai para Londres, Punta Cana, Paris, Berlim, Praga ou Tóquio é mal recebido porque eles não falam português?!

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                  Tenho de concluir que um inglês é labrego pelo facto de não falar outra língua que não essa.

                  O Mourinho quando recebeu o prémio de melhor treinador do mundo fez questão de falar em português!

                  José Mourinho treinador do ano " Sou um Orgulhoso Português" Coach of the Year - YouTube

                  "Sou um orgulhoso português!"

                  Nunca critiquei os espanhóis, pelo contrário, admiro o orgulho com que encaram a sua nacionalidade, são eles e não se vendem a bifes alguns. Eles pensam como eu : metam os "ALL's" no rego do...
                  Por acaso não me lembrava dessa fita do Mourinho mas não lhe ficava mal a seguir ao discurso em português dizer algo em outra língua, não iria perder o orgulho por isso.


                  Os ingleses não têm necessidade de falar outras línguas, é só isso.


                  Os espanhóis como já te disse os espanhóis não são os assim como tu pintas, são orgulhosos da sua cultura sim mas esforçam-se em agradar mesmo quando isso implica falar inglês ou português.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                    Por acaso não me lembrava dessa fita do Mourinho mas não lhe ficava mal a seguir ao discurso em português dizer algo em outra língua, não iria perder o orgulho por isso.


                    Os ingleses não têm necessidade de falar outras línguas, é só isso.


                    Os espanhóis como já te disse os espanhóis não são os assim como tu pintas, são orgulhosos da sua cultura sim mas esforçam-se em agradar mesmo quando isso implica falar inglês ou português.

                    Podes repetir, por favor?

                    Fita? Por falar na língua do país onde nasceu?

                    Não sei se já terás reparado, mas nessas galas/conferências, existem uns aparelhos que dão pelo nome de auscultadores que vão traduzindo para a língua pretendida aquilo que os vencedores vão dizendo.

                    Por acaso o que não te fica bem é dizeres isto : "...não lhe ficava mal a seguir ao discurso em português dizer algo em outra língua, não iria perder o orgulho por isso..."

                    Talvez a noção de 'orgulho' de uns seja sinónimo de vassalagem.

                    Quem sabe?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                      Mau...

                      Estamos a desviar a conversa e opiniões para outras latitudes. Xenofobia?

                      Então os outros vêm para o meu país e é "xenófobo" o facto de terem de ser eles a falar a minha língua? Estás a ficar confuso.


                      E receber "mal" é não falar a língua deles?

                      Então cada português que vai para Londres, Punta Cana, Paris, Berlim, Praga ou Tóquio é mal recebido porque eles não falam português?!

                      Se um dia fores passar ferias a Tóquio vai aprender japonês?

                      Não é xenófobo o facto de tu os descriminares por não saberem português. Não somos obrigados a aprender a língua materna deles mas se me aparecer um japonês que saiba inglês não vejo qual problema de usar o inglês.

                      Cada português que vai a esses destinos se souber inglês não deve ter problemas em comunicar.

                      Comentário


                        Este tópico tem o complicómetro a níveis máximos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                          Podes repetir, por favor?

                          Fita? Por falar na língua do país onde nasceu?

                          Não sei se já terás reparado, mas nessas galas/conferências, existem uns aparelhos que dão pelo nome de auscultadores que vão traduzindo para a língua pretendida aquilo que os vencedores vão dizendo.

                          Por acaso o que não te fica bem é dizeres isto : "...não lhe ficava mal a seguir ao discurso em português dizer algo em outra língua, não iria perder o orgulho por isso..."

                          Talvez a noção de 'orgulho' de uns seja sinónimo de vassalagem.

                          Quem sabe?
                          E eu alguma vez disse para ele não falar português? E na plateia ninguém tem esses auscultadores que são usados sim para imprensa, mas na plateia ficou muita gente sem perceber o ele disse.

