Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por joao Ver Post
    1- Carro no meio, nós na direita. Ele ultrapassa-nos e depois trava, fazendo com que nós façamos uma ultrapassagem pela direita.

    Aqui vais ter duas situações, se tiveres tempo para passar para a esquerda dele e passa-lo é isso que deves fazer. Se for muito rápido de modo a que nada possas fazer e fores multado, aposto que um juiz anularia essa multa.

    2- Carro do meio ultrapassa-nos e posteriormente vemos-nos "forçados" a ultrapassá-lo pela direita porque existe um terceiro no meio a andar muito devagar.

    Aqui aplica-se a mesma coisa que no primeiro, com a ressalva que não tens a desculpa de ser muito rápido. Porque se o estás prestes a ultrapassar pela direita já devias ter ido para a esquerda à muito tempo
    Julgo que por parte das autoridades se aplica geralmente o bom senso nestes casos.
    Esta lei é mais para ser aplicado no caso de quem venha rápido e não queira esperar na esquerda e então salta para a direita.
    Nos outros casos que aqui têm sido referidos deve-se aplicar o bom senso, claro que se quiserem embirar a lei permite-lhes isso.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      O código da estrada assume bom censo por parte dos condutores.

      Assim tem de o ser, e claro que o bom censo diz que se eu vir um individuo a circular a 50 na faixa do meio da AE, e eu vier a 120 na da direita, tenho de tomar as devidas precauções para que não se dê nenhum acidente quando passar por ele.


      Mas não te proibe em lado nenhum de continuares a 120.






      Ainda estou á espera que alguêm me indique onde no Codigo da Estrada diz especificamente que ultrapassar não implica mudar de faixa.

      Porque a regra geral, usa expressões que indica isso mesmo, que se tem de mudar de faixa para proceder á ultrapassagem.


      Não é uma questão de opinião, e como tal, se existe algum sitio no CE que diga/deixe entender que ultrapassar não implica mudar de faixa, digam-me por favor, pois tenho-o aqui sacado do site da DGV e não encontro em lado nenhum tal referência.


      É uma questão simples, por favor indiquem-me onde está.

      O Código da estrada diz que não podes circular mais depressa que um veículo que circula no mesmo sentido e esteja à tua esquerda. Isto em auto-estradas.

      Dentro das localidades isso não se aplica.

      É uma questão de bom senso.

      Procura no código.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
        O do meio vai mal, e o que passa por ele a velocidade superior, pela faixa da direita em auto-estrada também vai mal.

        Não precisas de zigue-zaguear... quando vais na faixa da direita e encontras um palerma no meio, existe um pedal entre o acelerador e a embraiagem... ora experimenta usar um bocadinho...

        Além do mais se vais assim com tanta pressa, porque raio vais na faixa da direita?! De certo que há outros condutores para se ultrapassar nesse cenário... circula pela da esquerda e ultrapassa-os! Assim não fazes zig-zag.
        Deves andar devagar ou melhor, não deves andar rápido para dizeres isso!
        É que ha sempre alguem mais rapido que nós, por isso dá jeito que os realmente lentos fiquem na direita.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
          Ainda estou á espera que alguêm me indique onde no Codigo da Estrada diz especificamente que ultrapassar não implica mudar de faixa.

          Porque a regra geral, usa expressões que indica isso mesmo, que se tem de mudar de faixa para proceder á ultrapassagem.


          Não é uma questão de opinião, e como tal, se existe algum sitio no CE que diga/deixe entender que ultrapassar não implica mudar de faixa, digam-me por favor, pois tenho-o aqui sacado do site da DGV e não encontro em lado nenhum tal referência.


          É uma questão simples, por favor indiquem-me onde está.

          Faz o exercício contrário.
          Onde é que diz que uma ultrapassagem só existe quando se muda de fila?

          O CE está escrito em português, e em português só passas por coisas paradas! Coisas em movimento ultrapassas.

