Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que tenho culpa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Por acaso não sabia que se podia ultrapassar vários veículos ao mesmo tempo... mas isso devo ser eu...

    Comentário


      #32
      Inversão de marcha = culpado. Já me aconteceu. Nem vale a pena chateares-te muito. Se chamaram a polícia prepara te para uma multa grave.

      Comentário


        #33
        Face ao exposto, tudo aponta para culpa de quem faz inversão de marcha.

        No entanto, uma questão; se estavas a fazer inversão de marcha, porque tem a carrinha a direção virada para a direita?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

          No entanto, uma questão; se estavas a fazer inversão de marcha, porque tem a carrinha a direção virada para a direita?
          também fiquei curioso quando vi a foto, mas entretanto ele disse que com o impacto a direção danificou-se e deduzi que a mocada tenha feito a roda virar.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            Face ao exposto, tudo aponta para culpa de quem faz inversão de marcha.

            No entanto, uma questão; se estavas a fazer inversão de marcha, porque tem a carrinha a direção virada para a direita?
            Podia já estar na fase de fazer marcha-atrás.

            Quanto ao caso, e apesar de nunca ter passado por nada igual, parece-me estranho e até injusto que este caso se decida com culpa para quem está a fazer inversão de marcha.

            O meu ponto de vista é basicamente este: quando se iniciou a manobra de inversão de marcha havia condições para tal, mas quando se iniciou a manobra de ultrapassagem por parte da mota, não estavam reunidas as circunstâncias para a mesma (claramente pelo sucedido). Já nem coloco em causa a velocidade da mota, ou o facto de estar a ultrapassar vários carros ao mesmo tempo, mas apenas não se ter apercebido/acautelado que estava um carro mais à frente a manobrar.

            Comentário


              #36
              Aconteceu-me uma situação semelhante, mas eu ia estacionar do lado esquerdo.

              Começou por não correr bem, mas acabou bem ;-)

              https://forum.motorguia.net/road-boo...-acidente.html

              Comentário


                #37
                O cabo da direcção da roda partiu com a pancada. Como podem ver no chão ao pé da roda está um risco que foi o que a minha carrinha deslizou como embate. Eu não tinha necessidade de fazer marcha atrás. Como referi a estrada é bastante larga.
                respondendo acima aba resposta primeiro penso que só seja permitida a ultrapassagem a duas viaturas ao mesmo tempo, por outro lado por amor de Deus se ele vinha na faixa contrária vinha a fazer o quê? A pisar bananas é que não era. Falo com conhecimento de causa porque naquele local o pessoal das motas faz sempre isso adoram passar pelos carros como se nada fosse e ainda por cima fazem isso perto de passadeiras e já presenciei que por milímetros não acertavam em peões na passadeira.
                mas pronto viva as ultrapassagens

                Comentário


                  #38
                  Houve um user aqui que teve um acidente parecido com o teu, e foi declarado culpado infelizmente.
                  É uma palhaçada a meu ver mas pronto.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Podia já estar na fase de fazer marcha-atrás.

                    Quanto ao caso, e apesar de nunca ter passado por nada igual, parece-me estranho e até injusto que este caso se decida com culpa para quem está a fazer inversão de marcha.

                    O meu ponto de vista é basicamente este: quando se iniciou a manobra de inversão de marcha havia condições para tal, mas quando se iniciou a manobra de ultrapassagem por parte da mota, não estavam reunidas as circunstâncias para a mesma (claramente pelo sucedido). Já nem coloco em causa a velocidade da mota, ou o facto de estar a ultrapassar vários carros ao mesmo tempo, mas apenas não se ter apercebido/acautelado que estava um carro mais à frente a manobrar.
                    Este tipo de acidente requer uma análise mais pormenorizada, nomeadamente com recolha de mais elementos no terreno.

                    Aqui estamos a ouvir apenas e só a versão de um dos intervenientes, nada nos garantindo, a não ser a palavra do próprio, que tenha cumprido todos os procedimentos para realizar a manobra em segurança.

                    Nestes casos, a responsabilidade tende a recair maioritariamente sobre quem inverte a marcha, por ser aquele que adota uma trajetória contrária ao normal fluxo de circulação, mais especificamente, cortando a linha circulação de outrem.

