Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    andava aqui pela net e descobri esta imagem...e mais forte que eu
    47278RwYV_w.jpg

    Comentário


      Vi este tópico e não resisto a "botar faladura". Em AE não há ultrapassagens. Em AE cada um segue por uma via de trânsito, podendo passar por outras viaturas à direita ou esquerda que não as está a ultrapassar. Como é que posso ultrapassar alguém se não tenho ninguém à minha frente na minha via? E se tiver que mudar de via a questão volta ao mesmo, ou seja, volto a ter a minha via desimpedida logo continuo sem ultrapassar ninguém independentemente de quem segue noutras vias em diferentes velocidades. Cuidado que há agentes da autoridade que autuam por considerarem ultrapassagem pela direita em AEs, também têm direito a errar.

      Comentário


        De salientar também que nos 8 anos que o tópico tem, o título continua incorrecto

        Em AE não há ultrapassagens? essa é boa

        Comentário


          Sim, nao se ultrapassa em AE, passasse à frente dos carros a voar

          http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...rapassagem.pdf

          Pagina 4, ultrapassagem em AE. Essa de nao haver ultrapassagem é so errado e sem sentido.

          REGRA GERALA manobra de ultrapassagem deve efetuar-se pela esquerda
          Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas oumais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito dadireita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsitoocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente damarcha dos veículos que o precedem.
          Editado pela última vez por Drifter; 19 June 2015, 21:00.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
            Sim, nao se ultrapassa em AE, passasse à frente dos carros a voar

            http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...rapassagem.pdf

            Pagina 4, ultrapassagem em AE. Essa de nao haver ultrapassagem é so errado e sem sentido.
            O IMTT está errado. Inclusive há também agentes a autuar referindo o artº 36 do CE, mas também estes estão errados. Tudo se resume ao entendimento do significado de ultrapassagem.

            Comentário


              Entao mostra la pelo Codigo Da Estrada que nao é considerado ultrapassagem na AE. Onde te sustentas para fazer tal afirmaçao?

              E para finalizar: como ultrapassas na AE? Nao mudas para a via mais à esquerda, passas o carro, depois retomas para a via mais à direita?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                Entao mostra la pelo Codigo Da Estrada que nao é considerado ultrapassagem na AE. Onde te sustentas para fazer tal afirmaçao?
                O Código da Estrada não menciona ultrapassagens em AE porque não tem nada que se pronunciar sobre o que não existe.
                E para finalizar: como ultrapassas na AE? Nao mudas para a via mais à esquerda, passas o carro, depois retomas para a via mais à direita?
                Em AE passa, não se ultrapassa.

                Comentário


                  Toda a gente que conhece minimamente o CE sabe que as ultrapassagens se efetuam pela esquerda com as exceções previstas na lei, etc, etc.

                  Mas o que é uma ultrapassagem?

                  Por vezes o significado que atribuímos a uma frase ou palavra pode estar errada. I.e. comprar um carro novo ou um novo carro não é o mesmo.

                  E mudança de via de trânsito onde existe mais que uma via não é ultrapassagem.
                  Editado pela última vez por silent1; 20 June 2015, 11:58.

                  Comentário


                    Por acaso ate concordo... Ultrapassar seria vir de trás e pôr-me à frente do outro neste caso é só passar ao lado do carro

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Poolkman Ver Post
                      Por acaso ate concordo... Ultrapassar seria vir de trás e pôr-me à frente do outro neste caso é só passar ao lado do carro
                      Embora eu seja ateu, graças a Deus, começo a ver uma luz ao fundo do túnel.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                        Em AE passa, não se ultrapassa.
                        E como passas um carro indo na via mais a direita e o carro que vais passar estar na tua via, à tua frente no fundo. Não vale dizer voar.

