japh, no caso de não haver sinalização do cruzamento, e o limite for 90km/h, e houver acidente, é sinal que a estrada está mal sinalizada, e que o acidente tem origem na concepção da sinalética do entroncamento. muito provavelmente seria necessário reduzir o limite para 50 e assinalar o entroncamento.
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Excesso de velocidade ou
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-
citação:
Eu francamente não lhe queria chamar "burro", mas começa a deixar-me pouca margem de manobra ...
-Porque não entende que ao duplicar a velocidade quadriplica a distância de travagem
-Porque acha que ao aumentar a distância de travagem, aumenta a segurança
-Porque acha que quanto maior a velocidade, melhor a reacção do condutor
-Porque acha que uma curva feita a 100kmh o carro sofre menos força centrífuga que essa mesma curva feita a 80kmh
-Porque não percebe nada de física...
Senão tem outra alternativa senão chamar-me ''burro'' por eu entender isso... terá outra alternativa para além de se chamar ''besta'' a si próprio por não entender?
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
japh, no caso de não haver sinalização do cruzamento, e o limite for 90km/h, e houver acidente, é sinal que a estrada está mal sinalizada, e que o acidente tem origem na concepção da sinalética do entroncamento. muito provavelmente seria necessário reduzir o limite para 50 e assinalar o entroncamento.
- A entidade responsável pela sinalização nunca seria responsabilizada criminal ou civilmente
- O acidente seria rapidamente "catalogado" como "excesso de velocidade" mesmo que a viatura amarela viesse dentro do limite legal, porque não há nenhuma análise séria de acidentes em Portugal
- A opinião pública ficaria "a saber" que teria havido mais um acidente e que a culpa seria do condutor da viatura amarela que vinha claramente em excesso de velocidade.
- Se fosse na Páscoa/Natal/Passagem de ano, a opinião pública saberia que teria havido X acidentes com Y vitimas e que tinham sido fiscalizados W condutores com excesso de alcool e Z com excesso de velocidade... e ninguém saberia que este acidente em especial se teria dado por um erro de sinalização.
Percebe onde quero chegar ?
"V"
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
citação:
Eu francamente não lhe queria chamar "burro", mas começa a deixar-me pouca margem de manobra ...
-Porque não entende que ao duplicar a velocidade quadriplica a distância de travagem
-Porque acha que ao aumentar a distância de travagem, aumenta a segurança
-Porque acha que quanto maior a velocidade, melhor a reacção do condutor
-Porque acha que uma curva feita a 100kmh o carro sofre menos força centrífuga que essa mesma curva feita a 80kmh
-Porque não percebe nada de física...
Senão tem outra alternativa senão chamar-me ''burro'' por eu entender isso... terá outra alternativa para além de se chamar ''besta'' a si próprio por não entender?
O senhor, em praí uma dezena ou mais de posts não conseguiu provar um único dos seus pontos de vista (ou convicções).
Continua a mandar "postas de pescada" baseadas em anúncios feitos pelas autoridades, autoridades essas que -pasme-se- também não fornecem dados em concreto quanto a causas de acidentes.
Consegue distorcer "beyond recognition" tudo o que digo, chegando ao ponto de me por palavras na boca, palavras que nunca disse.
Posto isto:
O senhor é burro porque não percebe que não há problemas em quadriplicar a distância de travagem desde que haja esse espaço livre e visivel à minha frente e que isso não ponha problemas à imobilização da viatura nesse espaço.
O senhor é burro porque não compreendeu que o eu sempre disse é que para se circular com segurança a velocidades mais elevadas, obriga a que o condutor se concentre mais no que vai a fazer (nunca foram referidas as reacções do condutor no que eu disse).
O senhor é burro porque me está a "creditar" com frases que eu não disse.
O senhor é burro porque diz que eu não percebo nada de física sem que eu tenha sequer aflorado a física nos meus posts
E depois EU é que sou a besta ...
Caro, depois dessa demonstração de clara ignorância, não lhe dirijo nem mais uma letra enquanto não conseguir provar pelo menos UMA das suas afirmações ao longo de 7 páginas, coisa que ainda não fez.
"V"
Comentário
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citação:
O senhor, em praí uma dezena ou mais de posts não conseguiu provar um único dos seus pontos de vista (ou convicções).
citação:
O senhor é burro porque diz que eu não percebo nada de física sem que eu tenha sequer aflorado a física nos meus posts
citação:
E depois EU é que sou a besta ...
