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Carro a sair duma garagem VS ciclista a subir um passeio
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Originalmente Colocado por Ciclista Ver PostOlha que em certas situações, nem se tem que desmontar da bicicleta.
Capítulo 8 do Guia do condutor de velocípede pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária:
______________________
Daí a se puder andar no passeio para entrar na porta do prédio ou habitação...
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Originalmente Colocado por omnibus Ver PostOh! Sim! desrespeito por desrespeito que se aleijem os outros (peões) e não tu!
Realmente o que se ouve falar todos os dias nas noticias é de feridos graves/mortos causados por acidentes tragicos entre ciclistas e peoes que circulavam nos passeios.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostExacto, a entrar ou a sair de uma garagem não é preciso desmontar da bicicleta, da mesma forma que não é preciso sair do carro para o fazer. Ou seja, é permitida a manobra de atravessamento do passeio ou zona à circulação pedonal, dando prioridade a quem nela circula.
Daí a se puder andar no passeio para entrar na porta do prédio ou habitação...
No meu caso, segundo as regras da estrada, e se tivesse havido participação da polícia e seguradoras (que não foi o caso):
Ciclista: multa de 30 a 150 Euros por infracção do artigo 17 do CE.
Automobilista: Multa de 120 a 600 Euros por infracção do artigo 31 do CE
Danos causados em caso de acidente cabem ao automobilista por infracção do artigo #31 do CE.
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Originalmente Colocado por rppm Ver PostPara mim o principal culpado de um acidente é aquele que em ultima instancia cometeu a infração que levou à inevitabilidade do acidente.
O facto de alguém cometer uma infração não dá o direito aos outros para causarem um acidente.
Supostamente não podes andar no passeio montado na bicicleta, mas isso não lhe dá o direito de te atropelar.
Ele deveria ter-te cedido passagem, tal como deveria fazer caso levasses a bicicleta ao lado em vez de estares montado nela.
Quer dizer, não assinalas o fora de jogo e depois marcas o penalti decorrente da mesma jogada, tá bem visto.
O acidente começa com a falta de respeito do ciclista que não usou a via que lhe é destinada, depois o automobilista não deu prioridade (mas a visibilidade é fraca). Quem fez a primeira falta? É essa que devia ser assinalada, mas isto não foi um jogo de futebol.Editado pela última vez por NOSmeoVODAFONE; 15 March 2017, 19:42.
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Hoje tomei café no mesmo local, de carro, e reparei que no muro (onde tem o poste da CDU), está uma lâmpada rotativa de aviso que não aparece na foto google. Deve ser para avisar quando vai alguém a sair da garagem. Não reparei se estava lá no sábado, seja como for não está a funcionar pois vi um carro a sair da garagem e a lâmpada esteve sempre apagada.
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Originalmente Colocado por Ciclista Ver PostPeço desculpa pela falta de clareza. Para a próxima escrevo uma descrição detalhada e até me darei ao trabalho de colocar um desenho.
Como disse, eu não estava lá, limitei-me a analisar a tua discrição.
Contudo, não estiveste bem logo de início, a rua é o local onde deverias circular, facilitas-te e deste-te mal, causaste ainda por cima problemas a quem não os teria se tu tivesses usado a inteligência e o bom senso.
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Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver PostQuem fez a primeira falta?
Se o árbitro tivesse visto eu levava amarelo, ele levava vermelho e o clube dele pagava a conta do hospital.
Estás é no pleno direito de não concordares com as regras do jogo, mas isso não as modificam.
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Originalmente Colocado por Ciclista Ver PostFoi o gajo que entrou de carrinho e me traçou a perna.
Se o árbitro tivesse visto eu levava amarelo, ele levava vermelho e o clube dele pagava a conta do hospital.
Estás é no pleno direito de não concordares com as regras do jogo, mas isso não as modificam.
Voltamos ao mesmo, se tivesses levado amarelo o jogo parava ali e o outro escusava de fazer falta e levar o vermelho.
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Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver PostVoltamos ao mesmo, se tivesses levado amarelo o jogo parava ali e o outro escusava de fazer falta e levar o vermelho.
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Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver PostQuer dizer, não assinalas o fora de jogo e depois marcas o penalti decorrente da mesma jogada, tá bem visto.