          Comentário


            Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
            É que ha sempre alguem mais rapido que nós, por isso dá jeito que os realmente lentos fiquem na direita.
            Depende

            ...a parte do haver alguém mais rápido que nós.

            Comentário


              Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
              Deves andar devagar ou melhor, não deves andar rápido para dizeres isso!
              É que ha sempre alguem mais rapido que nós, por isso dá jeito que os realmente lentos fiquem na direita.
              Eu ando dentro dos limites legais.

              Para além de ser mais seguro, poupo combustível. A meu ver, prefiro gabar-me das médias (baixas) que faço e não "fiz Olivença - Funchal em X horas".

              Apesar disso, de vez em quando encontro um pastel na faixa do meio, e eu na direita. Resultado? Faço como muitos: abrando para a mesma velocidade que este, e fico um pouco atrás dele para lhe dar espaço para retomar a direita. Não tarda aparece outro cheio de pressa pela faixa do meio e o pastel acaba por se desviar para a direita (muitas vezes SEM OLHAR como eu já reparei). Depois, lá vou eu, legalmente, pela esquerda do sujeito (e depois retomo a direita)



              Só de pensar o que seria se o ultrapassasse pela direita (sendo que ele não olhou quando retomou essa faixa...)
              Editado pela última vez por Jarod; 18 March 2008, 22:04.

              Comentário


                Originalmente Colocado por joao Ver Post
                Eu ia jurar que só nas últimas 4 páginas vi vários comentários que indicam precisamente isso!

                Talvez tu devesses largar os danoninhos e comeres mais cenouras para ver se melhoras a vista!

                PS: comer cenouras no bom sentido
                PPS: queres continuar com as bocas/piadas de algibeira, ou ficamos por aqui e limitamo-nos a responder às questões?
                Sempre dá para desanuviar

                Eu ultrapasso bastante pela direita quando ando a velocidades médias (se for rápido é esquerda) e sei que vou a infringir e sinceramente pouco me preocupa.

                Agora o passar pela direita e não o ultrapassar são coisas diferentes, uma ultrapassagem é uma manobra e como tal é obrigatorio mudar de faixa, de modo a que esta questão para mim não está 100% bem esclarecida. (julgo eu, sem certezas)

                Mas quer esteja a passar ou ultrapassar pela direita, embora não me sinta minimamente culpado por o fazer sei que posso ser presenteado por isso.
                Editado pela última vez por DudexVTi; 18 March 2008, 22:06.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                  Eu ando dentro dos limites legais.

                  Para além de ser mais seguro, poupo combustível. A meu ver, prefiro gabar-me das médias (baixas) que faço e não "fiz Olivença - Funchal em X horas".

                  Apesar disso, de vez em quando encontro um pastel na faixa do meio, e eu na direita. Resultado? Faço como muitos: abrando para a mesma velocidade que este, e fico um pouco atrás dele para lhe dar espaço para retomar a direita. Não tarda aparece outro cheio de pressa pela faixa do meio e ele acaba por se desviar. Depois, lá vou eu, legalmente, pela esquerda do sujeito (e depois retomo a direita)

                  O meu comentario foi com boas intenções, dá para ver que és pacifico no transito! Continua assim (haja paciência lol)

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por joao Ver Post
                    Depende

                    ...a parte do haver alguém mais rápido que nós.
                    Parabens pelo Veyron

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                      Agora o passar pela direita e não o ultrapassar são coisas diferentes, uma ultrapassagem é uma manobra e como tal é obrigatorio mudar de faixa, de modo a que esta questão para mim não está 100% bem esclarecida.
                      Essa confusão toda do passar vs ultrapassar vem porque no CE diz que não é considerada ultrapassagem andar mais rápido que o outro carro... só que logo a seguir diz que isso só se aplica em duas ou três situações.

