Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como a legalização do meu Smart está quase no fim, já posso deixar a minha experiência. Não sei escrever posts destes sem sair testamento, por isso é melhor irem buscar uma almofadinha e encostarem-se bem.

    _________________________________________________

    Já há alguns anos, por culpa deste tópico, ficou de fundo na minha cabeça a ideia de um dia ir importar um carro (ou mais). A oportunidade finalmente surgiu.

    Uma vez que a importação foi feita mais pela experiência do que para ter um carro para consumo pessoal, fiz uma pesquisa intensiva no mobile e autoscout e no OLX e Standvirtual para perceber se valeria a pena importar X ou Y. Acabei por me focar nos Smarts, quer a gasolina quer a gasóleo, pelo facto de serem carros relativamente recentes e com poucos kms, relativamente populares e de legalização barata graças à baixa cilindrada e emissões.

    Depois de mais umas brincadeiras no mobile.de, acabei por definir que compraria o carro num raio de 200 kms de Frankfurt, a um concessionário com um rating de pelo menos 4 estrelas e que tivesse o Inglês como uma das línguas faladas; podia fazer uma má compra na mesma, mas como era a primeira vez que ia importar carro e sem dominar bem o alemão e a burocracia pós-compra sentia-me mais confortável assim.

    Não precisei de ligar para ninguém: dos emails que enviei, só metade respondeu, mas era a metade que mais me interessava.

    Desses que responderam, um tinha para venda um Smart 0.8 cdi de 2008 para venda. Eu tinha quase a certeza de que a versão de 45 cv nunca tinha saído com filtro de partículas, mas como o mercado lá é diferente estava disposto a dar uma hipótese. Comecei por fazer perguntas mais gerais, as quais foram respondidas rapidamente e de forma cortês, incluindo a posse do COC. Depois disso, enviei um email a pedir para confirmar o valor que aparecia nas "Partikel", no COC. O vendedor mandou-me o código que aparece junto ao campo, em vez do valor de partículas do carro. Enviei-lhe uma imagem de um COC com uma bola à volta do valor que pretendia. Tive de reenviar o email para obter a resposta. Tcharaaam: o carro emitia 0,013 g/km, logo não tinha filtro de partículas como o vendedor tinha dito.

    Para quem não sabe, essa situação levaria a um agravamento de 500 euros no ISV do carro, pelo que estava fora de questão.


    Pelos contactos feitos, o meu preferido era mesmo um Smart branquinho, MHD, Passion, já com o restyling de 2011. O vendedor foi respondendo a tudo, mostrou-se disponível e o carro parecia honesto. Mesmo assim, levei mais 3 ou 4 hipóteses em carteira para estar prevenido.

    Embora os planos sejam feitos para ser alterados , vi em casa os trajectos (viagens entre stands e entre pontos de dormida) e, como é óbvio, o aluguer do carro foi marcado com antecedência, tal como os sítios onde dormimos - eu e a minha namorada.

    Dada a antecedência, o vôo não foi ideal - foi de Lisboa, portanto perdemos a manhã a ir para a capital, e foi para Hahn, que fica a mais de 100 kms de Frankfurt. Decidimos pernoitar no hotel em frente e sair logo de manhã no carro reservado na Europcar. A localização do hotel é excelente. Não é luxuoso, mas dorme-se bem. Estava um McDonalds pequenito e humilde (como o aeroporto) aberto às 22h para trincarmos qualquer coisa.

    No nosso caso, teria compensado fazer Porto-Frankfurt International, desde que os bilhetes fossem marcados com mais antecedência. Assim perdeu-se um dia de viagem. Também complicou um bocadinho as contas do carro da rent-a-car, porque teve de ser feita a entrega num sítio diferente (na estação principal em Frankfurt).

    No dia seguinte, fomos ao balcão para fazer o resto do pagamento da reserva do carro de aluguer. O cartão de débito do Banco CTT, o tal com o código de verificação atrás, foi aceite sem problema. Confirmámos que o valor a bloquear estava disponível e não lhe mexemos.

    Fomos direitinhos de Hahn para o sítio onde estava o primeiro carro, a 40 kms de Frankfurt. Estava com os pneus de inverno (e jantes de ferro com tampões originais), mas fora isso pouco devia às fotos. Um ou outro retoque na pintura, mas depois de examinar a carroçaria não encontrei nada de anormal. No interior, um furito no banco do condutor e a gaveta debaixo do rádio sem fechar, mas nada de grave. Tive o tempo que quis para dar uma voltinha.