O acidente começa com a falta de respeito do ciclista que não usou a via que lhe é destinada, depois o automobilista não deu prioridade (mas a visibilidade é fraca). Quem fez a primeira falta? É essa que devia ser assinalada, mas isto não foi um jogo de futebol.
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Originalmente Colocado por NepYas Ver PostIndependentemente de ser um ciclista, e se fosse uma criança a correr ou alguém a empurrar um carrinho de bebé?
O que traz algum interesse à história é que para acontecer isto há lugar a uma infracção.
Olha noutro exemplo: e se o homem da garagem atropelasse mortalmente um ladrão que vinha a fugir de um assalto?
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Originalmente Colocado por omnibus Ver PostJá se percebeu que o condutor é responsável por reparar os prejuízos causados.
O que traz algum interesse à história é que para acontecer isto há lugar a uma infracção.
Olha noutro exemplo: e se o homem da garagem atropelasse mortalmente um ladrão que vinha a fugir de um assalto?
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostConstata-se que os ciclistas muitas das vezes afirmam que não andam nas ciclovias pois as mesmas estão pejadas de peões em passeatas. Mas andar de bicicleta no passeio já não coloca problema algum de compatibilidade.
A coerência...
Nunca tive tanta vontade em dar 'carga de ombro' a um ciclista como naquele momento.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostPara mim equivale a um peão atravessar uma passadeira a correr à maluca.
É uma irresponsabilidade do peão mas a culpa será do automobilista.
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Originalmente Colocado por Ciclista Ver PostUma equivalência mais fiel seria um ciclista atravessar a passadeira, devagar, montado na bike (proibido: devia atravessar a pé) e sofrer um choque dum carro.
Quer um ciclista montado a andar devagar ou alguém a correr, circula em "velocidade excessiva" (como tanto gostam de usar "contra os automobilistas) em ambas as situações.
O ónus da culpa é do automobilista, mas que é uma irresponsabilidade e falta de civismo de quem o faz também é verdade.
Equivale a travar até aos 60km/h numa AE, se me baterem por trás a culpa é deles, mas que é uma irresponsabilidade é.
Um peão a pé dificilmente seria "atropelado" pelo tal carro a sair da garagem, o carro a subir deve fazer ruído QB para uma pessoa não se atravessar e indo a andar dá mais que tempo para reparar nisso. Da mesma forma dá mais tempo ao carro para o ver.
O carro tem a culpa do ponto de vista legal e de responsabilidade pelos danos.
Mas isso não te isenta de culpa no que diz respeito a utilização responsável e defensiva das vias.
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Originalmente Colocado por NOSmeoVODAFONE Ver PostQuer dizer, não assinalas o fora de jogo e depois marcas o penalti decorrente da mesma jogada, tá bem visto.
O acidente começa com a falta de respeito do ciclista que não usou a via que lhe é destinada, depois o automobilista não deu prioridade (mas a visibilidade é fraca). Quem fez a primeira falta? É essa que devia ser assinalada, mas isto não foi um jogo de futebol.
Outros exemplos: se fizeres uma rotunda corretamente e ao passares para a via da direita bateres num carro que fez a rotunda sempre pela direita (infringindo o codigo), continuas a ser tu o culpado.
Como é obvio, alguém não cumprir o codigo da estrada não nos dá direito de nós proprios não cumprirmos o codigo da estrada, causando um acidente, e ser o outro o culpado porque ele infringiu primeiro.
Senão seria muito facil passar a ter arranjos de borla, bastaria bater propositadamente contra carros mal-estacionados. Um carro mete-se à minha frente? Não vou travar, bato propositadamente porque ele é que paga visto que não respeitou a minha prioridade… Dá para perceber o absurdo que seria, se as coisas funcionassem como tu dizes?
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostJá apanhei sustos assim, ciclistas a entrar disparados em passadeiras, mesmo devagar circulam ao dobro da velocidade de um peão, fazendo com que sejam muito mais "imprevisíveis" e súbitos ao aparecer.
Não vale a pena estar a fazer distinções que não existem: quem atravessa a passadeira deve fazê-lo com precaução, vá a andar, vá a correr, vá com bicicleta ao lado, vá montado na bicicleta, vá de patins, etc.
Já agora, um peão anda a cerca de 3 km/h, enquanto uma bicicleta devagar anda a 6 km/h, que é mais ou menos a mesma velocidade de um peão apressado.Editado pela última vez por rppm; 16 March 2017, 17:31.
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