                      Infelizmente os jumentos que fazem os "manuais escolares" com o CE limitam-se a colocar lá a afirmação. (esses manuais são puras interpretações ao código da estrada, sujeitos a omissões e/ou incorrecções). Pior ainda quem dá aulas propaga essa mesma ideia, levando a crer que não sabem de onde vem o livro que têm à frente, nem que sabem/percebem o que está escrito no CE.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                        Parabens pelo Veyron
                        Tens noção que a 200Km/h dificilmente haverá um carro que te ultrapassará numa AE em Portugal?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por joao Ver Post
                          Essa confusão toda do passar vs ultrapassar vem porque no CE diz que não é considerada ultrapassagem andar mais rápido que o outro carro... só que logo a seguir diz que isso só se aplica em duas ou três situações.

                          Infelizmente os jumentos que fazem os "manuais escolares" com o CE limitam-se a colocar lá a afirmação. (esses manuais são puras interpretações ao código da estrada, sujeitos a omissões e/ou incorrecções). Pior ainda quem dá aulas propaga essa mesma ideia, levando a crer que não sabem de onde vem o livro que têm à frente, nem que sabem/percebem o que está escrito no CE.

                          Bem visto. Ou seja, pelo sim pelo nao estou a sempre a contar com a multa

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por joao Ver Post
                            Tens noção que a 200Km/h dificilmente haverá um carro que te ultrapassará numa AE em Portugal?
                            sinceramente a maior parte das nossas AE's nem permitem grandes seguranças a essas velocidades.

                            Muito raramente me lanço para lá dos 200 porque acho as estradas manhosas, prefiro ir 160-180 tambem porque ainda não dão gasolina

                            Comentário


                              A quem insiste em ultrapassar/passar pela direita, uma pergunta:

                              Já foram ultrapassados pela direita em auto-estrada? E que tal... "é esquisito" não é? Porque não é normal, pois não?

                              Aliás... não foi uma pergunta, foram três.

                              Seja como for, a resposta correcta é: Ultrapassar / passar pela direita em autoestrada é proibido e muito perigoso, sobretudo porque quem circula desalmadamente pelo meio mostra sinais de não ser bom condutor, e como tal o mais provável é NÃO OLHAR para a direita antes de retomar essa faixa quando lhe apetecer...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                Ou será que achas que se tiveres um lugar reservado para ti e estiver lá alguém que o podes bloquear estacionando em segunda fila? Eu sei que dá vontade, eu talvez o fizesse.

                                Os erros dos outros não desculpam os nossos. Infelizmente muita gente esquece-se disto!
                                Se eu tivesse um lugar de estacionamento reservado para mim e lá estivesse outro a ocupar o meu lugar, sim meu, já que estava reservado para mim, não estacionava em segunda fila, chamava o reboque ou mesmo a policia!

                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                O do meio vai mal, e o que passa por ele a velocidade superior, pela faixa da direita em auto-estrada também vai mal.

                                Não precisas de zigue-zaguear... quando vais na faixa da direita e encontras um palerma no meio, existe um pedal entre o acelerador e a embraiagem... ora experimenta usar um bocadinho...

                                Além do mais se vais assim com tanta pressa, porque raio vais na faixa da direita?! De certo que há outros condutores para se ultrapassar nesse cenário... circula pela da esquerda e ultrapassa-os! Assim não fazes zig-zag.
                                Com esta é que me mataste! LOL
                                epá vou na faixa da direita à 3 kilometros sem encontrar viva alma na estrada.. de repente surge um no meio..( até que enfim um carro após 3 kilometros.. )entao deixa la travar para nao o passar.. ou entao pera vou por aki o pisca para o passar pela esquerda para voltar para a faixa da direita pois pelo que vejo vou tar mais uns 5 kilometros sem encontrar ninguem.. ai faço mais um zigue-zague

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                  A quem insiste em ultrapassar/passar pela direita, uma pergunta:

                                  Já foram ultrapassados pela direita em auto-estrada? E que tal... "é esquisito" não é? Porque não é normal, pois não?

                                  Aliás... não foi uma pergunta, foram três.

