Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vamos PARAR com as tangentes aos ciclistas!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Two Ver Post
    É aquela história, 1/3 dos acidentes mortais tinha alcool no sangue, significa que 2/3 não tinha, ou seja é melhor conduzir alcoolizado.
    Exacto, exemplo clássico

    Comentário


      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
      Estás a tentar relacionar variáveis sem correlação ou causa/efeito estabelecidos.
      É preciso muito cuidado ao comparar dados estatísticos para não cair em falácias dessas. É a mesma coisa que dizer que nos dias mais ventosos morreram mais idosos e daí inferir que o vento mata as pessoas mais velhas.

      Facto: o capacete protege. Não tem qualquer contra-indicação. Não magoa, não pesa, não provoca doenças... despenteia? Mais vale penteado e com uma concussão do que desgrenhado e protegido?
      Não ter qualquer contraindicação é uma afirmação e peras, tens fundamento? É que contraria bastantes dados empíricos...

      Comentário


        Originalmente Colocado por rppm Ver Post
        Não ter qualquer contraindicação é uma afirmação e peras, tens fundamento? É que contraria bastantes dados empíricos...
        "Bota" aí dados, p'ra gente ler...

        Comentário


          Originalmente Colocado por rppm Ver Post
          Não ter qualquer contraindicação é uma afirmação e peras, tens fundamento? É que contraria bastantes dados empíricos...
          Precisas de dados? Diz-me lá de memória problemas que o capacete traz.
          Que assim se calhar acabamos por perceber que os motociclistas andaram enganados este tempo todo a torrar guita em bons capacetes.

          Comentário


            Outra vez a discussão do capacete...

            É simples de perceber.
            É óbvio que acresce segurança se analisado isoladamente, nem devia ser discussão isso.

            Os argumentos para a não obrigatoriedade são outros, e não concordo como são explicados.

            1. Nos países mais seguros não se usa capacete
            Má interpretação estatística, será por outros factores, se usassem mais seguro seria

            2. Quem usa capacete acaba por ter mais riscos do que quem não usa.
            Má interpretação estatística, quem usa regra geral vai em desporto, anda mais depressa e arrisca mais.
            Se esses não usassem seria pior.

            3. Leva ao desincentivo da utilização da bicicleta
            Percebo, mas não pode ser agora um "vale tudo" a reboque disso.

            Dito isto, não sei onde me coloco, percebo os argumentos dos 2 lados.
            Se por um lado faria sentido à luz da analogia do cinto de segurança / capacete moto e traz de facto segurança acrescida ao utilizador.
            Por outro, obrigatoriedades fazem-me alguma espécie, e os ganhos efectivos de prevenção de lesões são muitíssimo inferiores à analogia do cinto de segurança.
            E quase ninguém torna obrigatório pela facilidade e democratização de uso de bicicleta

            Comentário


              Originalmente Colocado por PePa Ver Post
              Outra vez a discussão do capacete...

              É simples de perceber.
              É óbvio que acresce segurança se analisado isoladamente, nem devia ser discussão isso.

              Os argumentos para a não obrigatoriedade são outros, e não concordo como são explicados.

              1. Nos países mais seguros não se usa capacete
              Má interpretação estatística, será por outros factores, se usassem mais seguro seria

              2. Quem usa capacete acaba por ter mais riscos do que quem não usa.
              Má interpretação estatística, quem usa regra geral vai em desporto, anda mais depressa e arrisca mais.
              Se esses não usassem seria pior.

              3. Leva ao desincentivo da utilização da bicicleta
              Percebo, mas não pode ser agora um "vale tudo" a reboque disso.

              Dito isto, não sei onde me coloco, percebo os argumentos dos 2 lados.
              Se por um lado faria sentido à luz da analogia do cinto de segurança / capacete moto e traz de facto segurança acrescida ao utilizador.
              Por outro, obrigatoriedades fazem-me alguma espécie, e os ganhos efectivos de prevenção de lesões são muitíssimo inferiores à analogia do cinto de segurança.
              E quase ninguém torna obrigatório pela facilidade e democratização de uso de bicicleta
              O ponto 1 deveria ser assim:

              1. Nos países mais seguros com boas ciclopistas e civismo entre condutores e ciclistas, onde todos respeitam os demais e as regras de trânsito não se usa capacete

              Comentário


                Originalmente Colocado por PePa Ver Post

                2. Quem usa capacete acaba por ter mais riscos do que quem não usa.
                Má interpretação estatística, quem usa regra geral vai em desporto, anda mais depressa e arrisca mais.
                Se esses não usassem seria pior.
                com este ponto fizeste-me lembrar de algo que foi muito falado na minha infância.