Caro, depois dessa demonstração de clara ignorância, não lhe dirijo nem mais uma letra enquanto não conseguir provar pelo menos UMA das suas afirmações ao longo de 7 páginas, coisa que ainda não fez.
Há uma coisa que me consola, não sou governado por si e felizmente os limites de velocidade não são fixados pela sua pessoa nem com base naquilo que você acha mas em pessoas que trabalham com dados e dispõem de mais informação para tal do que você algum dia terá.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Luis Capelo:
O exemplo é bom... mas acredita que para muita gente aqui não será suficiente... provavelmente vão-te dizer que o problema aí é a velocidade excessiva e não o facto de circularem acima do limite de velocidade... etc...
Ou que se o carro amarelo fosse um BMW M5 travava em menos 20 que um Fiat Uno que deve ser o que estás a considerar como carro amarelo...
Ou que o condutor do carro amarelo não são eles próprios e não têm os reflexos que eles têm...
:D
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Japh
citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Luis Capelo:
O exemplo é bom... mas acredita que para muita gente aqui não será suficiente... provavelmente vão-te dizer que o problema aí é a velocidade excessiva e não o facto de circularem acima do limite de velocidade... etc...
(...)
Use a massa cinzenta, se é que a tem:
Se o limite de velocidade ali for 50kms/h e o carro amarelo vier a 90kms/h e chocar contra o carro vermelho, a causa do acidente é o "Excesso de velocidade", não pode ser mais claro.
Mas ... e se o limite for 90kms/h a causa é o quê ?
O carro vermelho não vê o amarelo e o amarelo vem a 90kms/h (ou seja, dentro do limite de velocidade). Não vejo sinalização no desenho que indique ao carro amarelo que há uma estrada com ou sem prioridade que lhe vai aparecer do lado direito...
E agora ? De quem é a culpa ?
A resposta correcta será "a culpa será da entidade que colocou o sinal de limite de 90, mas essa entidade nunca será culpabilizada. O mais provável será, e dado que não há (ou quase não há) análise de acidentes em Portugal, que esse acidente entrará nas "estatísticas" (?) como mais um acidente por excesso de velocidade".
Mas de si, claro que a resposta é "A velocidade, claro". Porque para si, que parece ter alguns problemas em pensar sem lhe explicarem o que pensar, se a "explicação oficial" for "excesso de velocidade", irá aceitá-la, mesmo sem provas e sem a por em causa.
[8]
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
É mesmo isso Tó, não querem compreender ou querem justificar ''moralmente o seu'' poder andar depressa!
Isto é mmo ter cuidado... e rezar para que os outros também o tenham!
E mesmo tendo, ninguém está livre de chatices!
Mas não se chateiem ;)
Comentário
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Eu gostava de saber qual das partes da palavra Auto-estrada é que não foi percebida???
No exemplo que põe não estamos claramente numa AE!!!
Eu não me lembro de ver aki ninguem a dizer que o limite de velocidade em estrada e cidade devesse ser alterado!!!!
Agora a minha duvida é só uma unica:
Será que se o limite de velocidade em AE, e repito para ficar bem clarificado que não falo de mais situação nenhuma, em AUTO-ESTRADA, fosse superior ao actual limite de 120 (degamos por exemplo 150km/h) acham mesmo que existiriam mais acidentes???
Eu não acho. Acho que os acidentes seriam no mesmo numero ou mesmo inferiores. Acho que existiria menos gente a quebrar o limite de velocidade. Acho que existiria, mesmo que inconscientemente, mais atenção ao volante por parte dos condutores.
Não existiriam desculpas para se quebrar o limite de velocidade.
Não ponho em causa Física nenhuma e até acho piada porque até parece que a física comanda a vida!!!
Na condução temos, pelo menos 3 vertentes que podem ser estudadas, ambas em igualdade de importância mas a que causa mais acidentes não é a física nem é a mecância mas sim a BIOLOGIA!!!!
BIOLOGICAMENTE é o condutor que causa acidentes.
É o condutor que se distrai.
É o condutor que pode ser: ou azelha ou demasiado confiante em si (ambos muito perigosos quando em extremos).
Qual o condutor que reage mais depressa e para o carro em menos distancia??
O que vêm distraido a 120 ou o que vai atento a 150???
De acordo com os estudos efectuados devdo ao uso do telemovel ao volante é o que vêm distraido a 120!!! E agora?? qual é a física que contrapõe esta realidade biologica???
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Spinnaker
Qual o condutor que reage mais depressa e para o carro em menos distancia??
