Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    De facto não faz sentido ser multado por passar pela direita. Exemplo: Duas faixas de entrada para uma rotunda. No lado esquerdo estão 5 carros a andra muito devagar, todos eles querem contornar a 180 graus a rotunda, eu venho descansado pela direita porque quero cortar na 1ª saída à direita. Passo todos os carros. Sou multado???
    O princípio é o mesmo da AE. Penso eu...
    Corrijam-me se estou enganado...

    Comentário


      devo dizer antes de tudo que para ultrapassar e NECESARIO COLOCARMO NOS A FRENTE DO CARRO QUE NOS PRECEDE...logo se eu ja ia na direita e vou mais depressa que o carro da faixa central nao o estou a ultrapassar...

      claro que para agir corretamente devo antes colocar me atras dele e depois faixa da esquerda...


      claro preguica fala mais alto....

      Comentário


        Originalmente Colocado por neo_alfa Ver Post
        De facto não faz sentido ser multado por passar pela direita. Exemplo: Duas faixas de entrada para uma rotunda. No lado esquerdo estão 5 carros a andra muito devagar, todos eles querem contornar a 180 graus a rotunda, eu venho descansado pela direita porque quero cortar na 1ª saída à direita. Passo todos os carros. Sou multado???
        O princípio é o mesmo da AE. Penso eu...
        Corrijam-me se estou enganado...
        Estás enganado... AE é uma coisa, dentro da cidade é outra...

        Dentro da cidade deves tomar a faixa de acordo com o teu destino.
        No exemplo que deste, eles estavam bem porque queriam contornar completamente a rotunda, e tu estavas bem porque querias sair na 1ª à direita.
        Imagina a confuão se eles estavam na direita e tu os ultrapassavas pela esquerda...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
          Estás enganado... AE é uma coisa, dentro da cidade é outra...

          Dentro da cidade deves tomar a faixa de acordo com o teu destino.
          No exemplo que deste, eles estavam bem porque queriam contornar completamente a rotunda, e tu estavas bem porque querias sair na 1ª à direita.
          Imagina a confuão se eles estavam na direita e tu os ultrapassavas pela esquerda...
          Nas rotundas segues sempre de acordo com o teu destino, independentemente de ser dentro ou fora das localidades. nº 3, do artigo 14º, epecificamente para rotundas.

          Comentário


            Originalmente Colocado por hugo_senna Ver Post
            Bem, ainda bem que mais pessoal ouviu... Cheguei a confirmar isso hoje com colegas meus porque poderia ter eu percebido mal!

            Mas parece-me correcto o que o Sr da CRM disse (e ele que é todo certinho ), logo não é ilegal

            Penso que o user Fraga deu a definição correcta, a mesma que foi utilizada pelo Sr da CRM

            Sendo assim estou tranquilissimo porque nunca ultrapasso pela direita, mas sim passo algumas vezes pela direita
            Ouçam lá, isso era em Auto Estrada ou em cidade? Se era em auto estrada, já não era a primeira vez que um programa se enganava... E, se era em cidade, duvido que o sr. da CRM saiba mais que os comandos da BT.

            Comentário


              EM AUTO-ESTRADAS:

              Ultrapassar pela direita,

              passar pela direita,

              ou

              circular mais rapidamente que o gajo que vai no mesmo sentido de tráfego, e que vai do nosso lado esquerdo (sendo o lado esquerdo o contrário do lado direito)

              é PROIBIDO!!!!!!

              PONTO FINAL!

              De todas as excepções de que falam, só uma se aplica às auto-estradas, e é a que prevê a passagem pela direita em situações de trânsito intenso (a passo de caracol)

              Comentário


                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                EM AUTO-ESTRADAS:

                Ultrapassar pela direita,

                passar pela direita,

                ou

                circular mais rapidamente que o gajo que vai no mesmo sentido de tráfego, e que vai do nosso lado esquerdo (sendo o lado esquerdo o contrário do lado direito)

                é PROIBIDO!!!!!!

                PONTO FINAL!

                De todas as excepções de que falam, só uma se aplica às auto-estradas, e é a que prevê a passagem pela direita em situações de trânsito intenso (a passo de caracol)
                O que acontece é que ninguem será multado por circular mais depressa na via da direita, do que o veiculo que circula na via do meio ou da esquerda, pois podera sempre (desde que de facto não mude de via) alegar que cumpriu com o artigo 15º e que o trafego na sua via circulava mais depressa que o trafego na via á sua esquerda ... (notem bem que em lado nenhum se fala em velocidade de circulação, apenas e tão só em intensidade de trafego) e um outro artigo diz que um condutor só pode mudar de via uma de cada vez (deste artigo não me lembro do numero)

                desde que os carros são obrigados a ter espelhos retrovisores dos 2 lados que é tão perigoso em AE ultrapassar pela direita como pela esquerda, não é por ai...