                        Podes achar que não se ultrapassa, mas o Código da Estrada e IMT não concordam contigo, e certamente não é um caso de todos errados e tu certo.
                        Originalmente Colocado por Poolkman Ver Post
                        Por acaso ate concordo... Ultrapassar seria vir de trás e pôr-me à frente do outro neste caso é só passar ao lado do carro
                        Continuo sem perceber uma coisa: se eu vou como manda o CE na via mais à direita, tenho à frente um carro, como é que passo por ele sem mudar de via.

                        Não é preciso complicar coisas simples, uma ultrapassagem na AE envolve sempre mudança de via, logo é ultrapassagem, aliás passar por um carro na AE é sempre contra-ordenacaou, porque ou se está a passar pela direita e não se pode, ou não se está a usar a via mais à direita e não se pode... Para passar um carro numa AE há que sempre mudar de via, logo é ultrapassagem. Aliás, não dá para passar um carro sem ultrapassar.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                          E como passas um carro indo na via mais a direita e o carro que vais passar estar na tua via, à tua frente no fundo. Não vale dizer voar.

                          Podes achar que não se ultrapassa, mas o Código da Estrada e IMT não concordam contigo, e certamente não é um caso de todos errados e tu certo.

                          Continuo sem perceber uma coisa: se eu vou como manda o CE na via mais à direita, tenho à frente um carro, como é que passo por ele sem mudar de via.

                          Não é preciso complicar coisas simples, uma ultrapassagem na AE envolve sempre mudança de via, logo é ultrapassagem, aliás passar por um carro na AE é sempre contra-ordenacaou, porque ou se está a passar pela direita e não se pode, ou não se está a usar a via mais à direita e não se pode... Para passar um carro numa AE há que sempre mudar de via, logo é ultrapassagem. Aliás, não dá para passar um carro sem ultrapassar.
                          Ok Drifter, vamos fazer um exercício mental. Imaginemos que as AE em vez de separador descontínuo têm um separador físico embora possua várias interligações que permitam mudar de via, ora cada veículo vai na sua via (sem possibilidade de 2 ou mais viaturas circularem lado a lado) e não tendo ninguém à sua frente, embora nas eventuais vias paralelas circulem outros veículos a diferentes velocidades uns não estão a ultrapassar outros embora eventualmente passem ao lado deles. Quando e se precisarem de mudar de via, procuram as tais interligações e com as devidas cautelas mudam de via, mas novamente na via agora ocupada continuam sem ultrapassar ninguém. Esta explicação ajuda a entender o significado de ultrapassagem? Bem sei que o IMTT e pelo menos alguns representantes da autoridade estão errados, mas isto pode ser que venha a ajudar essas entidades a abrir os olhos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            E como passas um carro indo na via mais a direita e o carro que vais passar estar na tua via, à tua frente no fundo. Não vale dizer voar.

                            Podes achar que não se ultrapassa, mas o Código da Estrada e IMT não concordam contigo, e certamente não é um caso de todos errados e tu certo.

                            Continuo sem perceber uma coisa: se eu vou como manda o CE na via mais à direita, tenho à frente um carro, como é que passo por ele sem mudar de via.

