Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Segunda Circular - Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    O separador é alargado para cerca de 3,50m em zona onde dá, noutras será bem mais pequeno. Assim como pelo que entendo não vai haver sempre árvores, só em algumas zonas.

    As faixas não reduzem de 3 para 2, a 2ª circular irá ter sempre 3 faixas, sendo que a da direita vai ser de outra cor e vai servir de entradas e saídas (como já o é.)
    Menos mal então.

    Comentário


      #32
      Repaviamento para reduzir o ruído (danos e sinistralidade):
      Alteração de iluminação, poupança de 60& energia:
      Via da direita com cor diferente apenas para entradas e saídas:

      Plantação ao eixo da faixa e redução para 60km/h
      Parece-me que se esquecem que a maior fonte de poluição é o pára arranca, que, não havendo alternativas válidas é o que irá ter ainda mais.
      Neste momento o comum dos peões não tentará o atravessamento da 2ª circular, com esta alteração, não sei se não irá aumentar essas tentativas, com aumento de sinistralidade.

      Comentário


        #33
        "A obra que António Costa anunciou em 2009 como primeiro passo para a humanização da Segunda Circular, a ponte ciclo-pedonal inaugurada em Fevereiro do ano passado, já ganhou o estatuto de ícone e de peça de grande relevância estética — a ponto de ter sido classificada, por um site especializado em design, como uma das dez “melhores” do mundo em 2015. Longe está, porém, o cumprimento do papel que lhe foi destinado como elemento fulcral da ligação entre Telheiras e o resto da cidade, para benefício de ciclistas e peões: a média dos seus utilizadores, nos dias úteis de Inverno, não deve passar dos 230 peões e dos 20 ciclistas.

        Estes números resultam de uma contagem efectuado pelo PÚBLICO durante três dias seguidos, em meados de Dezembro, antes das férias escolares, entre as 9 e as 21 horas. Na soma das 12 horas (quatro em cada dia) verificou-se que a passagem foi atravessada 454 vezes a pé e 37 de bicicleta. Assumindo-se que, em geral, quem passa para um lado, regressa mais tarde no sentido contrário, teremos perto de 230 peões, quase todos adultos, e de 20 ciclistas a servirem-se da passagem naquele período.

        Dividindo esses números por 12 teremos perto de 20 peões e menos de dois ciclistas por hora. Acresce que não são raros os ciclistas e os peões que atravessam várias vezes aquele estrutura, circulando de um lado para o outro, no exercício das suas práticas desportivas. No período nocturno, os atravessamentos são raríssimos e têm um reflexo insignificante nestes números.

        Da parte da manhã (9 às 13h), a circulação de peões entre Telheiras e as Torres de Lisboa quase que duplica a que se faz na direcção contrária, verificando-se o oposto entre as 17 e as 21h. Estes dados e a observação feita no local indicam que grande parte dos utilizadores são pessoas que trabalham nas Torres de Lisboa — conjunto imobiliário onde estão instaladas várias empresas, com destaque para a Galp.

        É nesses edifícios, em cuja silhueta o desenho da ponte foi enquadrado, que o grupo petrolífero responsável pelo financiamento de dois terços do custo da obra tem a sua sede. A seu cargo ficaram 900 mil euros, cabendo ao município mais cerca de 500 mil.

        O PÚBLICO perguntou à Câmara de Lisboa, no passado dia 18, qual a avaliação que faz do contributo da nova ponte para o desenvolvimento da mobilidade suave na cidade, e também quais as estimativas de atravessamentos de que dispounha antes de decidir investir naquele local, mas não obteve resposta."

        Os números da ponte laranja

        Comentário


          #34
          Eu não percebo uma coisa, a segunda circular é super congestionada, passa por lá de tudo, grandes camiões, autocarros, etc., caso este projecto vá em frente como é que o transito vai circular? As faixas parecem mais estreitas, não estou a ver como é que esta nova avenida conseguirá aguentar com os milhares de automóveis que passam por lá todos os dias. Acho este projecto algo utópico, apesar de ser uma boa ideia, mas de muito difícil execução.

          Comentário


            #35
            Limite de 60km/h?

            Vai ser bonito...

