Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hoje eu vi... e anda a GPL! - AVISO PAG. 35 - Apagar Matrícula

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por LM Ver Post
    (...)
    É ter visto o óleo no filtro que me faz mudar de 15000 em 1500Km, é apenas uma precaução, possivelmente nem ganho nada com isso, mas fico mais descansado.

    Segundo me disseram esse óleo tem origem no gás butano que está misturado com o propano no GPL da Repsol.

    (...)

    Em princípio o GPL da Repsol vem de Espanha e deve obedecer à legislação espanhola.
    Exacto, aquilo é abrir a cápsula e temos lá o filtro Eu digo os 20.000km porque repara, a mistura nos países de origem dos fabricantes (Itália, Holanda) têm a mistura obrigatória de butano e propano, mistura essa que é feita cá pela Repsol porque adquiram a Shell e esta já fazia essa mistura cá tal e qual como era feita lá fora, um verdadeiro GPL Auto portanto, uma vez que com esta mistura consegue-se mais rendimento e uma redução superior em consumo e emissões.

    Originalmente Colocado por mmao Ver Post
    ainda agora passou à minha porta uma 4L de 1990 a gpl, coisa que acho desnecessário, visto que a gasolina gasta pouco.
    Um Jazz ou Clio 1.2 também achas desnecessário? E um híbrido? Já viste o que é um Jazz a fazer 5l/100km a GPL? €2.97 por 100 quilómetros contra €5.85 a gasolina, sem falar na redução das emissões claro está Desnecessário é vender um carro a gasolina para trocar por um a gasóleo quando se pode manter o carro com custos mais baixos para a carteira e para o ambiente.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
      [ATTACH]18901[/ATTACH]

      Era bom era.
      Vou já mandar mail.

      Comentário


        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
        Exacto, aquilo é abrir a cápsula e temos lá o filtro Eu digo os 20.000km porque repara, a mistura nos países de origem dos fabricantes (Itália, Holanda) têm a mistura obrigatória de butano e propano, mistura essa que é feita cá pela Repsol porque adquiram a Shell e esta já fazia essa mistura cá tal e qual como era feita lá fora, um verdadeiro GPL Auto portanto, uma vez que com esta mistura consegue-se mais rendimento e uma redução superior em consumo e emissões.



        Um Jazz ou Clio 1.2 também achas desnecessário? E um híbrido? Já viste o que é um Jazz a fazer 5l/100km a GPL? €2.97 por 100 quilómetros contra €5.85 a gasolina, sem falar na redução das emissões claro está Desnecessário é vender um carro a gasolina para trocar por um a gasóleo quando se pode manter o carro com custos mais baixos para a carteira e para o ambiente.
        N vamos começar pois n?

        Comentário


          Ó ESPRIT não me digas que não compensa andarem a fazer mistura de Propano e Butano nas bombas, se a Repsol o faz... Aliás, como aumentaram o preço (e até ver, parece que foram os únicos embora a BP também vá aumentar 1 centimo) podiam melhorar a qualidade do GPL Auto que vendem

          Comentário


            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
            Em compensação, a conversão é do mais simples.
            claro que sim, mas será que compensará monetariamente?

            Comentário


              Originalmente Colocado por mmao Ver Post
              claro que sim, mas será que compensará monetariamente?
              Porque não?

              Comentário


                Bem... fiz as contas para um Opel Corsa 1.2 de 97, sem certezas quanto ao consumo de combustível, e tendo em conta uma instalação de GPL a custar 1600 aérios.

                custo de combustível gasolina: 1,33
                custo de combustível GPL: 0,59

                Dá o GPL a compensar aos 30019 km.

