Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reprovado no exame de condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
    Viva,

    Philip desculpa-me mas não aceito de forma alguma esta argumentação "Não consegui o que queria pois não subornei e é assim que as coisas funcionam neste país". E não aceito por duas razões:

    a) Não assumes responsabilidade pelo que sucedeu (aparentemente cometeste uma infracção o que é suficiente e perfeitamente racional para uma reprovação - sejamos sinceros essa infracção é preocupante);
    b) insultam-se todos os serviços e pessoas honestas, que têm valores, moral e ética laboral.

    Sim, esta sociedade não é perfeita e existem falhas, há boas e má pessoas, como na etsrada há bons e maus condutores. Agora não coloquemos a fasquia nesse extremismo. Se consideras que o examinador é corrputo apresenta provas, apresenta uma queixa crime. Simplesmente não "atires tiros para o ar" para justificar um erro teu e cumpabilizes todo um país pela tua falha.

    Como eu, muitos condutores realizaram exame passando na primeira tentativa. Outros, por alguma razão não. Garantidamente para quem reprovou existe uma causa racional que justifica essa reprovação e estará num documento oficial - aceito que em alguma situações o "estado de espírito" do examidor tenha auxiliado a reprovação, por exemplo não estando tolerante a pequenas falhas. O facto é que se alguém realizar uma prova isenta de erros não reprova. Se não cometesses a infracção que cometeste provavelmente não seria reprovado. Não culpes o sistema. Não insultes o examinador que poderá ser um pessoa de moral e valor.

    Uma das minhas funções é a docência. No início de cada semestre defino uma grelha de classificação e os critérios de avaliação, bem como as competências a madaquirir pelos alunos, sendo esta informação apresentada e discutida com os alunos. Se atingirem as competências necessárias para serem avaliados com um 18 são aprovados com essa nota. Se não apresentam competências e conhecimentos acima de um 5 são reprovados com essa nota. Tão simples e linear como isso (outro tópico de discussão poderá ser como é que o conhecimento eas competências são avaliadas, mas isso já foge a este tópico em questão). Fica da parte do aluno a responsabilidade de no acto de avaliação demonstrar as suas capacidades. Não aceito que um aluno reprovado se insurja e culpabilize todo o sistema de ensino (especialmente o professor) pela sua falha, quando lhe foram dadas todas as condições e apoio - e estranhamente isso acontece com aqueles alunos que passam um semestre sem comparecer a aulas, sem realizarem trabalho prático, sem se dedicarem e obviamente numa avaliação final atiram barro à parede e este não cola. Juntamente com a nota final de cada aluno armazeno sempre todas a sprovas escritas e trabalhos, a avaliação de cada critério de avaliação e a justificação pela sua nota (positiva ou negativa). Quem tiver dúvidas pela sua avaliação tem o direito e dever de consultar esta informação e pedir uma reapreciação a outra entidade.

    Na próxima prova, procura estar mais sereno, acalmar um pouco, procura estar mais atento mais perspicaz, procura ter atenção a possíveis "armadilhas" do examinador colocando numa situação em que proves que não estejas apenas concentrado em dirigir o veículo mas tens a noção das tuas acções e tens o CE na tua mente. Se fizeres isso garantidamente serás aprovado.

    Marco
    Como ex prof, não acho que seja tão linear como isso. Enquanto aluno e prof formulei e comprovei a teoria, de que quando um prof leva os alunos a avaliação, não está só em jogo aquilo que eles conseguiram empinar, mas também a capacidade pedagógica do prof. Aliás formulei outra teoria, a de que o grau de habilitações do prof, não é necessariamente proporcinal à sua capacidade pedagógica. O que mais há são profs que não valem nada. Quem não teve excelentes profs que tinham uma equivalência administrativa ao Bacharelato, e outros grandes nóduas, do alto do seu Doutoramento?!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
      Se o sinal estiver tapado e vocês forem multados, podem reclamar e ver a multa impugnada. Alguém aqui é vidente? Eu não sou.

      Eu gosto é do pessoal que diz que passou à primeira por mérito próprio. lol
      Sim sim, ou o colega que foi fazer exame pagou e automaticamente o outro passa também ou então lá calhou ele ter de passar alguém porque ter todos os candidatos reprovados é obra.

      Desengane-se quem pensa que nesses casos podemos reclamar, que temos testemunhas e tal, pois o instrutor nunca na vida vai-se "queimar" com o pessoal da DGV e o outro candidato também não e mesmo que aceite são 2 contra 2.

      A realidade é que o sistema continua sujo, injusto e continua a tratar-se de um negócio para as escolas, examinadores e o próprio estado.

      Cumprimentos.
      Peço desculpa, mas eu passei á primeira por mérito próprio!Não cometi falha nenhuma, correu muito bem e além disso, só chumba num exame de condução, quem quer e/ou não está preparado!!

      Era só o que faltava ter de pagar por algo que um faço bem, que é conduzir!

      Comentário


        #63
        Acho piada a algumas pessoas que para aqui vêm mandar bitaites a dizer que passaram no exame à primeira onde toda a gente sabe que as ultimas aulas de código são dadas no local onde se irá realizar o exame de condução prática.