            Comentário


              #36
              Sinceramente acho que o pior nem vai ser a descida do limite de velocidade.

              Cada vez há mais carros em Lisboa. Eu contra mim falo que cá em casa são 4 carros.

              O trânsito tem aumentado.. se dantes até às 16h e tal/17h andava-se tranquilamente, por vezes, a roçar as 16h já começa o trânsito a ficar compacto.

              Devíamos era ter mais faixas na maioria das estradas que foram projetadas há anos e anos atrás e que não estão adequadas ao fluxo de trânsito atual.

              Encurtar faixas? Não. Árvores no meio? Boa ideia mas uns quantos ainda vão lá ficar pregados.
              Um via pedonal na 2ª circular? Para comer fumo?

              Mais vale deixar como está e aproveitar para tentar implementar tecnologias como as de produção de energia através do trânsito (rolamento dos carros) ou soluções do género.

              Comentário


                #37
                Mais uma obra disparatada "à Costa" (eu sei que ele não está lá, mas estão lá os boys dele) idealizada por quem está sossegado no seu gabinete, anda com motorista e não faz a mínima ideia do que é circular na segunda circular.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                  Limite de 60km/h?

                  Vai ser bonito...
                  Convenhamos que às horas de ponta, o limite até podia ser 180km/h.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    Convenhamos que às horas de ponta, o limite até podia ser 180km/h.
                    Sim, mais vale ser compacto e certo a 60km/h do que a 80km/*h depois a 0 depois a 80 depois a 0.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Sim, mais vale ser compacto e certo a 60km/h do que a 80km/*h depois a 0 depois a 80 depois a 0.
                      Exatamente, sem aqueles efeitos de acordeão cada vez que alguém trava, etc.

                      Comentário


                        #41
                        o DT da psp vai agradecer esta ideia, a vegetação vai tapar bem os radares móveis, e o limite 60 vai dar excelentes niveis de Contra ordenações.
                        vai ser sempre a faturar.

                        Comentário


                          #42
                          Informação disponível no site da CM Lisboa:

                          Principais linhas de intervenção

                          Apresentação

                          Projeto

                          Memória descritiva(muitas imagens)
                          Editado pela última vez por BlackKnight; 07 January 2016, 14:59.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                            o DT da psp vai agradecer esta ideia, a vegetação vai tapar bem os radares móveis, e o limite 60 vai dar excelentes niveis de Contra ordenações.
                            vai ser sempre a faturar.

                            Comentário


                              #44
                              como não pesco nada disso, fui só procurar alguns dados.
                              Bermas de 0.30m???

                              As árvores estão identificadas, não as conheço, espero que não rasguem os pavimentos com raízes e nem sejam de folhas caducas.

                              Fora o resto, boa sorte a todos que terão que percorrer a malfadada via.

                              Comentário


                                #45
                                Acho que o grande problema da 2º Circular, são os constantes erros feitos, alguns deles, recentemente...

                                A enorme rotunda da Alta de Lisboa, só veio complicar mais. Deviam ter a feito mais pequena e ter uma saída directa (sem semaforos) da 2 circular para aquela avenida que liga ao Eixo Norte Sul, colada ao aeroporto.
                                A CRIL tem as entradas de quem vem na zona da Expo, num perfeito disparate... 3 entradas que afunilam numa só... bastava esta ser resolvida para tirar mais trafego da 2 circular.
                                Outro problema é o proprio aeroporto, que cria uma barreira... Quando houver euros, que façam um tunel !!!

                                AltaLisboa_1.jpg

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
                                  a solução para melhorar a 2ª Circular,é colocar a floresta da Amazónia? não sei o que tanta árvore vai ajudar... só se for para carros as derrubarem.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Por favor, ao meterem árvores vão contribuir para a taxa de desemprego.
                                    Os "orçamentistas" não vão gostar da coisa...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Estejam descansados que aquilo não fica assim, qual foi a obra que o estado fez em que seguiram rigorosamente o projecto?

                                      Nem a porcaria da CRIL fizeram

                                      Comentário


                                        #49
                                        Eu propunha que fizessem algumas rotundas ao longo da 2ª Circular...