                          Vassalagem???? Os nórdicos esses vassalos da Europa são uns atrasados mentais sem orgulho na sua cultura.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                            Se um dia fores passar ferias a Tóquio vai aprender japonês?

                            Se for a Tóquio obviamente tentarei aprender o mais que possa do japonês.

                            Não é xenófobo o facto de tu os descriminares por não saberem português. Não somos obrigados a aprender a língua materna deles mas se me aparecer um japonês que saiba inglês não vejo qual problema de usar o inglês.

                            Claro que não somos obrigados a aprender a língua materna do país para onde nos deslocarmos. Mas ainda menos obrigados são os habitantes a falar na língua que a nós nos dá mais jeito.
                            Obviamente se um japonês falar inglês e eu também o souber, falaremos em inglês. Sempre o disse neste tópico, parece que alguém quer fazer ver o contrário, mas já o repeti aqui mais do que uma vez.


                            Cada português que vai a esses destinos se souber inglês não deve ter problemas em comunicar.
                            Achas que Pequim ou Tóquio têm menos turistas porque quase ninguém fala ali inglês?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                              E eu alguma vez disse para ele não falar português? E na plateia ninguém tem esses auscultadores que são usados sim para imprensa, mas na plateia ficou muita gente sem perceber o ele disse.

                              Vassalagem???? Os nórdicos esses vassalos da Europa são uns atrasados mentais sem orgulho na sua cultura.
                              Senti-me muito melhor representado aqui :

                              José Mourinho treinador do ano " Sou um Orgulhoso Português" Coach of the Year - YouTube



                              Do que aqui :

                              Socrates European Ingles - YouTube

                              Sócrates sabe falar espanhol? - YouTube

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                Achas que Pequim ou Tóquio têm menos turistas porque quase ninguém fala ali inglês?
                                "Claro que não somos obrigados a aprender a língua materna do país para onde nos deslocarmos. Mas ainda menos obrigados são os habitantes a falar na língua que a nós nos dá mais jeito.
                                Obviamente se um japonês falar inglês e eu também o souber, falaremos em inglês. Sempre o disse neste tópico, parece que alguém quer fazer ver o contrário, mas já o repeti aqui mais do que uma vez."

                                Nem eu disse que temos que falar a língua deles, devemos é encontrar uma plataforma de entendimento que geralmente é o inglês.

                                Mas Pequim e Toquio são cidade únicas e terão sempre muitos turistas por natureza, já o Algarve é praia e praias é o que não falta por essa Europa fora por isso ou os fazemos sentir-se bem cá ou no ano a seguir mudam de rumo.

                                Comentário


                                  Mas para os que ainda não apanharam o sentido da coisa :

                                  Não sou contra o facto de alguém aprender inglês, francês ou egípcio! Pelo contrário.

                                  Sou contra os shopping's, os Parking's, dentro do nosso país!

                                  Contra o "qual é a tua profissão? - Business Sales Manager...ahh!! onde? Na Frangos da Brandoa"
                                  Editado pela última vez por aucipac; 10 February 2013, 15:32.

                                  Comentário


                                    As pessoas têm que ter noção do ridículo e não se meter naquilo que não sabem se não sabia não falava.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                      Mas para os que ainda não apanharam o sentido da coisa :

                                      Não sou contra o facto de alguém aprender inglês, francês ou egípcio! Pelo contrário.

                                      Sou contra os shopping's, os Parking's, dentro do nosso país!

                                      Contra o "qual é a tua profissão? - Business Sales Manager...ahh!! onde? Na Frangos da Brandoa"


                                      Nisso estou contigo mas acho que escolheste a noticia errada para falar deste assunto, nos estrangeirismos há pessoal que passa um bocado das marcas, um que me irrita particularmente é o vou "printar" ou vou fazer um "print".

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                        Mas para os que ainda não apanharam o sentido da coisa :

                                        Não sou contra o facto de alguém aprender inglês, francês ou egípcio! Pelo contrário.

