Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Batida no Polo numa rotunda - Decisão Final

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

    citação:
    Finalmente alguem com sensatez e isenção.. muito bem!!!

    LM e To ZE, vejo que tambem partilham esse espirito.

    Parabens e bons Km
    Make it 'three' ;)
    Four!

    Comentário


      viva é a minha 1ª intervençao neste tópico.

      Eu vejo as coisas da seguinte maneira:

      Pelas consequencias do costume, geralmente estes casos dão em 50-50, mas como o azeiteiro se enterrou juntamente da PSP, é uma questão de fazer pressing na companhia de seguros da tua mulher!

      No entanto, a nível lógico, sem margem de dúvida que o jovem do BMW (e não é por ser BMW), tem a totalidade da culpa!!!!

      Sorte com a resolução do assunto!
      Quanto á questão de a via da esquerda é para ultrapassar...essa é nova, ultrapassa-se nas rotundas agora?:D

      Pela lei do bom senso as coisas funcionam assim - chegamos a uma rotunda, se vamos sair na 1ª ou 2ª saída, penso que devemos optar pela via da direita, e deixar as vias da esquerda para quem vai sair nas restantes saídas, de modo a fluir o tráfego a um bom ritmo e de modo a respeitar quem sai e quem não sai, no entanto, do bom senso até a prática, passando pelo desenrasca e outros aspectos, a distância ainda é grande!Este é (apenas) mais um azardo dia a dia dos condutores portugueses, infelizmente!

      Comentário


        A dita rotunda só tem 3 saidas!!!
        Assim só se utilizaria a faixa da direita!!!!

        Comentário


          Não tive tempo de ler o tópico todo, mas a minha conclusão é...

          Olha que dois!

          Quando se juntam duas pessoas, em dois carros diferentes, que não sabem patavina do código da estrada, dá nisto.

          É um que faz a rotunda toda por fora e outro que a atravessa toda...

          E eu é que tenho de andar na estrada com gente desta...

          Paguem 50/50. E aprendam a conduzir.

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Lukin

            Não tive tempo de ler o tópico todo, mas a minha conclusão é...

            Olha que dois!

            Quando se juntam duas pessoas, em dois carros diferentes, que não sabem patavina do código da estrada, dá nisto.

            É um que faz a rotunda toda por fora e outro que a atravessa toda...

            E eu é que tenho de andar na estrada com gente desta...

            Paguem 50/50. E aprendam a conduzir.
            Le o ultimo post do Vanquish.

            Comentário


              - "Veio por dentro?! Então não sabe que as rotundas fazem-se pela faixa mais à direita???". Diz o policia.

              entao e se uma pessoa quiser ultrapassar o que vai na faixa da direita? lol

              Comentário


                Já li.

                Legalmente ele deve ter razão.

                Moralmente deviam pagar 50/50.

                E continuam a insistir que uma rotunda deve ser feita sempre pela direita...enfim.

                Comentário


                  Aprendam:



                  Está na hora de começarem a sinalizar todas as rotundas assim.

                  Comentário


                    Nunca vi tamanhas barbaridades, a condução em Portugal definitivamente bateu no fundo...

                    É o dar pisca para a esquerda para indicar que vai continuar na rotunda...

                    É o contornar toda uma rotunda por fora...

                    É o achar que a prioridade é "de quem vai mais à direita"...

                    É o "não se circula por dentro porque todas as saídas são à direita"...

                    É o "as faixas interiores só servem para ultrapassar"...

                    Meu Deus... cada cabeça cada sentença. E eu que pensava que interpretações do CE havia apenas uma.

                    Como disse o Lukin, paguem 50-50 e aprendam a conduzir...

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por Lukin


                      Está na hora de começarem a sinalizar todas as rotundas assim.
                      Isso era o ideal, mas enquanto assim não for, pela lei, que quem tem culpa é quem muda de faixa, de dentro para fora perdes sempre prioridade.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por worldtiki

                        Nunca vi tamanhas barbaridades, a condução em Portugal definitivamente bateu no fundo...

                        É o dar pisca para a esquerda para indicar que vai continuar na rotunda...

                        É o contornar toda uma rotunda por fora...