                            Não é preciso complicar coisas simples, uma ultrapassagem na AE envolve sempre mudança de via, logo é ultrapassagem, aliás passar por um carro na AE é sempre contra-ordenacaou, porque ou se está a passar pela direita e não se pode, ou não se está a usar a via mais à direita e não se pode... Para passar um carro numa AE há que sempre mudar de via, logo é ultrapassagem. Aliás, não dá para passar um carro sem ultrapassar.
                            Eu não estava a falar nesse caso. Referia-me em estar na direita e haver alguém no meio ou na da esquerda, não considero isso ultrapassagem, apenas continuei o meu caminho, sem mudanças de aceleração.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                              Ok Drifter, vamos fazer um exercício mental. Imaginemos que as AE em vez de separador descontínuo têm um separador físico embora possua várias interligações que permitam mudar de via, ora cada veículo vai na sua via (sem possibilidade de 2 ou mais viaturas circularem lado a lado) e não tendo ninguém à sua frente, embora nas eventuais vias paralelas circulem outros veículos a diferentes velocidades uns não estão a ultrapassar outros embora eventualmente passem ao lado deles. Quando e se precisarem de mudar de via, procuram as tais interligações e com as devidas cautelas mudam de via, mas novamente na via agora ocupada continuam sem ultrapassar ninguém. Esta explicação ajuda a entender o significado de ultrapassagem? Bem sei que o IMTT e pelo menos alguns representantes da autoridade estão errados, mas isto pode ser que venha a ajudar essas entidades a abrir os olhos.
                              Estas a quer confundir algo basico, e alguem confundir uma ultrapassagem, torna-se algo complicado pensar como interpreta o resto do CE e o que fara na estrada pensado que ele é que sabe o CE e todo o resto esta errado...

                              A questao é simples:

                              Se mudas de via, para passar à frente de um carro = ultrapassagem.

                              Excepto para mudar de destino ou quando esta transito que ocupam a largura da via.

                              Se eu for na via da direita, aparecer um carro plantado na via do meio, e passar, nao é ultrapassagem.

                              Se entrar numa AE, e passar directamente para a via da esquerda, e passar 10 carros, é ultrapassagem. Se entrar na AE, passar logo para a via do meio, e passar 10 carros = ultrapassagem. Em qualquer dos casos, sou obrigado a mudar para a via mais à direita quando a mesma tiver disponivel.

                              Se for na via do meio, tiver la um carro, mudar para a direita, passar o veiculo, retomar para o meio = ultrapassagem. E contra-ordenaçao ja que ultrapassagem é sempre pela direita.



                              Resumindo, como numa AE como é logico ha ultrapassagem, desde que mudes de via para passar um carro ja estas a ultrapassar, e logico, para ultrapassar é sempre pela esquerda.
                              Quando perguntaste isto:

                              Como é que posso ultrapassar alguém se não tenho ninguém à minha frente na minha via?
                              Das duas uma:

                              - Ou andas em AE em que anda tudo ilegal e ninguem usa a via mais à direita como manda o CE e consegues fazer dezenas de km a passar todos pela direita.
                              - Ou andas sempre sem meter as rodas na via da direita, logo numa contra-ordenaçao.

                              Porque de resto isto nao faz sentido, vais ter imensas vezes carros à tua frente, vais-te ver obrigado a mudar de via (para a esquerda claro), passar um carro e retomar para onde estavas, logo a ultrapassar.


                              Para leitura: http://static.publico.pt/consultorio...ireita_1512428
                              Editado pela última vez por Drifter; 20 June 2015, 18:30.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                Estas a quer confundir algo basico, e alguem confundir uma ultrapassagem, torna-se algo complicado pensar como interpreta o resto do CE e o que fara na estrada pensado que ele é que sabe o CE e todo o resto esta errado...

                                A questao é simples:

                                Se mudas de via, para passar à frente de um carro = ultrapassagem.

                                Excepto para mudar de destino ou quando esta transito que ocupam a largura da via.

                                Se eu for na via da direita, aparecer um carro plantado na via do meio, e passar, nao é ultrapassagem.

                                Se entrar numa AE, e passar directamente para a via da esquerda, e passar 10 carros, é ultrapassagem. Se entrar na AE, passar logo para a via do meio, e passar 10 carros = ultrapassagem. Em qualquer dos casos, sou obrigado a mudar para a via mais à direita quando a mesma tiver disponivel.

                                Se for na via do meio, tiver la um carro, mudar para a direita, passar o veiculo, retomar para o meio = ultrapassagem. E contra-ordenaçao ja que ultrapassagem é sempre pela direita.