O que vêm distraido a 120 ou o que vai atento a 150???
Comentário
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Biologicamente não é facil fazer uma tirada em AE a 120 mantendo niveis de concentração altos. É preciso ter uma condição física excepcional!!!
Mas será que eu estou a falar com malta que não conduz em Auto-estrada??? É que até parece que eu estou a dizer alguma barbaridade!!!
Quando fazem uma viagem a 120 á hora em AE conseguem faze-la sem irem a cantar ou a ouvir o rádio e a tomar atencção ao que dizem ou conversar com alguem ou alguma coisa do género????
Eu não conheço ninguem que o consiga fazer!!!
Nem professores de yoga!!!!
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Spinnaker
Biologicamente não é facil fazer uma tirada em AE a 120 mantendo niveis de concentração altos. É preciso ter uma condição física excepcional!!!
Mas será que eu estou a falar com malta que não conduz em Auto-estrada??? É que até parece que eu estou a dizer alguma barbaridade!!!
Quando fazem uma viagem a 120 á hora em AE conseguem faze-la sem irem a cantar ou a ouvir o rádio e a tomar atencção ao que dizem ou conversar com alguem ou alguma coisa do género????
Eu não conheço ninguem que o consiga fazer!!!
Nem professores de yoga!!!!
Também já fiz essa asneira quando me sinto cansado (andar mais depressa) mas o correcto é parar e descançar. Se não queres adormeçer, então descança antes de te lançares ao volante.
É uma questão de habito. Antes de ter o curso CAD, também andava mais rapido na AE mas depois habituei-me facilmente. É como a posição correcta das mãos no volante era um vicio mas larguei-o facilmente;).
Comentário
-
Pois claro!!
O cruise control é um dispositivo que vem de serie na maior parte do nosso mercado automovel á mais de 10 anos.
Para mais, 60km a 120km/h dará qualquer coisa como 30min de AE por dia!!! Que fartura!!!
60*22dias (considerando que deves fazer esses 60km somente os dias de semana)=1320km por mês o que dá cerca de 15.000km por ano feitos em AE.
Eu faço cerca de 40.000 exclusivamente aos fins de semana. Numa Audi A6 sem cruise control. Não tenho problemas físicos nem psicológicos nenhuns (até tenho um médico em casa) que me tenham sido diagnosticados até a altura.
Nunca tive um unico incidente (quanto mais acidente) em AE.
Raramente me lembro de ter feito uma travagem a sério em AE.
Raramente me lembro de fazer a AE sem ter sido na casa dos 150km/h (sem chuva, nevoeiro ou trânsito intenso).
Nunca adormeci em AE
Já tive situações em que evitei acidentes em AE devido a nunca levar radio aceso, ser anti-social para com os outros ocupantes do veículo e rejeitar qualquer tipo de distração ao volante.
Considero que 150 é a velocidade MAIS SEGURA a que se pode circular em AE.
Tive disciplinas de Biologia, Patologia, Fisiologia, Física e ainda só não tive de mecânica (mas trabalho num stand AUTO).
Até agora todas as pesquisas que fiz, todos a matéria que estudei toda a experiência que tenho apontam para que seja necessário um certo e determinado nivel de adrenalina em circulação para que se consiga atinjir um nivel de concentração optimo ao volante.
A 120km/h numa AE com condições óptimas esses niveis não são nem de perto nem de longe atinjidos.
Se alguem daki os atinje então das 3 uma: ou consulta um endocrinologista ou um psiquiatra porque está, concerteza, doente, ou tem um carro com fracas condições de segurança e estabilidade e então o melhor é moderar naturalmente a velocidade a que circula.
Eu tb tenho um carro em que não ando com velocidades na casa dos 150 em AE, mas pq acho que o carro não reune as condições de segurança minimas para circular a essa velocidade durante um largo periodo de tempo (e porque a essa velocidade akilo faz ma chinfrineira que não se pode, mas isso são outros 500).
Quero com isto dizer que , não é por causa de achar que eu, no meu carro com 15 anos, devo andar a 120 que todos devem andar a 120!!!
Acho uma hipocrisia!!!
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Spinnaker
Pois claro!!
O cruise control é um dispositivo que vem de serie na maior parte do nosso mercado automovel á mais de 10 anos.
Para mais, 60km a 120km/h dará qualquer coisa como 30min de AE por dia!!! Que fartura!!!
