Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tranquilizantes podem dar multa a condutores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    da ideia que querem tudo menos discutir eventuais falhas, mas enfim, adiante

    Se defendes um código perfeito estás a contradizer-te.
    tal coisa nao existe. nem a ideia de "condutor perfeito", apesar de alguns terem a certeza que o sao.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Grolubao Ver Post
      EliseLotus, só estamos aqui a analisar a deficiencia do sistema em si. Quanto à cena das brocas é verdade q até podes já n estar sob o efeito das mesmas, mas só o saber que fumaste é suficiente para te lixares porque é proibido, seja a conduzir ou fora.

      então afinal acusa???
      gostava mesmo de saber com alguma certeza!!

      Comentário


        #33
        Trânsito
        16-08-2007 17:00
        Brigadas têm ordens para ignorar antidepressivos e ansiolíticos

        Os agentes de segurança rodoviária têm ordens para ignorar a presença de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos nos testes à saliva dos condutores.

        Desde as 00h00 de quarta-feira que as brigadas de trânsito fiscalizam não só o consumo de álcool, mas, também, todas as substâncias psicotrópicas que afectem a condução.

        Apesar dos kits de despistagem de drogas distribuídos às forças de segurança detectarem a presença de benzodiazepinas, substâncias presentes em vários medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, Mário Dias, do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), garante que "para a polícia a presença desta substância é irrelevante".

        O responsável explicou que estes kits, "fabricados a nível mundial", foram escolhidos por "questões económicas e práticas", uma vez que são de fácil manuseamento, leitura e interpretação.

        De acordo com aquele responsável, neste momento, os agentes estão apenas preocupados com a detecção de quatro grupos de substâncias: anfetaminas e metanfetaminas, opiáceos, cocaína e canabis.

        Na base desta decisão está a inexistência de uma tabela que permita dizer se os níveis de benzodiazepina encontrados podem afectar uma condução segura.

        "Era preciso ter muita cautela na detecção de medicamentos, porque se as outras substâncias são ilícitas e a sua detecção não é problemática, com os medicamentos é uma situação diferente", afirmou Mário Dias.

        Mário Dias lembrou o "projecto europeu, no qual participam 18 países, para encontrar valores de referência que possam criar regras que permitam dar passos mais seguros" e assim acabar com esta lacuna.

        Segundo uma estimativa do Infarmed, em 2005, mais de nove em cada cem portugueses estariam a consumir diariamente benzodiazepinas.

        O regulamento, publicado segunda-feira, prevê que sejam aplicadas coimas entre 500 e 2.500 euros no caso de serem detectadas substâncias psicotrópicas no sangue, estando ainda prevista uma pena de prisão até três anos se o condutor colocar em risco a vida de terceiros

        Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&ContentId=216275

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por pintonuno Ver Post
          então afinal acusa???
          gostava mesmo de saber com alguma certeza!!
          Eu que trabalho na área de análises clínicas posso-te dizer que a informação que disponho (mas atenção que não sou médico) é que os canabinóides ficam nos rins durante 30 dias sendo lentamente expelidos através da urina, pelo que o busílis da questão será sabermos se este tipo de testes feitos pela BT é qualitativo (positivo ou negativo) ou quantitativo (níveis de concentração).

          Faria mais sentido ser o último e haver um cut-off acima do qual seria aplicável a coima, mas duvido.

          Comentário


            #35
            Bem agora os guardas também são farmacêuticos.

            Estive a ver ontem ou lá o que foi como funciona o aparelho...como é que os guardas sabem se é da droga ou dos antidepressivos ou calmantes? Só se sabe e pronto.

            Eu tomo normalmente medicamentos, e teoricamente não influem no meu estado normal ( disseram na reportagem que só fariam se notassem que a pessoa estava "diferente" ), entre eles antidepressivos e alguns calmantes sempre com receita médica. Estou a ver que tenho de andar com a receita médica no carro.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
              Bem agora os guardas também são farmacêuticos.

              Estive a ver ontem ou lá o que foi como funciona o aparelho...como é que os guardas sabem se é da droga ou dos antidepressivos ou calmantes? Só se sabe e pronto.
              É tipo teste de gravidez: tem várias tiras onde aparece uma ou duas barras carmim: a 1ª é o controle (logo tem de aparecer em todos para o teste ser válido), a segunda é o positivo. Há uma tira para a cocaína, outra para os opiáceos, outra para os canabinoides, outra para as benzodiazepinas e por aí adiante. Por isso não há confusão entre elas.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                Trânsito
                16-08-2007 17:00
                Brigadas têm ordens para ignorar antidepressivos e ansiolíticos

                Os agentes de segurança rodoviária têm ordens para ignorar a presença de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos nos testes à saliva dos condutores.