                Ou seja, num condução de 20.000 km/ano, compensação em ano e meio. Nada mau

                Comentário


                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                  Ó ESPRIT não me digas que não compensa andarem a fazer mistura de Propano e Butano nas bombas, se a Repsol o faz... Aliás, como aumentaram o preço (e até ver, parece que foram os únicos embora a BP também vá aumentar 1 centimo) podiam melhorar a qualidade do GPL Auto que vendem
                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                  Exacto, aquilo é abrir a cápsula e temos lá o filtro Eu digo os 20.000km porque repara, a mistura nos países de origem dos fabricantes (Itália, Holanda) têm a mistura obrigatória de butano e propano, mistura essa que é feita cá pela Repsol porque adquiram a Shell e esta já fazia essa mistura cá tal e qual como era feita lá fora, um verdadeiro GPL Auto portanto, uma vez que com esta mistura consegue-se mais rendimento e uma redução superior em consumo e emissões.

                  1- Para nós n compensa. O volume de negócio de GPL-Auto e a distância entre postos, faz c q n seja exequivel fazer mistura especial para o GPL-Auto, e n se esqueçam q raramente é propano 100%.

                  2- A Repsol faz, pq já vem de Espanha assim, e o mercado deles de GPL-Auto é maior. As finanças da Repsol Portuguesa n me dizem respeito. O facto de fazerem mistura nada tem a ver c ser da Shell ou deixar de ser.

                  3- Tal cmo noutros páises tbem cá há uma mistura obrigatória, obriga indirectamente a uma % minima de propano. E Nos outros países é semelhante.

                  4- Consegues principalmente + km´s por litro qto ao rendimento n sei.

                  5- N conheço GPL-Auto verdadeiro! Está especificada na legislação a sua composição, e q eu saiba tdos a seguem.

                  Comentário


                    Se eu passasse de um diesel que gasta de média 9,0 l/100km para um Clio 1.2 RN que deve andar na casa dos 6,5l/100km, para passa-lo para GPL, qto começava a compensar a mudança? Tentei fazer no simluador, mas deu: desde os 0km....

                    Comentário


                      Tendo em conta que não existem custos de aquisição, apenas de transformação do Clio vamos ter:

                      €9.90 Eur/100km a gasóleo
                      €8.77 Eur/100km a gasolina
                      €4.44 Eur/100km a gpl

                      Só a gasolina já poupas quase €1 a cada 100km, a gpl poupas quase €5.50. Contas feitas, precisas de percorrer 29.300km após a transformação para GPL para te compensar em relação ao gasóleo, para compensar em relação à gasolina já é necessário percorrer 37.500km.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por andred Ver Post
                        Se eu passasse de um diesel que gasta de média 9,0 l/100km para um Clio 1.2 RN que deve andar na casa dos 6,5l/100km, para passa-lo para GPL, qto começava a compensar a mudança? Tentei fazer no simluador, mas deu: desde os 0km....
                        Para começar, espero que não estejas a falar do clio 1.2 RN da fase um, com motor energy, porque se estiveres, esquece esses 6,5, esquece até os 7,5, que esses motores bebem muito.

                        Depois, a menos que estejas a falar num diesel grande e antigo, para fazeres 9 litros a diesel a gasolina não deves fazer valores anunciados.

                        Partindo do princípio dos valores que deste, as contas do eduardomaio estão correctas.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          Tendo em conta que não existem custos de aquisição, apenas de transformação do Clio vamos ter:

                          €9.90 Eur/100km a gasóleo
                          €8.77 Eur/100km a gasolina
                          €4.44 Eur/100km a gpl

                          Só a gasolina já poupas quase €1 a cada 100km, a gpl poupas quase €5.50. Contas feitas, precisas de percorrer 29.300km após a transformação para GPL para te compensar em relação ao gasóleo, para compensar em relação à gasolina já é necessário percorrer 37.500km.
                          Muito obrigado Eduardo. Fico a dever-te 1.

                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Para começar, espero que não estejas a falar do clio 1.2 RN da fase um, com motor energy, porque se estiveres, esquece esses 6,5, esquece até os 7,5, que esses motores bebem muito.