                        É o achar que a prioridade é "de quem vai mais à direita"...

                        É o "não se circula por dentro porque todas as saídas são à direita"...

                        É o "as faixas interiores só servem para ultrapassar"...

                        Meu Deus... cada cabeça cada sentença. E eu que pensava que interpretações do CE havia apenas uma.

                        Como disse o Lukin, paguem 50-50 e aprendam a conduzir...
                        Não, a prioridade é de quem continua na sua faixa.

                        Comentário


                          citação:
                          Sorte com a resolução do assunto!
                          Quanto á questão de a via da esquerda é para ultrapassar...essa é nova, ultrapassa-se nas rotundas agora?
                          Ai ai... isto as pessoas não sabem o código ou não o sabem interpretar [8]

                          Portanto, quando eu tirei a carta, a lei dizia isto:
                          ''nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas, o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postos ou dispositivos semelhantes nelas existentes, desde que se encontrem no eixo da via de que procedem os veículos''

                          Posto isto, quem circulava pela esquerda nas rotundas estava a ultrapassar, pois a circulação fazia-se de forma a dar a esquerda. ;)

                          Comentário


                            exactamente Ricardo, knd tirei o codigo diziam para circularmos sempre à direita, e que a faixa da esquerda era só para ultrapassar e fazer inversões de marcha. certo é , que se a faixa da esquerda está lá é para ser usada.

                            Comentário


                              Artigo 14º Pluralidade de vias de trânsito
                              1 - Sempre que no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, esta deve fazer-se pela via de trânsito mais á direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
                              (...)

                              Artigo 16º Cruzamentos,entroncamentos e rotundas
                              1 - Nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postos ou dispositivos semelhantes nelas existentes, desde que se encontrem no eixo da via de que procedem os veículos
                              (...)

                              Posto isto, deve-se:
                              -> circular o mais à direita possível, a menos que não haja lugar naquela ou para ULTRAPASSAR
                              -> nas rotundas o trânsito faz-se 'o mais à direita possível' e de forma a dar a esquerda à parte central das placas, sendo que senão estás a circular o mais à direita possível, estás a ULTRAPASSAR ou a circular nessa via por não haver lugar na que se encontra mais á direita possível.

                              Isto segundo o código antigo
                              Entendido?!

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                Isto segundo o código antigo
                                Entendido?!
                                Obrigado pela desinformação.

                                Ainda segundo o código antigo:
                                citação:"Devem ceder a passagem os condutores:
                                que entrem numa rotunda, excepto: (...) quando circulem na rotunda condutores de velocipedes, de veiculos de tracção animal ou de animais."

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                  Ai ai... isto as pessoas não sabem o código ou não o sabem interpretar [8]

                                  Portanto, quando eu tirei a carta, a lei dizia isto:
                                  ''nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas, o trânsito faz-se por forma a dar a esquerda à parte central dos mesmos ou às placas, postos ou dispositivos semelhantes nelas existentes, desde que se encontrem no eixo da via de que procedem os veículos''

                                  Posto isto, quem circulava pela esquerda nas rotundas estava a ultrapassar, pois a circulação fazia-se de forma a dar a esquerda. ;)
                                  Barbaridade #728

                                  Dar a esquerda significa seguir pela faixa mais à direita.

                                  Comentário


                                    O santa ignorância... [8][8][8]

                                    Art 14º diz-te que deves circular o mais à direita possível excepto quando não há espaço nessa via ou quando ultrapassas.
                                    Portanto, até regra em contrário, deves circular sempre o mais à direita possível!
                                    Art 16º não é uma regra em contrário, portanto deves continuar a circular o mais à direita possível e dar a esquerda à placa.

                                    Como disse, é preciso saber interpretar.
                                    citação:
                                    Dar a esquerda significa seguir pela faixa mais à direita
                                    Nenhum artigo diz isto. O artigo 16º não diz que deves circular o mais à direita possível, para isso já tens o artigo 14º!
                                    O que o artigo 16º te diz é que deves dar a esquerda à placa, não sabes o que é dar a esquerda? Contornar pela direita por exemplo.