                                        Sou contra os shopping's, os Parking's, dentro do nosso país!

                                        Contra o "qual é a tua profissão? - Business Sales Manager...ahh!! onde? Na Frangos da Brandoa"
                                        Assim dá mais classe, mas ele sabe muito bem que pode dizer chefe de vendas. Os espanhois nisso são exímios traduzem tudo para a lingua deles e são muito mais humildes que nós. Pois só cá em portugal se diz de peito feito que é um consultant, ou manager mas depois recebe um ordenado de 500€ (five hundred euros)

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                          Quanto ao facto da "piada local Hellgarve" : confere! Numa região onde os placards/informação já roçará os 50/50 em termos de portuguê/inglês, não me espanta...

                                          Se eu sou divertido nas festas? Sou pois! Nas "party's" não sei, não frequento locais onde a acumulação de idiotagem é elevada, evito.

                                          E que tal campanhas de promoção onde o que é nosso apareça como o que é nosso, de facto?

                                          ALLgarve?

                                          Uma idiotice pegada, certamente ocorrida a uma dessas mentes iluminadas(e tão divertidas!) que nos têm "governado".

                                          Porque razão os espanhóis não têm ideias desse calibre? "

                                          "Il' Biza", "Marbell-ous", "Yes, I Can-arias" ou jorros de trampa do género?

                                          Pelo teu algarve, vejo algarvios e não só. Ainda bem!

                                          Mas não é preciso nenhum L a mais.

                                          Confessa, arranhas a pele no teu "ALLgarve", para participares de corpo e alma na promoção de tal região portuguesa?

                                          Sê um bom anfitrião no Algarve, que não faltará muito para seres tu o convidado deles nessa bonita região...
                                          Tá visto que nunca foste às Canárias.

                                          Deixa-me ver se percebi. Um complexado como tu está-me a dar sugestões sobre como receber turistas na minha região?! Só se eu não tivesse juízo nenhum é que ia ligar ao que tu dizes.

                                          Tá visto que não passas de mais um pombo de Lisboa (Lissabon se estivermos num aeroporto internacional) que tem a mania que conhece melhor a realidade das regiões melhor que os seus habitantes locais.


                                          Já agora, o facto de estares a criticar os outros mas depois tens um avatar de uma equipa de futebol da américa latina também diz muito sobre o teu nível de hipócrisia. Bem alto!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Barricade Ver Post
                                            Assim dá mais classe, mas ele sabe muito bem que pode dizer chefe de vendas. Os espanhois nisso são exímios traduzem tudo para a lingua deles e são muito mais humildes que nós. Pois só cá em portugal se diz de peito feito que é um consultant, ou manager mas depois recebe um ordenado de 500€ (five hundred euros)
                                            Isso não tem nada a ver com estrangeirismos ou coisa do género. Tem apenas a ver com a nossa cultura.

                                            Bastar ver que a língua portuguesa é das poucas em que se faz a distinção entre "Tu" e "Você". Da mesma forma que cá o "Doutor" passa a fazer parte do nome da pessoa. Portanto é uma questão da nossa própria cultura. Não são manias que vêm de fora como se está aqui a fazer parecer.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                              Isso não tem nada a ver com estrangeirismos ou coisa do género. Tem apenas a ver com a nossa cultura.

                                              Bastar ver que a língua portuguesa é das poucas em que se faz a distinção entre "Tu" e "Você". Da mesma forma que cá o "Doutor" passa a fazer parte do nome da pessoa. Portanto é uma questão da nossa própria cultura. Não são manias que vêm de fora como se está aqui a fazer parecer.
                                              O estrangeirismo é adotado em todo o lado não tens como fugir a isso e como exemplo tens o brasil que usa e abusa, mas já nos desviámos do verdadeiro tema do tópico. Quanto a estrangeirismos lá utilizo 1 ou 2 frases inconscientemente e eu eu não discordo, na minha maneira de pensar digo é que é melhor utilizado quando a palavra não tem tradução para português.
                                              Para mim está apresentado uma pessoa que me diga que a sua profissão é sales manager quando muito bem pode ser dito chefe de vendas.

