Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
    Bem..então lá reuni coragem e li o tópico TODOOOO. As dúvidas é que ainda cá estão:

    Quanto à legalização, apesar de ter havido mudanças no ano passado e alguns procedimentos passarem a ser feitos online, continua a ser necessário ir presencialmente quer à Alfandega quer ao IMT certo?

    IMT - presencial, mas pode ser tirada senha na App "SIGA". Vale a pena. Em Lisboa, ao invés de esperar 2 a 3 horas, podemos seguir o andamento das senhas e aparecer perto da hora de atendimento.
    Para a pedir o n.º de homologação nacional, pedir a senha B - Veículos. Para levantar, de manhã, senha I, à tarde senha B. Contudo, o Segurança no local pode fazer a entrega do mod. 9 com o n.º da homologação.


    Alfândega - online (se tudo correr bem, claro): pode ser pedido apoio via telefone da AT para a credenciação e após o preenchimento da DAV e antes da submissão, se existirem erros na validação ou dúvidas, o contacto telefónico da AT apoia também na sua resolução. O DUC obtém-se em 10 minutos e pode pagar-se em qualquer lado, nomeadamente, MB. Disseram-me que o pagamento presencial torna mais célere o processo mas por 2 dias não me pareceu justificar uma ida à dita delegação alfandegária.

    Onde se consegue ver uma listagem de alfandegas no país?

    https://www.portaldasfinancas.gov.pt...Ebalcao.action

    Quanto às garantias, parece-me que os stand´s papam apenas com a garantia mínima de fábrica (2 anos a contar da data da matricula) e os particulares conseguem trazer carros com 4 ou 5 anos de garantia a partir da mesma data, certo? Parece-me que garantias de fábrica de 4 ou 5 anos são válidas cá...Audi e BMW incluidas. Confirmam?
    Boa tarde,

    Respostas acima. 3ª questão não consigo ajudar, mas penso só será mesmo obrigatória a garantia de 2 anos.

    Cumps
    Editado pela última vez por poloTDI; 16 May 2018, 19:45.

    Comentário


      Boa Tarde
      Estou a tentar comprar um mazda na Alemanha e parece que o stand não está muito habituado no processo de compra de matrículas de exportação. Ele diz-me que para adquirir as matriculas tenho de estar presente ou delegar nele através de uma procuração. Eu pretendo comprar o carro sem me
      deslocar a Alemanha (meu trabalho não permite) fazendo o tranporte via camião mas preciso das matriculas para me deslocar em Portugal para o processo de legalização. Tinha ideia que alguns stands tratam de tudo sem necessidade de estarmos lá. Qual a vossa experiencia ? Se souberem como funciona este processo na Alemanha em detalhe por favor partilhem. Obrigado

      Comentário


        Pra quê pagar 100/150€ por uma matrícula se um reboque para levar o carro à ipo é mais barato?

        Comentário


          O valor do ISV que aparece no portal das finanças é exatamente aquilo que terei de pagar em todo o processo de legalização?

          Comentário


            Se meteres lá os valores corretos, é.

            Comentário


              Que documentos de venda comprovam a compra para poder registar cá o carro?

              Cá a declaração de venda assinada pelo dono do carro, i.e. o nome em que está o registo, prova que é dono a vender.

              Comprando o carro fora e trazendo uma fatura ou declaração de venda dum stand ou particular, como é que o registo automóvel cá em portugal, sabe que essa declaração é válida e é do verdadeiro dono do carro?

              Isto é que me preocupa mais, se tiver problemas ao registar o carro fico sem o dinheiro todo e sem carro....

              Obrigado desde já!
              Editado pela última vez por rodrigl; 31 May 2018, 12:49.

              Comentário


                Originalmente Colocado por rodrigl Ver Post
                Que documentos de venda comprovam a compra para poder registar cá o carro?

                Cá a declaração de venda assinada pela dono do carro, ie o nome em que está o registo, prova que é dono a vender.

                Comprando carro fora e trazendo uma fatura ou declaração de venda dum stand ou particular, como é que eu e o registo cá em portugal, sabe que essa declaração é válido e é do verdadeiro dono do carro?

                Isto é que me preocupa mais, se tiver problemas ao registar o carro fico sem o dinheiro todo e sem carro....

                Obrigado desde já!
                Essa é uma boa pergunta... até porque a única entidade que "olha" para a fatura é a Alfândega e digo "olha" porque vê a versão digitalizada...

                Quer o IMT quer a Conservatória Registo Automóvel nem olham...

                Mas tal, ao fim ao cabo, é como em qualquer outro negócio: confiança.

                P.s. Numa aquisição em Espanha a uma concessão de usados de marca, com matrícula temporária e baixa para exportação, o "permiso" temporário já foi emitido em nome do adquirente (neste caso com a obtenção do NIE - número de identificação de estrangeiro - junto da Embaixada de Espanha em Portugal).

