Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eu vou lá na próxima semana [:X]

    Alguém precisa que traga alguma coisa?

    Comentário


      Depois conta como foi!!!!

      1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Comentário


        oLA

        Eu precisava de uma Alema boa e em bom estado desmontada para eu "montar" ca SFF

        Boa viagem e boas compras

        Comentário


          luciano já deves estar farto de te darem os parabens por um tópico que cada vez mais tem interesse neste nosso país à beira mar plantado.

          Vou-te chatear um pouco porque tu com tantas idas e perguntas às alfandegas e dgv's pode ser que me consigas esclarecer.

          Estive a ver uns preços de carros NOVOS no estrangeiro. Acontece que cá o dito carro fica em 75000€ com equipamento básico. Estive a pesquisar em Espanha e França e em França fica por 68000€ já com o equipamento que quero, e não é pouco. Sabendo que o IA que tenho de pagar é de 17800€ (3000cc) fica por 85800€, preço que cá é inatingível com o equipamento que trás. Mesmo com os custos de legalização e transporte etc, não fica por mais de 88000€.

          Duvidas:
          1º-Dado que o carro é novo tenho de pagar cá o IVA ou isso não tem nada a ver?

          2º-Como o carro é novo em principio não necessito daquele documento, COC se não estou em erro, já que não preciso de ir à inspecção com ele ou tenho sempre de ir à inspecção independentemente da kilometragem e idade do carro?

          3º-Há alguma coisa em que os carros novos sejam tratados de diferente maneira dos usados em termos de papelada necessária?

          Obrigado luciano e a todos os que puderem ajudar.

          Comentário


            1º Se o carro tiver menos de 6 meses ou 6.000 Km tens que pagar IVA. è considerado carro novo.

            2º Tens que levar o carro à Inspecção independete da Ideade ou estado. O COC é sempre necessario.

            O melhor que podes fazer é comprar agora e legalizar daqui a 6 ou 7 meses para não pagares IVA.


            1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por lucianorato

              1º Se o carro tiver menos de 6 meses ou 6.000 Km tens que pagar IVA. è considerado carro novo.

              2º Tens que levar o carro à Inspecção independete da Ideade ou estado. O COC é sempre necessario.

              O melhor que podes fazer é comprar agora e legalizar daqui a 6 ou 7 meses para não pagares IVA.


              1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
              Essa é outra duvida. São 6 meses ou 6000km, ou 6 meses e 6000km? Por ex um carro com 5 meses e 6100km ou um carro com 7 meses e 2000km são considerados usados?

              Depois esperar 6 meses para matricular não deve ser fácil, qual era a desculpa para estares com o carro parado esses meses todos? A factura vem sempre com o teu nome e a data da venda.

              Comentário


                Isto tens que arranjar uma maneira qq para só te passarem a factura daqui por 6 meses.

                Eu acho que é 6 meses ou 6000 Km, no entanto consulta a pagina da DGV para tirares as duvidas.

                1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaa

                Comentário


                  Se eu pagar lá o IVA como é qdo cá chegar, só pago a diferença do IVA deles para o nosso certo? É possivel não pagar lá IVA sobre um carro novo?

                  Desculpa lá luciano mas isto as duvidas vão surgindo!! hehehhe

                  Andei a ver e realmente na Alemanha o carro ainda fica mais barato que em França. Fica em 64680€. Com o IA em cima fica em 82480€.

                  Havia um site das finanças que tinha o simulador do IA e todas essas informações, mas já procurei por aqui e não consigo encontrar.

                  Comentário


                    Como particular tens que pagar lá o IVA. Como esta pago lá ja nao o pagas cá.

                    http://www.doctudo.pt/cgi-bin/doctud...a_tabela1.html

                    1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaa

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por lucianorato

                      Como particular tens que pagar lá o IVA. Como esta pago lá ja nao o pagas cá.

                      http://www.doctudo.pt/cgi-bin/doctud...a_tabela1.html

                      1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaa
                      Pois é, por isso é que eu andava à procura daquele site das finanças:

