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Importação de Automóvel. Faça Você o Mesmo. Pág 109,post 3259: fórmula de cálculo ISV

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    Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
    E se abrir atividade de ENI para compra e venda de automóveis? Comprando sem IVA, tenho que posteriormente somar ao valor de venda o IVA para entregar ao Estado?
    O IVA terás que pagar ao estado, mas este é dedutível em despesas da própria empresa. Ou seja, se tiveres despesas no valor do IVA, acabas por não pagar o IVA. No entanto carros comprados nestes moldes terão que ficar no nome da empresa, salvo erro 5 anos, antes de serem vendidos (ou pagar o IVA na totalidade para saírem da empresa)

    Comentário


      Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
      O IVA terás que pagar ao estado, mas este é dedutível em despesas da própria empresa. Ou seja, se tiveres despesas no valor do IVA, acabas por não pagar o IVA. No entanto carros comprados nestes moldes terão que ficar no nome da empresa, salvo erro 5 anos, antes de serem vendidos (ou pagar o IVA na totalidade para saírem da empresa)
      O objetivo seria comprar para vender, logo não ficariam esses 5 anos. Dessa forma, comprando por empresa, não há forma (legal, obviamente) de não pagar o IVA/IVA ser dedutível. É isso?

      Comentário


        Não sou da área, pelo que não posso comentar.

        Do que sei, é aparentemente fácil pedir um CAE e nem é oneroso. Há empresas que têm dezenas de CAE e nem sempre há atividade económica sobre essa atividade.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Darius Ver Post
          Não sou da área, pelo que não posso comentar.

          Do que sei, é aparentemente fácil pedir um CAE e nem é oneroso. Há empresas que têm dezenas de CAE e nem sempre há atividade económica sobre essa atividade.
          Assumindo então a compra como particular, e não havendo qualquer menção ao IVA (isto é, sem mencionar valor net/bruto) por parte do vendedor alemão, terei que pagar IVA em Portugal?

          Comentário


            parece-me que ultimamnete estes stand de estrada que compram e vendem importados
            estão a investir forte nos hibridos/componente ambiental => isenções nas importações
            e carros acidentados (não muito) importados , que depois arranjam nas oficinas próprias e depois vendem como negócio da china
            ou estou errado ?

            parecia que os importados tinham ido um pouco abaixo nestes stands e agora voltaram novamente em força
            ou estou errado ?

            Comentário


              Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
              Assumindo então a compra como particular, e não havendo qualquer menção ao IVA (isto é, sem mencionar valor net/bruto) por parte do vendedor alemão, terei que pagar IVA em Portugal?
              Se compras como particular, pagas IVA na Aleamanha.

              Depois cá, pagas para o legalizar.

              Se disseres o carro e motor em questão e o ano, é fácil dizer o valor do ISV que terás de pagar.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Darius Ver Post
                Se compras como particular, pagas IVA na Aleamanha.

                Depois cá, pagas para o legalizar.

                Se disseres o carro e motor em questão e o ano, é fácil dizer o valor do ISV que terás de pagar.
                Certo. A minha questão é, sendo particular não tenho nunca que me preocupar com a questão do IVA nos anúncios e/ou nas faturas de compra/venda lá fora, pois nunca serei obrigado a pagar IVA em Portugal?

                Comentário


                  Certo, eles nos anúncios mencionam preço com e sem Iva.

                  Pagas com Iva lá.

                  Depois cá, só terás de pagar ISV.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                    Certo. A minha questão é, sendo particular não tenho nunca que me preocupar com a questão do IVA nos anúncios e/ou nas faturas de compra/venda lá fora, pois nunca serei obrigado a pagar IVA em Portugal?
                    o IVA paga-se sempre
                    ou lá a 17% ou 19% ou 21% depende dos países
                    ou cá a 23%

                    Comentário


                      Boa tarde,

                      Qual é o valor a pagar pela importação de uma Toyota Verso (7 lugares), Diesel de 2016, com 1598 de cilindrada e 119 g/c02?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                        Boa tarde,

                        Qual é o valor a pagar pela importação de uma Toyota Verso (7 lugares), Diesel de 2016, com 1598 de cilindrada e 119 g/c02?
                        .