                    Ou seja, ambos realizam manobras que requerem cuidados, mas uma é tendencialmente mais perigosa e penalizável do que outra.

                    Mas, mais uma vez, a análise casuística pode ditar diferentes decisões.

                    Comentário


                      #40
                      Acho engraçado afirmar que o condutor do motociclo vinha na via contrária, vulgo contra-mão, porque o embate se dá na outra via. Não acha isso... Normal? A tendência é de tentar "fugir" para não embater na viatura, logo é natural que o embate se dê na faixa contrária....

                      Já me aconteceu o mesmo, circulava num motociclo a ultrapassar uma fila de carros, quando uma viatura ligeira que seguia à frente de um pesado se lembra de virar à esquerda.. O embate deu-se na faixa contrária exactamente por tentar desviar-me...

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                        Mas tu para fazeres uma ultrapassagem também mudas de faixa.
                        De facto, perante a lei o condutor da viatura provavelmente será o culpado mas eticamente, o motociclista é que é um imbecil.

                        * Isto se a história relatada pelo OP for exactamente como descreve.
                        Se a ultrapassagem é permitida naquele local não vejo que imbecilidade cometeu o motoclista.

                        Limitou-se a fazer uma manobra permitida e de acordo com o código da estrada.

                        Originalmente Colocado por MontanelasTDI Ver Post
                        Relativamente ao acidente em si, se o o que o OP descreve for verdade e vendo uma PCX no chão é óbvio o que aconteceu, mais um pseudo motard das 125cc que vê uma fila de carros e é punho a fundo a ultrapassar, tenho uma mota não preciso de parar nas filas dos comuns mortais
                        É verdade, mas neste caso em particular parece que a ultrapassagem era permitida.

                        Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                        Então por essa ordem de ideias nunca se pode fazer inversão de marcha.
                        Porque apesar de sinalizar com antecedência e não termos qualquer sinal proibitivo, já estarmos na outra faixa quando nos batem etc... de nada nos vale. quem vem a ultrapassar tb tem de ter atenção conforme diz o código da estrada.

                        REALIZAÇÃO DA MANOBRAA manobra de ultrapassagem obedece a determinadas regras, as quais podemosencontrar no art.º 38.º do C.E. e são as seguintes:
                        • O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem, sem se certificar de que apode realizar, sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ouem sentido contrário;
                        • O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
                        − A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias à realizaçãoda manobra com segurança;
                        − Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
                        − Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa imediatamente àesquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
                        − O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de ultrapassarum terceiro veículo ou de contornar um obstáculo;− O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer semperigo.

                        Lugares em que é proibida a Inversão de marcha
                        1 - É proibido inverter o sentido demarcha:aa) Nas lombas;bb) Nas curvas, cruzamentos ou entroncamentosde visibilidade reduzida;cc) Nas pontes, passagens de nível etúneis;dd) Onde quer que a visibilidade seja insuficienteou que a via, pela sua largura ou outrascaracterísticas, seja inapropriada à realização damanobra;ee) Sempre que se verifique grande intensidadede trânsito
                        Não estou a ver que regra o motociclista incumpriu que tenha contribuído para o acidente.

                        Faz sentido que a culpa recaia sobre o lado de quem realizou a inversão de marcha. Coloca-te no lugar de alguém que está muito bem a fazer uma ultrapassagem, cumprindo o código da estrada, e de repente do nada um carro aparece à tua frente invadindo a via da esquerda… Que culpa tens tu?

                        O código da estrada diz especificamente que quem faz inversão de marcha tem de se certificar que a faixa de rodagem (ou seja, todas as vias) está livre na extensão necessária para realizar a manobra em segurança. Se o acidente aconteceu é porque isto não foi garantido. Não há dúvidas.

                        A inversão de marcha é uma manobra bastante perigosa e por algum motivo não pode ser feita às três pancadas.

                        Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                        Por acaso não sabia que se podia ultrapassar vários veículos ao mesmo tempo... mas isso devo ser eu...
                        Calculo que o que queres dizer é ultrapassar vários carros em seguida sem voltar à via da direita entre cada ultrapassagem.

                        O código apenas diz que se tem de voltar à direita após a conclusão da ultrapassagem, não refere é preciso voltar à direita entre cada veículo que se ultrapassa.

                        Aliás, tanto não é, que é a coisa mais comum numa autoestrada.

