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Quatro mortos e um ferido grave num choque entre camião e carro na Mealhada

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    #31
    Desconheces mesmo o que causa o efeito tesoura. Não há ESP que o valha !

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
      Desconheces mesmo o que causa o efeito tesoura. Não há ESP que o valha !
      Um pouquinho só de abertura mental fazia-te bem, às vezes:

      Volvo Trucks - Electronic Stability Program prevents rollovers - YouTube

      Volvo Trucks' Electronic Stability Program is designed to avoid rollovers and jack-knife situations. The system continuously monitors acceleration, steering wheel angle and wheel speed.
      Caso não estejas a ver o que significa "jack-knife", aqui uma pequena ajuda:

      Jackknifing - Wikipedia, the free encyclopedia

      (Também com links para Espanhol e Francês)
      Editado pela última vez por LinoMarques; 02 October 2013, 20:32.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Minimizar, neste caso, teria poupado "apenas" 3 vidas.
        Há um aspeto importante que ainda ningum referiu, que é o desmazelo em que se encontram os ICs. Temos também o arvoredo nas bermas das estradas que não são cortados e que deixam detritos na faixa de rodagem. Estou neste momento com o anuário da F1 de 1993 aberto na pagina do GP da Belgica desse mesmo ano, em que referem o acidente do Zanardi. Na reportagem referem " A primeira sessão de treinos em Spa, devido ao óleo deixado pelas árvores e suas folhas, e ao pouco uso do asfalto, tem um piso escorregadio até os pneus de F1 lhe deixarem a providencial borracha(...) .Situações como esta conjuntamente com automoveis mal mantidos, que circulam diariamente a verter fluidos, como oleo, entre outros, poderão contribuir para causar acidentes com extrema gravidade.

        É fundamental que os ICs tenham uma fiscalização quer por parte da policia, quer da EP permanente, pois apesar de não terem portagens, a sua manutenção é paga pelos contribuintes atraves dos impostos, e não só por isso os automobilistas merecem, um serviço de melhor qualidade.

        Durante muitos anos penso que só o antigo IP5 dispunha de assistência rodoviaria da JAE, coisa que na altura só as A.Estradas tinham.
        Quanto a utlilização de um muro no local, talvez tivesse acontecido como no acidente a entrada em Coimbra, onde o muro foi arrastado pelo camiao até ao sentido oposto.

        O local e devido ao seu traçado, deveria ser alargado de modo a poder levar um separador eficaz, que prevenisse a transposição por parte de veículos pesados.Um simples muro não reslverá nada, digo eu...
        Editado pela última vez por GTTDI; 02 October 2013, 20:30.

        Comentário


          #34
          Pois, é a velha "teoria do queijo suíço", em que um acidente nunca resulta de um factor isoladamente mas de um acumular de situações que se conjugam e levam ao desfecho final trágico.

          Algo que não ajuda a resolver acidentes de forma directa, mas de forma indirecta, já que os dados recolhidos podem ser investigados e levar a novas soluções, é o uso de caixas negras nos veículos, pelo menos, e numa fase inicial, nos de uso estritamente profissional.

          Comentário


            #35
            A familia devia processar quem veiculou a morte da 4º vitima, em pleno século 21 nao se admite um erro CRASSO destes, com a agravante do filho só saber através da agencia funerária e nao do hospital

            Comentário


              #36
              O cuidado a guiar em relação ao tempo que faz,ajuda um bocadito a evitar cenas destas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                A familia devia processar quem veiculou a morte da 4º vitima, em pleno século 21 nao se admite um erro CRASSO destes, com a agravante do filho só saber através da agencia funerária e nao do hospital
                Quem deu a informação foi a GNR de Aveiro que entretanto já pediu desculpas, processar a GNR não dá nada, mas compreendo perfeitamente a ideia, a Senhora tem "apenas" o ombro partido e esteve sempre consciente, tendo entrado para a ambulância pelo seu pé. A GNR de Aveiro guardou os documentos da Senhora para entregar à família como se tivesse falecido, os bombeiros levaram a senhora sem documentos para o Hospital da Universidade de Coimbra.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                  O cuidado a guiar em relação ao tempo que faz,ajuda um bocadito a evitar cenas destas.
                  Pode evitar certas cenas, mas veres uma galera a vir direito ao carro, sem teres escapatória, pode ser um bocado complicado...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                    Pode evitar certas cenas, mas veres uma galera a vir direito ao carro, sem teres escapatória, pode ser um bocado complicado...
                    Certo,certo,nem me quero imaginar numa situação dessas.Mas anda aí muita gente descuidada a começar pela minha mulher que nos cruzamentos até me benzo,olha em frente e siga sempre nos seus 40/50 kms/h QUE PERIGO.

                    Comentário


                      #40
                      Baseando-me apenas nos dados das notícia tb não percebo como é que o filho organiza um funeral sem ver (ele ou alguém próximo, vá) o corpo da Mãe primeiro.