                Joaquim Agostinho……………...
                A
                30 de Abril
                de
                1984
                , quando liderava a X
                Volta ao Algarve
                , na 5.ª etapa, a 300 metros da meta, em
                Quarteira
                , um cão atravessou-se no seu caminho, o que o fez cair, provocando-lhe uma
                fractura craniana
                . Algum tempo depois afirmou-se que as consequências deste acidente poderiam ser menores se Joaquim levasse
                capacete
                .

                Comentário


                  Só falta chegarem à brilhante conclusão de que os bilhetes e passes desincentivam o uso de transportes públicos.

                  Comentário


                    Mas concordar com o uso, não é concordar com a obrigatoridade do uso.

                    Dou o exemplo da mota.
                    É praticamente impossível eu andar sem luvas e casaco, acho essencial. É-me contudo indiferente que seja obrigatório ou não.
                    E não é pela ausência de obrigatoriedade pois vêm-se cada vez mais motociclistas devidamente equipados.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                      Mas concordar com o uso, não é concordar com a obrigatoridade do uso.

                      Dou o exemplo da mota.
                      É praticamente impossível eu andar sem luvas e casaco, acho essencial. É-me contudo indiferente que seja obrigatório ou não.
                      E não é pela ausência de obrigatoriedade pois vêm-se cada vez mais motociclistas devidamente equipados.
                      Isso já é demasiado filosófico [emoji14]
                      Como a generalidade das pessoas não é famosa pelo seu bom senso, nestas questões às vezes só legislando. Entendo isso, em sociedade.
                      Por outro lado, como se trata de algo que só vai ter impacto no bem-estar do próprio, é-me indiferente que seja obrigatório, também.

                      O mesmo se aplica ao álcool, tabaco, drogas, açúcar... cada um sabe de si. Para mim era tudo legal e cada um faz o que quer.

                      Comentário


                        De facto não percebo qual a questão de não querer usar capacete...
                        O capacete não impede a queda!!!

                        Mas é uma espécie de seguro de acidentes pessoais gratuito (quase) em caso de queda. Espera-se que nunca seja necessário utilizar este seguro, mas se for está lá

                        Comentário


                          Isso não pode ser, visto que as ações de uns vão ter impacto na vida de outros, que não têm nada a ver com essas mesmas ações.

                          Originalmente Colocado por Boxer Ver Post

                          O mesmo se aplica ao álcool, tabaco, drogas, açúcar... cada um sabe de si. Para mim era tudo legal e cada um faz o que quer.

                          Comentário


                            Também estou como o pepa, percebo os dois lados. Para fazer BTT ou estada nunca me passaria pela cabeça sair de casa sem capacete, agora para fazer commute já é diferente

                            Comentário


                              Eu, como ciclista "reformado" e com muitos km já feitos em 2 rodas, vejo com cada atitude menos própria dos ciclistas, vejamos:

                              - Bicicletas em estadas nacionais, lado a lado ou até 3 ciclistas a empatar todo o trânsito, não se dignam a circular em fila.

                              - Ciclistas a atravessar cruzamentos em Lisboa na diagonal como se não houvesse trânsito a circular.

                              - Ainda hoje, um ciclista a descer a Av. República desde o Saldanha em sentido contrário ao do estabelecido na ciclovia, já não é a primeira vez que vejo tal situação.

                              - Excesso de velocidade em zonas urbanas com as novas bicicletas de assistência eléctrica, já assisti a um atropelamento na zona do Arco do Cego por um jovem numa bicicleta dessas em alta velocidade. Felizmente não houve feridos graves, apenas algumas escoriações. E já assisti a grandes tangentes do mesmo género por toda a Lisboa.


                              Se os ciclistas ganharam direitos na estrada, também ganharam deveres, e estes muitas vezes não são cumpridos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                Isso não pode ser, visto que as ações de uns vão ter impacto na vida de outros, que não têm nada a ver com essas mesmas ações.
                                Como? Que impacto?
                                Por esse prisma era proibido dizer caraihadas, era proibido peidar em público, mergulhar nas piscinas, pisar poças de água com o carro....
                                Tudo o que fazemos tem impacto em algo ou alguém, ok.
                                Mas fumar (desde que não seja para cima de mim, mas isso é óbvio), beber, fumar ou snifar umas cenas, não usar capacete.... nada disso tem grande impacto nos outros.