                                  Seja como for, a resposta correcta é: Ultrapassar / passar pela direita em autoestrada é proibido e muito perigoso, sobretudo porque quem circula desalmadamente pelo meio mostra sinais de não ser bom condutor, e como tal o mais provável é NÃO OLHAR para a direita antes de retomar essa faixa quando lhe apetecer...

                                  nao.. nao fui ultrapassado pela direita em auto-estrada.. Porque não sou otario para ir no meio quando não devo..

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                    Com esta é que me mataste! LOL
                                    epá vou na faixa da direita à 3 kilometros sem encontrar viva alma na estrada.. de repente surge um no meio..( até que enfim um carro após 3 kilometros.. )entao deixa la travar para nao o passar.. ou entao pera vou por aki o pisca para o passar pela esquerda para voltar para a faixa da direita pois pelo que vejo vou tar mais uns 5 kilometros sem encontrar ninguem.. ai faço mais um zigue-zague

                                    Já usaste uma rotunda para fazer inversão de marcha? E também deste a volta à rotunda ou entraste em contra-mão um par de metros e siga para bingo?

                                    É que também é estúpido ir dar a volta a uma coisa enorme quando podes logo fazer a inversão.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                      Já usaste uma rotunda para fazer inversão de marcha? E também deste a volta à rotunda ou entraste em contra-mão um par de metros e siga para bingo?

                                      É que também é estúpido ir dar a volta a uma coisa enorme quando podes logo fazer a inversão.
                                      ok.. não tem nada a ver..

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                        O do meio vai mal, e o que passa por ele a velocidade superior, pela faixa da direita em auto-estrada também vai mal.

                                        Não precisas de zigue-zaguear... quando vais na faixa da direita e encontras um palerma no meio, existe um pedal entre o acelerador e a embraiagem... ora experimenta usar um bocadinho...

                                        Além do mais se vais assim com tanta pressa, porque raio vais na faixa da direita?! De certo que há outros condutores para se ultrapassar nesse cenário... circula pela da esquerda e ultrapassa-os! Assim não fazes zig-zag.
                                        nao tem cabimento travar, imagina que vais a 100km/h e vai um a pastelar no meio a 70km/h, agora tu vens com um carro atras de ti e tu vens a cumprir o CE, vais ter que travar porque nao podes ultrapassar/passar pela direita, ao travar nao tas a colocar em risco o condutor atras? e o teu? atençao eu sei que no código está escrito que nao se pode ultrapassar pela direita! mas temos que ver que cada código tem sua falha, (por isso em termos de fiscalidade exista Clausulas Anti-Abuso, para que nao se possa aproveitar repetidamente e de forma abusiva essas falhas). De realçar que o que se está a discutir aqui é mais o CABIMENTO da lei por si só na pratica, do que se é legal ou nao!

                                        Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                        Já usaste uma rotunda para fazer inversão de marcha? E também deste a volta à rotunda ou entraste em contra-mão um par de metros e siga para bingo?

                                        É que também é estúpido ir dar a volta a uma coisa enorme quando podes logo fazer a inversão.
                                        Exemplo ....

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                          O Código da estrada diz que não podes circular mais depressa que um veículo que circula no mesmo sentido e esteja à tua esquerda. Isto em auto-estradas.

                                          Dentro das localidades isso não se aplica.

                                          É uma questão de bom senso.

                                          Procura no código.
                                          Por favor indica-me o artigo onde isso está escrito, quero mandar umas cartitas se assim realmente fôr .

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                            Faz o exercício contrário.
                                            Onde é que diz que uma ultrapassagem só existe quando se muda de fila?

                                            O CE está escrito em português, e em português só passas por coisas paradas! Coisas em movimento ultrapassas.
                                            O artigo 38 é o unico que indica como deve ser efectuada a manobra de ultrapassagem, passo a citar:
                                            Artigo 38.º
                                            Realização da manobra
                                            1 O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de
                                            que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo
                                            sentido ou em sentido contrário.
                                            2 O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
                                            a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura necessárias
                                            à realização da manobra com segurança;
                                            b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí transitam;
                                            c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa
                                            imediatamente à esquerda iniciou manobra para o ultrapassar;
                                            d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a intenção de
                                            ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um obstáculo. Ministério da



                                            3 O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e o possa fazer
                                            sem perigo.
                                            4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                                            120 a 600 euros.
                                            O ponto 1 e 2 indicam os cuidados a ter antes e no momento em que se inicia a manobra .