                Desde as 00h00 de quarta-feira que as brigadas de trânsito fiscalizam não só o consumo de álcool, mas, também, todas as substâncias psicotrópicas que afectem a condução.

                Apesar dos kits de despistagem de drogas distribuídos às forças de segurança detectarem a presença de benzodiazepinas, substâncias presentes em vários medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, Mário Dias, do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), garante que "para a polícia a presença desta substância é irrelevante".

                O responsável explicou que estes kits, "fabricados a nível mundial", foram escolhidos por "questões económicas e práticas", uma vez que são de fácil manuseamento, leitura e interpretação.

                De acordo com aquele responsável, neste momento, os agentes estão apenas preocupados com a detecção de quatro grupos de substâncias: anfetaminas e metanfetaminas, opiáceos, cocaína e canabis.

                Na base desta decisão está a inexistência de uma tabela que permita dizer se os níveis de benzodiazepina encontrados podem afectar uma condução segura.

                "Era preciso ter muita cautela na detecção de medicamentos, porque se as outras substâncias são ilícitas e a sua detecção não é problemática, com os medicamentos é uma situação diferente", afirmou Mário Dias.

                Mário Dias lembrou o "projecto europeu, no qual participam 18 países, para encontrar valores de referência que possam criar regras que permitam dar passos mais seguros" e assim acabar com esta lacuna.

                Segundo uma estimativa do Infarmed, em 2005, mais de nove em cada cem portugueses estariam a consumir diariamente benzodiazepinas.

                O regulamento, publicado segunda-feira, prevê que sejam aplicadas coimas entre 500 e 2.500 euros no caso de serem detectadas substâncias psicotrópicas no sangue, estando ainda prevista uma pena de prisão até três anos se o condutor colocar em risco a vida de terceiros

                Em http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&ContentId=216275

                Até me surpreende tamanha dose de bom-senso...

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                  É tipo teste de gravidez: tem várias tiras onde aparece uma ou duas barras carmim: a 1ª é o controle (logo tem de aparecer em todos para o teste ser válido), a segunda é o positivo. Há uma tira para a cocaína, outra para os opiáceos, outra para os canabinoides, outra para as benzodiazepinas e por aí adiante. Por isso não há confusão entre elas.
                  Thkns pela explicação que desconhecia.

                  Comentário


                    #39
                    deleted

                    Comentário


                      #40
                      deleted

                      Comentário


                        #41
                        deleted

                        Comentário


                          #42
                          Parece que já estou a ver um ganzado a falar depois de ser apanhado:
                          "Oh senõr guarda... eu só tomei uns tranquilizantes, eu nem tomo drogas!"

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                            Eu que trabalho na área de análises clínicas posso-te dizer que a informação que disponho (mas atenção que não sou médico) é que os canabinóides ficam nos rins durante 30 dias sendo lentamente expelidos através da urina, pelo que o busílis da questão será sabermos se este tipo de testes feitos pela BT é qualitativo (positivo ou negativo) ou quantitativo (níveis de concentração).

                            Faria mais sentido ser o último e haver um cut-off acima do qual seria aplicável a coima, mas duvido.
                            Na saliva um médico amigo referiu q eram 72h.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Grolubao Ver Post
                              Na saliva um médico amigo referiu q eram 72h.
                              É possível, mas se a BT detectar algo na saliva levam-te ao hospital mais próximo para fazeres xixi para um copo.

                              Comentário


                                #45
                                Na SIC Notícias vi uma coisa que nunca tinha visto: um tipo da BT a falar português comum. E até manteve a conversa interessante... não admira que seja o RP de lá...

                                Confirmou que essa notícia é falsa, ou seja, não há nenhum tipo de ordens para ter peso leve em certas situações, pois essa responsabilidade não e deles. Eles não precisam nem querem saber qual é a substância que foi ingerida... dá positivo, é logo recambiado para um IML parea fazer colheitas ao sangue.

                                E até concordo, pois o teste apenas serve para que haja um pouco mais de confiança para mandar fazer essas análises.

                                E é simples: quem tomar tranquilizantes, não pode conduzir.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                  E é simples: quem tomar tranquilizantes, não pode conduzir.

