Poupar para ir trabalhar vou eu poupar...vou tirar o passe do Metro Sul do Tejo...8euros e tal...e vou eu bem sentadinho com ar condicionado e sempre a andar enquanto tenho o "prazer" de olhar pela janela e vejo as enormes filas de carros todos parados na hora de ponta...
Isto ao fim do Ano com o que se poupa dá para comprar um carro para passear ao fim de semana.
Eu tento andar mais devagar muitíssimas vezes, até para testar os consumos. É verdade que se notam diferenças bem razoáveis, mas tenho mesmo que fazer um grande esforço para não carregar no pedal. Na realidade, acabo por chegar mais cansado e stressado do que se andasse no meu ritmo normal. Estou convencido que é mais uma questão de hábito...
Eu já faço esse tipo de condução há uns tempos.
E realmente a diferença de consumos é bem grande. Outro coisa que noto diferença é na maior durabilidade dos pneus.
Tudo isto não me impede de dizer que o post do manucas está fantástico
O título do tópico pode parecer publicidade enganosa, mas está bem visto e o que dizes é real!
Este fds fui a Vila Real de Santo António (com uma saltada a Ayamonte para atestar diesel na BP alguns 13 Cts. a menos) e para baixo fui mais depressa e realmente no regresso gastei quase um litro de gasóleo a menos por cada 100 km, só por não passar dos 130...
Seja como for, eu gostava mesmo era de morar mais perto de Espanha!
Poupar para ir trabalhar vou eu poupar...vou tirar o passe do Metro Sul do Tejo...8euros e tal...e vou eu bem sentadinho com ar condicionado e sempre a andar enquanto tenho o "prazer" de olhar pela janela e vejo as enormes filas de carros todos parados na hora de ponta...
Isto ao fim do Ano com o que se poupa dá para comprar um carro para passear ao fim de semana.
Eu ainda hoje tentei ir de Metro, mas não encontrei metro para Reveles, Bajouca, Marrazes, etc, etc.....
Eu tento andar mais devagar muitíssimas vezes, até para testar os consumos. É verdade que se notam diferenças bem razoáveis, mas tenho mesmo que fazer um grande esforço para não carregar no pedal. Na realidade, acabo por chegar mais cansado e stressado do que se andasse no meu ritmo normal. Estou convencido que é mais uma questão de hábito...
Sem duvida que por vezes é complicado, mas ainda hoje fiz o mesmo e nem se tem revelado muito cansativo, antes pelo contrário. Se bem que há dias que parece que a viagem nunca mais acaba e um gajo pisa o que pode.
De qualquer forma, hoje sai de casa com 4,9 l/100, fiz 457kms, chegou a ir aos 5,2 l/100 numas estradas de serra, mas chegou a casa com 5 l/100.
Mas se vamos mais devagar o carro está mais tempo a trabalhar e gasta mais...
Agora a sério, é bem verdade, noto bem a diferença nos poucos meses que não ando sozinho nas viagens, pequenas (+/- 600km/semana).
Pneus nem penso nisso que até me dá uma coisa má...
Quando estou cansado e sozinho, como aconteceu ontem à noite, não posso nem pensar nos consumos que até dá o sono.
Quando andava de 1.5d tambem poupava em gasoléo, para ao fim-de-semana ir queimar gasolina no gt...
Faço uma condução extremamente calma em AE, em termos de tempo não compensa andar em correrias, custos idem, mas para mim o pior ainda são os mosquitos a estragar a pintura.
Fico com a ideia intuitiva de que o número de mosquitos mortos por Km aumenta exponencialmente com a velocidade.
Caro colega, e se quiseres poupar mais alguns euros, quando fores estacionar em locais onde seja a pagar, procura 100 ou 200 metros mais à frente, e estaciona à borla, onde seja possível, e assim aproveitas e fazes ginástica, para compensar o tempo que andas sentado.
Vai por mim.
Mas se vamos mais devagar o carro está mais tempo a trabalhar e gasta mais...
Agora a sério, é bem verdade, noto bem a diferença nos poucos meses que não ando sozinho nas viagens, pequenas (+/- 600km/semana).
Pneus nem penso nisso que até me dá uma coisa má...
Quando estou cansado e sozinho, como aconteceu ontem à noite, não posso nem pensar nos consumos que até dá o sono.
Quando andava de 1.5d tambem poupava em gasoléo, para ao fim-de-semana ir queimar gasolina no gt...
Confesso que já tentei fazer isso várias vezes, mas não consegui resistir por muito.
O melhor que eu consigo é cerca de 50 km a 120 km/h.
Faço isso durante um dia, mas no dia seguinte já dobro essa velocidade.
A única maneira de eu andar devagar é de noite e acompanhado. Se for sozinho, é a desgraça completa.
