Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chuva!!! Inundações !!! Aquaplaning!!! Muito Cuidado!!! Culpas de quem!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts


    Corpo localizado em Frielas

    Autoridades encontraram cadáver de idoso desaparecido segunda-feira

    Comentário


      Apenas para relembrar que se prevê para amanhã e sábado, condições meterologicas adversas, nomeadamente chuva intensa.

      Atenção para a ocorrência de novas cheias.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
        Apenas para relembrar que se prevê para amanhã e sábado, condições meterologicas adversas, nomeadamente chuva intensa.

        Atenção para a ocorrência de novas cheias.
        ja nao estou tao preocupado,agora pelo menos ja limparam as sarjetas nos piores locais

        Comentário


          A mãe natureza é mais forte que nós. Tenho um badfeeling para amanhã.

          Comentário


            Chuva novamente

            Começaram as chuvas fortes.

            Linha de Sintra

            Comentário


              Em Lx há pouco choveu bastante durante uns minutos, no entanto parou...

              Se amanha e sábado a tendencia é para piorar, atenção!

              Comentário


                Concelho de Odivelas está tudo ok, não chove por agora.

                Comentário


                  isto e de loucos....

                  hoje a vir para o trabalho, ao passar por laceia(Oeiras) dou com 2 funcionarios da camara a limpar sarjetas...

                  como a camioneta ia devagarinho deu para olhar la pa dentro...e estava cheia de m****...

                  parece que foi preciso haver outro alerta de temporal para limparem, se nao deixavam estar

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                    Começaram as chuvas fortes.

                    Linha de Sintra
                    Era uma nuvem que vinha-me a perseguir!

                    Comentário


                      a partir das 16 horas de hoje ha um alerta de chuva e trovoada que se mantem ate domingo...
                      (para o centro e sul de portugal continental)
                      fonte:
                      http://www.meteo.pt/pt/previsao/SAM/sam.jsp

                      Comentário


                        Quem passa pelo IC19 já deve ter reparado que, na curva do Palácio de Queluz, há uma equipa a remover as canas à procura do corpo da irmã da condutora do Fiesta que caiu ao Jamor. Ora, ontem ocorreu-me uma dúvida: quando há desaparecidos em cursos de água, as buscas são feitas no sentido do local do desaparecimento para a foz? Será boa ideia? É que se a corrente levar o corpo mais depressa do que as buscas avançam, em alguns dias... é tarde demais. Lembro-me que há uns tempos apareceram corpos na costa ocidental que se suspeitou que seriam de vítimas de Entre-os-Rios. Não seria melhor as buscas serem no sentido jusante - montante?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                          Quem passa pelo IC19 já deve ter reparado que, na curva do Palácio de Queluz, há uma equipa a remover as canas à procura do corpo da irmã da condutora do Fiesta que caiu ao Jamor. Ora, ontem ocorreu-me uma dúvida: quando há desaparecidos em cursos de água, as buscas são feitas no sentido do local do desaparecimento para a foz? Será boa ideia? É que se a corrente levar o corpo mais depressa do que as buscas avançam, em alguns dias... é tarde demais. Lembro-me que há uns tempos apareceram corpos na costa ocidental que se suspeitou que seriam de vítimas de Entre-os-Rios. Não seria melhor as buscas serem no sentido jusante - montante?
                          infelizmente e impossivel de prever...
                          o corpo pode ate ter ficao suterrado pouco a frente do local por baixo de um monte de terra e lama que as "canas" nao conseguem furar para sondar...
                          e triste mas..e assim...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                            infelizmente e impossivel de prever...
                            o corpo pode ate ter ficao suterrado pouco a frente do local por baixo de um monte de terra e lama que as "canas" nao conseguem furar para sondar...
                            e triste mas..e assim...
                            Sim, mas assumindo que, 1 ou 2 dias após o desaparecimento, as buscas destinam-se mais a proporcionar um funeral digno do que a encontrar as pessoas com vida, não seria preferível canalizar as buscas para uns quilómetros mais à frente, fazendo então o percurso inverso ao da corrente?