                Cumps.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por poloTDI Ver Post
                  Quer o IMT quer a Conservatória Registo Automóvel nem olham...
                  Mas tal, ao fim ao cabo, é como em qualquer outro negócio: confiança.
                  Que o registo ponha o carro em meu nome, com base na fatura dum stand que nem sabem se existe é estranho, mas compreendo mais ou menos.
                  E a confiança de que falas, também funciona para o meu lado. Um stand não venderia um carro que não possam vender (acho)

                  Mas se comprar a um particular, não sei o que poderei trazer para além dum papel a dizer que jaquim vende o carro x.
                  E o carro pode estar registado nesse pais no nome do manuel.

                  Comprando a um particular posso poupar muito, mas assusta-me um bocado, chegar cá ao registo e dizerem-me desculpe não podemos registar que esse documento de venda não vale.
                  Editado pela última vez por rodrigl; 31 May 2018, 13:04.

                  Comentário


                    O que me mete confusão são as garantias HU colocadas nos anúncios...

                    Por exemplo, carros dentro do período da garantia de fábrica mas com mais de 100/150k aparecem com a indicação HU-xx/20xx, sendo que, pela quilometragem, o carro já não terá garantia mecânica..

                    Outros, já com mais de 5 anos por vezes aparecem com essa indicação...

                    Já foi aqui colocada informação sobre as garantias de usados vendidos diretamente pelas marcas. Parece que as garantias Mercedes e BMW funcionam cá para particulares. As da Audi funcionam? Audi plus? Seat e VW têm garantias de usados europeias?

                    Comentário


                      Acho que estás a confundir Inspecção com garantia.

                      HU 01/2019 quer dizer que em Janeiro de 2019 o carro tem que ir à inspecção, mas claro que não te vale de nada em caso de avaria.
                      A esmagadora maioria das garantias de usados não te servem de nada, porque cá não valem, e mesmo que tenhas comprador em Sevilha, não vais levar lá o carro para reparação.

                      Se o carro ainda tiver garantia de novo ainda te safas, principalmente os Kias que têm sete anos da garantia.

                      Comentário


                        Hummm...estava mesmo a pensar que HU era a data da garantia.... então mas os carros lá não vão todos à inspeção ao fim de X anos? É que a data dos Hu nos anúncios variam de carro para carro...uns é ao fim de 3 anos outros ao fim de 5 etc...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                          Hummm...estava mesmo a pensar que HU era a data da garantia.... então mas os carros lá não vão todos à inspeção ao fim de X anos? É que a data dos Hu nos anúncios variam de carro para carro...uns é ao fim de 3 anos outros ao fim de 5 etc...

                          Como referido, essa questão do HU é da inspecção.

                          A primeira inspecção é feita ao fim de 3 anos e depois, de 2 em 2.
                          Editado pela última vez por nto; 08 June 2018, 07:36.

                          Comentário


                            Ok...entendido...obrigado.

                            Então no anúncio nada nos diz se o carro tem ainda garantia de fabrica...? É que agora as garantias são flexiveis....pode-se optar por uma extensão de garantia ou não, que penso ficar associada ao veículo em caso de venda...

                            Sei que usados BMW e Mercedes têm garantias de usados válidas na Europa, se vendidos por um concessionário...é por isso que só vejo Mercedes e BMW semi-novas a virem de lá fora...Audi´s nem vê-los...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                              Ok...entendido...obrigado.

                              Então no anúncio nada nos diz se o carro tem ainda garantia de fabrica...? É que agora as garantias são flexiveis....pode-se optar por uma extensão de garantia ou não, que penso ficar associada ao veículo em caso de venda...

                              Sei que usados BMW e Mercedes têm garantias de usados válidas na Europa, se vendidos por um concessionário...é por isso que só vejo Mercedes e BMW semi-novas a virem de lá fora...Audi´s nem vê-los...


                              A AUDI PLUS, cobre qualquer país da Europa.

                              Até há cá no fórum, quem tenha adquirido um Audi e stand alemão referiu que se fosse a um concessionário da marca com chassis, poderiam lhe indicar isso.

                              Assim o fez e confirmaram-no.

                              Comentário


                                Vou comprar no próximo mês e a minha opção é esquecer a garantia. Um concessionário com garantia europeia vai-me custar mais caro. Poupo esse dinheiro e vou tentar obter uma baixa de preço por abdicar da garantia no sitio onde comprar.


                                Comprando um carro com 5 anos a probabilidade de ter problemas graves é baixa. É certo que não é zero. Se tiver reparações a fazer tenho a margem do dinheiro que poupei.


                                Se tiver o azar de apanhar um limão mesmo com garantia, aqui o forum está cheio de histórias das marcas a sacudirem a água do capote. Ainda para mais com um carro importado... Acabam por pagar alguma coisa (ou não) mas é uma carga de trabalhos.


                                Se não acontecer nada como espero, fico todo contente por ter feito um bom negócio e faço uma granda jantarada à conta
                                Editado pela última vez por rodrigl; 08 June 2018, 17:35.