                                            O ponto 3 indica o que se deve fazer quando se termina a manobra, que é retomar a direita.

                                            Se se retoma a direita, é porque se teve de passar da direita para a esquerda.



                                            As excepções indicam os casos extraordinarios onde se pode ultrapassar pela direita.

                                            Ultrapassar pela direita significa que se pega no artigo 38, que indica como se realiza a manobra, e em vez de se o fazer pela esquerda, faz-se pela direita, ou seja, passar da esquerda para a direita, e no final retomar a esquerda .







                                            No artigo 42:
                                            Artigo 42.º
                                            Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas
                                            Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º e no artigo 15.º, o facto de os veículos de
                                            uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado
                                            ultrapassagem para os efeitos previstos neste Código.
                                            Nada aqui indica também como se realiza a manobra de ultrapassagem

                                            e em:
                                            Artigo 14.º
                                            Pluralidade de vias de trânsito

                                            1 Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito,
                                            este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto,
                                            utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou
                                            mudar de direcção.
                                            2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
                                            conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra,
                                            depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,
                                            ultrapassar, parar ou estacionar.
                                            3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                                            60 a 300 euros.


                                            Artigo 15.º
                                            Trânsito em filas paralelas

                                            1 Sempre que, existindo mais de uma via de trânsito no mesmo sentido, os
                                            veículos, devido à intensidade da circulação, ocupem toda a largura da faixa de
                                            rodagem destinada a esse sentido, estando a velocidade de cada um
                                            dependente da marcha dos que o precedem, os condutores não podem sair da
                                            respectiva fila para outra mais à direita, salvo para mudar de direcção, parar ou
                                            estacionar.
                                            2 Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de 120 a
                                            600 euros.
                                            Nenhuma aqui também indica uma maneira diferente de fazer a ultrapassagem .


                                            A manobra de ultrapassagem é apenas descrita no artigo 38 do código da estrada, em mais lado nenhum, e este é bem claro.

                                            Comentário


                                              excelente leitura do codigo, aliás está preto no branco na lei que a ultrapassagem efectua-se passando a viatura á frente e depois de concluida a manobra se coloca-se a frente da mesma


                                              Baiones

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                regra base do código: circula-se pela direita
                                                > em consequência: ultrapassar é pela esquerda, e deves voltar à direita por causa da regra anterior

                                                regra base do código: excepto nas circunstancias definidas como excepção (ver as alíneas correspondentes), passar pela direita é considerado ultrapassagem.


                                                não há muito lugar para dúvidas. não falamos aqui de moral nem de o que está certo e errado. falamos do que está na lei. a lei diz em que situações podes passar pela direita, e considera todas as restantes alternativas ultrapassagem.
                                                Claro! Mas porque é que é tão difícil de ver isto?

                                                O Baiones bem insiste em mudar o Código, e toda a gente o apoia porque comete o mesmo erro que ele, mas isso não vai adiantar.

                                                De qualquer forma, expliquem-me onde diz que precisamos de mudar de via de rodagem para ultrapassar. Diz, isso sim, que nos temos de deslocar para a esquerda do veículo e, depois, retomar a direita.

                                                Insistem em ler lá coisas que não estão lá escritas.

                                                Comentário


                                                  E ainda gostava que alguém me mostrasse o conceito de passagem, aquele que está no código mas nunca ninguém o viu!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                    O ponto 3 indica o que se deve fazer quando se termina a manobra, que é retomar a direita.

                                                    Se se retoma a direita, é porque se teve de passar da direita para a esquerda.


                                                    As excepções indicam os casos extraordinarios onde se pode ultrapassar pela direita.