                            Não sei se estou a expressar bem o que quero dizer.

                            Comentário


                              estou a perceber.... em vez de irmos "atras" do corpo.... comecas do rio e ir ao "encontro" do corpo

                              Comentário


                                Exacto. Estou a pensar mal?

                                Claro que numa primeira fase a prioridade é encontrar os desaparecidos com vida, mas creio que a partir das 48 horas (isto já com uma grande dose de optimismo) as esperanças são poucas.

                                Comentário


                                  nesse caso sugeria entao duas equipas,uma em cada ponta...

                                  mas nao...nao estas a pensar mal...

                                  mas nem sempre tudo funciona como devia...

                                  Comentário




                                    in AutoSport, 25.02.2008

                                    Comentário


                                      Rio Jamor: autoridades terminaram buscas

                                      Comentário


                                        Boa noite a todos!!

                                        Cheguei há cerca de 1h a casa e lá fora está muito vento e chuva torrencial (embora tanto há como já não há). Lembrei-me de vir pesquisar no fórum sobre aquaplaning e já estive a ler alguns tópicos e decidi postar neste por ser dos mais recentes e também o que contém a palavra especificada no próprio título. Mas desde já peço desculpa pelo desenterranço.
                                        A verdade é que eu vi a minha vida a andar para trás numa questão de segundos. É necessário muito cuidado nas estradas com este tipo de tempo e hoje eu percebi o real sentido destas palavras quando vinha para casa.
                                        A dada altura no percurso para casa, meto-me na via rápida (faixa de aceleração) e antes de entrar para a faixa da minha esquerda passam-me dois carros, mudando eu de seguida para a faixa. Assim sendo meto 5º velocidade e coloco o pára-brisas na velocidade máxima. Iamos 4 carros a contar comigo na faixa da direita e eu como era o último da fila (ainda por cima prefiro andar "sozinho" em vez de "acompanhado", não aprecio aglomerados), estando a levar com demasiado spray e estando a ter algumas dificuldades visuais, decidi, já após ter metido 6º e ir numa velocidade estável, colocar-me na faixa da esquerda e começo a ultrapassar os 3 carros. Embora chovesse bastante a situação visual melhorou bastante e via "bem" para a frente, o carro parecia-me bem agarrado na estrada e a própria estrada parecia-me "limpa"... mantive a velocidade de forma serena e nem me passou pela cabeça o pior. Todo o cenário me estava a parecer "normal". Não sei a que velocidade ia, mas no máximo dos máximos a 120, mas eu aponto para uns 110km/h de ponteiro.
                                        Já quando estava a mais de meio da ultrapassagem (aos 3 carros que iam juntos) começo a sentir o volante muito solto e o carro com uma frente muito "viva" e eu numa atitude instintiva meto o pé ligeiramente no travão e este treme que nem varas verdes!! Foi aí que eu percebi que tinha entrado em aquaplaning, nunca me tinha acontecido tal. Interiormente já aflito, lembro-me das lições de código e tiro o pé do travão pois isto só destabilizou mais o carro e fiquei com a sensação que agora em vez de ser a frente a soltar era a traseira que tinha ficado bastante mais leve não sei bem porquê. Larguei os pedais e segurei o volante o melhor que pude... Entretanto com o abrandar da velocidade e também com o possível lençol de água a ficar para trás sinto o carro a agarrar-se novamente. A ultrapassagem já tinha acabado, faço pisca e volto para a faixa da direita.
                                        Fui o resto do caminho todo mais devagar e com a atenção redobrada, passei por lençóis de água bem maiores e notáveis à distância e para além de rezar que tal situação não se repetisse, não me voltou a acontecer nada felizmente. Cheguei a casa a transpirar e com o coração nas mãos...
                                        Foi a primeira vez que algo deste género me aconteceu e espero não voltar a apanhar um susto destes. Mas fico feliz por ter sido só um susto.
                                        Eu agora pergunto-me... Que as cidades ganhem inundações e lençóis de água com facilidade devido a abatimentos e buracos ainda compreendo, mas numa via rápida (eu nem sei se ali é via rápida ou ainda AE pois aquela estrada é a saída de uma AE e entrada na cidade) não deveria haver um bom escoamento de águas? Não vejo motivos para ali se ter acumulado água...
                                        Outras questões...
                                        O carro em que ia tem controlo de tracção, mas não tem de estabilidade... O controlo de estabilidade teria ajudado neste caso?
                                        Sem se entrar em sistemas 4x4 etc. que tipo de equipamento pode/deve ter um carro para minimizar estas situações? Pneus mais finos ou mais largos? Tamanho das jantes? O meu é 16' com medida de 195/55 salvo erro...