    Não me quis precipitar, por isso seguimos para os arredores de Frankfurt para ver a 2ª opção. Nesse stand, fiquei logo de pé atrás com o aspecto e nem falei com ninguém - nem ninguém veio ter comido. Terreno com gravilha e terra, carros de todos os tipos à bota para lá, e nem sinal do que eu queria ver. Dei meia volta e fui embora.

    Próximo destino: Offenbach, onde o stand já parecia melhor, embora fosse daqueles com um contentor e também com os carros enlatados dentro do espaço. O vendedor não estaria por lá, pelo que só vi o carro por fora, mas estava direitinho e seria um bom back up caso o primeiro falhasse.

    Por último, vi ao pé do stand da Ferrari em Frankfurt um Smart vermelho, de um sítio aparentemente bem reputado, mas já passavam uns minutos das 18h e estava fechado. Não fez diferença, porque o carro não estava nada como nas fotos, com a pintura toda descascada. Foi logo riscado da lista.

    Fomos dar uma volta pela cidade e jantar; e entretanto ficou combinado com o vendedor do Smart branco que ficaríamos com o carro e que o levantaríamos no dia seguinte. Era preciso trocar os pneus pelos de Verão e tratar da papelada. O preço já tinha ficado apalavrado.


    //Pausa a meio do post para descansar a vista //








    Continuando...

    Dia 26: correria de manhã para entregar o Polozito ao pé da estação principal de Frankfurt e ainda passeámos mais um bocado até depois de almoço, altura em que nos metemos num S-Bahn para ir consumar o negócio. Sempre ouvi dizer que a rede de comboios da Alemanha era muito boa, mas até ver o mapa da rede de Frankfurt não tinha noção do quão boa é. Penso que cobre uma extensão de 300 kms, no total.

    Foram umas 2h30 para burocracias lá no registo do sitio, que ao lado tinha uma loja para seguros/matrículas provisórias. Estar num sítio onde quase toda a gente está a falar uma língua estranha exige confiança no negócio que se está a fazer e na pessoa com quem se está a negociar. Fui metendo frases e palavras soltas no Google Translate para ir controlando a situação, mas não é fácil. Calculo que nos serviços de uma cidade principal se consiga encontrar alguém que fale melhor inglês.

    Tudo tratado, notas do lado de lá, documentos conferidos mais uma vez e vamos embora que se faz tarde. O triciclo foi logo experimentar a autobahn:



    A viagem de regresso fez-se em 6 dias, visto que ainda visitámos algumas coisas – cidade do Luxemburgo, Paris (dois dias), Bordéux e Salamanca. Correu sem sobressaltos, tirando ter apanhado um enorme buraco numa nacional francesa que me fez parar o carro e ir ver se tinha dado cabo de alguma coisa – felizmente não.

    Destes países, a França é do pior para conduzir. Apanhei kms e kms de gravilha solta numa nacional, má iluminação, os limites de velocidade estão sempre a mudar e o mais cómico...

    ...a dada altura enganei-me e meti em direcção a uma AE; fui obrigado a retirar o bilhete. Consegui dar a volta numa rotunda logo à frente, mas mesmo assim cobraram-me 1,80 euros. Algumas francesices mereciam uma baguette recessa. Mas consegui só gastar mais 3,70 euros em portagens no resto da viagem!

    Na Alemanha conduz-se muito bem. Boas estradas e o pessoal é claramente mais respeitador das distâncias de segurança, não pressiona.

    Em relação ao processo de legalização, só fui ao IMT para pedir o nº de homologação nacional a 4 de Outubro (não precisei do COC, embora ele me tenha sido enviado pelo correio). A IPO foi feita dia 8, sem tirar forras nenhumas porque nestes Smarts não é preciso. Dia 9 preenchi a DAV online, enganei-me, tive de enviar uma reclamação graciosa e trocar mais uns emails para confirmar a liquidação (a DAV foi actualizada mas o DUC não). Ontem, dia 17, já tinha matrícula, e hoje já fiz a entrega dos documentos no IMT para emissão do DUA. Pelo que me disseram, daqui a uma semana já posso ir fazer o registo.

    Podia ter demorado menos tempo, especialmente por causa da questão do DAV, mas o erro foi meu, ficou resolvido e o processo não parece complicado.

