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Vamos PARAR com as tangentes aos ciclistas!!!
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Originalmente Colocado por Boxer Ver PostEstás a tentar relacionar variáveis sem correlação ou causa/efeito estabelecidos.
É preciso muito cuidado ao comparar dados estatísticos para não cair em falácias dessas. É a mesma coisa que dizer que nos dias mais ventosos morreram mais idosos e daí inferir que o vento mata as pessoas mais velhas.
Facto: o capacete protege. Não tem qualquer contra-indicação. Não magoa, não pesa, não provoca doenças... despenteia? Mais vale penteado e com uma concussão do que desgrenhado e protegido?
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Originalmente Colocado por rppm Ver PostNão ter qualquer contraindicação é uma afirmação e peras, tens fundamento? É que contraria bastantes dados empíricos...
Que assim se calhar acabamos por perceber que os motociclistas andaram enganados este tempo todo a torrar guita em bons capacetes.
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Outra vez a discussão do capacete...
É simples de perceber.
É óbvio que acresce segurança se analisado isoladamente, nem devia ser discussão isso.
Os argumentos para a não obrigatoriedade são outros, e não concordo como são explicados.
1. Nos países mais seguros não se usa capacete
Má interpretação estatística, será por outros factores, se usassem mais seguro seria
2. Quem usa capacete acaba por ter mais riscos do que quem não usa.
Má interpretação estatística, quem usa regra geral vai em desporto, anda mais depressa e arrisca mais.
Se esses não usassem seria pior.
3. Leva ao desincentivo da utilização da bicicleta
Percebo, mas não pode ser agora um "vale tudo" a reboque disso.
Dito isto, não sei onde me coloco, percebo os argumentos dos 2 lados.
Se por um lado faria sentido à luz da analogia do cinto de segurança / capacete moto e traz de facto segurança acrescida ao utilizador.
Por outro, obrigatoriedades fazem-me alguma espécie, e os ganhos efectivos de prevenção de lesões são muitíssimo inferiores à analogia do cinto de segurança.
E quase ninguém torna obrigatório pela facilidade e democratização de uso de bicicleta
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostOutra vez a discussão do capacete...
É simples de perceber.
É óbvio que acresce segurança se analisado isoladamente, nem devia ser discussão isso.
Os argumentos para a não obrigatoriedade são outros, e não concordo como são explicados.
1. Nos países mais seguros não se usa capacete
Má interpretação estatística, será por outros factores, se usassem mais seguro seria
2. Quem usa capacete acaba por ter mais riscos do que quem não usa.
Má interpretação estatística, quem usa regra geral vai em desporto, anda mais depressa e arrisca mais.
Se esses não usassem seria pior.
3. Leva ao desincentivo da utilização da bicicleta
Percebo, mas não pode ser agora um "vale tudo" a reboque disso.
Dito isto, não sei onde me coloco, percebo os argumentos dos 2 lados.
Se por um lado faria sentido à luz da analogia do cinto de segurança / capacete moto e traz de facto segurança acrescida ao utilizador.
Por outro, obrigatoriedades fazem-me alguma espécie, e os ganhos efectivos de prevenção de lesões são muitíssimo inferiores à analogia do cinto de segurança.
E quase ninguém torna obrigatório pela facilidade e democratização de uso de bicicleta
1. Nos países mais seguros com boas ciclopistas e civismo entre condutores e ciclistas, onde todos respeitam os demais e as regras de trânsito não se usa capacete
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Originalmente Colocado por PePa Ver Post
2. Quem usa capacete acaba por ter mais riscos do que quem não usa.
Má interpretação estatística, quem usa regra geral vai em desporto, anda mais depressa e arrisca mais.
Se esses não usassem seria pior.
Joaquim Agostinho……………...
A30 de Abrilde1984, quando liderava a XVolta ao Algarve, na 5.ª etapa, a 300 metros da meta, emQuarteira, um cão atravessou-se no seu caminho, o que o fez cair, provocando-lhe umafractura craniana. Algum tempo depois afirmou-se que as consequências deste acidente poderiam ser menores se Joaquim levassecapacete.
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Mas concordar com o uso, não é concordar com a obrigatoridade do uso.
Dou o exemplo da mota.
É praticamente impossível eu andar sem luvas e casaco, acho essencial. É-me contudo indiferente que seja obrigatório ou não.
E não é pela ausência de obrigatoriedade pois vêm-se cada vez mais motociclistas devidamente equipados.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostMas concordar com o uso, não é concordar com a obrigatoridade do uso.