                      Comentário


                        #41
                        Agent

                        No caso de um acidente grave onde as vitimas ficaram certamente desfiguradas, muita gente opta por não ver o corpo mutilado dos familiares e manter a recordação deles "inteiros".

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por tugasaovolante Ver Post
                          Agent

                          No caso de um acidente grave onde as vitimas ficaram certamente desfiguradas, muita gente opta por não ver o corpo mutilado dos familiares e manter a recordação deles "inteiros".

                          Ao ler isso,epá caiu-me mesmo a doer,mas é verdade.Não foi de acidente mas também não fui capaz de ir reconhecer o meu pai e não estava desfigurado.Já fiquei um bocado em baixo.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                            Baseando-me apenas nos dados das notícia tb não percebo como é que o filho organiza um funeral sem ver (ele ou alguém próximo, vá) o corpo da Mãe primeiro.
                            Nalguns casos de corpos despedaçados, nem mostram o que resta dos corpos, fazem reconhecimento cientificamente e só depois do Instituto de Medicina Legal ter acabado os procedimentos, é que o corpo é entregue mas selado, para ser feito o funeral.

                            Comentário


                              #44
                              Manuela Breda não faleceu no acidente da Pampilhosa



                              A esposa do condutor do veículo ligeiro, que anteontem de manhã colidiu com um pesado na Pampilhosa, acabou por não falecer em consequência do acidente.

                              Apesar dessa informação ter sido confirmada no local pela capitão Ana Ribeiro, do Destacamento de Trânsito da GNR de Aveiro, só ontem é que esta força de segurança foi informada por familiares de que, afinal, a acidentada estava viva e internada no serviço de ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (HUC-CHUC).
                              “Um equívoco lamentável”, disse Ana Ribeiro ao DB, reconhecendo que essa foi, também, a informação obtida no local.

                              De acordo com informações fornecidas pelos HUC-CHUC, Manuela Breda, de 66 anos, tem uma “fratura do ombro” que, “sob o ponto de vista hemodinâmico, está estável, não corre risco de vida e tem prognóstico favorável”.
                              Pelo lapso, a que o DB é alheio, pedimos desculpa.

                              Fonte - Beiras

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                Baseando-me apenas nos dados das notícia tb não percebo como é que o filho organiza um funeral sem ver (ele ou alguém próximo, vá) o corpo da Mãe primeiro.
                                Simples...

                                Ligam-lhe (de uma fonte supostamente fidedigna) e dizem-lhe que morreu o pai, a mãe, etc.

                                Ele liga para a funerária relata o sucedido e iniciam os procedimentos do funeral.

                                Os dois familiares que me coube a mim reconhecer (pai e avô), foram reconhecidos já na urna da funerária. No caso do meu pai não havia grande duvida porque faleceu à minha frente, mas no do meu avô não.

                                Comentário


                                  #46
                                  Neste caso o que é grave é a capitão Ana Ribeiro, do Destacamento de Trânsito da GNR de Aveiro dar como morta uma pessoa que foi pelo seu pé para a ambulância, e os GNR no teatro de operações nada viram e nada souberam logo estava morta mesmo sem haver cadáver!!! O filho da senhora perante uma comunicação oficial do óbito da mãe iniciou os procedimentos para o seu funeral nada mais normal, não iria desconfiar de incompetência da GNR, correu bem pois como a Senhora esteve sempre consciente tinha sido registada nos HUC com o seu nome, caso a Senhora tivesse dado entrada inconsciente nos HUC, a funerária não tinha dado com ela, e tinha sido um verdadeiro embroglio, espero que o Ministério da Admnistração Interna mande efectuar uma investigação interna para averiguar as responsabilidades de quais os GNR envolvidos em tamanha incompetência.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Um pouquinho só de abertura mental fazia-te bem, às vezes:

                                    Volvo Trucks - Electronic Stability Program prevents rollovers - YouTube
                                    Um reboque comporta-se de forma um pouco diferente de um semi-reboque.

                                    Mas pronto, continuem lá a acreditar que um dispositivo electrónico evita tudo e mais alguma coisa...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Um reboque comporta-se de forma um pouco diferente de um semi-reboque.

                                      Mas pronto, continuem lá a acreditar que um dispositivo electrónico evita tudo e mais alguma coisa...
                                      Este teu post é apenas o corolário do teu extremismo, próprio de quem tem uma cabecinha mesmo muito fechadinha, como te fartas de comprovar em montes de participações tuas :

                                      1.º - Nunca ninguém disse que o ESP evita todos os acidentes
                                      2. º - Segundo ti, o ESP nem evita nenhum.

                                      Enfim, mais do mesmo...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        2. º - Segundo ti, o ESP nem evita nenhum.
                                        Não há dispositivo algum que consiga vencer as Leis da Física, quando as mesmas são desafiadas ao extremo.