                        Entre 3 a 4 anos paga 3 649.29€, como é de 2016 é ciclo Ndec e não Wlpt (creio). Link em baixo.

                        https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv/

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Darius Ver Post
                          .

                          Entre 3 a 4 anos paga 3 649.29€, como é de 2016 é ciclo Ndec e não Wlpt (creio). Link em baixo.

                          https://impostosobreveiculos.info/isv/simulador-isv/
                          Não entra na categoria de Monovolume pois não?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                            Não entra na categoria de Monovolume pois não?
                            Ao preencher os dados creio que não faz distinção por segmento ou categoria.

                            Seja jipe, 4x4, 4x2, carrinha ou carro, creio que será igual.

                            Só terás valores mais baixo de Imposto, se for um híbrido (preferencialmente plug in), ou eléctrico.

                            Comentário


                              Na página tem um comentário a dizer que tem um desconto de 50% no monovolumes e equiparados.







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                              Comentário


                                Originalmente Colocado por whocarez1973 Ver Post
                                Na página tem um comentário a dizer que tem um desconto de 50% no monovolumes e equiparados.

                                Sent from my RMX1931 using Tapatalk
                                Ah, boa, não vi.

                                Tem de ser no segmento MPV então.

                                Isso deve então aglutinar os Zafira / Scenic / Picasso / Espace, etc.

                                @camisola 25

                                Veículos não abrangidos

                                Para que o simulador seja rápido e simples, optei por incluir apenas os casos mais comuns pelo que não simula:



                                **

                                Edit: vê quanto pesa o Toyota Verso (peso bruto), tem de ser > 2 500kg.
                                Editado pela última vez por Darius; 09 December 2020, 14:36.

                                Comentário


                                  Duvido que tenha >2500..
                                  Pelo menos não está na lista disponibilizada no IMTT..



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                                  Comentário


                                    Obrigado Darius
                                    Obrigado whocarez1973

                                    Qual o link do IMTT?

                                    Em 2014/2015, a Toyota tinha a Verso com 2510 Kg. Não sei se foi uma versão/especificação Portuguesa, mas a verdade é que tinha 2510 Kg. Agora não sei se todas as versões têm o mesmo Peso Bruto e a versão que estou a analisar no estrangeiro é diferente da nacional. E lá não diz o Peso Bruto. Vou ter que questionar por e-mail.

                                    PS - É que a diferença no Imposto é bem considerável (50%)...

                                    Comentário


                                      Já agora uma questão.

                                      Em Portugal não se vendeu o Toyota Verso, com 5 lugares. Se eu importar uma viatura de 5 Lugares, vou ter algum problema de legalização?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                                        Obrigado Darius
                                        Obrigado whocarez1973

                                        Qual o link do IMTT?

                                        Em 2014/2015, a Toyota tinha a Verso com 2510 Kg. Não sei se foi uma versão/especificação Portuguesa, mas a verdade é que tinha 2510 Kg. Agora não sei se todas as versões têm o mesmo Peso Bruto e a versão que estou a analisar no estrangeiro é diferente da nacional. E lá não diz o Peso Bruto. Vou ter que questionar por e-mail.

                                        PS - É que a diferença no Imposto é bem considerável (50%)...
                                        http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Port...Portagens.aspx


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                                          Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                                          Já agora uma questão.

                                          Em Portugal não se vendeu o Toyota Verso, com 5 lugares. Se eu importar uma viatura de 5 Lugares, vou ter algum problema de legalização?
                                          Não, desde que haja COC (que há).






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                                            Olá,
                                            Estou a pensar importar um suv, precisava de recomendação de empresas que fazem importações (boas e a evitar)

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                                              Originalmente Colocado por whocarez1973 Ver Post
                                              Olá,
                                              Estou a pensar importar um suv, precisava de recomendação de empresas que fazem importações (boas e a evitar)

                                              Sent from my RMX1931 using Tapatalk
                                              Tinha lido algures uma de Chaves que fazia o transporte barato, li valores entre os 500 a 1000€ dependendo do tamanho do carro e urgência na expedição.