                                        Comentário


                                          #50
                                          A Avenida Santos e Castro https://goo.gl/maps/HPUVAvTwC4x podia ser uma alternativa para quem se dirige ao aeroporto e está tão mal feita que parece um deserto, acaba na rotunda da Alta de Lisboa que quando está congestionada só permite que 2 ou 3 veículos entrem na rotunda a cada abertura do semáforo o que leva à acumulação de centenas de carros que chegam a levar 30 minutos para passar a rotunda o que numa via recém inaugurada é uma vergonha.
                                          A saída do terminal de carga do aeroporto em direcção à cidade obriga a ir dar uma volta dentro da alta de Lisboa quando essa avenida passa mesmo junto ao local mas só tem entrada para norte o que vai congestionar todo o transito local isto tudo por mau planeamento e indiferença dos responsáveis pelos projectos.
                                          https://goo.gl/maps/ggxK1Knp5WL2
                                          Empurrar os carros para a periferia não diminui a poluição só a muda de local, parece que agora em vez de se tentar agilizar o transito cada vez se fazem mais entraves, como aquela redução do acesso da A5 à CRIL que Faz que praticamente todo o dia haja congestionamento no local e consequentemente na A5 até ao local, não havia outra forma de melhorar o acesso, como por exemplo das 4 faixas da A 5 duas ficarem dedicadas ao mesmo e na entrada na CRIL onde volta a estreitar fazer o mesmo visto que o transito da A5 se divide ali e o que vem de Algés pela CRIL é muito pouco.

                                          Comentário


                                            #51
                                            E a pergunta do dia é:

                                            Quantos dos ilustre foristas dá deram o seu contributo para a discussão não apenas aqui, mas no local correto?

                                            Eu enviei mail para dmpo@cm-lisboa.pt

                                            PS: já a percorri hoje de manhã, bem cedinho, e já ia bem concorrida!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              E a pergunta do dia é:

                                              Quantos dos ilustre foristas dá deram o seu contributo para a discussão não apenas aqui, mas no local correto?

                                              Eu enviei mail para dmpo@cm-lisboa.pt

                                              PS: já a percorri hoje de manhã, bem cedinho, e já ia bem concorrida!
                                              Tirando o habitual congestionamento na zona da CMTV onde as pessoas param para ver o drone e se a reporter é boa ou não.
                                              Estava razoável.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Não me crucifiquem já, mas preciso perguntar.
                                                Todos vocês precisam usar carro na cidade (2ª circular)?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                  Não me crucifiquem já, mas preciso perguntar.
                                                  Todos vocês precisam usar carro na cidade (2ª circular)?

                                                  No meu caso a minha única alternativa par circular para oeste é Av EUA que tb se faz bem de manhã mas nem sempre me apetece. Mas trabalho fora de lx.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    ON topic: Fernando Medina na TSF, fórum dedicado ao tema.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                      Não me crucifiquem já, mas preciso perguntar.
                                                      Todos vocês precisam usar carro na cidade (2ª circular)?
                                                      Para o meu percurso, posso não ir pela 2ª circular. Posso ir pela avenida do Brasil, se preferirem mesmo muito. O carro não é 100% indispensável, mas para ir para o trabalho, já tentei de metro e de autocarro umas poucas vezes e sempre demorei 1h para fazer 7km. De carro, demoro à volta de 20min, dependendo do trânsito, com a vantagem de a miúda ir sentada no banco de trás em vez de ir ao meu colo.

                                                      Ao contrário do que muitos poderiam pensar, se fosse uma alternativa minimamente viável, eu utilizaria os TP no meu dia a dia, o que me permitiria economizar dinheiro e até porque não gosto nada da condução do dia a dia. Gosto de carros, motas, de conduzir, mas é em viagens e lazer, não para a vida do dia a dia.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                                        Concordo com tudo, menos com a parte das obras demorarem 10 meses...

                                                        Bem dita hora que eu fui arranjar uma mota, se isso for para a frente vai ser um caos
                                                        Se realmente fizerem a redução do tamanho das faixas, esquece o traffic filtering!
                                                        Deverá continuar a ser possível mas será muito mais arriscado.

                                                        A elaboração da faixa de aceleração / saída é de uma inteligência sem medida... é ignorar o comportamento tuga à 5ª geração!