                Comentário


                  O sr. da cRM tem razão, já que existe diferença entre circular e ultrapassar.

                  Comentário


                    tao mas pode-se ou nao ultrapassar ou passar pela direita ??

                    É que ainda nao consegui perceber ...

                    Comentário


                      Eu nao percebi foi a parte das ultrapassagens dentro de localidades.

                      Por exemplo: A circunvalação (para quem nao conhece pode-se tomar como exemplo a recta da meta do circuito da boavista) no Porto tem em todo o seu comprimento duas faixas de rodagem em cada sentido, nesta estrada é permitido ultrapassar pela direita desde que sinalize a manobra?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        Eu nao percebi foi a parte das ultrapassagens dentro de localidades.

                        Por exemplo: A circunvalação (para quem nao conhece pode-se tomar como exemplo a recta da meta do circuito da boavista) no Porto tem em todo o seu comprimento duas faixas de rodagem em cada sentido, nesta estrada é permitido ultrapassar pela direita desde que sinalize a manobra?
                        não, não é permitido em lugar nenhum ultrapassar pela direita, deves circular pela via que melhor serve o teu destino (e isso depende se a saida que pretendes se encontra do lado esquerdo ou direito) e só sair dela para mudar de direcção, se o trafego nessa via circular mais rapido que na outra, não é considerado ultrapassagem.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                          não, não é permitido em lugar nenhum ultrapassar pela direita, deves circular pela via que melhor serve o teu destino (e isso depende se a saida que pretendes se encontra do lado esquerdo ou direito) e só sair dela para mudar de direcção, se o trafego nessa via circular mais rapido que na outra, não é considerado ultrapassagem.
                          Obrigado pelo esclarecimento.

                          Abraço

                          Comentário


                            o que eu "gosto" de ver são os taxistas a circularem na faixa mais à direita na rotunda do marquês de pombal e lixarem a vida dos automobilistas que querem sair da rotunda, sempre com a bela da buzina a tocar porque se acham com pleno direito de passear a rotunda toda pela direita, mesmo que quiram sair na ultima saída da mesma, dificultando assim o tráfego e utilizando quase sempre um extra que os táxis trazem quase todos de origem, o insulto fácil.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por dj_etmoene Ver Post
                              tao mas pode-se ou nao ultrapassar ou passar pela direita ??

                              É que ainda nao consegui perceber ...
                              Podes circular á direita, aliás deves.

                              ( mesmo que exista algum dromedário a pastar no deserto do meio ou da esquerda... )



                              Ultrapassar não podes.

                              Se circulares na faixa do meio a 120, e te deparares com o dromedário a pastar nos 80, podes ultrapassá-lo, desde que o faças pela faixa da esquerda, não pela da direita.


                              Comentário


                                este tópico faz-me lembrar o outro cuja questão era "afinal para que serve a fita-cola nos faróis dos carros em Track Days?"

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                  este tópico faz-me lembrar o outro cuja questão era "afinal para que serve a fita-cola nos faróis dos carros em Track Days?"
                                  Então... isso é para evitar que os vidros se partam e que fiquem bocados na pista






















                                  (fugi!)

                                  Comentário


                                    Mas será que é muito difícil para as pessoas perceberem que uma coisa é aquilo que um trocadilho de palavras pode querer dizer... ha e tal eu não mudei de fila então não ultrapassei... tudo tretas típicas do chico-espertismo de quem não quer aceitar as coisas como são para não admitir que erram!!!!!

                                    Passar um carro pela direita (quer vocês tenham mudado ou não) é proibido a não ser que haja trânsito (como aquele que se vê na IC19 ou A5 à hora de ponta.

                                    Eu ultrapasso pela direita, sei que é proibido e sim é perigoso! Evito fazer, mas por vezes lá "tem" que ser...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                      Mas será que é muito difícil para as pessoas perceberem que uma coisa é aquilo que um trocadilho de palavras pode querer dizer... ha e tal eu não mudei de fila então não ultrapassei... tudo tretas típicas do chico-espertismo de quem não quer aceitar as coisas como são para não admitir que erram!!!!!

                                      Passar um carro pela direita (quer vocês tenham mudado ou não) é proibido a não ser que haja trânsito (como aquele que se vê na IC19 ou A5 à hora de ponta.

                                      Eu ultrapasso pela direita, sei que é proibido e sim é perigoso! Evito fazer, mas por vezes lá "tem" que ser...
                                      Ao menos assumes o erro, mas não deixa de ser um erro!

                                      Sabes porque é que é particularmente arriscado se ultrapassar/passar pela direita um marmanjo que vai a pastar no meio?

                                      Porque se esse marmanjo é bronco ao ponto de pastar no meio, o mais provável é que também é bronco ao ponto de NÃO OLHAR se porventura decidir retomar a faixa da direita (porque se vai fiar que "normalmente" ninguém ultrapassa por ali").