                                              Comentário


                                                Eu acho é que há pessoal que tem aí qualquer coisinha mal resolvida....


                                                Vamos lá começar a chamar rede digital ou outra porcaria qualquer em vez de Internet...

                                                Comentário


                                                  Por essa lógica deves só comprar produtos portugueses, ouvir musicas portuguesa, comprar roupa fabricada em portugal, conduzir um carro produzido cá etc etc etc.

                                                  A globalização está presente, quer gostemos ou não.

                                                  Comentário


                                                    Ou sitio em vez de site.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                      Por essa lógica deves só comprar produtos portugueses, ouvir musicas portuguesa, comprar roupa fabricada em portugal, conduzir um carro produzido cá etc etc etc.

                                                      A globalização está presente, quer gostemos ou não.

                                                      Como é que tu da lingua portuguesa saltas para produtos ou marcas estrangeiras?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                        Tá visto que nunca foste às Canárias.

                                                        Deixa-me ver se percebi. Um complexado como tu está-me a dar sugestões sobre como receber turistas na minha região?! Só se eu não tivesse juízo nenhum é que ia ligar ao que tu dizes.

                                                        Tá visto que não passas de mais um pombo de Lisboa (Lissabon se estivermos num aeroporto internacional) que tem a mania que conhece melhor a realidade das regiões melhor que os seus habitantes locais.


                                                        Já agora, o facto de estares a criticar os outros mas depois tens um avatar de uma equipa de futebol da américa latina também diz muito sobre o teu nível de hipócrisia. Bem alto!

                                                        Ó DigCb, sabes lá se eu fui ou não às Canárias. Nem tens nada que ver com isso.


                                                        Complexado?

                                                        Complexados são vocês os que têm vergonha/complexo de serem portugueses, de se assumirem perante os outros como tal.
                                                        Complexos de inferioridade que resultam em "ALLGARVES" e "Hellgarves". Simplesmente ridícula tamanha "postura"(quando mais se dobram, mais se lhes vê o rego do ass...

                                                        Tenho um avatar da maior equipa de futebol de Portugal, tirada em 1990(nem sei se serias nascido à época, mas se eras devias fazer mais porcaria na fralda que um pombo na Rua Augusta, Lisboa).

                                                        Moço, não chames hipócrita a quem ainda tenta defender essa região onde vives. Bem sei que se não fosse o $$$ dos bifes, muitos passavam fominha na região, mas não é preciso tanta subserviência, tanta questão até mal resolvida e ressabiamento com as pessoas de Lisboa, quando estás tão por dentro do que se passa em Londres.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                                          Isso não tem nada a ver com estrangeirismos ou coisa do género. Tem apenas a ver com a nossa cultura.

                                                          Bastar ver que a língua portuguesa é das poucas em que se faz a distinção entre "Tu" e "Você". Da mesma forma que cá o "Doutor" passa a fazer parte do nome da pessoa. Portanto é uma questão da nossa própria cultura. Não são manias que vêm de fora como se está aqui a fazer parecer.
                                                          Negativo.

                                                          Não tem a ver com cultura, antes com postura. Ou falta dela.

                                                          Denominarem em Portugal "Business Sales Manager" a um chefe de vendas é anedótico, patético, triste.

                                                          Mas numa coisa te dou razão - não são manias que vêm de fora, são manias cá de dentro. De tentativa de dar ares de superioridade quando o problema são meros complexos de inferioridade.

                                                          Comentário


                                                            E agora silêncio que está a jogar o Glorioso.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Barricade Ver Post
                                                              Como é que tu da lingua portuguesa saltas para produtos ou marcas estrangeiras?
                                                              Não se falou em ter orgulho português ? ou ser fiel ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X