                                  Porquê?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                    Porquê?
                                    Porque é o que diz a lei, e pelos vistos, não há atenuantes.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                      Porque é o que diz a lei, e pelos vistos, não há atenuantes.
                                      Por isso é que eu estou a tentar demonstrar que (para variar) quem legislou não percebe nada do assunto.
                                      Até o álcool tem uma taxa mínima permitida, porque é que não põem também nessas tiras o teste de alcoolemia? Se tiver 2 barras, pumba, multa. Tenha 0,1 ou 5 de alcoolemia.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                        Por isso é que eu estou a tentar demonstrar que (para variar) quem legislou não percebe nada do assunto.
                                        Até o álcool tem uma taxa mínima permitida, porque é que não põem também nessas tiras o teste de alcoolemia? Se tiver 2 barras, pumba, multa. Tenha 0,1 ou 5 de alcoolemia.
                                        O que me deu a entender, na entrevista ao fulano da BT que vi na SicNotícias, é que o teste não dá direito logo a multa; apenas reforça a ideia de que o condutor pode estar a conduzir sob o efeito de drogas, coisa que dantes era apenas apanhada por instinto dos polícias.

                                        Quando o teste dá positivo, o condutor é encaminhado para fazer análises ao sangue. Só daí é que se pode fazer o resto. E, como disse muito bem, os alcoolímetros são aparelhos já com vários anos, enquanto que este é novo, e o nível de confiança dos resultados só permite indiciar, não permite concluir.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                          O que me deu a entender, na entrevista ao fulano da BT que vi na SicNotícias, é que o teste não dá direito logo a multa; apenas reforça a ideia de que o condutor pode estar a conduzir sob o efeito de drogas, coisa que dantes era apenas apanhada por instinto dos polícias.

                                          Quando o teste dá positivo, o condutor é encaminhado para fazer análises ao sangue. Só daí é que se pode fazer o resto. E, como disse muito bem, os alcoolímetros são aparelhos já com vários anos, enquanto que este é novo, e o nível de confiança dos resultados só permite indiciar, não permite concluir.
                                          Mas quais análises ao sangue? Que eu saiba, as análises que se fazem nos hospitais são uns kits muito semelhantes mas que usam urina. São apenas qualitativos, tais como esses de "esfregar na boca". Encaminhados para Instituto de Medicina legal? Para dosear o quê? - atenção que estou apenas a falar de benzodiazepinas - é que o álcool é etanol e mais nada, agora benzodiazepinas deve haver para aí umas 30. Vão-se dosear todas? Como? Quem paga?

                                          Comentário


                                            #51
                                            E também disse que escusam de andar com a receita do médico pois à polícia isso não interessa para nada. Eles limitam-se a constatar o facto, a análise ao sangue que é obrigatoriamente feita, é que vai determinar a substancia e se há ou não multa.

                                            Também disseram que não é obrigatório o automobilista ir fazer a análise acompanhado por um agente. É dado um prazo e se falhar esse prazo ou não fizer a análise é acusado de crime de desrespeito à autoridade, mesmo que a análise seja negativa.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                              Porquê?
                                              Um sétimo dos acidentes ocorre devido a tranquilizantes. Isto li eu já ha uns anos. Deve haver algum fundo de verdade.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Não estive para ler o topic todo por isso vou responder de acordo com o post inicial....

                                                Eu acho muito bem que se controlem tambem tranquilizantes, anceoliticos e outros medicamentos do genero.
                                                Eu tenho o meu pai com uma depressão era a pessoa em quem eu tinha mais confiança a conduzir e hoje é aquela pessoa que se poder evitar de andar com ele a conduzir...
                                                Estou lhe farto de dar na cabeça, a minha mãe esta lhe farta de dar na cabeça a médica esta farta de lhe dar na cabeça mas va la ele aceitar...

                                                Quando ele quer ir a sitio tal ate ja me predisponho a ir com ele e levo o carro.
                                                No outro dia, a proposito do topic de Moding nos pc´s, queria ir a coimbra ter com um amigo q tem uma loja para comprar la uma peça qualquer e aproveitar e estar com o amigo, ora fazer + de 300klms sozinho... tirei o dia e fui com ele.

                                                Agora esta noticia veio um pouco ajudar pois ficou borradinho de medo e pode ser que de uma vez por todas se mentalize q so qd deixar os comprimidos é q pode voltar a conduzir.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                                                  Um sétimo dos acidentes ocorre devido a tranquilizantes. Isto li eu já ha uns anos. Deve haver algum fundo de verdade.
                                                  Mas vamos lá a ver se eu me consigo explicar: eu também não defendo que se possa conduzir sob o efeito de tranquilizantes. É óbvio que, dependendo da dose (como o álcool), haverá situações que tornam o condutor perigoso - ou por possibilidade de adormecer ou por lentificação de reações.