                                      É apenas por este motivo que eu NUNCA ultrapasso/passo pela direita em auto-estradas. Convido a todos a olharem para a questão tendo isto em conta e verão que tenho razão.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                        Mas será que é muito difícil para as pessoas perceberem que uma coisa é aquilo que um trocadilho de palavras pode querer dizer... ha e tal eu não mudei de fila então não ultrapassei... tudo tretas típicas do chico-espertismo de quem não quer aceitar as coisas como são para não admitir que erram!!!!!

                                        Passar um carro pela direita (quer vocês tenham mudado ou não) é proibido a não ser que haja trânsito (como aquele que se vê na IC19 ou A5 à hora de ponta.

                                        Eu ultrapasso pela direita, sei que é proibido e sim é perigoso! Evito fazer, mas por vezes lá "tem" que ser...
                                        Para mim não é chico-espertismo.. como por exemplo a ultima grande viagem que fiz em AE.. n havia muito movimento (na A23) e eu ia na faixa da direita a bom ritmo.. e calhoume a aparecer à minha frente por duas vezes pelo menos automoveis pela faixa do meio.. ora ai teria de mudar de faixa para a da esquerda? isso a mim não me entra na cabeça e na instrução ensinaram-me que não é ultrapassagem se a via em que circulamos for mais rapida..
                                        mas lembreime de uma: no ultimo fim de semana, que entro na A2 ali no Seixal vinha atras duns quantos.. eu metome na faixa do meio que estava desimpedissima e ha um que la do meio sai para a faixa da esquerda.. ora eu pergunto-me.. pk nao foi para a do meio.. ora entao passei tanto os da direita cm esse da esquerda pelo meio, eu ja la ia!.. Se eu fui chico-esperto nestas situações os outros foram chico-burros desculpem lá.. eu ia na minha faixa não tenho culpa de ir mais depressa que os outros que deveraim ir, eles sim, noutra faixa mais à direita..

                                        Comentário


                                          Há aqui algo muito estranho.

                                          Imaginemos a seguinte situação:

                                          Circulamos na faixa do meio numa AE com 3, precedendo um veículo que circula exactamente à mesma velocidade.

                                          Como a faixa da direita está livre, colocamo-nos lá.

                                          Na faixa do meio (nesse momento já à nossa esquerda) continua a circular o veículo referido.

                                          De repente, esse veículo decidi abrandar.

                                          Nós continuamos no nosso ritmo.

                                          Naturalmente que "passamos para a frente", passado algum tempo.

                                          Ultrapassámos?

                                          Somos obrigados a abrandar também?

                                          Adicionem-lhe a situação em que o que o obriga o veículo na faixa do meio a abrandar ser outro veículo que está a sua frente e que circula com menor velocidade.

                                          Como é?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                            Para mim não é chico-espertismo.. como por exemplo a ultima grande viagem que fiz em AE.. n havia muito movimento (na A23) e eu ia na faixa da direita a bom ritmo.. e calhoume a aparecer à minha frente por duas vezes pelo menos automoveis pela faixa do meio.. ora ai teria de mudar de faixa para a da esquerda? isso a mim não me entra na cabeça e na instrução ensinaram-me que não é ultrapassagem se a via em que circulamos for mais rapida..
                                            mas lembreime de uma: no ultimo fim de semana, que entro na A2 ali no Seixal vinha atras duns quantos.. eu metome na faixa do meio que estava desimpedissima e ha um que la do meio sai para a faixa da esquerda.. ora eu pergunto-me.. pk nao foi para a do meio.. ora entao passei tanto os da direita cm esse da esquerda pelo meio, eu ja la ia!.. Se eu fui chico-esperto nestas situações os outros foram chico-burros desculpem lá.. eu ia na minha faixa não tenho culpa de ir mais depressa que os outros que deveraim ir, eles sim, noutra faixa mais à direita..
                                            Em auto-estradas com duas faixas, a faixa da esquerda é para ultrapassar.
                                            Em auto-estradas com três faixas, a faixa do meio é para ultrapassar quem vai na da direita, e a faixa da esquerda é para ultrapassar quem vai no meio.

                                            Se há um marmanjo na faixa do meio, lê o parágrafo anterior para saber qual a faixa que deves usar para o ultrapassar. Volto a dizer, se o gajo que vai no meio é burro o suficiente para ir a pasta no meio (é proibido e perigoso), então há GRANDE PROBABILIDADE de ele retomar a faixa da direita SEM OLHAR, porque "ah e tal ninguém me vai ultrapassar pela direita... não é habitual...".

                                            Só se admite passar pela direita em auto-estrada nos casos de trânsito compacto.