                      "Para veículos provenientes de um Estado-membro da UE
                      Face ao disposto no nº 2 do artº 6º do Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias (RITI), os veículos novos estão sujeitos a IVA em território nacional, no momento da sua legalização.
                      Considera-se veículo novo, aquele que, no momento da transmissão (venda), reúna um dos seguintes condicionalismos:
                      - a transmissão não seja efectuada há mais de seis meses após a data da 1ª utilização;
                      - não tenha percorrido mais de 6.000 km.
                      Entende-se por data da 1ª utilização a constante do título do registo de propriedade ou documento equivalente ( nº 3 do artº 6º do RITI).
                      O respectivo cálculo é efectuado a partir da aplicação da taxa do IVA sobre a base tributável, constituída pela soma do valor de aquisição e do IA devido.
                      Os veículos automóveis que sejam considerados usados, isto é, aqueles cuja transmissão seja efectuada há mais de seis meses após a data da 1ª utilização e tenham percorrido mais de 6.000 km, não devem IVA em território nacional, sendo o imposto liquidado e cobrado no momento da transmissão."

                      Ou seja, segundo percebi da leitura deste texto, e corrijam-me se estiver enganado, mas para um carro ser considerado usado tem de ter mais de 6 meses e mais de 6000km! Caso uma destas falhe o carro é considerado novo e tem de pagar o IVA.

                      Mais, o IVA dos carros novos é liquidado no valor total de aquisição:

                      "O respectivo cálculo é efectuado a partir da aplicação da taxa do IVA sobre a base tributável, constituída pela soma do valor de aquisição e do IA devido."

                      Ou seja, mesmo que os extras sejam mais baratos, dado que já possuem o IVA deles ainda vão ficar mais caros assim que cá colocam o nosso IVA.

                      Comentário


                        Peço descilpa por me intrometer, mas tenho dúvidas que assim seja. Apesar de nunca o ter feito (importação de veiculo novo de outro pais da UE) penso que o IVA é devido cá... não sei se há suspensão do imposto até entrar em PT, ou se opera um esquema de compensação entre IVA de diferentes Estados Membros, mas no art.º 2º do REGIME DO IVA NAS TRANSACÇÕES INTRACOMUNITÁRIAS, diz o seguinte:
                        "2 - São ainda considerados sujeitos passivos do imposto:
                        a) Os particulares que efectuem aquisições intracomunitárias de meios de transportes novos;"
                        Retirado da pág 56 de http://www.dgaiec.min-financas.pt/si...lacao_CIVA.pdf

                        PS: o Simulador oficial que procuram deve ser o disponivel na página da DGAIEC http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

                        citação:Originalmente colocada por lucianorato

                        Como particular tens que pagar lá o IVA. Como esta pago lá ja nao o pagas cá.

                        Comentário


                          Boas Luciano!

                          Excelente Tópico e bela menina tu trouxeste!

                          Já agora, ando muitas vezes pela Covilhã, talvez se possa combinar um cafézinho e... marcar uma viagem à Alemanha:D.

                          Já mereço um M3 [B)]

                          1 Abraço - Mágico

                          Comentário


                            Quando quiseres apita.

                            Envia P.M. Mial ou SMS.

                            1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por Nop58915

                              Peço descilpa por me intrometer, mas tenho dúvidas que assim seja. Apesar de nunca o ter feito (importação de veiculo novo de outro pais da UE) penso que o IVA é devido cá... não sei se há suspensão do imposto até entrar em PT, ou se opera um esquema de compensação entre IVA de diferentes Estados Membros, mas no art.º 2º do REGIME DO IVA NAS TRANSACÇÕES INTRACOMUNITÁRIAS, diz o seguinte:
                              "2 - São ainda considerados sujeitos passivos do imposto:
                              a) Os particulares que efectuem aquisições intracomunitárias de meios de transportes novos;"
                              Retirado da pág 56 de http://www.dgaiec.min-financas.pt/si...lacao_CIVA.pdf

                              PS: o Simulador oficial que procuram deve ser o disponivel na página da DGAIEC http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp

                              citação:Originalmente colocada por lucianorato

                              Como particular tens que pagar lá o IVA. Como esta pago lá ja nao o pagas cá.
                              Mas é isso mesmo que eu estou a dizer. O problema em trazer um carro novo é que pagas lá o IVA pois não tens hipotese de não pagar lá, e chegas cá e colocam-te o nosso IVA em cima do total que lá pagaste! Não lhes interessa se lá já pagaste ou deixaste de pagar seja o que for. Quando o carro novo chega a Portugal do nosso IVA não nos safamos!