                                Resumindo, como numa AE como é logico ha ultrapassagem, desde que mudes de via para passar um carro ja estas a ultrapassar, e logico, para ultrapassar é sempre pela esquerda.
                                Quando perguntaste isto:



                                Das duas uma:

                                - Ou andas em AE em que anda tudo ilegal e ninguem usa a via mais à direita como manda o CE e consegues fazer dezenas de km a passar todos pela direita.
                                - Ou andas sempre sem meter as rodas na via da direita, logo numa contra-ordenaçao.

                                Porque de resto isto nao faz sentido, vais ter imensas vezes carros à tua frente, vais-te ver obrigado a mudar de via (para a esquerda claro), passar um carro e retomar para onde estavas, logo a ultrapassar.


                                Para leitura: http://static.publico.pt/consultorio...ireita_1512428
                                Drifter, lê com atenção e de modo a entender o significado do último parágrafo do texto que fazes referência em http://static.publico.pt/consultorio...ireita_1512428[/QUOTE]
                                Aí tens a resposta que as tuas certezas estão erradas. Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido do que os de outra faixa
                                não configura ultrapassagem
                                ” ( acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, de 22/11/2001).

                                Comentário


                                  Não li os últimos posts mas silent1, estas te a esquecer que o CE obriga a que se circule O MAIS À DIREITA POSSÍVEL, logo tu em circunstância alguma "ultrapassavas" um veiculo na via do meio ou da esquerda...

                                  O CE está certo e não errado como tu dizes, se os policias autuam a quem passa pela direita estão a fazer mal, deviam autuar quem foi passado pela direita porque esse sim, incorre numa contra ordenação.

                                  Ah e também tu disseste que em AE NÃO há ultrapassagens o que é totalmente falso!!
                                  Editado pela última vez por neumon; 20 June 2015, 19:17.

                                  Comentário


                                    Boas,

                                    Para lançar mais confusão numa coisa tão clara; se eu passar da traseira para a frente de um camião porta automóveis com 10 ligeiros em cima,
                                    quantos veículos ultrapassei ???

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Poolkman Ver Post
                                      Por acaso ate concordo... Ultrapassar seria vir de trás e pôr-me à frente do outro neste caso é só passar ao lado do carro
                                      Haja alguém com o mesmo raciocínio que o meu.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                        Não li os últimos posts mas silent1, estas te a esquecer que o CE obriga a que se circule O MAIS À DIREITA POSSÍVEL, logo tu em circunstância alguma "ultrapassavas" um veiculo na via do meio ou da esquerda...

                                        O CE está certo e não errado como tu dizes, se os policias autuam a quem passa pela direita estão a fazer mal, deviam autuar quem foi passado pela direita porque esse sim, incorre numa contra ordenação.

                                        Ah e também tu disseste que em AE NÃO há ultrapassagens o que é totalmente falso!!
                                        Eu nunca disse que o CE está errado, o que eu disse é que o IMTT está errado quando diz "Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou
                                        mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da
                                        direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida,." E claro também estão erradas as autoridades policiais quando autuam e quando dão respostas como aquela que deu origem a este debate.
                                        Porque em autoestradas é impossível haver ultrapassagens quer pela direita quer pela esquerda quer por cima ou por baixo. O conceito de ultrapassagem não se aplica em AE e o CE, obviamente, não é visto nem achado para definir o que é ou não uma ultrapassagem.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                          Boas,

                                          Para lançar mais confusão numa coisa tão clara; se eu passar da traseira para a frente de um camião porta automóveis com 10 ligeiros em cima,
                                          quantos veículos ultrapassei ???
                                          Tecnicamente passaste 11 veículos (camião + 10 ligeiros), teoricamente passaste apenas 1 veículo (camião) porque o resto é considerado mercadoria...