                                              Comentário


                                                Existem várias, era mais ter a referência da experiência de alguém que tivesse usado os serviços

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                                                  Estou a pensar em importar um carro do Reino Unido, mas com o Brexit o valor no simulador fica bastante mais caro, ao ponto de não compensar. E sim voltante à direita, mas não me incomoda.

                                                  2 questões:
                                                  Aplicam na mesma como não país UE para efeitos de legalização? Não há volta a dar?

                                                  Conhecem seguradoras que não tenham problema em segurar carros de fora?




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                                                    Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
                                                    E se abrir atividade de ENI para compra e venda de automóveis? Comprando sem IVA, tenho que posteriormente somar ao valor de venda o IVA para entregar ao Estado?

                                                    Boa noite a todos,

                                                    Há muito tempo que ando para me lançar na aventura de importar um carro, sendo que o meu objetivo é importar um carro ao meu gosto, mas com o objetivo de vender, para no caso de a venda não se concretizar, ficar com o carro para mim.

                                                    Tenho agendada uma conversa com o contabilista para saber algumas informações, mas vou aproveitar este excelente tópico para me esclarecer um pouco.

                                                    Como o user acima disse, eu pretendo:

                                                    - abrir atividade com CAE para comercialização automóvel, porque é efetivamente o que quero fazer;

                                                    - comprar sem IVA na Alemanha

                                                    - vender cá e aplicar o regime especial de IVA da margem (aplicável nos bens em 2a mão como é o caso).


                                                    Até aqui, penso que está tudo correto, agora questões:

                                                    Obviamente que pretendo comprar num stand, mas, tenho ter atenção se o carro já pagou IVA ou não, ou podem vender me qualquer carro sem IVA?

                                                    Para eu poder aplicar o regime da margem o vendedor alemão também tem de aplicar? E se não aplicar? Tenho de fazer o regime normal?

                                                    A compra sem IVA é automática assim que eu fornecer um número de contribuinte intracomunitario, correto?

                                                    Agradeço desde já a ajuda.

                                                    Comentário


                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por md92ss Ver Post
                                                        Boa noite a todos,

                                                        Há muito tempo que ando para me lançar na aventura de importar um carro, sendo que o meu objetivo é importar um carro ao meu gosto, mas com o objetivo de vender, para no caso de a venda não se concretizar, ficar com o carro para mim.

                                                        Tenho agendada uma conversa com o contabilista para saber algumas informações, mas vou aproveitar este excelente tópico para me esclarecer um pouco.

                                                        Como o user acima disse, eu pretendo:

                                                        - abrir atividade com CAE para comercialização automóvel, porque é efetivamente o que quero fazer;

                                                        - comprar sem IVA na Alemanha

                                                        - vender cá e aplicar o regime especial de IVA da margem (aplicável nos bens em 2a mão como é o caso).


                                                        Até aqui, penso que está tudo correto, agora questões:

                                                        Obviamente que pretendo comprar num stand, mas, tenho ter atenção se o carro já pagou IVA ou não, ou podem vender me qualquer carro sem IVA?

                                                        Para eu poder aplicar o regime da margem o vendedor alemão também tem de aplicar? E se não aplicar? Tenho de fazer o regime normal?

                                                        A compra sem IVA é automática assim que eu fornecer um número de contribuinte intracomunitario, correto?

                                                        Agradeço desde já a ajuda.


                                                        Bom dia,

                                                        Sei que ainda ninguém me.conseguiu responder às questões que coloquei, pois percebo também que sejam um pouco mais técnicas e que tenham mais a ver com regimes de contabilidade, de qualquer forma, se houver alguém entendido, agradecia imenso a ajuda.

                                                        Agora, para tentar ajudar algumas pessoas vou deixar um resumo muito simples acerca do IVA para particulares.


                                                        Um particular paga o preço brutto, ou Seja o maior dos dois que aparece nos sites alemães. Em Portugal NÃO vai pagar IVA, desde que o carro tenho MAIS de 6 meses E MAIS de 6000km.