                              Comentário


                                acho que pode NÃO pagar o IVA lá (num carro novo para exportação).

                                então uma das fraudes mais comuns não era mesmo essa, traziam os carros sem pagar o IVA lá e esqueciam.se de o pagar cá?

                                MCunha

                                Comentário


                                  Só não pode pagar se for Comerciante. Tens que levar Nº de Contribuinte da Firma. Depois pagas cá o IVA de 21 %.

                                  1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por marcunha

                                    acho que pode NÃO pagar o IVA lá (num carro novo para exportação).

                                    então uma das fraudes mais comuns não era mesmo essa, traziam os carros sem pagar o IVA lá e esqueciam.se de o pagar cá?

                                    MCunha
                                    Lá não há hipotese mesmo de não pagar o IVA num carro novo. Em casos usados é que é possível deduzir o imposto. Isto está escrito nos sites onde há simuladores ou algo assim. Depois cá ainda tens obrigatoriamente que pagar o nosso IVA aquando da legalização.

                                    "O respectivo cálculo é efectuado a partir da aplicação da taxa do IVA sobre a base tributável, constituída pela soma do valor de aquisição e do IA devido."

                                    Soma do valor de aquisição, é aquilo que consta da factura que trazes para legalizar o carro, e que no caso de carro novo já trás o imposto pago lá, mas chegas cá e lá vai mais uma fatia para o estado.

                                    Comentário


                                      Tens a certeza disto?
                                      citação:Originalmente colocada por lucianorato

                                      Só não pode pagar se for Comerciante.

                                      Comentário


                                        Yap

                                        1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

                                        Comentário


                                          Cheguei ontem da Alemanha,... [|)] ainda não recuperei o sono

                                          Foi muito cansativo, mas valeu a pena, e até tenho vontade de repetir a experiência, só que desta vez já sei onde ir e com quem falar.

                                          Fartei-me de correr stands e procurei desde o 8 ao 80. Comecei por ir ao representante oficial da marca, depois para os intermédios e parei nos Turcos (muito má onda)

                                          Acabei por comprar num stand perto da cidade de Estugarda que se chama "AKPINAR",... escusado é dizer que me parti a rir com o nome.

                                          Ainda deu tempo para conhecer o Fernando Meira que joga no Estugarda (jogou no Benfica e ainda tem saudades) e para dar uma voltinha num Porsche e num Mercedes ML350 novinhos em folha.

                                          Faço minhas as palavras do L.Rato e de todos os que têm contribuido para este tópico. Foi realmente tal como me descreverem e foi-me extremamente útil todos os conselhos que daqui tirei.

                                          As pessoas que foram comigo não navegam na internet, mas a verdade é que nada foi novidade para mim só por causa do que tirei das experiências que vocês têm partilhado por aqui.

                                          Ao início todos gozavam comigo por eu dizer que toda a informação que recolhí foi deste fórum, mas à medida que o tempo ia passando, a malta foi dando a mão à palmatória,... quem se riu no fim fui eu :D

                                          Muito obrigado ao L.Rato e a todos os outros que têm enriquecido o tópico

                                          Comentário


                                            qual foi o carro que compraste e quanto custou?

                                            Comentário


                                              Comprei 1 VW Passat TDI, 130cv de 2002, com Tiptronic, GPS (acho que a versão será equivalente à Comfortline, porque os estofos são em tecido, não tem tecto de abrir nem jantes especiais).

                                              Ainda não a legalizei porque estou à espera do COC. O preço foi 12.800€

                                              Comentário


                                                Estou intrigado com o seguinte:

                                                Noutro tópico fui severamente criticado por estar a comprar por "12.000€" e vender por 23.500€......
                                                Recebi há dias uma proposta de seguro em que dizia o seguinte:
                                                ---------------------------------------------------------------
                                                Neste momento pela tabela Eurotax o valor venal é de 28650€, fiz-lhe a simulação pelo valor de 25785€ , pois este valor é o minimo pelo qual podemos segurar tendo em conta que só podemos desvalorizar o veiculo em 10%.
                                                ---------------------------------------------------------------

                                                Ou seja sou criticado por tentar vender uma mercadoria por 23.500€. No entanto ela tem um valor de mercado na casa dos 28.650€...........


