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Vamos PARAR com as tangentes aos ciclistas!!!
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostHá uns tempos vi-os a remexer o chão do outro lado da Alameda, ainda pensei que fossem fazer uma ciclovia mas afinal estavam só a mexer nos estacionamentos.
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Originalmente Colocado por fancyO Ver PostFazer ciclovias para quê se vão estar vazias, puro desperdicio de terreno..... Façam mas é mais estacionamentos, pagos ou não, é o que mais falta faz em Lisboa
Os estacionamentos deveriam ser na periferia e apostar em melhorar a rede de transportes públicos.
E começar a taxar e bem o acesso ao centro!
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Originalmente Colocado por fancyO Ver PostFazer ciclovias para quê se vão estar vazias, puro desperdicio de terreno..... Façam mas é mais estacionamentos, pagos ou não, é o que mais falta faz em Lisboa
É preciso é fazer mais ciclovias para as ciclovias existentes serem mais aproveitadas.
Não te esqueças que as bicicletas não nascem no início das ciclovias. Elas têm de lá chegar de alguma forma.
Na maior parte das vezes não existe forma de chegar às ciclovias sem ser por vias muito pouco convidativas para andar de bicicleta.
Quanto aos estacionamentos, é uma faca de dois gumes. Mais estacionamentos supostamente tornaria mais fácil encontrar estacionamento, mas por outro lado, sendo mais fácil estacionar, mais gente vai considerar levar o carro e estacioná-lo nesses lugares extra. Portanto vão ocupar parte dos estacionamentos adicionais e ainda vão causar mais trânsito e provocar mais engarrafamentos.
Portanto tens de escolher: preferes perder menos tempo a estacionar e perder mais tempo no trânsito, ou o oposto?
Por outro lado havendo mais ciclovias e mais gente a optar por deixar o carro em casa e usar bicicleta, não só diminuem os engarrafamentos como diminui a ocupação de estacionamentos.
Para quem utiliza carro em Lisboa não há nada melhor do que medidas que tirem carros da estrada. Pedir mais estacionamentos, que colocam mais carros na estrada, é ser masoquista.
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Originalmente Colocado por Paladino Ver PostPagar para entrar, estacionar ou parar num local publico é absurdo. É pagar pelo que é nosso, pelo que ja pagamos com os impostos. Deveria ser possivel optar, ou uma coisa ou outra
As AEs é outra pagamos para as construir e agora voltamos a pagar se quisermos andar nelas
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Originalmente Colocado por Paladino Ver PostPagar para entrar, estacionar ou parar num local publico é absurdo. É pagar pelo que é nosso, pelo que ja pagamos com os impostos. Deveria ser possivel optar, ou uma coisa ou outra
As AEs é outra pagamos para as construir e agora voltamos a pagar se quisermos andar nelas
Por isso é que tu não podes montar uma barraca num espaço público, por exemplo.
Outro exemplo: um café ou restaurante não pode meter mesas e cadeiras na rua sem pedir autorização e pagar uma licença.
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Então ninguem pode utilizar, tem que estar sempre vago, já que a partir do momento que uma pessoa ponha lá o "pé" passa a ser uma utilização privada.......desde que não sejas turista, esses podem fazer tudo...
Com a mailuquieira que anda aí so falta meterem parcometros no adro da igreja para ver o pessoal deixa de ir a missa
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Continuo a não entender e tenho bicicleta e pratico ao fim‑de‑semana.
Porque raio os ciclistas insistem em ir na estrada com uma ciclovia ao lado.
Faço todos os dias de manhã na hora de ponta Algés - Cais do Sodré do lado do rio Av Brasília, e se há zona com ciclovia é aquela, a estrada é estreita, a maioria anda rápido e há sempre umas almas que preferem colocar a vida em jogo, em vez de irem na excelente e segura ciclovia, e não há desculpas de pessoas ali aquela hora (8:30).
Juro que não entendo!
Há dias apitei a um e fiz sinal com a mão para ir para a ciclovia, ficou lixado com f... lol
É gente que gosta de arriscar a vida? São parvos? Não consigo atingir
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Muitas vezes é mais rápido, confortável e seguro ir pela estrada.
Vê o caso da ciclovia entre o Colombo e o C. Militar.
Apanhas peões:
Várias interrupções:
Vários cruzamentos com lancis e piso irregular:
Em que os carros vêm de "trás" e é preciso fazer contorcionismo para ver se podemos atravessar em segurança:
Curvas e contracurvas, mais peões:
Mais contracurvas e peões (muito cuidado com peões que podem estar atrás da paragem!)