                                    Comentário


                                      A grande questão continua a ser a moralidade vs legalidade e neste caso, como já disse, moralmente ambos os condutores não agiram bem pois o Polo devia circular na 2ª ou 3ª filas e o Bmw devia circular pela 1ª fila ou pelo menos aproximar-se dela progressivamente.

                                      No entanto, a análise de um acidente de viação não se faz com base na moralidade mas sim em factos concretos e objectivos baseados na lei. Desta forma, embora ambos circulassem por filas desadequadas, foi o condutor do Bmw que executou uma manobra de mudança de fila de trânsito/mudança de direcção sem tomar as devidas precauções, dando origem ao acidente.

                                      Antes que comecem a atirar pedras, devo adiantar que, sempre que possível, circulo pelas filas interiores das rotundas tendo atenção a quem circula nas filas exteriores pois sei que, se pretender sair lhes vou invadir o "seu espaço" e em caso de embate sou responsável. E já não é a primeira vez que vou dar mais uma voltinha á rotunda por não conseguir sair em segurança..........afinal aquela porra até é redonda e não é por mais 20 segundos que chego atrasado.:D

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                        O santa ignorância... [8][8][8]

                                        Art 14º diz-te que deves circular o mais à direita possível excepto quando não há espaço nessa via ou quando ultrapassas.
                                        Portanto, até regra em contrário, deves circular sempre o mais à direita possível!
                                        Art 16º não é uma regra em contrário, portanto deves continuar a circular o mais à direita possível e dar a esquerda à placa.

                                        Como disse, é preciso saber interpretar.
                                        citação:
                                        Dar a esquerda significa seguir pela faixa mais à direita
                                        Nenhum artigo diz isto. O artigo 16º não diz que deves circular o mais à direita possível, para isso já tens o artigo 14º!
                                        O que o artigo 16º te diz é que deves dar a esquerda à placa, não sabes o que é dar a esquerda? Contornar pela direita por exemplo.
                                        Estamos a esquecer que estamos a falar num cruzamento na forma de rotunda. Aqui não se aplica essa regra geral, mas sim deve-se aproximar o máximo da esquerda da via.

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por Lukin

                                          Aprendam:



                                          Está na hora de começarem a sinalizar todas as rotundas assim.
                                          [^][^][^][^][^][^]

                                          Nem devia ser preciso assinalar, pois foi assim que ensinaram. Mas como até os idiotas dos policias não sabem seriam muito benéficos estes sinais. Ou será que não?!! Se calhar esta ambiguidade das rotundas serve para alimentar muitas seguradoras ?! Será que descobrimos a polvora ?!

                                          Comentário


                                            Eu o que postei aqui foi para provar que segundo o código antigo as vias mais à esquerda das rotundas serviam para ultrapassar ... porque isso aparentemente causou admiração para alguns.

                                            Neste caso em particular, o Vanquish já fez um post bem explicito e conclusivo. E concordo com o post dele, portanto.
                                            E tal como ele disse, uma coisa são recomendações da DGV e outra é a lei em si e as recomendações da DGV não sei se têm força vinculativa própria.

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                              [u]ATENÇÃO: quero que fique bem claro que, apesar de ter tudo a ver com o acidente, não quero que começem a discutir a "lógica da batata" sobre a questão da circulação pela rotunda ser feita pela direita ou ser feita segundo a recomendação da DGV. É que para isso existem outros tópicos. Não quero que usem este, criando páginas e mais páginas só a discutir isso. Eu considero que se devia circular como a DGV recomenda. Faço isso, mas como sei os riscos de acidente que corro, faço-o com cuidado. E também sei que em caso de acidente quem não a faz por fora lixa-se e que neste caso a legalidade está a favor dela. Portanto, dispenso comentários sobre como se deve circular nas rotundas.</u>
                                              Opah..o homem bem pediu, mas vocês...:D

                                              Comentário


                                                Sem querer discutir muito isto, aos olhos da lei a culpa será do BMW pois a tua mulher ia a fazer a rotunda tooooda por fora, mas moralmente em minha opinião a culpa seria da tua mulher pois se ela não ia sair logo na primeira saida assim que entrou na rotunda acho que não tinha nada de andar a passear pela faixa de fora da rotunda, ainda mais a rotunda toda!!