                                          Pelo menos é o meu ponto de vista

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                                            Drifter, lê com atenção e de modo a entender o significado do último parágrafo do texto que fazes referência em http://static.publico.pt/consultorio...ireita_1512428
                                            Aí tens a resposta que as tuas certezas estão erradas. Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido do que os de outra faixa ” ( acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, de 22/11/2001).[/QUOTE]

                                            Mas nao foi referente a esse tipo de ultrapassagens que inicialmente referiste:

                                            Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                                            Vi este tópico e não resisto a "botar faladura". Em AE não há ultrapassagens. Em AE cada um segue por uma via de trânsito, podendo passar por outras viaturas à direita ou esquerda que não as está a ultrapassar. Como é que posso ultrapassar alguém se não tenho ninguém à minha frente na minha via? E se tiver que mudar de via a questão volta ao mesmo, ou seja, volto a ter a minha via desimpedida logo continuo sem ultrapassar ninguém independentemente de quem segue noutras vias em diferentes velocidades. Cuidado que há agentes da autoridade que autuam por considerarem ultrapassagem pela direita em AEs, também têm direito a errar.
                                            As minhas certezas estao certas porque me baseio no CE, tu é que referiste que em AE nao ha ultrapassagens, mesmo com mudança de via, isso nao tem logico.

                                            O que referes ai, ja eu tinha dito:

                                            Se eu for na via da direita, aparecer um carro plantado na via do meio, e passar, nao é ultrapassagem.
                                            Como calculei, estas a complicar algo simples. Claro que ha ultrapassagens na AE como refere claramente o CE, o que nao é ultrapassagem é ir na via da direita normalmente ha uma data de km, e passar por um veiculo que se encontra na via do meio ou da esquerda a velocidade mais baixa. O IMTT nao esta claro, eu entendo que eles subentendem que haja mudança de via, ou seja, mudança de via para circular mais rapido pela direita.

                                            Mas de resto, o que causou confusao foi dizeres que em AE nao ha ultrapassagens.

                                            Comentário


                                              Tirando as questões semanticas, como é evidente é perigoso passar ou ultrapassar pela direita, porque no nosso país todos os condutores estão treinados para controlarem quem os passa pela esquerda mas não pela direita, que se presume livre. O risco de o condutor que vai na faixa do meio resolver chegar para a direita de repente sem ver se vem alguém é muito elevado. Ainda que a culpa possa ser dele, quando há um acidente as pessoas podem magoar-se e pouco importa de quem é a culpa. Por isso é muito mais fácil para todos que se passe sempre pela esquerda e seria bom que a polícia fosse tão actuante sobre quem anda na faixa do meio sem razão como é a controlar velocidades em sítios ridículos atrás das moitas.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                                                Vi este tópico e não resisto a "botar faladura". Em AE não há ultrapassagens. Em AE cada um segue por uma via de trânsito, podendo passar por outras viaturas à direita ou esquerda que não as está a ultrapassar. Como é que posso ultrapassar alguém se não tenho ninguém à minha frente na minha via? E se tiver que mudar de via a questão volta ao mesmo, ou seja, volto a ter a minha via desimpedida logo continuo sem ultrapassar ninguém independentemente de quem segue noutras vias em diferentes velocidades. Cuidado que há agentes da autoridade que autuam por considerarem ultrapassagem pela direita em AEs, também têm direito a errar.
                                                Podes (e ultrapassas) a partir do momento em que se considera que o que interessa aqui é a faixa de rodagem e não a via em que cada um circula. Um carro pode estar à tua frente na faixa de rodagem, independentemente de circular na mesma via que tu ou não.

                                                Já vários tópicos sobre este tema existiram, o que me leva a dar razão a um amigo meu que dizia que o grande problema deste país é que a maioria das pessoas são pouco inteligentes. Daí a dificuldade em perceber conceitos ou interpretar textos. Se depois lhe juntarmos o típico chico-espertismo tuga...está explicado um tópico de 19 páginas sobre um tema básico que não tem discussão.

                                                Ultrapassar é, como sabemos, passar "de trás para a frente" de algo, neste caso, um veículo.