Dou o exemplo da mota.
É praticamente impossível eu andar sem luvas e casaco, acho essencial. É-me contudo indiferente que seja obrigatório ou não.
E não é pela ausência de obrigatoriedade pois vêm-se cada vez mais motociclistas devidamente equipados.
Como a generalidade das pessoas não é famosa pelo seu bom senso, nestas questões às vezes só legislando. Entendo isso, em sociedade.
Por outro lado, como se trata de algo que só vai ter impacto no bem-estar do próprio, é-me indiferente que seja obrigatório, também.
O mesmo se aplica ao álcool, tabaco, drogas, açúcar... cada um sabe de si. Para mim era tudo legal e cada um faz o que quer.
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Isso não pode ser, visto que as ações de uns vão ter impacto na vida de outros, que não têm nada a ver com essas mesmas ações.
Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
O mesmo se aplica ao álcool, tabaco, drogas, açúcar... cada um sabe de si. Para mim era tudo legal e cada um faz o que quer.
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Eu, como ciclista "reformado" e com muitos km já feitos em 2 rodas, vejo com cada atitude menos própria dos ciclistas, vejamos:
- Bicicletas em estadas nacionais, lado a lado ou até 3 ciclistas a empatar todo o trânsito, não se dignam a circular em fila.
- Ciclistas a atravessar cruzamentos em Lisboa na diagonal como se não houvesse trânsito a circular.
- Ainda hoje, um ciclista a descer a Av. República desde o Saldanha em sentido contrário ao do estabelecido na ciclovia, já não é a primeira vez que vejo tal situação.
- Excesso de velocidade em zonas urbanas com as novas bicicletas de assistência eléctrica, já assisti a um atropelamento na zona do Arco do Cego por um jovem numa bicicleta dessas em alta velocidade. Felizmente não houve feridos graves, apenas algumas escoriações. E já assisti a grandes tangentes do mesmo género por toda a Lisboa.
Se os ciclistas ganharam direitos na estrada, também ganharam deveres, e estes muitas vezes não são cumpridos.
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Originalmente Colocado por DeBeF Ver PostIsso não pode ser, visto que as ações de uns vão ter impacto na vida de outros, que não têm nada a ver com essas mesmas ações.
Por esse prisma era proibido dizer caraihadas, era proibido peidar em público, mergulhar nas piscinas, pisar poças de água com o carro....
Tudo o que fazemos tem impacto em algo ou alguém, ok.
Mas fumar (desde que não seja para cima de mim, mas isso é óbvio), beber, fumar ou snifar umas cenas, não usar capacete.... nada disso tem grande impacto nos outros.
Claro que há tragédias familiares à conta do álcool e drogas (também as há por alguém ter tido sexo sem protecção ou por ter apanhado sol a mais), mas é o normal que decorre das escolhas de cada um. E só são dramas porque as pessoas se preocupam.
Se um gajo cair sem capacete da bicicleta e se matar, também vai ser um drama na sua família. Mas só fez mal a ele próprio.
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Eu falo do uso do capacete em ambiente urbano para quem usa a bicicleta como meio de transporte.
A obrigatoriedade de uso de capacete tem um impacto comprovado na diminuição da utilização de bicicleta neste contexto.
Isto é um facto. Podemos então tentar perceber as razões que explicam este facto.
A principal é provavelmente o facto de não ser prático andar com um capacete para trás e para a frente. Algumas pessoas podem não se importar, mas o facto é que muita gente não utiliza bicicleta havendo essa obrigatoriedade, portanto esta deve ser uma das explicações para esse facto observado.
Outras possíveis explicações pode ser a obrigatoriedade de uso de capacete criar a ideia de que andar de bicicleta é perigoso, o que está errado.
Em relação aos próprios benefícios do capacete... Bem, em primeiro lugar, existe também uma correlação entre o número de ciclistas e o número de acidentes por quilómetro pedalado. Isto é, quanto menos ciclistas há, mais perigoso é para os ciclistas que há. Isto, também deve ser explicado pelo facto de os condutores se tornarem mais conscientes e cuidadosos à medida que há mais ciclistas na estrada, por isso, medidas que contrariam isso, como comprovadamente a obrigatoriedade de capacete faz, acabam indirectamente tornar as estradas mais perigosas para os ciclistas.
Depois também há a questão da compensação de risco. Já se fizeram algumas experiências, em que se constatou que ao usarem capacete, não só os ciclistas cometem mais riscos, como os automobilistas têm menos cuidado com ciclistas. Numa dessas experiências, a distância com que os carros ultrapassavam o ciclista era menor só por este usar o capacete.