                                Claro que há tragédias familiares à conta do álcool e drogas (também as há por alguém ter tido sexo sem protecção ou por ter apanhado sol a mais), mas é o normal que decorre das escolhas de cada um. E só são dramas porque as pessoas se preocupam.

                                Se um gajo cair sem capacete da bicicleta e se matar, também vai ser um drama na sua família. Mas só fez mal a ele próprio.

                                Comentário


                                  Giro giro é ver malta a aprender a andar de bicicleta NO PASSEIO com aquelas porcarias que se alugam no stand do passeio e pior a tocar a campaínha como quem quer ser o rei... do passeio

                                  Comentário


                                    Eu falo do uso do capacete em ambiente urbano para quem usa a bicicleta como meio de transporte.

                                    A obrigatoriedade de uso de capacete tem um impacto comprovado na diminuição da utilização de bicicleta neste contexto.

                                    Isto é um facto. Podemos então tentar perceber as razões que explicam este facto.

                                    A principal é provavelmente o facto de não ser prático andar com um capacete para trás e para a frente. Algumas pessoas podem não se importar, mas o facto é que muita gente não utiliza bicicleta havendo essa obrigatoriedade, portanto esta deve ser uma das explicações para esse facto observado.

                                    Outras possíveis explicações pode ser a obrigatoriedade de uso de capacete criar a ideia de que andar de bicicleta é perigoso, o que está errado.

                                    Em relação aos próprios benefícios do capacete... Bem, em primeiro lugar, existe também uma correlação entre o número de ciclistas e o número de acidentes por quilómetro pedalado. Isto é, quanto menos ciclistas há, mais perigoso é para os ciclistas que há. Isto, também deve ser explicado pelo facto de os condutores se tornarem mais conscientes e cuidadosos à medida que há mais ciclistas na estrada, por isso, medidas que contrariam isso, como comprovadamente a obrigatoriedade de capacete faz, acabam indirectamente tornar as estradas mais perigosas para os ciclistas.

                                    Depois também há a questão da compensação de risco. Já se fizeram algumas experiências, em que se constatou que ao usarem capacete, não só os ciclistas cometem mais riscos, como os automobilistas têm menos cuidado com ciclistas. Numa dessas experiências, a distância com que os carros ultrapassavam o ciclista era menor só por este usar o capacete.

                                    Tendo em conta o facto de andar de bicicleta em contexto urbano ser uma atividade bastante segura, não se justifica tornar o uso de capacete obrigatório, pois vai contra aquilo que se pretende: mais ciclistas e menos carros, e, paradoxalmente, aumenta as chances de se ter um acidente.

                                    Atenção, isto não significa que uma pessoa não deve usar capacete. Significa é que o seu uso não deve ser obrigatório.
                                    Editado pela última vez por rppm; 28 June 2018, 21:52.

                                    Comentário


                                      Comentário


                                        Minuto 5, conta a história de um ciclista multado por passar vermelhos, se calhar a impunidade está a acabar

                                        Comentário


                                          Prioridades... Entretanto todos os dias continuam carros a rasgar vermelhos e depois quase atropelam os peões à saída do cruzamento porque entretanto estes ficaram com o sinal verde...

                                          Ainda gostava de saber, dos 15 peões atropelados por dia, quantos o são por bicicletas.





                                          Editado pela última vez por rrrfff; 29 June 2018, 15:56.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                            E, do que vejo, com mais bicicletas na estrada o trânsito ressente-se mais: mais lento, mais perigoso.
                                            Olha como é bom conduzir em hora de ponta numa cidade dominada por bicicletas:

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                              Olha como é bom conduzir em hora de ponta numa cidade dominada por bicicletas:

                                              Eu já apanhei hora de ponta em Amesterdão, mais no centro, e não era nada disto. Não é como o IC19 às 8 da manhã, mas não é esse deserto que se vê no vídeo.