60*22dias (considerando que deves fazer esses 60km somente os dias de semana)=1320km por mês o que dá cerca de 15.000km por ano feitos em AE.
Eu faço cerca de 40.000 exclusivamente aos fins de semana. Numa Audi A6 sem cruise control. Não tenho problemas físicos nem psicológicos nenhuns (até tenho um médico em casa) que me tenham sido diagnosticados até a altura.
Nunca tive um unico incidente (quanto mais acidente) em AE.
Raramente me lembro de ter feito uma travagem a sério em AE.
Raramente me lembro de fazer a AE sem ter sido na casa dos 150km/h (sem chuva, nevoeiro ou trânsito intenso).
Nunca adormeci em AE
Já tive situações em que evitei acidentes em AE devido a nunca levar radio aceso, ser anti-social para com os outros ocupantes do veículo e rejeitar qualquer tipo de distração ao volante.
Considero que 150 é a velocidade MAIS SEGURA a que se pode circular em AE.
Tive disciplinas de Biologia, Patologia, Fisiologia, Física e ainda só não tive de mecânica (mas trabalho num stand AUTO).
Até agora todas as pesquisas que fiz, todos a matéria que estudei toda a experiência que tenho apontam para que seja necessário um certo e determinado nivel de adrenalina em circulação para que se consiga atinjir um nivel de concentração optimo ao volante.
A 120km/h numa AE com condições óptimas esses niveis não são nem de perto nem de longe atinjidos.
Se alguem daki os atinje então das 3 uma: ou consulta um endocrinologista ou um psiquiatra porque está, concerteza, doente, ou tem um carro com fracas condições de segurança e estabilidade e então o melhor é moderar naturalmente a velocidade a que circula.
Eu tb tenho um carro em que não ando com velocidades na casa dos 150 em AE, mas pq acho que o carro não reune as condições de segurança minimas para circular a essa velocidade durante um largo periodo de tempo (e porque a essa velocidade akilo faz ma chinfrineira que não se pode, mas isso são outros 500).
Quero com isto dizer que , não é por causa de achar que eu, no meu carro com 15 anos, devo andar a 120 que todos devem andar a 120!!!
Acho uma hipocrisia!!!
2º - Essa da adrenalina faz-me rir:D porque isso é mentira. Não precisas disso para te concentrares a estudar ou precisas, e principalmente isso depende de pessoa para pessoa. Podes ter a certeza que o meu tio que pouco conduz e tem um medo que se pela de conduzir, a 80 já tá com a adrenalina toda. É COMPLETAMENTE errada essa analogia quando aplicada á população em geral.
3º - Com essa ordem de ideias, nos ips é só pessoal a adormecer à noite pois sem transito e em ips bons, temos mesmo de adormeçer todos visto andarmos a 90[8)]
4º - Com essa ordem de ideias, pilotos como o Lamy adormeciam todos em AE pois para eles estas velocidades não tinham adrenalina suficiente para se concentrar e adivinha: O lamy e o Adruzilo, numa entrevista que li, têm carros normais e dizem que muito dificilmente passam os limites devido ao risco que é. E não adormecem...
Comentário
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...O corpo humano habitua-se aos estimulos...o efeito com a continuação da experiencia vai-se atenuando, acredito por experiencia propria que rolar a 150 se está mais alerta, no entanto o que afirmei de inicio não deixa de ser verdade.
Na minha modesta opinão a questão reside em "educar" a nossa mente...
Abraços
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Japh
citação:Originalmente colocada por Indigo
(...)
O que mata é tudo conjugado, a probabilidade não falha, quanto + depressa andares + probabilidade tens de te espetares e menos probabilidade tens de sobreviver.
CAUSA:
"quanto + depressa andares + probabilidade tens de te espetares" - Só comprovável com NUMEROS. E se analisarmos os NUMEROS da DGV, veremos que nas estradas onde se anda mais depressa (AutoEstradas), os NÚMEROS dizem que ... há menos acidentes. E nas vias onde se anda mais devagar (Nacionais/Municipais/Arruamentos) são extremamente elevados. Ergo, não é possivel afirmar que mais velocidade = maior probabilidade de acidente.
É necessário adicionar mais elementos para se poder relacionar velocidade com acidentes: tipo de via, estado da via, da viatura, do condutor, climatérico, condições de tráfego, etc. E isto -que eu saiba- nunca ninguém fez em Portugal.
EFEITO:
"quanto + depressa andares (...) menos probabilidade tens de sobreviver. - Sim, óbvio. Os danos físicos causados por um acidente a uma velocidade elevada são provavelmente mais elevados que a uma velocidade inferior.