                                        Para finalizar deixo aqui um apelo a todos os utilizadores para terem cuidado na estrada, principalmente e mais ainda, nestes dias em que as condições climatéricas nos podem atraiçoar. Embora ache que não tenha feito nada de errado (para além de uma possível ingenuidade minha e má análise), eu já aprendi a lição...
                                        Editado pela última vez por AstonM; 29 November 2009, 01:05.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                          Boa noite a todos!!

                                          Cheguei há cerca de 1h a casa e lá fora está muito vento e chuva torrencial (embora tanto há como já não há). Lembrei-me de vir pesquisar no fórum sobre aquaplaning e já estive a ler alguns tópicos e decidi postar neste por ser dos mais recentes e também o que contém a palavra especificada no próprio título. Mas desde já peço desculpa pelo desenterranço.
                                          A verdade é que eu vi a minha vida a andar para trás numa questão de segundos. É necessário muito cuidado nas estradas com este tipo de tempo e hoje eu percebi o real sentido destas palavras quando vinha para casa.
                                          A dada altura no percurso para casa, meto-me na via rápida (faixa de aceleração) e antes de entrar para a faixa da minha esquerda passam-me dois carros, mudando eu de seguida para a faixa. Assim sendo meto 5º velocidade e coloco o pára-brisas na velocidade máxima. Iamos 4 carros a contar comigo na faixa da direita e eu como era o último da fila (ainda por cima prefiro andar "sozinho" em vez de "acompanhado", não aprecio aglomerados), estando a levar com demasiado spray e estando a ter algumas dificuldades visuais, decidi, já após ter metido 6º e ir numa velocidade estável, colocar-me na faixa da esquerda e começo a ultrapassar os 3 carros. Embora chovesse bastante a situação visual melhorou bastante e via "bem" para a frente, o carro parecia-me bem agarrado na estrada e a própria estrada parecia-me "limpa"... mantive a velocidade de forma serena e nem me passou pela cabeça o pior. Todo o cenário me estava a parecer "normal". Não sei a que velocidade ia, mas no máximo dos máximos a 120, mas eu aponto para uns 110km/h de ponteiro.
                                          Já quando estava a mais de meio da ultrapassagem (aos 3 carros que iam juntos) começo a sentir o volante muito solto e o carro com uma frente muito "viva" e eu numa atitude instintiva meto o pé ligeiramente no travão e este treme que nem varas verdes!! Foi aí que eu percebi que tinha entrado em aquaplaning, nunca me tinha acontecido tal. Interiormente já aflito, lembro-me das lições de código e tiro o pé do travão pois isto só destabilizou mais o carro e fiquei com a sensação que agora em vez de ser a frente a soltar era a traseira que tinha ficado bastante mais leve não sei bem porquê. Larguei os pedais e segurei o volante o melhor que pude... Entretanto com o abrandar da velocidade e também com o possível lençol de água a ficar para trás sinto o carro a agarrar-se novamente. A ultrapassagem já tinha acabado, faço pisca e volto para a faixa da direita.
                                          Fui o resto do caminho todo mais devagar e com a atenção redobrada, passei por lençóis de água bem maiores e notáveis à distância e para além de rezar que tal situação não se repetisse, não me voltou a acontecer nada felizmente. Cheguei a casa a transpirar e com o coração nas mãos...
                                          Foi a primeira vez que algo deste género me aconteceu e espero não voltar a apanhar um susto destes. Mas fico feliz por ter sido só um susto.
                                          Eu agora pergunto-me... Que as cidades ganhem inundações e lençóis de água com facilidade devido a abatimentos e buracos ainda compreendo, mas numa via rápida (eu nem sei se ali é via rápida ou ainda AE pois aquela estrada é a saída de uma AE e entrada na cidade) não deveria haver um bom escoamento de águas? Não vejo motivos para ali se ter acumulado água...
                                          Outras questões...
                                          O carro em que ia tem controlo de tracção, mas não tem de estabilidade... O controlo de estabilidade teria ajudado neste caso?
                                          Sem se entrar em sistemas 4x4 etc. que tipo de equipamento pode/deve ter um carro para minimizar estas situações? Pneus mais finos ou mais largos? Tamanho das jantes? O meu é 16' com medida de 195/55 salvo erro...