                                        Carros com montes de electrónica fartam-se de bater, despistar, capotar, etc etc.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Cá se não fosse o ESP hoje tinha dado cabo do carro :s

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            Não há dispositivo algum que consiga vencer as Leis da Física, quando as mesmas são desafiadas ao extremo.

                                            Carros com montes de electrónica fartam-se de bater, despistar, capotar, etc etc.
                                            Pura casmurrice a tua.

                                            É uma coisa que devia obrigatória para automóveis novos e usados, a par de outras básicas mas com bastante importância na segurança rodoviária.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                              Cá se não fosse o ESP hoje tinha dado cabo do carro :s
                                              Conta lá

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                                                Pura casmurrice a tua.

                                                É uma coisa que devia obrigatória para automóveis novos e usados, a par de outras básicas mas com bastante importância na segurança rodoviária.
                                                Sim, era esse acessório e bom senso...

                                                Agora vou vender o meu carro usado e sou obrigado a instalar o ESP antes porque não trazia de fábrica...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                  Conta lá
                                                  Um bom condutor conduz um carro com 50 anos ou um carro com 1 dia.
                                                  Num carro com 50 anos tinha-se esbardalhado...

                                                  Essa do "...se não fosse o ESP..." é uma estória que ouço muitas vezes, mas se não tivesse ESp não ia armado em "confiançudo" e não se passava nada.

                                                  "Fiam-se na virgem..."

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    A esmagadora maioria dos condutores Portugueses em situação limite de pouquíssima aderência não sabe o que fazer, e normalmente reagem mal travando, portanto o ESP é muito útil. Os condutores que dizem que conduzem bem é irem para uma pista com um veiculo antigo, basta ter 100cv, e outra pessoa regar parte da pista, e vamos ver quais são aqueles que não fazem peão, eu diria por experiência de algumas brincadeiras que temos feito que é 99%. A seguir a aprenderem a controlar o antigo, por norma ficam a adorar, e deixam de dar tanta importância aos de plástico.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                      Sim, era esse acessório e bom senso...

                                                      Agora vou vender o meu carro usado e sou obrigado a instalar o ESP antes porque não trazia de fábrica...
                                                      Podia e devia ser dado um prazo.


                                                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                      Um bom condutor conduz um carro com 50 anos ou um carro com 1 dia.
                                                      Num carro com 50 anos tinha-se esbardalhado...

                                                      Essa do "...se não fosse o ESP..." é uma estória que ouço muitas vezes, mas se não tivesse ESp não ia armado em "confiançudo" e não se passava nada.

                                                      "Fiam-se na virgem..."
                                                      É culpa das pessoas, se calhar noutra situação qualquer o ESP salvá-las-à.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                                                        Podia e devia ser dado um prazo.



                                                        É culpa das pessoas, se calhar noutra situação qualquer o ESP salvá-las-à.
                                                        O ESP é importante, Sim, deviam estar todos os veículos equipados Sim, mas isso era o Mundo ideal. Na Pratica a única medida que se pode tomar é obrigar todos os veículos novos a virem equipados com ESP. Para os que já estão em circulação os condutores têm de adequar a sua condução às condições do veiculo, do piso, do trafego, ... Se um inconsciente entrar numa curva fechada a 200km/h sem tirar pé não existe ESP que o salve.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                          O ESP é importante, Sim, deviam estar todos os veículos equipados Sim, mas isso era o Mundo ideal. Na Pratica a única medida que se pode tomar é obrigar todos os veículos novos a virem equipados com ESP. Para os que já estão em circulação os condutores têm de adequar a sua condução às condições do veiculo, do piso, do trafego, ... Se um inconsciente entrar numa curva fechada a 200km/h sem tirar pé não existe ESP que o salve.
                                                          Podem-se obrigar os usados a também ter, é um equipamento com suficiente importância para que isso acontecesse.

                                                          A pensar assim andamos sempre no prego porque em condução quotidiana também se têm acidentes.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Gura Ver Post
                                                            Podem-se obrigar os usados a também ter, é um equipamento com suficiente importância para que isso acontecesse.

                                                            A pensar assim andamos sempre no prego porque em condução quotidiana também se têm acidentes.
                                                            Como é que queres obrigar os usados a terem? O Estado vai subsidiar? Ou os desempregados e os de mais fracos rendimentos têm de deixar de ter viatura? Nos veículos mais antigos sem ABS quanto custa essa transformação?

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                              Como é que queres obrigar os usados a terem? O Estado vai subsidiar? Ou os desempregados e os de mais fracos rendimentos têm de deixar de ter viatura? Nos veículos mais antigos sem ABS quanto custa essa transformação?
                                                              Pagamento faseado.

                                                              O custo não faço ideia mas é certamente pouco em relação ao que pode evitar.

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