"V"
Eu não falei em auto-estrada. Prova-me que andares numa estrada nacional a 150 é + seguro que a 90.
Fico à espera.
Comentário
-
Mas alguem falou em dormir???????????????????????????????????????????? ????????????????????????????????????????????????
Mas que raio?????
Então eu não me posso destrair????
E até digo mais: até para estudar é preciso adrenalina!!! A adrenalina que te corre por teres de passar a um exame ou por teres de saber tal coisa porque te pode ajudar no teu futuro pou por gostares de automoveis e pura e simplesmente os niveis desta em circulãção sobem só por pensares ou leres ou estudares qq coisa relacionada com isso!!!!
Uma coisa é cansaso outra é perca de concentração!!!
Eu posso tar cansado mas concentrado em tal coisa como conduzir ou posso tar distraido e não cansado!!!!
Que raio de mania de tirarem conclusões de coisas que não foram ditas!!!
Ligar o CC a 200 á hora é inconsciencia mas se sabes que ele aguenta então é porque já o fizeste!!!
Deve ter sido na alemanha!!!!!!! (tá-se mesmo a ver não é???)
Comentário
-
Spinnaker:
O limite de 120kmh em Portugal não é por acaso. Se o limite não é alterado, também não é por acaso. O limite de 110kmh na Inglaterra, não é por acaso, senão o alteraram não foi por acaso.
Os limites são calculados com base na segurança, na atenção que os condutores têm, na mentalidade deles, nas estradas, nos veículos.
- Agora diz-me tu, achas que em Portugal se é cívico na estrada (para se poder pensar em aumentar os limites?
- Achas que maioria das pessoas sequer pratica a condução defensiva? (não me parece, e eu vejo aqui, o objectivo de todos parece ser andar mais e mais depressa)
O limite à volta de 120kmh é o que conjuga todos os factores dentro de capítulos de segurança admissíveis.
Se queres que as pessoas cumpram o código porque a 150kmh ninguém não o cumpriria, então seria mais fácil,acabar com o código, pelo menos todos o cumpriam.
Eu por acaso até acho que às vezes ir a 120kmh é enfadonho, mas uma coisa te garanto, regra geral tens muito mais tempo para 'reagir' a 120kmh que a 150kmh!
Mais te digo... em 100km a diferença entre viajar a 120kmh ou a 150kmh são 7 minutos!
É assim tanto?
Quanto aos níves de concentração, tem em conta que levas sempre um minimo de tempo a reagir de 2s, agora calcula qtos metros em 2s percorres a mais se fores a 150kmh ao invés de a 120kmh e junta a isso a distância de travagem que é superior quando se circula a 150km!
Tens ideia da distância a mais que percorres para o mesmo?... acredita é muita, pode ser a diferença entre a vida e a morte, vale a pena o risco?
Além do mais, alterar o limite para 150kmh só iria fazer com que se passasse a andar a 160kmh ou mais... até os radares multarem e não digas que não porque sabes que é assim.
Quanto à adrenalina a que te referes de andar a 150kmh, também desaparece a partir do momento em que sempre andares a 150kmh.
Eu quando estava a tirar a carta, andar a 40kmh na cidade já me parecia muito!... mas muito mesmo! com hábito, passa a parecer pouco... é uma ilusão isso.
A estrada é para circular, com calma, precaução e muita segurança, não é para fazer corridas, para fazer corridas há os karts ou outra coisa qualquer.
E acredita se o objectivo é ter adrenalina, tem-la muito mais num kart que em qqer AE mais que não seja porque sentes que se fazes asneira... é o corpo que paga e bem.
Num carro, todo moderno, perde-se essa noção...
Há factos inegáveis:
- aumentar a velocidade de circulação, reduz a segurança
Vale a pena o risco?... eu acho que a vida é um bem precioso, não creio que valha a pena arriscar!
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Spinnaker
Mas alguem falou em dormir???????????????????????????????????????????? ????????????????????????????????????????????????
Mas que raio?????
Então eu não me posso destrair????
E até digo mais: até para estudar é preciso adrenalina!!! A adrenalina que te corre por teres de passar a um exame ou por teres de saber tal coisa porque te pode ajudar no teu futuro pou por gostares de automoveis e pura e simplesmente os niveis desta em circulãção sobem só por pensares ou leres ou estudares qq coisa relacionada com isso!!!!
