Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma lição de Português vinda de Cabo Verde

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
    Pois o problema era que o Queiroz não falava porra nenhuma de espanhol, balbuciava expressões misturadas em "portunhol".

    Simplesmente ridículo.

    Ao invés, José António Camacho quando esteve no Benfica falou sempre na sua língua.

    Se tivesse cá ficado mais tempo, acredito que começasse a falar em português.

    O Guardiola enquanto esteve no Barcelona e se fartou de ganhar competições internacionais falou em quê? Inglês? O tanas! Falou na língua dele.
    Eu não sei porque razão o Guardiola sempre falou em Espanhol, temos que ter em conta que há pessoas que têm dificuldade em aprender outro idiomas, se o Guardiola se quisesse armar em nacionalista bacoco provavelmente não proferia uma única palavra em espanhol, mas não é por outros serem palermas que nós vamos armar em palermas também.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
      Tens toda a razão.

      Esse complexo certamente leva a que tenhamos de tentar agradar, sei lá.

      O Algarve mete nojo, parece que estamos em quê? Londres? Ibiza e La Manga p. ex. estão enxameados de ingleses e quase não vês nada em inglês, estão-se nas tintas.
      E os ingleses deixam de lá ir?
      Eu não sei que Espanha tu conheces mas eu conheço bem Espanha e os espanhóis sempre foram simpáticos e tentaram ajudar como podiam e sabiam, na língua deles, em inglês e em alguns sítios até em português.
      Editado pela última vez por jb007; 09 February 2013, 14:42.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
        Será? É que o Benfica tem argentinos, uruguaios e paraguaios que já cá estão há 5 ou 6 anos e não se lhes ouve uma palavra em português. Por culpa do clube também, eu se mandasse naquilo só permitia entrevistas em castelhano durante a primeira época, não há desculpa para que o Maxi ou o Cardozo não respondam em português ás perguntas que lhes são feitas em português.

        E é isto que irrita, qualquer jogador português que chega a Espanha começa logo a esforçar-se por falar a língua local, nem que seja em "portinhol". Fala-se aqui em bagagens culturais e não sei o quê mas para mim não passa do nosso eterno complexo de inferioridade em relação a tudo o que é estrangeiro.
        O problema dos jogadores de futebol que o idioma nativo é o espanhol é muito simples é que devido a semelhança com o português eles aprendem meia dúzia palavras e depois no dia-a-dia desenrascam-se bem e não têm necessidade de aprender português, vê-la se os jogadores de leste não aprendem português num instante.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
          Eu não sei porque razão o Guardiola sempre falou em Espanhol, temos que ter em conta que há pessoas que têm dificuldade em aprender outro idiomas, se o Guardiola se quisesse armar em nacionalista bacoco provavelmente não proferia uma única palavra em espanhol, mas não é por outros serem palermas que nós vamos armar em palermas também.

          Se achas que por um catalão falar em catalão após ganhar uma Liga dos Campeões é ser nacionalista bacoco...estamos conversados.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
            Eu não sei que Espanha tu conheces mas eu conheço bem Espanha e os espanhóis sempre foram simpáticos e tentaram ajudar como podiam e sabiam, na língua deles, em inglês e em alguns sítios até em português.
            Há espanhóis extremamente simpáticos, mas NUNCA vi nenhum a tentar balbuciar algo em português ou inglês. Não quer dizer que não haja, EU nunca vi. O que vi foi "percebes, percebes, não percebes, temos pena".

            E nunca deixei de ir a Espanha por isso.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
              Se achas que por um catalão falar em catalão após ganhar uma Liga dos Campeões é ser nacionalista bacoco...estamos conversados.
              Não venhas com tangas porque eu nunca disse isso nem nunca o defendi essa posição, acho que me expliquei bem, tu é que para quem "defende" tanto o português tens algumas dificuldade de interpretação.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                Há espanhóis extremamente simpáticos, mas NUNCA vi nenhum a tentar balbuciar algo em português ou inglês. Não quer dizer que não haja, EU nunca vi. O que vi foi "percebes, percebes, não percebes, temos pena".