                                                Numa estrada, seja ela qual for, veículos que circulem no mesmo sentido, fazem-no sempre na mesma faixa de rodagem que pode estar sub-dividida em várias vias de trânsito. Quando um veículo A segue atrás de um veículo B numa faixa de rodagem e passa para a sua frente, é ultrapassagem. No CE, essa ultrapassagem é ilegal se não for feita pela esquerda, com excepção do veículo B ir virar à esquerda (não se aplica em AE) ou de haver uma situação de trânsito congestionado em que os veículos de uma fila circulam mais rápido do que os de outra.

                                                Espero ter ajudado.

                                                Comentário


                                                  Neste tópico tudo se resume a entender o que é uma ultrapassagem.


                                                  Vou incluir aqui um link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A2nsito
                                                  E colo a parte relevante do texto:

                                                  Ultrapassagem
                                                  Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade. Em vias de duas ou mais pistas, quando há linha divisória simples seccionada ou dupla seccionada à esquerda daquele que ultrapassa, o motorista pode ultrapassar quando for seguro. Em vias de múltiplas pistas de rolamento, na maioria das jurisdições, a passagem (não ultrapassagem) é permitida nas faixas mais 'lentas' .
                                                  De notar que no texto é realçado que é uma passagem e não uma ultrapassagem.
                                                  Há também um acórdão que me dá razão no link:
                                                  http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/91d6c142c49bcd0f80256e3f004a7cbf?OpenDocument


                                                  Bem sei que há outras opiniões e informações de responsáveis da área em epígrafe contrárias à minha, como a resposta ao e-mail que deu origem a este tópico, bem como no site do IMTT que na última página refere:

                                                  “Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas oumais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida”

                                                  Resumindo, para mim em AE não há ultrapassagens e por essa razão podemos passar pela esquerda ou direita doutros veículos sem infringir seja o que for.



                                                  Claro que o CE diz que os condutores devem usar a via da direita e claro aqui poderá haver lugar a contraordenação, mas apenas em relação a esse(s) condutor(es), nunca em relação a quem passa por eles pela direita ou esquerda.

                                                  Abraço de Almada

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                                                    Neste tópico tudo se resume a entender o que é uma ultrapassagem.


                                                    Vou incluir aqui um link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A2nsito
                                                    E colo a parte relevante do texto:

                                                    Ultrapassagem
                                                    Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade. Em vias de duas ou mais pistas, quando há linha divisória simples seccionada ou dupla seccionada à esquerda daquele que ultrapassa, o motorista pode ultrapassar quando for seguro. Em vias de múltiplas pistas de rolamento, na maioria das jurisdições, a passagem (não ultrapassagem) é permitida nas faixas mais 'lentas' .
                                                    De notar que no texto é realçado que é uma passagem e não uma ultrapassagem.
                                                    Há também um acórdão que me dá razão no link:
                                                    http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/91d6c142c49bcd0f80256e3f004a7cbf?OpenDocument


                                                    Bem sei que há outras opiniões e informações de responsáveis da área em epígrafe contrárias à minha, como a resposta ao e-mail que deu origem a este tópico, bem como no site do IMTT que na última página refere:

                                                    “Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas oumais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida”

                                                    Resumindo, para mim em AE não há ultrapassagens e por essa razão podemos passar pela esquerda ou direita doutros veículos sem infringir seja o que for.



                                                    Claro que o CE diz que os condutores devem usar a via da direita e claro aqui poderá haver lugar a contraordenação, mas apenas em relação a esse(s) condutor(es), nunca em relação a quem passa por eles pela direita ou esquerda.

                                                    Abraço de Almada
                                                    Essa do em AE não haver ultrapassagem não faz sentido. Se eu passar ao lado de um carro, seja pela esquerda ou pela direita, tudo bem, é passar, também concordo. Agora, vir de trás de um veículo e pôr-me de seguida à frente dele (seja pela direita ou pela esquerda), é ultrapassar ponto.