                                          Para finalizar deixo aqui um apelo a todos os utilizadores para terem cuidado na estrada, principalmente e mais ainda, nestes dias em que as condições climatéricas nos podem atraiçoar. Embora ache que não tenha feito nada de errado (para além de uma possível ingenuidade minha e má análise), eu já aprendi a lição...
                                          Tenho-te a dizer q não experienciaste grande aquaplaning pq se travaste nesse momento tinhas andado de lado; gerou-se apenas alguma instabilidade; foi mais o susto certamente
                                          Pq aquaplaning já sofri eu várias vezes e em carros sem sequer ter controlo tracção.. e basicamente é ver o ponteiro das rotações de repente ir ao redline por falta de tracção.. no entanto deves apenas desacelar e segurar firmemente o volante não vás sofrer um coice para um dos lados de repente

                                          Qto às tuas dúvidas; o controlo de tracção ajuda pelo simples facto q no momento que perdeu tracção desacelerou de imediato o carro; o de estabilidade teria dado tb uma ajuda mas apenas se a traseira tivesse começado a pender para 1 dos lados
                                          Pneus mais finos são mais adequados a reduzir aquaplaning; mas mesmo bom é ter pneus tipo os F1 da Goodyear; tamanho das jantes nada tem a ver; o q interessa é o q contacta directamente no chão
                                          Editado pela última vez por ibizasport; 29 November 2009, 01:38. Razão: corrigir erro em palavra

                                          Comentário


                                            Felizmente não se passou nada de grave!

                                            Mas... Como eu te compreendo. Ainda ontem em frente ao Continente também andei às aranhas por causa do aquaplaning. É uma sensação assustadora.

                                            Há dias baixei a pressão dos pneus e, sinceramente, acho que o carro agora entra mais facilmente em aquaplaning (coisa que teoricamente já sabia). Custa mais a perder a aderência em piso pouco molhado, mas se encontrar um lençol ou uma estrada com bastante água "perde-se" mais facilmente. Por isso, a pressão dos pneus é importantíssima (além do seu estado, como é óbvio).
                                            Quanto a dispositivos electrónicos, não faço ideia se atenuariam essa situação.
                                            Pneus mais finos ajudariam certamente (pelo menos é o que se apregoa).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                              Felizmente não se passou nada de grave!

                                              Mas... Como eu te compreendo. Ainda ontem em frente ao Continente também andei às aranhas por causa do aquaplaning. É uma sensação assustadora.