                E nunca deixei de ir a Espanha por isso.
                Deves ter encontrado os espanhóis errados e o que tu vistes não serve de regra, não é por teres tido azar que são todos assim.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                  Deves ter encontrado os espanhóis errados e o que tu vistes não serve de regra, não é por teres tido azar que são todos assim.
                  Talvez. Até ressalvei algumas partes para que percebam que falo por experiência própria.

                  E errados porque no seu país não falam português ou inglês? É por isso que são "espanhóis errados"?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                    Talvez. Até ressalvei algumas partes para que percebam que falo por experiência própria.

                    E errados porque no seu país não falam português ou inglês? É por isso que são "espanhóis errados"?
                    Não estão errados, errados é uma força de expressão.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                      Não venhas com tangas porque eu nunca disse isso nem nunca o defendi essa posição, acho que me expliquei bem, tu é que para quem "defende" tanto o português tens algumas dificuldade de interpretação.
                      Tu explicaste-te muito bem quando citas o primeiro texto deste tópico e dizes "nacionalismo bacoco".

                      Não percebeste o alcance de tal texto, limitaste-te basicamente a debitar algo simplista e sem grande sentido, diga-se de passagem.

                      É que estás a atirar longe do alvo. Ou "target", com certeza soa-te melhor.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                        Na minha opinião essa atitude de Cabo Verde não passa de nacionalismo bacoco.
                        Nacionalismo bacoco é dizermos não ao desenvolvimento e à expansão da nossa identidade, é querer ficar parado no tempo e ser ingénuo ao dar poder a pessoas hipócritas e corruptas. Isto para mim é o chamado nacionalismo bacoco. Depois temos aqueles pequenos gestos que marcam grandes viragens na sociedade, e se o que presidente Jorge Fonseca fez foi pioneiro devemos ter isso em consideração e no mínimo não só seguir os seus ideiais como aplicá-los na terra onde nasceu o português.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Barricade Ver Post
                          Nacionalismo bacoco é dizermos não ao desenvolvimento e à expansão da nossa identidade, é querer ficar parado no tempo e ser ingénuo ao dar poder a pessoas hipócritas e corruptas. Isto para mim é o chamado nacionalismo bacoco. Depois temos aqueles pequenos gestos que marcam grandes viragens na sociedade, e se o que presidente Jorge Fonseca fez foi pioneiro devemos ter isso em consideração e no mínimo não só seguir os seus ideiais como aplicá-los na terra onde nasceu o português.
                          Se teimarem em dificultar a comunicação só se estão a isolar e o isolamento não leva a expansão e muito menos ao desenvolvimento.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                            Tu explicaste-te muito bem quando citas o primeiro texto deste tópico e dizes "nacionalismo bacoco".

                            Não percebeste o alcance de tal texto, limitaste-te basicamente a debitar algo simplista e sem grande sentido, diga-se de passagem.

                            É que estás a atirar longe do alvo. Ou "target", com certeza soa-te melhor.
                            Eu acho que percebi muito bem onde o texto quer chegar estão é a ir no caminho errado, simplista é querer discutir "estrangeirismos" a custa daquela noticia.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                              Se teimarem em dificultar a comunicação só se estão a isolar e o isolamento não leva a expansão e muito menos ao desenvolvimento.

                              Façamos então como as prostitutas brasileiras - estão a aprender inglês para o Mundial de Futebol de 2014, vão absorver o b-a-bá de Shakespeare, o termo técnico em inglês para "ponta aguçada ou afiada de um lápis" ou "chamada internacional para a capital japonesa", não vão os ingleses deixar ser "carinhosamente aviados" por "falhas de comunicação".

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                Façamos então como as prostitutas brasileiras - estão a aprender inglês para o Mundial de Futebol de 2014, vão absorver o b-a-bá de Shakespeare, o termo técnico em inglês para "ponta aguçada ou afiada de um lápis" ou "chamada internacional para a capital japonesa", não vão os ingleses deixar ser "carinhosamente aviados" por "falhas de comunicação".