Tendo em conta o facto de andar de bicicleta em contexto urbano ser uma atividade bastante segura, não se justifica tornar o uso de capacete obrigatório, pois vai contra aquilo que se pretende: mais ciclistas e menos carros, e, paradoxalmente, aumenta as chances de se ter um acidente.
Atenção, isto não significa que uma pessoa não deve usar capacete. Significa é que o seu uso não deve ser obrigatório.Editado pela última vez por rppm; 28 June 2018, 21:52.
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Prioridades... Entretanto todos os dias continuam carros a rasgar vermelhos e depois quase atropelam os peões à saída do cruzamento porque entretanto estes ficaram com o sinal verde...
Ainda gostava de saber, dos 15 peões atropelados por dia, quantos o são por bicicletas.
Editado pela última vez por rrrfff; 29 June 2018, 15:56.
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Originalmente Colocado por ZeM Ver PostContinuará a ser concerteza melhor do que seria se pegasses naqueles ciclistas todos e se os enfiasses a cada um dentro de um carro, que é como nós por cá achamos que tem de ser.
Já nos dias de semana quase não se notaria diferença.
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Entretanto na Escócia:
A road rage driver has been fined £750 and banned from driving for two years after deliberately veering his car towards one of a group of cyclists he was impatient to pass.
Driver will have to take an extended driving test before he is allowed back on the road.
https://www.thescottishsun.co.uk/new...b996-ban-fine/
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Originalmente Colocado por Boxer Ver PostEu gostava que fosse assim, mas se pegasse em todos os ciclistas que vejo e os metesse em carros, era hora de ponta aos fins-de-semana. Especialmente nos Domingos de manhã.
Já nos dias de semana quase não se notaria diferença.
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Originalmente Colocado por etelvino Ver PostNo dia quem que obrigassem o uso do capacete numa bicicleta, nunca mais poria o cu numa!
Também vos obrigam a usar o cinto de segurança quando fazem uso do carro, ou capacete quando usam um motociclo, qual é RELAMENTE o problema se obrigarem os ciclistas a usarem capacete?
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostExcelente! Menos um empata!
Também vos obrigam a usar o cinto de segurança quando fazem uso do carro, ou capacete quando usam um motociclo, qual é RELAMENTE o problema se obrigarem os ciclistas a usarem capacete?
Originalmente Colocado por rppm Ver PostEu falo do uso do capacete em ambiente urbano para quem usa a bicicleta como meio de transporte.
A obrigatoriedade de uso de capacete tem um impacto comprovado na diminuição da utilização de bicicleta neste contexto.
Isto é um facto. Podemos então tentar perceber as razões que explicam este facto.
A principal é provavelmente o facto de não ser prático andar com um capacete para trás e para a frente. Algumas pessoas podem não se importar, mas o facto é que muita gente não utiliza bicicleta havendo essa obrigatoriedade, portanto esta deve ser uma das explicações para esse facto observado.
Outras possíveis explicações pode ser a obrigatoriedade de uso de capacete criar a ideia de que andar de bicicleta é perigoso, o que está errado.
Em relação aos próprios benefícios do capacete... Bem, em primeiro lugar, existe também uma correlação entre o número de ciclistas e o número de acidentes por quilómetro pedalado. Isto é, quanto menos ciclistas há, mais perigoso é para os ciclistas que há. Isto, também deve ser explicado pelo facto de os condutores se tornarem mais conscientes e cuidadosos à medida que há mais ciclistas na estrada, por isso, medidas que contrariam isso, como comprovadamente a obrigatoriedade de capacete faz, acabam indirectamente tornar as estradas mais perigosas para os ciclistas.
Depois também há a questão da compensação de risco. Já se fizeram algumas experiências, em que se constatou que ao usarem capacete, não só os ciclistas cometem mais riscos, como os automobilistas têm menos cuidado com ciclistas. Numa dessas experiências, a distância com que os carros ultrapassavam o ciclista era menor só por este usar o capacete.
Tendo em conta o facto de andar de bicicleta em contexto urbano ser uma atividade bastante segura, não se justifica tornar o uso de capacete obrigatório, pois vai contra aquilo que se pretende: mais ciclistas e menos carros, e, paradoxalmente, aumenta as chances de se ter um acidente.
Atenção, isto não significa que uma pessoa não deve usar capacete. Significa é que o seu uso não deve ser obrigatório.
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