Para o C. Militar tenho de virar à direita, vou ter de atravessar o cruzamento todo:
E claro, que também implica ziguezagues e subir mais lancis.
Sem falar que muitas vezes os semáforos para peões estão feitos de forma que quando numa parte fica verde na outra fica vermelha e por isso não se consegue atravessar numa única vez.
Por outro lado, se fosse pela estrada, tinha uma reta maravilhosa, sempre em alcatrão, sem peões, interrupções:
Os carros que viram à esquerda atravessam a ciclovia, o que seria um problema para mim se eu lá fosse, mas na estrada é só andar sempre em frente, maravilha!
Muito mais seguro:
No final para virar à direita não tenho de fazer ziguezagues, subir lancis, etc, para atravessar o cruzamento, já estou do lado direito, é só virar à direita. Tão simples!
Espero que com este pequeno post tenham conseguido perceber melhor a perspetiva de um ciclista.
Quando se anda de carro não dá para ter noção dos problemas das ciclovias.Editado pela última vez por rrrfff; 01 March 2019, 12:57.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostMuitas vezes é mais rápido, confortável e seguro ir pela estrada.
Vê o caso da ciclovia entre o Colombo e o C. Militar.
Apanhas peões:
Espero que com este pequeno post tenham conseguido perceber melhor a perspetiva de um ciclista.
Quando se anda de carro não dá para ter noção dos problemas das ciclovias.
É evidente que o pessoal a pé foge quanto pode desses pavimentos, e depois é vê-lo pelo meio das ciclovias, como essa menina aí, ou até pelo asfalto das faixas de rodagem. E o problema não se resolve enquanto o pessoal teimar em eleger cleptocratas pra tudo o que é autarquia.
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Originalmente Colocado por JDEM Ver PostContinuo a não entender e tenho bicicleta e pratico ao fim‑de‑semana.
Porque raio os ciclistas insistem em ir na estrada com uma ciclovia ao lado.
Faço todos os dias de manhã na hora de ponta Algés - Cais do Sodré do lado do rio Av Brasília, e se há zona com ciclovia é aquela, a estrada é estreita, a maioria anda rápido e há sempre umas almas que preferem colocar a vida em jogo, em vez de irem na excelente e segura ciclovia, e não há desculpas de pessoas ali aquela hora (8:30).
Juro que não entendo!
Há dias apitei a um e fiz sinal com a mão para ir para a ciclovia, ficou lixado com f... lol
É gente que gosta de arriscar a vida? São parvos? Não consigo atingir
Tens uns metros de ciclovia boa, o resto esquece.
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Não é desculpa, e de vez em quando também ando de bike e não o faço mas...
Para a malta que faz ciclismo de estrada tem muito melhor aproveitamento a andar em estrada que na ciclovia. E concordo até certo ponto porque uma ciclovia foi feita para o lazer/commute, não foi feita para praticar desporto.
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Originalmente Colocado por SlavkoCosic Ver PostAs bicicletas não são carros de F1, convivem bem com os peões. A realidade é que muitos ciclistas são como aquele menino mimado birrento que só quer aquilo que o outro tem na mão.............. crianças em corpo de adulto
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Originalmente Colocado por Nalbandyan Ver PostQuerem cicovias mas depois não andam nelas. Para isso mais vale fazer estradas mais largas
É normal não querer andar em ciclovias que implicam que cada cruzamento passa a ser uma travessia perigosa da faixa de rodagem.
Por exemplo aqui:
Para atravessar em segurança tenho de ver se não vêm carros da esquerda, de frente a voltar para a direita, e ainda olhar para trás para ver se não há nenhum a virar à esquerda nesse cruzamento, com carros estacionados a bloquear a visão.
A alternativa de ir pela estrada torna-se mais tentadora:
Simplesmente sigo em frente numa via em que tenho prioridade, eu consigo ver os carros e os carros conseguem ver-me.
Muito mais seguro do que ir pela ciclovia.Editado pela última vez por rrrfff; 02 March 2019, 15:01.
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostOu ciclovias bem feitas.
É normal não querer andar em ciclovias que implicam que cada cruzamento passa a ser uma travessia perigosa da faixa de rodagem.
Por exemplo aqui:
Para atravessar em segurança tenho de ver se não vêm carros da esquerda, de frente a voltar para a direita, e ainda olhar para trás para ver se não há nenhum a virar à esquerda nesse cruzamento, com carros estacionados a bloquear a visão.
A alternativa de ir pela estrada torna-se mais tentadora:
Simplesmente sigo em frente numa via em que tenho prioridade, eu consigo ver os carros e os carros conseguem ver-me.