                        Não percebo porque falam do código como se fosse um documento mítico guardado na Torre do Combo.

                        Tipo, está aqui o código: https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#36

                        Qualquer dúvida é só consultar.

                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Podia já estar na fase de fazer marcha-atrás.

                        Quanto ao caso, e apesar de nunca ter passado por nada igual, parece-me estranho e até injusto que este caso se decida com culpa para quem está a fazer inversão de marcha.

                        O meu ponto de vista é basicamente este: quando se iniciou a manobra de inversão de marcha havia condições para tal, mas quando se iniciou a manobra de ultrapassagem por parte da mota, não estavam reunidas as circunstâncias para a mesma (claramente pelo sucedido). Já nem coloco em causa a velocidade da mota, ou o facto de estar a ultrapassar vários carros ao mesmo tempo, mas apenas não se ter apercebido/acautelado que estava um carro mais à frente a manobrar.
                        Coloca-te no lugar de quem estava a ultrapassar. Ele realizou a manobra como manda o código e de repente viu a via da esquerda ser invadida por um carro no qual embateu. Que culpa tem ele? Uma pessoa não pode prever que enquanto está a fazer uma ultrapassagem alguém vai enfiar-se na via da esquerda à sua frente.

                        Por outro lado o código diz explicitamente que quem realiza a manobra de inversão de marcha tem de garantir que as vias estão livres.







                        Acho que o condutor do motociclo pode facilmente defender-se agarrando-se a esta última alínea.

                        Se durante a manobra de inversão de marcha se criou uma fila de carros, que o motociclo ultrapassou, pode considerar-se que havia demasiada intensidade de trânsito para a realização da manobra.
                        Editado pela última vez por rrrfff; 18 December 2018, 00:55.

                        Comentário


                          #42
                          Não estão a perceber.
                          Eu já estava prestes a concluir a manobra quando o motociclo bate na minha viatura ele vem a ultrapassar os outros carros desde a curva, a inversão de marcha ali não é proibida e a ultrapassagem que ele estava a fazer não estava correta.
                          Se ele via que os carros estavam a parar e eram poucos carros porque não havia transito intenso e se ele vem de uma curva a descer via perfeitamente o que se passava á frente dele.
                          Alem disso ele tinha espaço suficiente para ir pela direita caso estivesse a fazer as coisas corretamente.
                          A via tem espaço suficiente para o fazer porque ali quem vai estacionar á esquerda ou fazer inversão de marcha encosta-se mais á esquerda possivel para os outros passarem pela direita se é que me faço entender.

                          Comentário


                            #43
                            Acho que o Vanquish já disse tudo.

                            Porém, os meus 2 cents são 50/50 ou culpa para o OP.

                            Para a culpa ser 100% do motociclista só com testemunhas a relatarem algum tipo de conduta que vá nesse sentido.

                            É daquelas situações chatas e é para isso que servem os seguros, por isso eles que se entendam. Caso contrário "nunca" ninguém tinha culpa e isto era o Texas.

                            Digo mais, dá graças do tipo da moto ou tu mesmo estarem bem de saúde. Isso é que é importante.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Este tipo de acidente requer uma análise mais pormenorizada, nomeadamente com recolha de mais elementos no terreno.

                              Aqui estamos a ouvir apenas e só a versão de um dos intervenientes, nada nos garantindo, a não ser a palavra do próprio, que tenha cumprido todos os procedimentos para realizar a manobra em segurança.

                              Nestes casos, a responsabilidade tende a recair maioritariamente sobre quem inverte a marcha, por ser aquele que adota uma trajetória contrária ao normal fluxo de circulação, mais especificamente, cortando a linha circulação de outrem.

                              Ou seja, ambos realizam manobras que requerem cuidados, mas uma é tendencialmente mais perigosa e penalizável do que outra.

                              Mas, mais uma vez, a análise casuística pode ditar diferentes decisões.
                              É claro que sim, mas a responder a este tipo de posts, temos que enquadrar o que sabemos, porque se vamos colocar tudo em causa, então até a própria história poderá ser uma invenção.

                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post


                              Coloca-te no lugar de quem estava a ultrapassar. Ele realizou a manobra como manda o código e de repente viu a via da esquerda ser invadida por um carro no qual embateu. Que culpa tem ele? Uma pessoa não pode prever que enquanto está a fazer uma ultrapassagem alguém vai enfiar-se na via da esquerda à sua frente.