Sem duvida que por vezes é difícil e quando um gajo anda sozinho (90% das vezes no meu caso) ainda mais. E depois tambem depende dos dias. Já me aconteceu estar atrasado para algo e ir na minha, numa de "que se lixe, quando chegar, cheguei" e há dias em que não tenho pressa rigorosamente nenhuma e vou a abrir que nem um desalmado......nem sei porquê!
Faço uma condução extremamente calma em AE, em termos de tempo não compensa andar em correrias, custos idem, mas para mim o pior ainda são os mosquitos a estragar a pintura.
Fico com a ideia intuitiva de que o número de mosquitos mortos por Km aumenta exponencialmente com a velocidade.
Não tenhas duvidas........e arrancá-los é o cabo dos trabalhos..........eu tenho ali um belo frete pela frente.........na frente do C4. Deixa ver se a chuva os vai amolecendo e tirando a maior.
Caro colega, e se quiseres poupar mais alguns euros, quando fores estacionar em locais onde seja a pagar, procura 100 ou 200 metros mais à frente, e estaciona à borla, onde seja possível, e assim aproveitas e fazes ginástica, para compensar o tempo que andas sentado.
Vai por mim.
Curiosamente esse é um dos pontos em que venho notando diferenças com a idade (ai a pdi ). Antigamente (há 10/15 anos.......ai a pdi) tinha que arranjar um buraco a 20 metros do local onde tinha que ir, mas hoje em dia já não me importo de andar umas valentes centenas de metros, e até faz bem pois um gajo passa o dia sentado a cultivar a barriguinha.
Sem duvida que por vezes é difícil e quando um gajo anda sozinho (90% das vezes no meu caso) ainda mais. E depois tambem depende dos dias. Já me aconteceu estar atrasado para algo e ir na minha, numa de "que se lixe, quando chegar, cheguei" e há dias em que não tenho pressa rigorosamente nenhuma e vou a abrir que nem um desalmado......nem sei porquê!
Como te percebo... Parece que o pé direito fica mais pesado
Quanto aos mosquitos, é bem verdade, mas como só me costuma interessar o estado de limpeza do carro no seu interior... Claro que no maximo de 2 em 2 semanas tenho de limpar bem o parabrisas e farois
O capot por vezes peço ajuda e o pó lá sai, até parece ficar polido em algumas zonas
Sem duvida que por vezes é complicado, mas ainda hoje fiz o mesmo e nem se tem revelado muito cansativo, antes pelo contrário. Se bem que há dias que parece que a viagem nunca mais acaba e um gajo pisa o que pode.
De qualquer forma, hoje sai de casa com 4,9 l/100, fiz 457kms, chegou a ir aos 5,2 l/100 numas estradas de serra, mas chegou a casa com 5 l/100.
Fiz Lx-Guarda, sempre em AE, sempre a 120, demorei para aí 3h15, quando lá chegei tinha um consumo de 4,8L no CB.
Fiquei espantado, pois regra geral em AE ando a 140/150 e consumos nos 5,7-5,8l
Foi uma viagem que se fez bem, sem stress.
No regresso, que foi efectuado no mesmo dia, a situação já foi diferente 150-160km/h, pois queria a minha bela casinha! Consumos de 6,0l e devo ter poupado para aí uns 20/25 min na viagem.
Só consigo fazer este tipo de condução relaxada se vou sozinho, quando vou com a maria a algum lado e se vou a 120, tá-me logo a dizer para que é que eu quero o carro! Sé é para andar a 120, ia de autocarro!
Por exemplo, às vezes vou no IC 19, a 90-100km/h, e a maria começa logo a dizer porque é que eu vou a pastelar. Se for a 120 no mesmo percurso, já não diz nada!
Mas resumindo, andar sem ultrapassar os limites legais de velocidade, poupa-se muito, porém o partido que se tira do carro é diminuto.
É como andar a 140 em AE e andar a 100/120 em estradas c/ curvas, o prazer que dá a 2ª hipotese é muito melhor, goza-se mais o carro em curvas do que em rectas de AE, porém não passa da minha opinião. Cada um tem a sua!
Para além da força de vontade, em andares a esses ritmos, tb depende muito da viatura que tens, ou que estás a conduzir.
O meu Corsa, não tendo grande cavalagem, puxava para velocidades mais elevadas, perto dos limites dele, sem darmos grande conta.
Agora com o Gran Vitara, tb porque não dá muito mais que o limite legal , mas é um carro que tb não "puxa" para a velocidade.
Num viagem Algarve-LX diferenças? Apesar de ter sido feito com velocidades mais baixas, a diferença de tempo não é substancial, o resto é mais complicado de comparar...
(Ver se é agora que começo então a poupar uns Euros )
Comentário