                          Depois, a menos que estejas a falar num diesel grande e antigo, para fazeres 9 litros a diesel a gasolina não deves fazer valores anunciados.

                          Partindo do princípio dos valores que deste, as contas do eduardomaio estão correctas.
                          O Clio é de 2000. E o diesel que faz 9 litros é a 807 deste ano.

                          Comentário


                            Fiz as contas mal, pensava que o gasóleo estava a 1.10 mas afinal está a 1.15 Bom, não interessa, em vez de €9.90 aos 100 são €10.35, passa a compensar mais cedo.

                            Comentário


                              Boas Noites...

                              Fala-se muito sobre comprar carros em segunda mão a gasolina e converter a GPL, mas e se...comprar-mos novo e convertermos logo? Perdemos a garantia ou fazemos um género de um acordo entre a marca? Será que é possivel? Andava com ideias de num futuro próximo (se tudo corresse bem) de ir buscar um pro cee'd 1.6 a gasóleo mas com o preço do gasóleo a aumentar absurdamente virei a minha cabeça para um Civic 1.8...a GPL, claro. Já consultei o spritmonitor.de e por acaso existe lá um Civic dos novo a fazer médias de 9,5, nada mau...nada mau...

                              Conseguem-me esclarecer em relação a carros novos com GPL? Em último caso entro em contacto com a marca ou vou a algum concessionário.

                              EDIT: Ah, uma última dúvida em relação aos sitemas de injecção... Já existe por aí sistemas de injecção líquida?

                              Um abraço a todos e obrigado.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por lhunen Ver Post
                                Boas Noites...

                                Fala-se muito sobre comprar carros em segunda mão a gasolina e converter a GPL, mas e se...comprar-mos novo e convertermos logo? Perdemos a garantia ou fazemos um género de um acordo entre a marca? Será que é possivel? Andava com ideias de num futuro próximo (se tudo corresse bem) de ir buscar um pro cee'd 1.6 a gasóleo mas com o preço do gasóleo a aumentar absurdamente virei a minha cabeça para um Civic 1.8...a GPL, claro. Já consultei o spritmonitor.de e por acaso existe lá um Civic dos novo a fazer médias de 9,5, nada mau...nada mau...

                                Conseguem-me esclarecer em relação a carros novos com GPL? Em último caso entro em contacto com a marca ou vou a algum concessionário.

                                EDIT: Ah, uma última dúvida em relação aos sitemas de injecção... Já existe por aí sistemas de injecção líquida?

                                Um abraço a todos e obrigado.
                                1º Em relação à garantia!

                                Existe a possibilidade de negociares com alguns stands que o carro seja instalado o kit de GPL já em Portugal, mas nessa situação não existe desconto de 40% ou 50% ao nível dos impostos.

                                Existe também a possibilidade de alguns (neste caso a maior parte) te dizerem que metes o Kit de GPL dentro do tempo de garantia, anulam a mesma. (apesar que existe pessoas que fazem isso, se calhar viram que a garantia não servia de nada)

                                Também podes procurar marcas que já venham com o kit instalado lá de fora e aí sim, existe o dito desconto e está coberto pela garantia!

                                2º Em relação aos sistemas de injecção liquida

                                Os sistema de injecção liquida já existem, mas cá, como os nossos políticos pensam que são mais inteligentes que os outros, não permitem a instalação cá. Mas se o carro tiver lá fora e importares um, ai sim, está legal e podes andar com ele. Apesar que se tiveres algum problema não é qualquer instalador que vai mexer nesses sistemas!

                                Comentário


                                  Ainda hoje fui a um stand da Volvo e disseram-me que é possível mandar vir de fábrica um Volvo novo a GPL, sem prejudicar a garantia e com a respectiva redução do IA.

                                  For more information, contact your nearest Volvo dealer.

                                  Comentário


                                    Óptimo Jarod e J.Garcia.