    Alguns números para colorir o post:

    5 depósitos de gasolina: 183 euros (fez 5.x l/100 kms, mais ou menos)
    Portagens: 5,50 euros

    IPO B: 77,65 euros
    ISV: 101, 17 euros
    Matrículas: 13,50 euros
    Pedido DUA: 45 euros

    Isto não é uma lista completa de despesas, claro.

    Se houver alguma coisa que eu possa esclarecer, como também já aprendi muito aqui, é só dizerem.



    Editado pela última vez por carregalhe; 18 October 2018, 22:45.

    Comentário


      O que estava no coc era 0,013g/km ou 0,013mg/km?

      Do que conheço os coc vêm em mg.. Pelo que nesse caso não pagava o adicional de 500€

      Comentário


        Excelente relato carregalhe!

        Também já importei, mas mandei vir pela transportadora. Não tive direito à parte lúdica

        Comentário


          Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
          O que estava no coc era 0,013g/km ou 0,013mg/km?

          Do que conheço os coc vêm em mg.. Pelo que nesse caso não pagava o adicional de 500€
          Por acaso ele escreveu mesmo 0,013 g/km. Mas não estava a par dessa possibilidade e até peguei no COC deste Smart e noutro mais antigo que tinha aqui guardado como imagem para tirar isso a limpo.

          Pelo que vejo em ambos, o valor passa a aparecer em mg/km quando o carro já obedece às normas Euro 5/6. Para ele me dizer o valor em g/km, e sendo um cdi 45 cv de 2008...é porque deveria pagar mesmo o agravamento.

          Para ter a certeza absoluta, só se ele me tivesse enviado foto, mas não quis perder mais tempo quando já estava desconfiado desde o início.

          Soneca, obrigado. Pela transportadora fica um pouco mais barato do que indo duas pessoas buscar em modo turismo. A parte lúdica é porreira...mas também cansa.

          Comentário


            Tenho uma empresa unipessoal, na qual por perfeita estupidez minha, aquando da constituição em 2011 não inclui a compra e venda de veículos, assim como outras atividades que poderiam via a dar jeito. De qualquer forma, isto resolve-se com a inclusão de outras atividades.

            Atualmente, apesar de não poder para já avançar com a troca do meu Megane, vou começando a olhar para as opções do mercado com outros olhos, e vou começando a definir alvos e estratégias de compra.

            Claro que a importação entra sempre nestes "estudos", porquanto os preços são bastante simpáticos face ao nosso mercado. O que pesquisei, para já, foram VW Golf Sportsvan, BMW Serie 2 e Mercedes B Klass, todos diesel, automáticos, desde 2015 e até 50000kms.

            A minha questão principal é; incluindo eu na minha atividade a compra e venda de veículos, como se processa a questão relativa ao IVA? De referir que o veiculo é para se manter na empresa, ou seja, mesmo tendo essa atividade, é para fazer parte do imobilizado.

            Comentário


              Penso que não há direito a dedução de IVA em viaturas de turismo mas sem certezas, além do IVA convém teres presente a questão da tributação autónoma tambem. Pode não ser de todo vantajoso a aquisição nestas condiçoes.

              Conheço quem tenha retirado automóveis de empresas para o seu nome particular devido a esse questão.

              Comentário


                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                Penso que não há direito a dedução de IVA em viaturas de turismo mas sem certezas, além do IVA convém teres presente a questão da tributação autónoma tambem. Pode não ser de todo vantajoso a aquisição nestas condiçoes.

                Conheço quem tenha retirado automóveis de empresas para o seu nome particular devido a esse questão.
                Isso eu sei, mas a questão do IVA não é essa.

                A questão é; se a minha empresa tiver também como atividade a compra e venda de veículos, terei que pagar o IVA na origem? Eu penso que não, tendo naturalmente que o cobrar cá e entregar ao estado quando o vender. Mas, com a atividade de compra e venda de veículos, sendo o veiculo para ficar no imobilizado da empresa, terei que pagar o IVA na origem?

                Quanto á tributação autónoma, tenho que ver bem isso, mas sendo o carro abaixo dos 20k, não me parece muito problemático.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                  Como a legalização do meu Smart e...