                                                Já agora, ela ia ao menos a fazer o pisca?

                                                É a situação em que mais me passo na estrada é o pessoal que faz uma rotunda INTEIRA POR FORA e ainda por cima SEM FAZER O PISCA e o resto da malta que vem na rotunda é que tem de adivinhar onde querem sair.[8][8]

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por jorge1gomes1

                                                  citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                                  O santa ignorância... [8][8][8]

                                                  Art 14º diz-te que deves circular o mais à direita possível excepto quando não há espaço nessa via ou quando ultrapassas.
                                                  Portanto, até regra em contrário, deves circular sempre o mais à direita possível!
                                                  Art 16º não é uma regra em contrário, portanto deves continuar a circular o mais à direita possível e dar a esquerda à placa.

                                                  Como disse, é preciso saber interpretar.
                                                  citação:
                                                  Dar a esquerda significa seguir pela faixa mais à direita
                                                  Nenhum artigo diz isto. O artigo 16º não diz que deves circular o mais à direita possível, para isso já tens o artigo 14º!
                                                  O que o artigo 16º te diz é que deves dar a esquerda à placa, não sabes o que é dar a esquerda? Contornar pela direita por exemplo.
                                                  Estamos a esquecer que estamos a falar num cruzamento na forma de rotunda. Aqui não se aplica essa regra geral, mas sim deve-se aproximar o máximo da esquerda da via.
                                                  Desculpa!? Não confundir rotunda com cruzamento, sff.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por hugolini

                                                    AS ROTUNDAS NÃO SÃO PARA FAZER POR FORA !!!!!
                                                    se toda a gente as fizesse como deve ser, estes acidentes não aconteciam! ;)

                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por blindness2005

                                                      citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                                      citação:
                                                      Finalmente alguem com sensatez e isenção.. muito bem!!!

                                                      LM e To ZE, vejo que tambem partilham esse espirito.

                                                      Parabens e bons Km
                                                      Make it 'three' ;)
                                                      Four!
                                                      Fünf! ;) [^]

                                                      Comentário


                                                        Isto... vir-se aqui dizer coisas 'só porque' sim, enfim, quem diz que é assado ou frito podia-se dar ao trabalho de colocar aqui a legislação que sustenta o que está a dizer, senão é 'atirar coisas' ao ar só porque sim :\

                                                        Comentário


                                                          Blind...pede o auto da Polícia e tenta arranjar testemunhas; creio que vais precisar delas.

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por Sansoni7

                                                            Blind...pede o auto da Polícia e tenta arranjar testemunhas; creio que vais precisar delas.
                                                            o Gajo do BMW é culpado... no entanto este pessoal é mm a lei do menor esforço e só olham para o umbigo deles.

                                                            Têm consciência que não ser deve dar as rotundas pela direita, mas para salvaguardar a pele em caso de acidente, fazem-no na mesma.

                                                            Se TODOS fizerem um esforço para fazer as rotundas como deve ser (e também não foi o caso do BMW), estes acidentes acabavam... mas como a atitude na estrada é típica dos portugueses... "eu vou bem e os outros que se lixem" [xx(]

                                                            Comentário


                                                              citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                              citação:Originalmente colocada por Sansoni7

                                                              Blind...pede o auto da Polícia e tenta arranjar testemunhas; creio que vais precisar delas.
                                                              o Gajo do BMW é culpado... no entanto este pessoal é mm a lei do menor esforço e só olham para o umbigo deles.

                                                              Têm consciência que não ser deve dar as rotundas pela direita, mas para salvaguardar a pele em caso de acidente, fazem-no na mesma.

                                                              Se TODOS fizerem um esforço para fazer as rotundas como deve ser (e também não foi o caso do BMW), estes acidentes acabavam... mas como a atitude na estrada é típica dos portugueses... "eu vou bem e os outros que se lixem" [xx(]
                                                              Eu exigia a reparação do POLO e um curso de condução á seguradora do gajo do BMW!!!! LOOLLLL
                                                              O gajo do BMW é q vai ter q pagar do seu bolso esse curso...se n quiser levar sermão do pai novamente [}]
                                                              Bah...tugaland power

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X