                                              Comentário


                                                Continuará a ser concerteza melhor do que seria se pegasses naqueles ciclistas todos e se os enfiasses a cada um dentro de um carro, que é como nós por cá achamos que tem de ser.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                                  Continuará a ser concerteza melhor do que seria se pegasses naqueles ciclistas todos e se os enfiasses a cada um dentro de um carro, que é como nós por cá achamos que tem de ser.
                                                  Eu gostava que fosse assim, mas se pegasse em todos os ciclistas que vejo e os metesse em carros, era hora de ponta aos fins-de-semana. Especialmente nos Domingos de manhã.
                                                  Já nos dias de semana quase não se notaria diferença.

                                                  Comentário


                                                    Entretanto na Escócia:

                                                    A road rage driver has been fined £750 and banned from driving for two years after deliberately veering his car towards one of a group of cyclists he was impatient to pass.

                                                    Driver
                                                    will have to take an extended driving test before he is allowed back on the road.

                                                    https://www.thescottishsun.co.uk/new...b996-ban-fine/

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                                      Eu gostava que fosse assim, mas se pegasse em todos os ciclistas que vejo e os metesse em carros, era hora de ponta aos fins-de-semana. Especialmente nos Domingos de manhã.
                                                      Já nos dias de semana quase não se notaria diferença.
                                                      Aqui já usam todos carro... Aqui só faz sentido dizer pegar nos automobilistas e meter em bicicletas.

                                                      Comentário


                                                        No dia quem que obrigassem o uso do capacete numa bicicleta, nunca mais poria o cu numa!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                                          No dia quem que obrigassem o uso do capacete numa bicicleta, nunca mais poria o cu numa!
                                                          Excelente! Menos um empata!


                                                          Também vos obrigam a usar o cinto de segurança quando fazem uso do carro, ou capacete quando usam um motociclo, qual é RELAMENTE o problema se obrigarem os ciclistas a usarem capacete?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            Excelente! Menos um empata!


                                                            Também vos obrigam a usar o cinto de segurança quando fazem uso do carro, ou capacete quando usam um motociclo, qual é RELAMENTE o problema se obrigarem os ciclistas a usarem capacete?
                                                            Se te desses ao trabalho de ler...

                                                            Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                                            Eu falo do uso do capacete em ambiente urbano para quem usa a bicicleta como meio de transporte.

                                                            A obrigatoriedade de uso de capacete tem um impacto comprovado na diminuição da utilização de bicicleta neste contexto.

                                                            Isto é um facto. Podemos então tentar perceber as razões que explicam este facto.

                                                            A principal é provavelmente o facto de não ser prático andar com um capacete para trás e para a frente. Algumas pessoas podem não se importar, mas o facto é que muita gente não utiliza bicicleta havendo essa obrigatoriedade, portanto esta deve ser uma das explicações para esse facto observado.

                                                            Outras possíveis explicações pode ser a obrigatoriedade de uso de capacete criar a ideia de que andar de bicicleta é perigoso, o que está errado.

                                                            Em relação aos próprios benefícios do capacete... Bem, em primeiro lugar, existe também uma correlação entre o número de ciclistas e o número de acidentes por quilómetro pedalado. Isto é, quanto menos ciclistas há, mais perigoso é para os ciclistas que há. Isto, também deve ser explicado pelo facto de os condutores se tornarem mais conscientes e cuidadosos à medida que há mais ciclistas na estrada, por isso, medidas que contrariam isso, como comprovadamente a obrigatoriedade de capacete faz, acabam indirectamente tornar as estradas mais perigosas para os ciclistas.

                                                            Depois também há a questão da compensação de risco. Já se fizeram algumas experiências, em que se constatou que ao usarem capacete, não só os ciclistas cometem mais riscos, como os automobilistas têm menos cuidado com ciclistas. Numa dessas experiências, a distância com que os carros ultrapassavam o ciclista era menor só por este usar o capacete.

                                                            Tendo em conta o facto de andar de bicicleta em contexto urbano ser uma atividade bastante segura, não se justifica tornar o uso de capacete obrigatório, pois vai contra aquilo que se pretende: mais ciclistas e menos carros, e, paradoxalmente, aumenta as chances de se ter um acidente.

                                                            Atenção, isto não significa que uma pessoa não deve usar capacete. Significa é que o seu uso não deve ser obrigatório.

                                                            Comentário


                                                              Qual é o problema do uso de capacete passar a ser obrigatório? Despenteia o cabelo?

                                                              Eu também não gosto de usar capacete mas uso-o porque sei perfeitamente que o seu uso pode ajudar mais do que prejudicar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X