                                                        Edd

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                          Se realmente fizerem a redução do tamanho das faixas, esquece o traffic filtering!
                                                          Deverá continuar a ser possível mas será muito mais arriscado.

                                                          A elaboração da faixa de aceleração / saída é de uma inteligência sem medida... é ignorar o comportamento tuga à 5ª geração!


                                                          Edd

                                                          Quando referi isso referia me ao caos em que vai ficar a 2ª circular enquanto o projecto está a decorrer, entretanto as coisas mudaram e vou continuar nas 4 rodas

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                                            Não me crucifiquem já, mas preciso perguntar.
                                                            Todos vocês precisam usar carro na cidade (2ª circular)?
                                                            Neste momento não trabalho dentro de Lx. Mas quando me deslocava para lá de TP volta e meia tinha de usar o carro devido às greves do metro.
                                                            Mas diariamente uso a CRIL e sei que com estas intervenções vai ficar ainda pior que o que já está. Como outro user disse na semana passada houve um acidente em que fecharam 3 faixas. Demorei 30min a mais que o normal.
                                                            E a redução de velocidade é ridicula porque precisamente na cril os maiores problemas de transito não relacionados com acidentes devem-se precisamente devido à descida do limite de velocidade no tunel. Nem seque por causa dos limites, mas por causa de haverem lá radares. ALIÁS o acidente da semana passada que cortou 3 faixas foi quase de certeza devido ao abrandamento do tráfego antes dos túneis.
                                                            A CRIL tem limite de 80. Alguém vai a 80? Só com transito. A um domingo ou sábado se formos a 80 passa tudo por nos.

                                                            Se as vias estão proibidas a peões e têm separador central deviam ter limite de 100 ou 120. O problema da segunda circular não está na velocidade, está nos acessos. Não há faixas de aceleração nem desaceleração. Têm é que resolver isso.
                                                            O que é que vai trazer o limite de 60? Os carros funcionam assim, se não forem nas rotações óptimas da ultima mudança estão a gastar e a poluir mais.
                                                            Portanto esta não passa de uma medida de ajuda à caça à multa.
                                                            A não ser que o objectivo passe por fazer a circulação automóvel tão lenta que passemos todos a andar de metro...
                                                            Ah, já para não falar que estas medidas só ajudam à ineficiência da já ineficiente Carris. Que é de longe o maior problema de mobilidade em Lx. Más rotas pioradas pelo terrível transito a que estão sujeitas. Os autocarros da Carris deviam ter percursos curtos e frequentes nas avenidas de maior afluência. Um dos mais uteis percursos da Carris, o 750 tem na sua mais valia atravessar a cidade do oriente a alges utilizando a 2ªcircular. Com a redução da velocidade e o agravamento do transito a viagem fica muito mais longa. Quiçá se muitos utilizadores deste percurso não passarão também para a CRIL? "Ajudando" ainda mais à minha viagem matinal.

                                                            Se o problema do limite de velocidade é o efeito acordeão metam limites variáveis. Baixando em alturas de transito e subindo em alturas de baixa afluência.
                                                            Mas todos sabemos que os limites destas vias não estão lá para proteger os peões(que não têm nada que estar lá!), nem para diminuir o risco de acidentes. Está lá para a caça à multa.
                                                            A qualidade de vida de uma cidade mede-se também pelo tempo de deslocação casa-trabalho(comute). Nesse aspecto os limites mais baixos estão a agravar a qualidade de vida da cidade.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              O Medina quando diz que há mais vozes a favor do que contra deve estar a referir-se às vozes da Mota Engil, Soares da Costa, Somague e porque não Grupo Lena!
                                                              Até porque ninguém sabia do projecto, não pediram sequer autorização ao INAC, nem à ANA, tudo feito pela calada... como é que podiam haver vozes discordantes?


                                                              Para quem pergunta se temos de usar a 2ª circular... eh pah!, a malta de Lisboa para ir para o Algarve pode passar no Porto mas, não quer dizer que seja o melhor trajecto. Que raio de pergunta, será que a malta come gelados com a testa de vez em quando? Então não se vê logo que às vezes quando demora 2h para atravessares a 2ª é mesmo por amor que a malta vai para lá, para fazer birra e ter calor humano?


                                                              Edd

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X