                  Em relação ao processo de legalização, só fui ao IMT para pedir o nº de homologação nacional a 4 de Outubro (não precisei do COC, embora ele me tenha sido enviado pelo correio). A IPO foi feita dia 8, sem tirar forras nenhumas porque nestes Smarts não é preciso. Dia 9 preenchi a DAV online, enganei-me, tive de enviar uma reclamação graciosa e trocar mais uns emails para confirmar a liquidação (a DAV foi actualizada mas o DUC não). Ontem, dia 17, já tinha matrícula, e hoje já fiz a entrega dos documentos no IMT para emissão do DUA. Pelo que me disseram, daqui a uma semana já posso ir fazer o registo.

                  ...
                  Já fizeste o registo?
                  No IMT (Lisboa) onde entreguei os documentos para emissão do DUA, disseram-me que o processo demorava 6semanas. Como é feito esse registo? basta ir a uma Loja de cidadão?

                  Comentário


                    Tenho acompanhado o tópico e quero desde já agradecer a todos pelos seus relatos, têm sido bastante úteis.


                    Gostaria de partilhar e procurar alguma ajuda no seguinte processo:


                    A ideia seria ia buscar um carro do modelo igual ao meu somente para peças pois preciso de muitas peças. Como tenho que ir à Alemanha, estou a pensar em trazer o carro a andar de regresso a Portugal. Contudo, após ler o tópico tenho ainda algumas dúvidas:

                    - Pelo que entendi tenho que trazer os documentos do carro, declaração compra e venda e matriculas com seguro. Ou seja, o processo será tal e qual como se de uma importação se tratasse mas sem o COC, que neste caso será dispensável, correto?


                    - Na altura de compra, o carro fica no meu nome na Alemanha? no documento de compra e venda ou em algum registo alemão? Ou só a fatura?


                    - Também na altura de compra é dado algum certificado de abate do carro no país de origem? É que depois para entregar o carro numa sucata preciso deste documento.


                    - Se optar por vender sem legalizar, posso o fazer? Tenho só que entregar os documentos do carro sem a declaração de compra e venda certo?


                    Obrigado!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LH Ver Post
                      Já fizeste o registo?
                      No IMT (Lisboa) onde entreguei os documentos para emissão do DUA, disseram-me que o processo demorava 6semanas. Como é feito esse registo? basta ir a uma Loja de cidadão?
                      Ainda não o fiz, mas calculo que seja só ir a uma loja do cidadão, esperando que a matrícula já esteja em sistema.

                      Entretanto dou novidades.

                      Comentário


                        Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

                        Apagado


                        Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                        Comentário


                          Boa tarde,

                          Alguém me consegue confirmar se uma renault espaço de 7 lugares de 2016 tem redução de 50% no ISV?

                          Enquadra-se nessa categoria?

                          Comentário


                            Boa Noite, Caros Foristas
                            Estou com uma grande dúvida em relação a legalização de uma carrinha comercial exemplo: Renault Kangoo 1.5 dci de 2014

                            Através do simulador das finanças não sei a que categoria pertence:
                            https://aduaneiro.portaldasfinancas....muladorISV.jsp

                            Qual será destas opções a selecionar?
                            Automóvel ligeiro de mercadorias de caixa fechada. (tabela B)
                            Automóveis ligeiros de mercadorias que não sejam tributados pelas taxas reduzidas nem pela taxa intermédia (Tabela A).
                            Automóveis ligeiros de mercadorias que não sejam tributados pelas taxas reduzidas nem pela taxa intermédia (Tabela A).


                            Obrigado


                            Comentário


                              Qual a 'dificuldade' de importar carros da suiça? A não ser que fique mais caro, pelo que me contaram.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
                                Qual a 'dificuldade' de importar carros da suiça? A não ser que fique mais caro, pelo que me contaram.
                                Não é país comunitário, tem que pagar sempre 23% de IVA cá.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                  Não é país comunitário, tem que pagar sempre 23% de IVA cá.
                                  Fora o não desconto do ISV por idade do veículo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
                                    Qual a 'dificuldade' de importar carros da suiça? A não ser que fique mais caro, pelo que me contaram.