                                              Há dias baixei a pressão dos pneus e, sinceramente, acho que o carro agora entra mais facilmente em aquaplaning (coisa que teoricamente já sabia). Custa mais a perder a aderência em piso pouco molhado, mas se encontrar um lençol ou uma estrada com bastante água "perde-se" mais facilmente. Por isso, a pressão dos pneus é importantíssima (além do seu estado, como é óbvio).
                                              Quanto a dispositivos electrónicos, não faço ideia se atenuariam essa situação.
                                              Pneus mais finos ajudariam certamente (pelo menos é o que se apregoa).
                                              Acredita que é mesmo uma situação assustadora, de falta de controlo. Aqueles segundos parecem longos minutos, e parece que nos apercebemos de todas as sensações que o carro nos transmite em câmera lenta. Ou então é só comigo, talvez por ter sido a primeira vez que tive a experiência.
                                              Eu sinceramente apanhei um valente susto, mas felizmente tal como dizes não foi nada de grave. Ainda por cima como íamos ali 4 carros perto uns dos outros se o meu se descontrolasse era bem possível estragar a vida de muita mais gente para além da minha (embora eu sou daqueles que sou crente nas estrelas euroncap... até ao dia).
                                              Decidi expor a situação no fórum, por um lado para "desabafar" e por outro para demonstrar que mesmo parecendo que as condições estão "normais" dentro do mau tempo em si, muitas vezes podem não estar.
                                              Por falares em continente... Na via rápida lá perto estava lá um carro, talvez dos bombeiros (não consegui identificar bem), com os pirilampos azuis acesos a desviar o trânsito e não deixava ninguém subir naqueles "caracóis" que depois dão acesso à zona da makro (lamaçães etc.). O tempo hoje está mesmo impossível, a cidade nestes dias fica completamente alagada.

                                              Ibizasport, não sei se isto foi o "puro e duro" aquaplaning mas a verdade é que se o livro de código e aulas não me tivessem passado na frente dos olhos como se de um filme se tratasse a esta hora poderia não estar aqui a contar a história.
                                              Sei que foi o suficiente para sentir o carro leve como uma pena (tanto na frente como na traseira) e foi o suficiente para tirar o carro da sua rota normal pois quando o carro voltou a ganhar aderência já estava a pisar a linha branca e a ouvir a ronca (eu penso que fez barulho, mas já nem estou certo).
                                              Obrigado pelas explicações mais técnicas, fiquei bem mais esclarecido. A verdade é que o esp na altura até era barato e acabamos por não pôr... É nestes dias que se calhar uma pessoa se arrepende.
                                              Editado pela última vez por AstonM; 29 November 2009, 01:57.

                                              Comentário


                                                Agora que o susto passou, vai lá refazer este post.

                                                Próximo carro meu terá que ter dispositivos de segurança (ESP, controlo de tracção, sei lá...).

                                                Comentário


                                                  Não há respostas fáceis ou directas às tuas perguntas. A resposta só pode ser um "depende".
                                                  Repara, quando há hidroplanagem não há contacto das rodas com o solo, logo não te serve nada controlo de tração ou sequer o ESP.
                                                  Onde é que eles podem ser úteis? Quando a tração volta. E porquê? Porque o mais natural é que se reaja ao susto movendo o volante, travando, etc, e quando se recupera aderência pode ser de modo instável. Como por exemplo quando se bloqueiam as rodas num carro sem ABS e se vira o volante. O carro continua em frente, mas assim que as rodas desbloqueiam levas a "safanada" da viragem que fizeste, o que só piora o controlo. Claro que estas coisas são em segundos, pelo que é sempre preferivel teres mais coisas que te possam ajudar- é óbvio.
                                                  Pneus mais finos são melhores para evitar hidroplanagem mas não é por isso que estás livre de te acontecer e também não é por isso que irá acontecer mais vezes por os pneus serem mais grossos. As perdas de aderência são frequentes com estrada molhada, mas hidroplanagem é algo muito específico. Para as perdas de aderência normais a melhor solução continua a ser o cuidado e a antecipação.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                                    Agora que o susto passou, vai lá refazer este post.

                                                    Próximo carro meu terá que ter dispositivos de segurança (ESP, controlo de tracção, sei lá...).