                                                    Estás em contradição quando referes "Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade" e depois dizes que "Resumindo, para mim em AE não há ultrapassagens"

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Poolkman Ver Post
                                                      Essa do em AE não haver ultrapassagem não faz sentido. Se eu passar ao lado de um carro, seja pela esquerda ou pela direita, tudo bem, é passar, também concordo. Agora, vir de trás de um veículo e pôr-me de seguida à frente dele (seja pela direita ou pela esquerda), é ultrapassar ponto.

                                                      Estás em contradição quando referes "Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade" e depois dizes que "Resumindo, para mim em AE não há ultrapassagens"
                                                      “Essa do em AE não haver ultrapassagem não faz sentido. Se eu passar ao lado de um carro, seja pela esquerda ou pela direita, tudo bem, é passar, também concordo. Agora, virde trás de um veículo e pôr-me de seguida à frente dele (seja pela direita oupela esquerda), é ultrapassar ponto.”

                                                      Em lato sensu,concordo que sempre que um perseguidor passa para a frente do perseguido se dá uma ultrapassagem.
                                                      Em stricto sensu, no referente ao que concerne ao CE para efeitos de contraordenação não há ultrapassagens em AE.

                                                      Estás em contradição quando referes"Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade"e depois dizes que "Resumindo, para mim em AE não há ultrapassagens"

                                                      Uma simples“olhadela” a um texto não ajuda ao entendimento, sugiro a leitura de todo oparágrafo, ou melhor ainda, ler os textos nos links apensos para que estes esclarecimentos também possam servir a outros.

                                                      Comentário


                                                        Silent1, eu acho que deverias guardar o teu latim para o dia em que fores multado. Quem sabe apanhas um agente da autoridade prendado em linguística, semântica ou até mesmo etimologia.

                                                        A partir do momento que és obrigado a circular na faixa mais à direita possível, sempre que de lá sais, se acordo com a lei, será apenas e sempre para ultrapassar alguém e depois retomar novamente a direita.

                                                        Podes chamar-lhe o que quiseres, claro.

                                                        Comentário


                                                          Nunca tinha reparado neste tópico.
                                                          Voces aqui também discutem as tesouras?
                                                          Chamo isso àquelas coisas que me acontecem quando vou na via central de três.
                                                          Vem um da esquerda, vem um da direita... e cruzam.se à minha frente.
                                                          Ou são tesouras ou é alguma modalidade olímpica: condução sincronizada.

                                                          Comentário


                                                            A GNR e PSP bem podem começar a seguir este exemplo e já agora acrescentar quem circula na faixa central...

                                                            http://www.flatout.com.br/e-assim-qu...uerda-nos-eua/

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                                                              “Essa do em AE não haver ultrapassagem não faz sentido. Se eu passar ao lado de um carro, seja pela esquerda ou pela direita, tudo bem, é passar, também concordo. Agora, virde trás de um veículo e pôr-me de seguida à frente dele (seja pela direita oupela esquerda), é ultrapassar ponto.”

                                                              Em lato sensu,concordo que sempre que um perseguidor passa para a frente do perseguido se dá uma ultrapassagem.
                                                              Em stricto sensu, no referente ao que concerne ao CE para efeitos de contraordenação não há ultrapassagens em AE.

                                                              Estás em contradição quando referes"Ultrapassagem se refere à manobra de passar à frente de um veículo que se desloca na mesma direção, na mesma faixa de tráfego e em menor velocidade"e depois dizes que "Resumindo, para mim em AE não há ultrapassagens"

                                                              Uma simples“olhadela” a um texto não ajuda ao entendimento, sugiro a leitura de todo oparágrafo, ou melhor ainda, ler os textos nos links apensos para que estes esclarecimentos também possam servir a outros.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X