                                Quando é que começas a dizer coisas serias, eu proibia já o ensino de linguas estrageiras nas nossas escolas

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                  Se teimarem em dificultar a comunicação só se estão a isolar e o isolamento não leva a expansão e muito menos ao desenvolvimento.
                                  Que tipo de isolamento tás a falar? Como já disse anteriormente eu quase que sou obrigado a falar espanhol no meu país quando atendo o telefone na minha empresa porque os espanhois tão-se a lixar em aprender português e quando ligo para eles sou novamente obrigado a falar em espanhol.

                                  A língua portuguesa tem um expoente gigantesco de cerca de 300 milhões de falantes e a 5ª língua mais falada no mundo e uma das mais usadas na Internet é também a mais falada no hemisfério sul e a terceira mais falada no mundo ocidental, então porque raio sou eu obrigado a falar outra lingua no meu país que não seja a minha?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Barricade Ver Post
                                    Que tipo de isolamento tás a falar? Como já disse anteriormente eu quase que sou obrigado a falar espanhol no meu país quando atendo o telefone na minha empresa porque os espanhois tão-se a lixar em aprender português e quando ligo para eles sou novamente obrigado a falar em espanhol.

                                    A língua portuguesa tem um expoente gigantesco de cerca de 300 milhões de falantes e a 5ª língua mais falada no mundo e uma das mais usadas na Internet é também a mais falada no hemisfério sul e a terceira mais falada no mundo ocidental, então porque raio sou eu obrigado a falar outra lingua no meu país que não seja a minha?
                                    Vamos ver se nos entendemos, tu não és obrigado a nada, não queres falar espanhol não fales. Não queres falar inglês.... Não fales!

                                    Depois podes sofrer as consequências disso mas ninguém te pode obrigar a fazer algo que nao queres fazer.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Olha lá... estás armado em totó a falar latim para quê?
                                      Eu, bacoco, me confesso...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Se há lição em que os caboverdianos não podem dar é de Português. Basta irmos lá e, apesar do português ser a língua oficial, não os vemos a comunicar em português, mas sim em crioulo

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Against Ver Post
                                          Se há lição em que os caboverdianos não podem dar é de Português. Basta irmos lá e, apesar do português ser a língua oficial, não os vemos a comunicar em português, mas sim em crioulo



                                          Em Cabo Verde fala-se 50/50 - português e crioulo.

                                          E por essa maneira de pensar tens de afirmar que é uma lição ainda maior - têm um dialecto próprio e não são portugueses, apenas utilizam a mesma língua que nós.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                            Sempre podias usar Centro Comercial
                                            E há malta que podia comprar um carro a gasolina, mas compra diesel por ser mais barato na bomba ( Nada contra ) São opções de cada um.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                              Não tenho nenhum complexo com a nossa lingua atenção.

                                              Simplesmente gosto de falar várias linguas.

                                              E não costumo misturar palavras estrangeiras, a não ser no caso de serem mesmo palavras estrangeiras. Tipo Croissant, shopping etc.
                                              Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                              E há malta que podia comprar um carro a gasolina, mas compra diesel por ser mais barato na bomba ( Nada contra ) São opções de cada um.
                                              Só fiz o reparo por causa da parte a bold, existem palavras estrangeiras que foram adoptadas pelo português e não têm tradução mas Shopping não é o caso.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                Só fiz o reparo por causa da parte a bold, existem palavras estrangeiras que foram adoptadas pelo português e não têm tradução mas Shopping não é o caso.
                                                São poucas as pessoas que conheço que digam centro comercial.. a maioria diz shopping.

                                                Além do mais nunca me lembro de dizer centro comercial, digo sempre shopping. Além do mais nas entradas dos ditos, diz quase sempre shopping.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                  São poucas as pessoas que conheço que digam centro comercial.. a maioria diz shopping.