                                                    Estou a pensar editar e colocar "curso de condução defensiva com chuva". Pelo que estou a ver (post do caro Torres incluindo ) este tipo de ajudas electrónicas em nada poderá ajudar no momento ou evitar o problema, só nos resta mesmo confiar na "sorte" que derivará de uma condução mais atenta e cuidada.
                                                    Contudo eu continuo a dizer que não fiz nada de "errado" no sentido em que poderia ter ainda piorado a situação, embora o meu coração estivesse quase a saltar da órbita, tive o discernimento de não inventar com o volante e quando dei o toque no travão e o senti tremer lembrei-me logo que aquilo ainda causaria mais instabilidade e que deveria tirar logo o pé. Estou certo que muito acidentes se dão porque as pessoas não controlam o susto e tentam "inventar" desequilibrando ainda mais o carro. Nestas alturas é melhor esperar que a "tempestade" passe e volte a bonança.
                                                    Enfim... No fim de tudo, e visto que estou bem (assim como o carro), mais um ponto positivo para a minha experiência como condutor.
                                                    Quanto aos carros... Cá em casa desde o Laguna II de 2001 que temos esp nos carros "principais" mas este e o anterior (Megane II como o teu) não têm. O megane II nem controlo de tracção tinha (salvo erro) e este tem porque vinha de série.
                                                    Editado pela última vez por AstonM; 29 November 2009, 09:54.

                                                    Comentário


                                                      Uma pergunta, e como é que estavamos a nível de desgaste do piso dos pneus?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JGarcia Ver Post
                                                        Uma pergunta, e como é que estavamos a nível de desgaste do piso dos pneus?
                                                        Os pneus são uns Goodyear Excellence Run Flat e contam com pouco mais de 17500km... Ainda são os de origem. Estão em bom estado e quando se deu a ocorrência já iam bem molhados da chuva pois já tinha feito alguns km com eles.

                                                        Comentário


                                                          O Facto de ter travado com Abs não influencia em nada quando se entra em aquaplaning, teria feito uma diferença enorme se não o tivesse e seria para pior.
                                                          As regras básicas são:
                                                          Não travar\ manter aceleração(explico mais abaixo)
                                                          Manter a direcção orientada para onde se quer ir, como já foi e bem referido acima, assim que se ganha novamente a direcionalidade da viatura ela irá para onde estão orientadas as rodas se não o estiverem dá origem um movimento brusco e consequente perda de controlo da viatura.
                                                          O manter a aceleração é para evitar que se fique parado no meio da via, logo após o lençol de agua, a viatura perdeu muita da sua velocidade e se circulamos com carros atrás pode ser igualmente perigoso, visto que podemos levar com um em cima, por isso é aconselhável manter o pé exactamente na mesma posição de aceleração, garantindo assim potencia na saída e também que o motor não se vá abaixo.
                                                          Depois á dois tipos de aquaplaning
                                                          Um total, em que se entra com as 4 rodas ( sensação de estar a andar de canoa).
                                                          Outro que igualmente perigoso é de só de 2 rodas, acompanhado por um forte golpe no volante e é imperativamente proibido travar com carros sem abs.
                                                          ABS ajuda e em muito nestas situações
                                                          Esp Ajuda em muito após aquaplaning se não se respeitaram as regras acima
                                                          Controlo de tração, ajuda na saida do aquaplaning.

                                                          Comentário


                                                            por acaso ainda "ontem" vinha do porto pela a29 la pela 1 da manha de hoje, e chovia torrencialmente e sou sincero, ia para ai a 70 km hora em plena auto estrada a e cheio de medo, aquela a29 cria facilmente lençóis de agua e na viagem toda houve zonas que senti o carro a deslizar por breves segundos!

                                                            Que medo conduzir com este tempo!

                                                            Comentário


                                                              Adoro conduzir com mau tempo, mas em condução lenta..
                                                              Só em seco me estico mais em curvas,velocidade etc..

                                                              Mas para mim conduzir á chuva é um prazer...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X