                              Por outro lado o código diz explicitamente que quem realiza a manobra de inversão de marcha tem de garantir que as vias estão livres.
                              Mas se me colocar na posição do motociclo, não seria de esperar que tivesse visto o pisca do carro a fazer inversão de marcha? Certamente que não queria ir ao chão. Se a condutora do carro olhou e não viu a mota, achou que as vias estavam livres. Se a mota vinha em excesso de velocidade, ou velocidade excessiva para o tráfego existente, é relevante para o caso, ainda que dificilmente se poderá provar algo assim sem testemunhas. É um caso de difícil análise, não discuto isso, mas 100 % de culpa para o carro, parece-me francamente injusto tendo em conta o descrito.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                                Não estão a perceber.
                                Eu já estava prestes a concluir a manobra quando o motociclo bate na minha viatura ele vem a ultrapassar os outros carros desde a curva, a inversão de marcha ali não é proibida e a ultrapassagem que ele estava a fazer não estava correta.
                                Se ele via que os carros estavam a parar e eram poucos carros porque não havia transito intenso e se ele vem de uma curva a descer via perfeitamente o que se passava á frente dele.
                                Alem disso ele tinha espaço suficiente para ir pela direita caso estivesse a fazer as coisas corretamente.
                                A via tem espaço suficiente para o fazer porque ali quem vai estacionar á esquerda ou fazer inversão de marcha encosta-se mais á esquerda possivel para os outros passarem pela direita se é que me faço entender.
                                Se ele o via porque o OP não o viu?

                                Se o embate se deu enquanto fazia a inversão de sentido de marcha é porque a via não estava livre para o fazer.

                                Não se esqueça de posteriormente colocar aqui o veredicto final.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                                  Antes de iniciar a manobra e durante vi com toda a certeza que não vinha mota nenhuma caso contrário nã tinha feito a manobra pondo a minha segurança e das minhas filhas em risco.
                                  Como referi a mota para estar no sitio que estava (completamente na faixa contrária quando me bateu e sem travar) deveria vir a ultrapassar desde a curva atrás como está no mapa em anexo e como tal não me viu. Logo não foi distração minha
                                  Então como é que não a viu, se tinha a vista totalmente desimpedida, nem os carros atrás de si bloqueavam a visão?!

                                  Ou tinha visibilidade desimpedida, devia ter visto e não viu, ou não tinha visibilidade desimpedida e, consequentemente, não viu. As duas ao mesmo tempo, como deve compreender, é impossível.

                                  Também temos uma 3ª hipotese, mas que me parece muito remota tendo em conta a descrição, local e consequências. A hipotese da mota vir de tal forma depressa que seria impossível vê-la. Nesse local, e sempre com a sua garantia de que a sua visão estaria totalmente livre, estamos a falar duma velocidade pelo menos 1,86x acima da máxima declarada pelo fabricante, que implica grandes alterações mecânicas à mota, para além de dotes de condução bem acima do normal para conseguir fazer essa curva com uma mota dessas sem cair logo ao inicio da curva (muito antes de chegar onde o seu carro estava)
                                  As consequências dum "toque" duma mota nessas condições também não seriam as que vemos. O mercedes seria lixo, a mota idem, e o condutor da mota muito provavelmente também.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Quando iniciei manobra vi perfeitamente que não vinha a mota e via os carros uns bons metros atrás porque como já referi a estrada é muito larga e eles começaram a abrandar e a escostarem-se mais á direita, como calcula onde eu já estava aquando do embate(na faixa contrária) mesmo que tivesse visto a mota a vir não tinha hipoteses de ir para onde quer que fosse, a mota é que ao descer a curva e entrar na reta via-me perfeitamente e se viesse devagar podia abrandar e evitar o choque.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Como volta a garantir que tinha a visão totalmente desimpedida, então é fácil, só tem que provar que ele vinha de tal forma depressa que não era possível vê-lo.