                                                  A questão é que o teste do álcool é feito à substância em si, que é directamente excretado no ar expirado, com concentração dependente do nível em que se encontra no sangue. Onde eu quero chegar com as benzodiazepinas é que, tanto quanto sei, o teste qualitativo é feito com base em metabolitos dos fármacos, fármacos estes que são dezenas, alguns muito diferentes em potência, efeito ansiolítico/hipnótico e sobretudo duração de acção.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Isto ainda vai dar pano para mangas.
                                                    Ainda agora ouvi na peça do telejornal da RTP1 que quem for acusado, só se poderá defender em tribunal com a receita médica.E não ouvi mal.

                                                    Se assim é, então acabe-se com o alcool ao volante. Porque é o seguinte, se eu tomar um comprimido (aliás como quase sempre) e se for mandado parar vai acusar inevitavelmente.
                                                    Se um gajo beber uns copos, ainda pode conduzir até 0.5 g de alcool no sangue. Os comprimidos não, toma-se um, aquilo acusa logo.

                                                    Enfim, gostava era de ouvir os mandaxuvas desta lei para poder ser esclarecido como deve de ser, pois existe muita contra-informação.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                      Isto ainda vai dar pano para mangas.
                                                      Ainda agora ouvi na peça do telejornal da RTP1 que quem for acusado, só se poderá defender em tribunal com a receita médica.E não ouvi mal.

                                                      Se assim é, então acabe-se com o alcool ao volante. Porque é o seguinte, se eu tomar um comprimido (aliás como quase sempre) e se for mandado parar vai acusar inevitavelmente.
                                                      Se um gajo beber uns copos, ainda pode conduzir até 0.5 g de alcool no sangue. Os comprimidos não, toma-se um, aquilo acusa logo.

                                                      Enfim, gostava era de ouvir os mandaxuvas desta lei para poder ser esclarecido como deve de ser, pois existe muita contra-informação.
                                                      Deixa-me só dizer-te que, com esse nick, eu cá esfregava-te imediatamente um kit na tua boca! joking.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                                                        Deixa-me só dizer-te que, com esse nick, eu cá esfregava-te imediatamente um kit na tua boca! joking.

                                                        Malvado!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                          Uma pessoa que tome tranquilizantes, charope para a tosse ou ecstasy é igual, estão a conduzir de forma alterada.

                                                          Se no folheto do medicamento diz que este pode provocar sonolencia, aumento do tempo de reacção ou com a frase do costume para não conduzir ou usar maquinaria pesada não se conduz e pronto

                                                          É o mesmo que comer um mon cheri e depois queixar-me porque não bebi alcool

                                                          Este tipo de controle já devia estar no activo à muito!
                                                          Boas

                                                          Não questionando o efeito provocado por certos medicamentos(por conhecimento proprio não pessoal mas de uma pessoa proxima)mas ...

                                                          Que fariam voces se vos fosse receitado pelo medico de familia o belo do cumprimido para dormir???? deixavam de fazer a vossa vida normal????? deixavam de conduzir???? mesmo que digam que sim duvido!!!!!

                                                          Pensem na possibilidade de serem multados por uma pessoa que esteja a tomar o mesmo medicamento que é indevido para a condução!!! qual a validade disso esse senhor não esta a conduzir mas tem uma arma!!!! como isso outros elementos das forças de segurança com que nos cruzamos nas ruas!!!

                                                          E as pessoas com alergias ????? que tomam por sistema(e receita médica) os anti-histaminicos????

                                                          Não digam que se faz assim ou assado porque se vos calha a voces não irão cumprir, e mesmo que seja apenas tomado á noite tb dura muito no organismo.

                                                          É bonito falar nisto mas pensem nas pessoas que ficariam impedidos de exercer a profissão por causa destes medicamentos pos porque antes de ser criminalizado podia ser o que não podia eram as drogas de "diversão".

                                                          Abraços

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Um tipo fuma uma broca o mês passado e não pode conduzir e o tio jaquim que tem 54 anos n vê nada à frente e toma 1/2 farmácia por dia pode...
                                                            Álem disso se o pessoal deixar de tomar os calmantes e afins vai andar tudo à beira dum ataque de nervos a conduzir...o que não pode ser bom porque vai dar milho

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Mais uma acha para a fogueira, que proveio da conversa com um amigo meu, e não tinha pensado nisso.
                                                              "Às vezes uma noite muito mal dormida, equivale a um comprimido ( ou pior ), como é que a polícia controla as horas que o pessoal dorme? O melhor é instalar um tacógrafo nos ligeiros também."

                                                              Foi mais ou menos isto e até tem razão, simplesmente não há forma de controlar.

                                                              Como já disse vou esperar por uma entrevista séria a quem manda nisso, para poder desfazer todas as dúvidas.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X