                                            Comentário


                                              mas é isso que não me entra.. eu já ia na da direita.. nao andei a mudar de faixas à maluco!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                                mas é isso que não me entra.. eu já ia na da direita.. nao andei a mudar de faixas à maluco!
                                                E ultrapassar pela direita e levar com o fulano que ia no meio porque ele retomou a faixa da direita sem olhar (porque é mau condutor, algo evidenciado pelo facto de circular na faixa do meio com a da direita livre)?

                                                Hmmm... qual a melhor solução (escolha DIFÍCIL)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                                  Mas será que é muito difícil para as pessoas perceberem que uma coisa é aquilo que um trocadilho de palavras pode querer dizer... ha e tal eu não mudei de fila então não ultrapassei... tudo tretas típicas do chico-espertismo de quem não quer aceitar as coisas como são para não admitir que erram!!!!!

                                                  Passar um carro pela direita (quer vocês tenham mudado ou não) é proibido a não ser que haja trânsito (como aquele que se vê na IC19 ou A5 à hora de ponta.

                                                  Eu ultrapasso pela direita, sei que é proibido e sim é perigoso! Evito fazer, mas por vezes lá "tem" que ser...
                                                  Chico espertismo?!?!?

                                                  A própria lei deixa claro que numa ultrapassagem se muda de faixa!!!



                                                  Só se a lei também já é "chica-esperta" !!!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                    Em auto-estradas com duas faixas, a faixa da esquerda é para ultrapassar.
                                                    Em auto-estradas com três faixas, a faixa do meio é para ultrapassar quem vai na da direita, e a faixa da esquerda é para ultrapassar quem vai no meio.

                                                    Se há um marmanjo na faixa do meio, lê o parágrafo anterior para saber qual a faixa que deves usar para o ultrapassar. Volto a dizer, se o gajo que vai no meio é burro o suficiente para ir a pasta no meio (é proibido e perigoso), então há GRANDE PROBABILIDADE de ele retomar a faixa da direita SEM OLHAR, porque "ah e tal ninguém me vai ultrapassar pela direita... não é habitual...".

                                                    Só se admite passar pela direita em auto-estrada nos casos de trânsito compacto.
                                                    Lá por ele ser calhau e não ter cuidado quando muda de faixa, isso não faz com que quem circule á direita antes dele, e continue a circular á direita após ele, esteja a ultrapassar...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                      Chico espertismo?!?!?
                                                      A própria lei deixa claro que numa ultrapassagem se muda de faixa!!!
                                                      não, não diz. para a lei, faixa de rodagem é toda a estrada (inclusive as VIAS de sentido contrário)

                                                      ah, mas espera, tu és aquele gajo que acredita em máquinas de movimento perpétuo e em aparelhos de hidrólise que fornecem mais energia do que consomem. não me admira que tenhas dificuldade em perceber a lei.


                                                      e sim, passar pela direita é ultrapassar (Excepto nas situações previstas pela lei). lê a lei, 10, 20, 100 vezes, até perceberes. infelizmente se calhar nunca irás perceber. não devias ter carta de condução se nem sequer consegues perceber o código.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        não, não diz. para a lei, faixa de rodagem é toda a estrada (inclusive as VIAS de sentido contrário)

                                                        ah, mas espera, tu és aquele gajo que acredita em máquinas de movimento perpétuo e em aparelhos de hidrólise que fornecem mais energia do que consomem. não me admira que tenhas dificuldade em perceber a lei.


                                                        e sim, passar pela direita é ultrapassar (Excepto nas situações previstas pela lei). lê a lei, 10, 20, 100 vezes, até perceberes. infelizmente se calhar nunca irás perceber. não devias ter carta de condução se nem sequer consegues perceber o código.
                                                        Ah!!!

                                                        Ja ca faltavam os comentarios que nada têm a ver com este post, já que de outra maneira não conseguimos dar enfase ás nossas ideias...

                                                        Comentário


                                                          outra maneira? não há outra maneira. a lei é preto no branco. se tu não consegues percebê-la, não adianta andar a contrariar-te com argumentos que eternamente negarás.

                                                          Comentário


                                                            Por acaso também é uma situação que me deixa um pouco confuso...
                                                            Eu tirei a carta há pouco menos de 1 ano e parece-me que na designação da ultrapassagem está lá que se só o é se mudarmos de faixa mas não tenho 100% certeza.

                                                            Entretanto estive a pesquisar e encontrei isto:

                                                            Artigo 42.º
                                                            Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas
                                                            Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.

                                                            Eu pessoalmente já o fiz várias vezes, não tem sentido irmos numa via e para avançarmos normalmente temos de passar para o outro lado todo da via porque vai um toni a pastar na fila do meio...

                                                            Comentário


                                                              e já leste os artigos 14 e 15? parece que não. enfim... não lêem tudo e pensam que têm razão.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X