                                      Boa sorte para conseguir provar que ele vinha bem acima dos 200. Vai precisar.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                                        Quando iniciei manobra vi perfeitamente que não vinha a mota e via os carros uns bons metros atrás porque como já referi a estrada é muito larga e eles começaram a abrandar e a escostarem-se mais á direita, como calcula onde eu já estava aquando do embate(na faixa contrária) mesmo que tivesse visto a mota a vir não tinha hipoteses de ir para onde quer que fosse, a mota é que ao descer a curva e entrar na reta via-me perfeitamente e se viesse devagar podia abrandar e evitar o choque.
                                        Quantos metros são da curva até ao local do embate/inversão de marcha?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Uns 30 mts

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Quantos metros são da curva até ao local do embate/inversão de marcha?
                                            Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                                            Uns 30 mts
                                            Não sei se a intenção do Ecoflex era esta, mas:

                                            SUBSECÇÃO IVInversão do sentido de marcha
                                            Artigo 45.º
                                            Lugares em que é proibida
                                            1 - É proibido inverter o sentido de marcha:
                                            a) Nas lombas;
                                            b) Nas curvas, cruzamentos ou entroncamentos de visibilidade reduzida;
                                            c) Nas pontes, passagens de nível e túneis;
                                            d) Onde quer que a visibilidade seja insuficiente ou que a via, pela sua largura ou outras características, seja inapropriada à realização da manobra;
                                            e) Sempre que se verifique grande intensidade de trânsito.
                                            2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 120 a € 600.
                                            Artigo 19.ºVisibilidade reduzida ou insuficiente
                                            Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m.
                                            Já para quem ultrapassa, após descrever a curva, aparentemente, tem boa visibilidade.

                                            Comentário


                                              #52
                                              então o mesmo se aplica á mota

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por AMN Ver Post
                                                então o mesmo se aplica á mota
                                                A mota após descrever a curva tem aparentemente boa visibilidade e pode realizar a manobra.

                                                Já no teu caso, apenas tens boa visibilidade para a frente, o que não é suficiente.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Se a mota viesse a 60 kms/h, demoraria 1.8 segundos (se as minhas contas não estiverem erradas) a percorrer esses 30 mts. Tendo em conta o tempo de reacção para travar e parar ao ver um carro a manobrar, quer-me parecer que não tenha tido tempo para evitar o embate. Imagina que demora 0.5 segundo nesse tempo de reacção (já percorreu 8 metros), depois trava a fundo e mesmo em desaceleração não deve ser suficiente para parar a tempo. Dito isto, e talvez as coisas estejam complicadas para o teu lado, uma vez que a pouca distância da curva, há sempre o risco destas imprevisibilidades.

                                                  P.S. Como é óbvio eu não sei a que velocidade vinha a mota, e se vinha com atenção ao que estava à sua frente ou aos carros que vinha a ultrapassar. Estou a conjecturar e a colocar hipóteses. Apenas isso.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                    Não sei se a intenção do Ecoflex era esta, mas:
                                                    Não era essa, mas obrigado pela informação

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Se a mota viesse a 60 kms/h, demoraria 1.8 segundos (se as minhas contas não estiverem erradas) a percorrer esses 30 mts. Tendo em conta o tempo de reacção para travar e parar ao ver um carro a manobrar, quer-me parecer que não tenha tido tempo para evitar o embate. Imagina que demora 0.5 segundo nesse tempo de reacção (já percorreu 8 metros), depois trava a fundo e mesmo em desaceleração não deve ser suficiente para parar a tempo. Dito isto, e talvez as coisas estejam complicadas para o teu lado, uma vez que a pouca distância da curva, há sempre o risco destas imprevisibilidades.

                                                      P.S. Como é óbvio eu não sei a que velocidade vinha a mota, e se vinha com atenção ao que estava à sua frente ou aos carros que vinha a ultrapassar. Estou a conjecturar e a colocar hipóteses. Apenas isso.

                                                      Não devia vir devagar para empurrar a carrinha aqueles metros (parecem-me cerca de 3/4 metros e a frente da carrinha deve pesar uns 600/700 kgs, isto pelo risco preto no chão)!

                                                      Mas este tipo de atitudes em muitos motociclistas começa a ser normal (ultrapassam tudo e todos no meio do transito sem qualquer cuidado, basta estar algo parado que ai vão eles, então perto das passadeiras e cruzamentos, até arrepia) e pois acontece o que se tem visto diariamente.
                                                      Editado pela última vez por PSerra; 18 December 2018, 18:04.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X