                                Comentário


                                  Nada como meter a equação na balança como estás a fazer. Já comprei dos dois modos, um tive necessidade de usar a garantia, e tudo ok (Jung Smart), os outros sem problemas de maior.

                                  Comentário


                                    O pior é quando o barato sai caro... Poupa-se uns €€€ mas leva-se barrete ao comprar acidentado e/ou martelado...sempre li neste tópico para se ter atenção e não comprar em qualquer lugar pois lá também há maroscas e das grandes...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                                      O pior é quando o barato sai caro... Poupa-se uns €€€ mas leva-se barrete ao comprar acidentado e/ou martelado...sempre li neste tópico para se ter atenção e não comprar em qualquer lugar pois lá também há maroscas e das grandes...
                                      Isso também acontece por cá.

                                      Comentário


                                        Sim é o risco que se ouve sempre associado aos usados. Mas que na verdade também existe nos novos, um colega comprou um Rover novo que estava mais tempo na oficina do que em casa.


                                        Estive a fazer as contas, já comprei 16 carros, só 4 novos. Nunca tive problemas e não percebo pevide de mecânica, para além de abrir o capot e fazer ar de entendido :D


                                        Sei que pode acontecer um azar até já no próximo e que a garantia me poderia poupar dinheiro (ou não...) mas a garantia não me poupa as chatices.


                                        Por isso ultimamente nem compro a stands, compro a privados. Se poupar 2000 euros em cada compra, ao fim de 5 dá para comprar um carro.


                                        Dai a minha pergunta ali mais acima. Desta vez tenho receio de comprar a um particular, não pela mecânica, mas pelo registo cá. Que não me aceitem um papel que o gajo me passe. Sendo uma fatura de venda oficial duma empresa deixa-me mais descansado.
                                        Editado pela última vez por rodrigl; 10 June 2018, 16:05.

                                        Comentário


                                          É igual.

                                          Comentário


                                            Para mim o problema de comprar a particular lá fora é “segurar” o carro.
                                            Num stand enviam um contrato, sinalizas e depois fazes o restante pagamento quando levantares o carro.

                                            Um conhecido meu há poucos meses fez negócio com um particular.
                                            Depois de aterrar em Frankfurt recebeu uma chamada do vendedor a dizer que já tinha vendido o carro.
                                            Como já lá estava comprou outra coisa mas em pior preço, e não tanto do seu agrado.

                                            Lá, tal como cá, não falta gente sem palavra.

                                            Comentário


                                              É por isso que convêm levar vários carros em carteira para o caso de algo correr mal com a nossa 1ª escolha...

                                              Comentário


                                                Uma dúvida:

                                                Importo um carro de 09/2016. Legalizo em Junho 2018. Pago IUC na legalização, certo, isto é, em Junho 2018? E depois volto a pagar no mês da matrícula de origem do carro, isto é , em Setembro? Ou o que ficaria válido seria a data da matricula de cá e pagaria novamente IUC em Junho 2019?

                                                Comentário


                                                  Existe algum simulador para legalizar carro com estatuto Emigrante?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por diogocoelho Ver Post
                                                    Existe algum simulador para legalizar carro com estatuto Emigrante?

                                                    Não.

                                                    Mas como ex-emigrante, pagas apenas a legalização... em torno de 500/600€.

                                                    Ficas é depois obrigado a cumprir os requisitos, caso contrário, o benefício obtido aquando da legalização terá de ser devolvido aquando da venda (até 5 anos após legalização).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                                                      Uma dúvida:

                                                      Importo um carro de 09/2016. Legalizo em Junho 2018. Pago IUC na legalização, certo, isto é, em Junho 2018? E depois volto a pagar no mês da matrícula de origem do carro, isto é , em Setembro? Ou o que ficaria válido seria a data da matricula de cá e pagaria novamente IUC em Junho 2019?


                                                      O que será válido, será o momento da legalização cá... para efeitos de pagamento de IUC.

                                                      Para efeitos de inspecção, será a data da primeira matrícula.

                                                      Comentário


                                                        Alguém sabe de empresa ou contacto que preste o serviço de ir ver o carro que se quer?

                                                        Não me importava de pagar alguma coisa para ter alguém que fosse verificar se o carro está bom e corresponde ás fotografias e descrição, antes de me meter num avião. E que seja independente dos stands claro.

                                                        Comentário


                                                          Já alguém comprou a rent-a-car´s tipo leaseplan sixt etc na Alemanha? É possível? Sei que há stand´s tugas que compram tudo lá a eles...e um particular?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
                                                            Já alguém comprou a rent-a-car´s tipo leaseplan sixt etc na Alemanha? É possível? Sei que há stand´s tugas que compram tudo lá a eles...e um particular?
                                                            Queres mesmo um carro de uma rent a car?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                                              Queres mesmo um carro de uma rent a car?
                                                              Se for para revender...qual é o problema?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X