Muito mais seguro do que ir pela ciclovia.
És tão inteligente e ainda não reparaste nisso?
Mas claro, é muito mais fácil justificar que não se quer andar na ciclovia com as desculpas mais estapafúrdias.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostNa ciclovia tens SEMPRE prioridade.
És tão inteligente e ainda não reparaste nisso?
Mas claro, é muito mais fácil justificar que não se quer andar na ciclovia com as desculpas mais estapafúrdias.
Isso não significa que pode atirar-se para a passadeira sem olhar, como já vi muita gente aqui no fórum a reclamar.
Subsecção II — Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
Artigo 32.º — Cedência de passagem a certos veículos
3 - Os condutores devem ceder passagem aos velocípedes que atravessem as faixas de rodagem nas passagens assinaladas.
5 - Os condutores de velocípedes a que se refere o n.º 3 não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
Inteligência.
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Essa numero 5 deve ser só para efeitar já que encontrar um ciclista a cumprir é uma raridade
Já que são os proprios ciclistas a admitir que não usam as ciclovias, acabo por adoptar um ponto de vista pratico e tambem ser defensor de se acabar com as ciclovias, pois é um gasto de dinheiros publicos escusado, e construir mais estacionanentos
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostO peão também tem sempre prioridade na passadeira.
Isso não significa que pode atirar-se para a passadeira sem olhar, como já vi muita gente aqui no fórum a reclamar.
Subsecção II — Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
Artigo 32.º — Cedência de passagem a certos veículos
3 - Os condutores devem ceder passagem aos velocípedes que atravessem as faixas de rodagem nas passagens assinaladas.
5 - Os condutores de velocípedes a que se refere o n.º 3 não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respetiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.
Inteligência.
Nas imagens acima, a rua à esquerda tem o sinal B3, ou seja, há perda automática de prioridade.
Os que circulem na rua onde está a ciclovia e pretendam aceder à mesma rua, são obrigados a ceder a prioridade por se encontrarem a mudar de direcção e como tal, deverão estar particularmente atentos.
Mas, a prioridade não é absoluta e, se para evitar males maiores, deveremos e podemos abdicar da mesma.
Mas lá está, tu é que és inteligente ao não usar uma via reservada.
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Vamos PARAR com as tangentes aos ciclistas!!!
Trabalho na zona do Norteshopping, em Matosinhos. Há cerca de um ano fizeram obras enormes nas acessibilidades, incluindo ciclovias em praticamente todos os arruamentos (na realidade roubando largura aos passeios, especialmente). Um ano depois, ainda não vi UMA bicicleta a utilizar as vias... se calhar noutra zona seria espetacular. Ali foi um desperdício. E perderam-se imensos lugares de estacionamento com a ideia. Muita incompetência.
Este caso que o colega relata mostra claramente que a ciclovia não devia ter sido criada no passeio do lado esquerdo, mas sim na berma do lado direito. Claro que é mais fácil e barato mexer no espaço dos peões que na faixa de rodagem... quem têm putos pequenos como eu tem que andar com eles de trela porque tenho um medo terrível que de enfiem em frente duma bicicleta. Já vi cada coisa na marginal de Gaia...
Editado pela última vez por Gates; 03 March 2019, 00:50.
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Originalmente Colocado por ShavaughnCamer Ver PostEssa numero 5 deve ser só para efeitar já que encontrar um ciclista a cumprir é uma raridade
Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO tal artigo 5 esbarra noutras, do mesmo CE, que tem mais peso.
Nas imagens acima, a rua à esquerda tem o sinal B3, ou seja, há perda automática de prioridade.
Os que circulem na rua onde está a ciclovia e pretendam aceder à mesma rua, são obrigados a ceder a prioridade por se encontrarem a mudar de direcção e como tal, deverão estar particularmente atentos.
Mas, a prioridade não é absoluta e, se para evitar males maiores, deveremos e podemos abdicar da mesma.
Mas lá está, tu é que és inteligente ao não usar uma via reservada.
Em Portugal? Até me podem estar a ver parado em frente à ciclovia a demonstrar querer passar e ignoram-me completamente.
A maior parte dos condutores ainda não percebe que tem de parar para deixar as bicicletas passar, tal e qual como no caso de um peão na passadeira.
Portanto é como te digo: andar na ciclovia normalmente implica teres de olhar para todos os lados nos cruzamentos antes de passares, porque os carros nunca vão estar a contar contigo. Ainda mais naquele exemplo que mostrei, em que a ciclovia fica tapada pelos carros estacionados.
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