                                    O já referido... ou seja, independentemente da idade, pagará o valor como se de um novo se tratasse, a saír de stand.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      O já referido... ou seja, independentemente da idade, pagará o valor como se de um novo se tratasse, a saír de stand.
                                      Pois, foi o que me pareceu ao ver no simuladores mas nada como vir confirmar com quem sabe mais
                                      No entanto, em carros recentes e com ótimos preços poderá compensar, poderá

                                      Comentário


                                        Bom dia, tenho acompanhado o tópico mas, tem sido cada vez mais dificil tomar a decisão de ir pessoalmente ver os carros. Tenho visto alguns stands no imovirtual que praticamente apenas vendem carros importados. Deparei-me com um chamado de Patoleia. Já alguém fez algum negócio neste stand? Honestamente não me parece que as divergências sejam enormes em relação a preços no centro da europa, principalmente, se descontar tempo, viagens ou preocupações com todo o processo. Antes de ir lá gostava de já ter uma luzes.
                                        abc

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por HENRY21 Ver Post
                                          Boa Noite, Caros Foristas
                                          Estou com uma grande dúvida em relação a legalização de uma carrinha comercial exemplo: Renault Kangoo 1.5 dci de 2014

                                          Através do simulador das finanças não sei a que categoria pertence:
                                          https://aduaneiro.portaldasfinancas....muladorISV.jsp

                                          Qual será destas opções a selecionar?
                                          Automóvel ligeiro de mercadorias de caixa fechada. (tabela B)
                                          Automóveis ligeiros de mercadorias que não sejam tributados pelas taxas reduzidas nem pela taxa intermédia (Tabela A).
                                          Automóveis ligeiros de mercadorias que não sejam tributados pelas taxas reduzidas nem pela taxa intermédia (Tabela A).


                                          Obrigado


                                          Não será pelo facto de ser versão comercial (2 lugares) ou de passageiros (5 lugares)?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por dianao Ver Post
                                            Bom dia, tenho acompanhado o tópico mas, tem sido cada vez mais dificil tomar a decisão de ir pessoalmente ver os carros. Tenho visto alguns stands no imovirtual que praticamente apenas vendem carros importados. Deparei-me com um chamado de Patoleia. Já alguém fez algum negócio neste stand? Honestamente não me parece que as divergências sejam enormes em relação a preços no centro da europa, principalmente, se descontar tempo, viagens ou preocupações com todo o processo. Antes de ir lá gostava de já ter uma luzes.
                                            abc
                                            Penso que o problema nem esta tanto no preço, mas sim nas centenas de milhares de quilómetros que retiram ás viaturas


                                            Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                                            Comentário


                                              certissimo..

                                              Comentário


                                                Boas, qual a vantagem se é que a há, em carros vindos do estrangeiro com Iva dedutivel/recuperável? Estava a ver uns veículos num concessionário estrangeiro, mas estas opções são válidas para quem os compra lá, para importar não tem qualquer vantagem... ou tem? E se sim é só para empresas?

                                                Comentário


                                                  Boa noite caros colegas foristas

                                                  Tenho uma duvida e gostaria que me alguem que soubesse me esclarecesse

                                                  Quando trazemos um carro de fora (falo de um carro comum de qualquer marca),deduzo que o carro venha com as configurações do computador de bordo, etc. em alemão.

                                                  A minha pergunta é como se troca isso para português ou se há algumas situações que terão que ficar em alemão?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                                    Boa noite caros colegas foristas

                                                    Tenho uma duvida e gostaria que me alguem que soubesse me esclarecesse

                                                    Quando trazemos um carro de fora (falo de um carro comum de qualquer marca),deduzo que o carro venha com as configurações do computador de bordo, etc. em alemão.

                                                    A minha pergunta é como se troca isso para português ou se há algumas situações que terão que ficar em alemão?
                                                    Em qualquer carro recente, num menu do infotainment

                                                    Comentário


                                                      Boas, pessoal! Antes de mais, bom ano.

                                                      Estava a discutir o assunto -importação - com um amigo e já não me recordo se ao registar o carro e pedir as matrículas temporárias dei o meu passaporte ou se o CC bastou. Sei que o levei, mas já nem sei se chegou a ser usado.

                                                      Se alguém puder esclarecer, agradeço!

                                                      Comentário


                                                        Basta o CC e carta de condução..

                                                        Comentário


                                                          Também me parecia, até porque são ambos países da EU. Obrigado.

                                                          Comentário


                                                            Alguém já deu uma vista de olhos no simulador 2019?

                                                            Comentário


                                                              Alguém conhece algum site de autoparts ou parecido que ao colocar uma matricula francesa apareça o VIN da viatura?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X