                                                    Ultrapassar pela direita significa que se pega no artigo 38, que indica como se realiza a manobra, e em vez de se o fazer pela esquerda, faz-se pela direita, ou seja, passar da esquerda para a direita, e no final retomar a esquerda .
                                                    O que está em itálico é um must!

                                                    Isso sim, é interpretar as coisas de forma enviesada! Parabéns!

                                                    Então vê lá se gostas da minha interpretação: o código diz que ultrapassar é pela esquerda.

                                                    Ou seja, tudo o contrário (salvo as devidas excepções) não é ultrapassar - é prevaricar, porque estás a realizar a manobra de forma errada. Estás a passar para a frente do veículo de outra forma que não ultrapassando legalmente.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                                                      O que está em itálico é um must!

                                                      Isso sim, é interpretar as coisas de forma enviesada! Parabéns!

                                                      Então vê lá se gostas da minha interpretação: o código diz que ultrapassar é pela esquerda.

                                                      Ou seja, tudo o contrário (salvo as devidas excepções) não é ultrapassar - é prevaricar, porque estás a realizar a manobra de forma errada. Estás a passar para a frente do veículo de outra forma que não ultrapassando legalmente.
                                                      Da-lhe a volta que quiseres, usa as palavras que te apetecer, é o artigo 38, que curiosamente se chama
                                                      Artigo 38.º - Realização da manobra
                                                      do CE que define, mais nenhum.



                                                      Se descobrires mais algum agradeço que informes .

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                        A quem insiste em ultrapassar/passar pela direita, uma pergunta:

                                                        Já foram ultrapassados pela direita em auto-estrada? E que tal... "é esquisito" não é? Porque não é normal, pois não?
                                                        Jarod, eu desconfio que volta e meia andas perdido na faixa do meio sem ninguem na da direita

                                                        NUNCA fui ultrapassado pela direita porque cumpro o código nesse aspecto.

                                                        A minha opinião é a do Baiones e a de outros tantos users, e penso que é a mais correcta e a que tem mais lógica!
                                                        No entanto se for como estão alguns a dizer, que temos que andar a saltar de vias para ultrapassar não me parece o mais correcto.


                                                        Eu acredito que passar e ultrapassar são coisas diferentes, mas tambem não consigo provar isso

                                                        Comentário


                                                          Ainda bem que este tópico não começou com uma explicação clara e concisa de quem fiscaliza a aplicação do CE... Temos quase 10 páginas de pessoal que acha que sabe mais do que um Major da BT.

                                                          PS: Normalmente evito ultrapassar pela direita, mas também já o fiz tendo obviamente a noção que estava a cometer uma ilegalidade e não indo buscar subterfúgios linguísticos para justificar essa ilegalidade.

                                                          PS2: Não se esqueçam que as AE's tem câmaras de vigilância e que atrás dessas câmaras estão agentes da BT.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                            Ainda bem que este tópico não começou com uma explicação clara e concisa de quem fiscaliza a aplicação do CE... Temos quase 10 páginas de pessoal que acha que sabe mais do que um Major da BT.

                                                            PS: Normalmente evito ultrapassar pela direita, mas também já o fiz tendo obviamente a noção que estava a cometer uma ilegalidade e não indo buscar subterfúgios linguísticos para justificar essa ilegalidade.

                                                            PS2: Não se esqueçam que as AE's tem câmaras de vigilância e que atrás dessas câmaras estão agentes da BT.

                                                            Pá tenho ali uma caixa de sapatos cheia de multas de ultrapassagem pa pagar... engraçado que todas dizem cá em baixo: ps-observá-mo-lo pela câmara de vigilancia..

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                              Da-lhe a volta que quiseres, usa as palavras que te apetecer, é o artigo 38, que curiosamente se chama

                                                              Artigo 38.º - Realização da manobra

                                                              do CE que define, mais nenhum.



                                                              Se descobrires mais algum agradeço que informes .
                                                              Mas quem está a dar voltas sou eu?! Cada vez tens mais piada!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X