Uma coisa é cansaso outra é perca de concentração!!!
Eu posso tar cansado mas concentrado em tal coisa como conduzir ou posso tar distraido e não cansado!!!!
Que raio de mania de tirarem conclusões de coisas que não foram ditas!!!
Ligar o CC a 200 á hora é inconsciencia mas se sabes que ele aguenta então é porque já o fizeste!!!
Deve ter sido na alemanha!!!!!!! (tá-se mesmo a ver não é???)
Foste por onde eu queria que fosses;). Sim, isso é verdade, mas sabes porquê?
Quando nos encontramos em maior perigo, o nosso sistema nervoso central identifica isso (mesmo que a nossa "parte" consciente pense que não) e as glandulas suprarrenais aumentam a secreção de noradrenalina, para preparar o organismo para a acção. Só em seguida é que passa a liberar a adrenalina que produz um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial , bem como um aumento da frequência respiratória e dilatação dos brônquios. Tudo isso permitirá maior circulação de sangue, maior oxigenação dos tecidos e consequentemente um aumento do estado de alerta.
Eu queria que tu aí chegasses para te poder explicar que a mais velocidade o perigo aumenta e como tal aumenta o "sistema" de vigilia do nosso corpo.
Assim, é verdade que vais mais concentrado quanto maior a velocidade que levas mas a velocidade que te faz ficar assim é diferente da que me faz ficar assim e diferente da que faz o meu avô ficar assim. Tem de haver um meio termo e daí também os limites.
Além disso, a concentração é algo que se "treina" pelo que não precisas sempre de andar a 150 para andares concentrado;)
Comentário
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bem .. já há muito tempo que nao dava uma vista de olhos neste topico e ... fdx, anda aqui uma gritaria lol
"Qual o condutor que reage mais depressa e para o carro em menos distancia??
O que vêm distraido a 120 ou o que vai atento a 150???"
uma coisa que frisei bem no 1º post foi o "carro", os pneus, travôes, etc
um gajo que venha distraido a 150 e trave com um mercedes pode muito bem safar-se mais que o gajo mais atento do mundo num fiat uno a 120
acho bem os 120kmhs o limite de velocidade, por exemplo a conduzir um corsa.
acho esse limite ridiculo a conduzir um bmw ou mercedes, em que a distancia de travagem de um corsa para um 320d se calhar é igualado num diferença de 40kmhs a mais para o bmw, got it?
desde que a distancia seja respeitada pela capacidade de travagem do carro, reflexos do condutor e visibilidade sufuciente até podemos ir a 260kmhs
edit:
às vezes andam hatchbacks e corta-relvas na auto-estrada de dia a chover com uma velocidade "mais perigosa" para o proprio e para os outros utentes da via do que os taipé-res em velocidade de ponta na vdg à noite no verão
Comentário
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Sim mas como em Portugal limites dinâmicos ( dependentes do estado da via, do condutor, do veículo, das condições meteorológicas ) são impossíveis devido a nossa mentalidade e guerra nas estradas, paga o justo pelo pecador e tens o mesmo limite para todos.
E andares a 260 com outros carros a 120 é inconcebível. Se quando vais a 120 / 140 e apanhas um gajo a 80 já é o perigo que é..
Querem estímulos? Vão andar de Kart. 50 km/h a uns escassos centímetros do chão fazem milagres.
Comentário
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Mais do memso, so vou deixar o meu apoio aos que axam que 120 é uma velocidade absurda nos dias de hoje, confesso que nao li as 8 paginas de topico.
A quem fale em n factores, eu tb concordo que todos eles devem ser ensinado quando se tira a carta, as condicoes do meio envolvente, condicionam muito a conducao.
É pena nem toda a gente preceber isso!
Eu nunca ando a 120 em AE, nunca memso, em condicoes favoraveis 160/170 é o meu normal e acredito que vou seguro.
Enganem-se se pensam que a 120 nunca teram azar, eu tive um acidente a meio ano e foi a cerca de 100km em AE, bastou juntar um lençol de agua ,uma curva, e uma valeta funda e ta feito, resultado uma frente e traseira nova, felizmente nao tive nada.
Pensem um pouco antes de falar e crussificar que acha que 120km sao um absurdo e que apenas servem para ENCHER os cofres do estado.
Eu ja tenho carta a cerca de 12 anos.... sou tao acelera agora como aos 18 anos.... Sim porque quem cirucla a 140Km numa AE vazia com piso seco etc etc, é um acelera tal como o toy.
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