                                    Afinal tinha uma ideia errada em relação à instalação dos kits. Julgava que se instalassem cá antes de o carro ser registado que descontava no IA, e até compensava o custo do KIT. Afinal tem de vir para cá já com a mudança efectuada o que, pelo que acabaram de dizer, até é capaz de nem ser uma má ideia visto poer vir já com o sistema de injecção líquida.

                                    Agora, deixo uma pergunta mais pertinente que me lembrei agora. É possível um carro com o Kit GPL instalado estar em sintonia com o computador de bordo do carro?

                                    Um abraço e mais uma vez obrigado.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por lhunen Ver Post
                                      Óptimo Jarod e J.Garcia.

                                      Afinal tinha uma ideia errada em relação à instalação dos kits. Julgava que se instalassem cá antes de o carro ser registado que descontava no IA, e até compensava o custo do KIT. Afinal tem de vir para cá já com a mudança efectuada o que, pelo que acabaram de dizer, até é capaz de nem ser uma má ideia visto poer vir já com o sistema de injecção líquida.

                                      Agora, deixo uma pergunta mais pertinente que me lembrei agora. É possível um carro com o Kit GPL instalado estar em sintonia com o computador de bordo do carro?

                                      Um abraço e mais uma vez obrigado.
                                      Falo pelo meu: ele conta sempre, quer esteja a gás, quer esteja a gasolina; só que o que marca de GPL, tens de dar-lhe mais 10 a 20%.
                                      Não creio que possam "afinar" isso, nem que seja assim muito viável.

                                      Comentário


                                        Onde é que eu posso ir para saber mais sobre os sistemas de injecção líquida?

                                        Que vantagens/desvantagens têm?

                                        Usam o mesmo GPL Auto das bombas habituais?

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                          Falo pelo meu: ele conta sempre, quer esteja a gás, quer esteja a gasolina; só que o que marca de GPL, tens de dar-lhe mais 10 a 20%.
                                          Não creio que possam "afinar" isso, nem que seja assim muito viável.
                                          E já veio de origem a GPL ou instalaste depois? É que fiquei com esta dúvida desde que consultei o forum da autogas porque lá era referido que tinham de ser instalados módulos à parte para fazer a ligação entre a centralina do carro e do sistema GPL...ou secalhar nem será preciso. É um assunto em que tenho ainda alguma duvidas...
                                          Fiquei agora sem perceber o que controla afinal a injecção do gás...se o seu sistema...se o do carro... mas secalhar não é uma pergunta para esclarecer aqui mas sim lá

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                            Onde é que eu posso ir para saber mais sobre os sistemas de injecção líquida?

                                            Que vantagens/desvantagens têm?

                                            Usam o mesmo GPL Auto das bombas habituais?

                                            Jarod, pelo que já me deu a entender (mas corrijam-me se tiver enganado) o gás é o mesmo, mas em vez de ser feita uma "injecção" gasosa esta é feita no estado líquido o que é optimo, especialmente a nível da lubrificação das válvulas. Daí nos carros com injecção "normal" teres de usar produtos para a lubrificação delas ou então de e x em x kilómetros fazeres uns kms a gasolina.
                                            Agora o que referiram já neste tópico de até dar uma mais resposta ao carro e de consumir o mesmo é que foi novidade para mim... (:

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                              Fiz as contas mal, pensava que o gasóleo estava a 1.10 mas afinal está a 1.15 Bom, não interessa, em vez de €9.90 aos 100 são €10.35, passa a compensar mais cedo.
                                              Não faz mal. Obrigado na mesma. Se tiver a oportunidade de o fazer, depois informo.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por lhunen Ver Post
                                                Agora o que referiram já neste tópico de até dar uma mais resposta ao carro e de consumir o mesmo é que foi novidade para mim... (:
                                                Não tem nada de surpreendente, uma vez que o rendimento do motor depende em grande parte do diferencial de temperatura entre a admissão e o escape. A injecção liquida vai reduzir drasticamente a temperatura na camara de combustão, permitindo um maior enchimento dos cilindros, um maior rendimento pós-compressão, e até permitir um aumento da própria taxa de compressão (o elevado I.O tb ajuda).