                                                        Se o carro não reunir estás 2 condições de idade e quilometragem paga IVA na Alemanha e em Portugal.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por md92ss Ver Post
                                                          Bom dia,

                                                          Sei que ainda ninguém me.conseguiu responder às questões que coloquei, pois percebo também que sejam um pouco mais técnicas e que tenham mais a ver com regimes de contabilidade, de qualquer forma, se houver alguém entendido, agradecia imenso a ajuda.

                                                          Agora, para tentar ajudar algumas pessoas vou deixar um resumo muito simples acerca do IVA para particulares.


                                                          Um particular paga o preço brutto, ou Seja o maior dos dois que aparece nos sites alemães. Em Portugal NÃO vai pagar IVA, desde que o carro tenho MAIS de 6 meses E MAIS de 6000km.

                                                          Se o carro não reunir estás 2 condições de idade e quilometragem paga IVA na Alemanha e em Portugal.


                                                          Sim... caso a viatura não tenha essas duas condições, pagará como se fosse uma viatura nova.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por md92ss Ver Post
                                                            Bom dia,

                                                            Sei que ainda ninguém me.conseguiu responder às questões que coloquei, pois percebo também que sejam um pouco mais técnicas e que tenham mais a ver com regimes de contabilidade, de qualquer forma, se houver alguém entendido, agradecia imenso a ajuda.

                                                            Agora, para tentar ajudar algumas pessoas vou deixar um resumo muito simples acerca do IVA para particulares.


                                                            Um particular paga o preço brutto, ou Seja o maior dos dois que aparece nos sites alemães. Em Portugal NÃO vai pagar IVA, desde que o carro tenho MAIS de 6 meses E MAIS de 6000km.

                                                            Se o carro não reunir estás 2 condições de idade e quilometragem paga IVA na Alemanha e em Portugal.
                                                            Se tens CAE da atividades, compras sempre lá sem IVA.

                                                            Depois cá, quando venderes o carro, terás de pagar IVA. Agora em que moldes não sei.. e não sei quanto tempo podes ter o carro sem o vender.

                                                            Imagina que tens CAE da actividade e importas 2 carros e durante 3 anos não os vendes, não sei se isso não irá dar problemas..

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por md92ss Ver Post
                                                              Boa noite a todos,

                                                              Há muito tempo que ando para me lançar na aventura de importar um carro, sendo que o meu objetivo é importar um carro ao meu gosto, mas com o objetivo de vender, para no caso de a venda não se concretizar, ficar com o carro para mim.

                                                              Tenho agendada uma conversa com o contabilista para saber algumas informações, mas vou aproveitar este excelente tópico para me esclarecer um pouco.

                                                              Como o user acima disse, eu pretendo:

                                                              - abrir atividade com CAE para comercialização automóvel, porque é efetivamente o que quero fazer;

                                                              - comprar sem IVA na Alemanha

                                                              - vender cá e aplicar o regime especial de IVA da margem (aplicável nos bens em 2a mão como é o caso).



                                                              Até aqui, penso que está tudo correto, agora questões:

                                                              Obviamente que pretendo comprar num stand, mas, tenho ter atenção se o carro já pagou IVA ou não, ou podem vender me qualquer carro sem IVA?

                                                              Para eu poder aplicar o regime da margem o vendedor alemão também tem de aplicar? E se não aplicar? Tenho de fazer o regime normal?

                                                              A compra sem IVA é automática assim que eu fornecer um número de contribuinte intracomunitario, correto?

                                                              Agradeço desde já a ajuda.
                                                              Boas, estes 2 regimes não são cumulativos, ou seja, se comprares "sem IVA" (na prática deduzes e liquidas o IVA cá) terás que liquidar IVA na venda. Se comprares pelo regime da margem (também existe noutros países) cá apenas pagas IVA apenas sobre a margem pois aplicas o mesmo regime.
                                                              Comprar "sem IVA" e depois aplicar o regime da margem não está correto e já trouxe muitos dissabores quando fiscalizados pela AT, pois as margens que os stands pensavam que tinham, afinal não era bem assim. Muitas vezes também era desconhecimento dos contabilistas no regime de IVA aplicado nas faturas de compra do exterior (língua e códigos de IVA diferentes).
                                                              Nada como consultares um contabilista que obrigatoriamente vais precisar.

                                                              Comentário

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