                                                  Além do mais nunca me lembro de dizer centro comercial, digo sempre shopping. Além do mais nas entradas dos ditos, diz quase sempre shopping.
                                                  Por estar na moda ou por se dizer frequentemente não significa que faça parte do português, palavras como Croissant, Tablier, Capot, Abajur foram palavras importadas que não têm tradução onde não se enquadra Shopping Centre (Center).
                                                  Editado pela última vez por jb007; 09 February 2013, 19:30.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                    São poucas as pessoas que conheço que digam centro comercial.. a maioria diz shopping.

                                                    Além do mais nunca me lembro de dizer centro comercial, digo sempre shopping. Além do mais nas entradas dos ditos, diz quase sempre shopping.

                                                    Pois, os tiros do tópico vão um pouco por aí...


                                                    Saldanha Residence, Amoreiras Shopping Center e por aí fora...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                                      Pois, os tiros do tópico vão um pouco por aí...


                                                      Saldanha Residence, Amoreiras Shopping Center e por aí fora...
                                                      A culpa não será das pessoas que lá entram, mas da gestão desse mesmo.

                                                      Secalhar assim atrai mais clientes.

                                                      Mas seja como for, portugal sempre foi uma sociedade que parece que têm que agradar aos estrangeiros, comunicando na lingua deles e derivados.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        Será que puodo sprimir-me por outras palabras?
                                                        Bem, ablas español muy bien. De **** madre tio!

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                          A culpa não será das pessoas que lá entram, mas da gestão desse mesmo.

                                                          Secalhar assim atrai mais clientes.

                                                          Mas seja como for, portugal sempre foi uma sociedade que parece que têm que agradar aos estrangeiros, comunicando na lingua deles e derivados.
                                                          Originalmente Colocado por PMP1337 Ver Post
                                                          Bem, ablas español muy bien. De **** madre tio!
                                                          Vamos lá a aplicar bem o português e o espanhol, sáxavor!


                                                          Portugal com maiúscula e hablar en español.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por aucipac Ver Post
                                                            Tens toda a razão.

                                                            Esse complexo certamente leva a que tenhamos de tentar agradar, sei lá.

                                                            O Algarve mete nojo, parece que estamos em quê? Londres? Ibiza e La Manga p. ex. estão enxameados de ingleses e quase não vês nada em inglês, estão-se nas tintas.
                                                            E os ingleses deixam de lá ir?
                                                            O que me mete nojo são os complexos de inferioridade que vejo por este tópico.

                                                            Tanto choro só porque os portugueses se safam bem com muitas linguas deste nosso mundo. Isso para mim é motivo de orgulho.

                                                            Por acaso dá-me um gozo tremendo chegar a outro país e começar a arranhar na língua local ao ponto de me fazer entender.


                                                            Se este tópico é para levar a sério, então deixem de ir ao cinema e ver filmes em casa, deixem de ver futebol, deixem de ouvir música (à excepção da portuguesa claro), pois tudo isso contribui para o esmagamento da cultura tipicamente portuguesa, contribui para acabar com o nosso "orgulhosamente sós".


                                                            Bom bom era os outros países adoptarem a nossa língua, as nossas expressões. Seria algo do estilo:

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Cada um tem a sua opinião.

                                                              Claramente não tiveste a seriedade de ler o tópico todo e largas aqui um pouco de veneno ao calhas.

                                                              Respeito muito mais a tomada de posição de um cabo-verdiano que decide perante o mundo usar o português do que um indivíduo como tu que usa num fórum português expressões como "Hellgarve".

                                                              Isso para mim não me mete nojo, mas diz-me muito sobre quem as usa.

                                                              Com certeza terás aplaudido com satisfação a criação da marca "Allgarve" - será o teu "hell" uma ligeira imitação de tão "brilhante" ocorrência?

                                                              Isso para mim é que é sentimento/complexo de inferioridade.

                                                              Quando vais ao estrangeiro arranhas a pele toda para que te façam entender.

                                                              Quando recebes no teu "Hellgarve" um estrangeiro arranhas a pelinha toda para que te faças entender.

                                                              São atitudes e maneiras de estar do mais invertebrado que conheço - "portugueses allgarvianos".
                                                              Editado pela última vez por aucipac; 10 February 2013, 09:15.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X