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por lhunen Ver Post
                                                  Jarod, pelo que já me deu a entender (mas corrijam-me se tiver enganado) o gás é o mesmo, mas em vez de ser feita uma "injecção" gasosa esta é feita no estado líquido o que é optimo, especialmente a nível da lubrificação das válvulas. Daí nos carros com injecção "normal" teres de usar produtos para a lubrificação delas ou então de e x em x kilómetros fazeres uns kms a gasolina.
                                                  Agora o que referiram já neste tópico de até dar uma mais resposta ao carro e de consumir o mesmo é que foi novidade para mim... (:
                                                  Não existe lubrificação de válvulas com a injecção liquida, os carros com válvulas macias vão continuar a precisar de lubrificação. O que acontece é que com a redução da temperatura esta vai ficar igual a gasolina logo o desgaste das sedes das válvulas (que é maioritáriamente por causa da temperatura) passa a níveis normais como a gasolina. No meu caso, se tivesse injecção liquida, não usava lubrificação por andar sempre em altos regimes em AE. Existe ainda uma redução no consumo e emissões e um pequeno aumento de potência.

                                                  Cá é ilegal porque dentro do depósito de GPL não se podem ter aparelhos electrónicos com mais de 500mA ou que é...

                                                  Originalmente Colocado por lhunen Ver Post
                                                  E já veio de origem a GPL ou instalaste depois? É que fiquei com esta dúvida desde que consultei o forum da autogas porque lá era referido que tinham de ser instalados módulos à parte para fazer a ligação entre a centralina do carro e do sistema GPL...ou secalhar nem será preciso. É um assunto em que tenho ainda alguma duvidas...
                                                  Fiquei agora sem perceber o que controla afinal a injecção do gás...se o seu sistema...se o do carro... mas secalhar não é uma pergunta para esclarecer aqui mas sim lá

                                                  Cumprimentos
                                                  Esses módulos que falam são apenas para alguns multiplexados, principalmente PSA, que indicam o nível de combustível de acordo com o computador de bordo e o seu consumo, assim fazendo alguns quilómetros a GPL iria acender a reserva do depósito de gasolina mesmo sem a consumir.

                                                  Em relação à injecção de gás, os dados da centralina original são copiados e corrigidos para os tempos de injecção a GPL.
                                                  Editado pela última vez por eduardomaio; 09 November 2007, 13:37.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                    Ainda hoje fui a um stand da Volvo e disseram-me que é possível mandar vir de fábrica um Volvo novo a GPL, sem prejudicar a garantia e com a respectiva redução do IA.

                                                    For more information, contact your nearest Volvo dealer.


                                                    Vir de fábrica acho que não, porque acho que a Volvo já não fabrica a GPL, apenas

                                                    a Gás Natural.
                                                    Mas carece de confirmação.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                      Que nem funciona decentemente.
                                                      O simulador da Galp já está a funcionar correctamente.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        O simulador da Galp já está a funcionar correctamente.
                                                        Confirmo!

                                                        Comentário


                                                          Com cerca de 30000 Km/ano e um consumo médio de 8,40 Lts/100 Km (com o diferencial de consumo para GPL Auto já incluido), a sua poupança potencial poderá ser de 1729.2 €/ano.
                                                          Tendo um investimento de conversão de 1500 €, recuperará o seu investimento em apenas 0 ano(s) e 11 meses.

                                                          eu quero...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                                                            eu quero...
                                                            Atenção que a conversão são €1600.

                                                            E voltando ao tópico, ontem vi um Saxo Cup a ir em direcção à Vasco com o autocolante colado!

                                                            Comentário


                                                              Nunca pensei ver uma Transit a gasolina e muito menos a GPL, importada da Holanda!?!?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X