                                                1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

                                                Comentário


                                                  óó Luciano, eu acho que o preço que pedes pelo teu A4 bastante bom [^] ao ponto de ter até mostrado fotos da tua máquina a um bacano que queria ir à Alemanha comprar 1 igual ao teu.

                                                  O preço que eu deu pela VW Passat foi o que me pediram lá. Neste momento não estou a fazer conta de a vender, mas se a minha vida profissional der para o torto lá vai ter que ser, mas tal como tu irei procurar 1 preço justo.

                                                  Sinceramente penso que devemos encontrar um meio termo no preço de 1 importado porque:
                                                  1) não somos Stand e como particulares não vamos dar garantia
                                                  2) como 1 carro importado fica mais em conta, então também é possível praticar 1 preço inferior aos nacionais
                                                  3) o particular que importou directamente deve ser compensado pelo trabalho e tempo perdido (desde que não haja exageros)

                                                  A opinião é pessoal e penso que praticável, até porque, no meu caso já tenho pessoas interessadas em ver o carro, embora não o queira vender já (ainda não faz 1 semana que o tenho)

                                                  Mas tal como uma vez disseste, estes fóruns não são o local indicado para vender carro [8] Já conseguí compradores para 4 carros - todos anunciados no Jornal "OCASIÃO" acho que é o melhor para publicitar usados.

                                                  Comentário


                                                    Tambem esta publicitado no Jornal Ocasiao, asssim como~na Internet e arredores.

                                                    O PPL não tem é mesmo Notinhas.....

                                                    1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaa

                                                    Comentário


                                                      É dificil alguém ter disponível 23 ou 24.000€ para comprar carro, porque ou opta por carro novo a crédito ou (na maioria das vezes) tem de dar outro à troca, e isso é uma situação que não interessa a 1 particular.

                                                      Comentário


                                                        POizzzzzzzzzzzzzzzzzzz

                                                        Mas ainda há pessoas que pensam por ter €€€ nas mãos que podem fazer o que querem. Houve dois membros deste ilustre forum que me ofereceram 19.000 e 19.900 Euris pela carrinha. Um deles ficou todo ofendido quando o tratei por "amigo" e disse-lhe que por esse preço podia continuar a andar a pé. Que a carrinha é minha e que só a vendo pelo preço que eu achar justo.....


                                                        1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaa

                                                        Comentário


                                                          A situação de preços é mesmo assim. Antes de comprar a minha, fui a Stands e também tive propostas de particulares que me queriam vender carro; a minha resposta era sempre a mesma: "eu não discuto preços", ou seja, cada um sabe o que pode gastar e o que acha que o seu carro vale.

                                                          Quando o valor é negociável e o comprador está mesmo interessado, (a bem) as coisas resolvem-se, tudo o que passe daqui então é quando as conversas passam a rumos diferentes e sinceramente, mais vale acabar logo com o assunto.

                                                          Quando coloquei o outro carro que tenho à venda, também me apareceu de tudo, e quando as propostas não me interessavam, eu simplesmente dizia que não vendia e pronto - fim de discussão, nem sequer dava oportunidade para regatear, isso é na feira.

                                                          No teu caso, acho que se alguém está disposto a dar 19.900€ também não é difícil dar mais um bocadinho até chegar a acordo, a não ser que estivesse apenas a discutir preço, ou quizesse comprar para voltar a vender.

                                                          Esse valor dá 1 Stand para te ficar com o carro, para depois o vender por uns 25.000€, que é mais ou menos o preço que pedem por um A4 como o teu.

                                                          Comentário


                                                            A falar é que as pesssoas se entendem.

                                                            Se quiserem cá estou....


                                                            1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

                                                            Comentário


                                                              Faz hoje 1 semana que comprei o carro na Alemanha e ainda não posso fazer nada dele porque a VW ainda não enviou o COC,...

                                                              Na AUDI as coisas foram bem mais rápidas. O A6 que trouxe, já tem o COC e já está pronto para começar o precesso de legalização.

                                                              Esta coisa de trazer o carro de fora é mais aborrecida por causa destes aspectos: compramos o carro, precisamos dele para trabalhar e estamos tempos indefinidos até que possamos circular com a papelada toda em ordem,...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X