        Se não aconteceu com vocês, na maioria das escolas isso acontece. Mas pronto... É lógico que hajam mais aprovações com o conhecimento da zona onde se vai fazer o exame.
        Editado pela última vez por NaoInteressa; 28 April 2008, 18:30.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
          Acho piada a algumas pessoas que para aqui vêm mandar bitaites a dizer que passaram no exame à primeira onde toda a gente sabe que as ultimas aulas de código são dadas no local onde se irá realizar o exame de condução prática.

          Se não aconteceu com vocês, na maioria das escolas isso acontece. Mas pronto... É lógico que hajam mais aprovações com o conhecimento da zona onde se vai fazer o exame.
          A minha prova foi feita a 30 Km´s de onde moro!Nunca tinha visto aquilo na minha vida...

          Não arranjem desculpas para chumbarem!

          É certo que existem examinadores marretas, subornos e afins mas ter de pagar "a priori" para passar????Nem pensar!!!

          Comentário


            #65
            Isto está a ficar uma discussão da qualidade do ensino.

            Para mim o importante não é passar ou não passar. Deve ser feita uma avaliação qualitativa da preparação da pessoa.

            Por exemplo quando tirei a carta (2003) não me queriam deixar usar o retrovisor direito para estacionar.
            Hoje em dia que ja fiz mais de 100 000 kms acho isso 1 perfeita estupidez.

            Eu acho que no dia do exame tem de se avaliar se a pessoa entende o perigo de entrar por 1 sentido proibido, estacionar o carro numa curva e outras situações.

            É que digo.te. Conheço imensa gente que se a levar À Serra da Freita no Natal (piso gelado e é 1 serra) há imensas pessoas que nem sequer conseguem equilibrar o carro (subidas de 10 a 20% com gelo).

            Tem de haver 1 percepcao se a pessoa tem comportamento correcto relativo a passadeiras, cruzamentos sem sinalização etc.

            Agora isso tem de ser fomentado durante o curso. E se houver pessoas em casas que guiem melhor.

            Eu por experiencia experimento sempre as luzes todas e piscas antes de fazer 1 viagem antes de anoitecer.

            Quantas pessoas existem ai a circular sem médios, luzes de travao.

            As proprias escolas so deveriam levar alunos a exame que tivessem o bom senso de utilizar um veiculo.

            E isto levaria a muitas discussões.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
              A minha prova foi feita a 30 Km´s de onde moro!Nunca tinha visto aquilo na minha vida...

              Não arranjem desculpas para chumbarem!

              É certo que existem examinadores marretas, subornos e afins mas ter de pagar "a priori" para passar????Nem pensar!!!
              REDLINER... Há pessoas que fazem propostas aos examinadores e alguns aceitam. Outros que não entram em esquemas e outros que chubam e perguntam se querem pagar para passar. So what?

              Não podemos levar a parte pelo todo. Mas ainda há pouco houve uma polémica sobre a previsibilidade da trajectória dos locais onde são feitos os exames de condução e há muitas pessoas que passam graças a isso. Se acreditas ou não... Não sei. Mas estou farta de ouvir isntrutores a falarem sobre isso... Instrutores esses que vão para o local treinar antes do exame. E isto não é uma desculpa para as pessoas chumbarem mas sim para PASSAREM.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                REDLINER... Há pessoas que fazem propostas aos examinadores e alguns aceitam. Outros que não entram em esquemas e outros que chubam e perguntam se querem pagar para passar. So what?

                Não podemos levar a parte pelo todo. Mas ainda há pouco houve uma polémica sobre a previsibilidade da trajectória dos locais onde são feitos os exames de condução e há muitas pessoas que passam graças a isso. Se acreditas ou não... Não sei. Mas estou farta de ouvir isntrutores a falarem sobre isso... Instrutores esses que vão para o local treinar antes do exame. E isto não é uma desculpa para as pessoas chumbarem mas sim para PASSAREM.
                Eu concordo contigo, mas foi dito por aí que "ai e tal, só se passa se pagarem, ou então estão ai a gabarem-se e pagaram"!!

                Era só o que faltava!

                Eu não me sentia bem comigo mesmo se tivesse de subornar alguém para passar num exame de condução, isso é criminoso e muito inconsciente...

                Comentário


                  #68
                  Serei eu o unico a pensar que qualquer um de certeza que caía no mesmo erro ?


                  Por acaso aconteceu-me o mesmo em benfica ontem, virei para uma rua de sentido proibido porque estava uma camionete da fruta a descarregar a tapar o sinal...


                  Apercebi-me do sinal assim que meti a frente na rua, e foi por acaso porque olhei para aquele lado, e parei logo para "desfazer a *****"...


                  Mas isto sou eu com 11 anos de carta...



                  Parece-me natural que quem está num exame de condução, com os nervos, inexperiência, etc, caia sem querer no mesmo erro...


                  Deveria o instrutor ter o bom censo de avaliar a situação, e actuar pedagógicamente...


                  Mas não me admira nada que o tenha feito propositadamente...



                  O facto de estarem carros estacionados em sentido contrário até me pode deixar desconfiado sobre o sentido da mesma, mas sem o sinal de sentido proibido não ha certezas...

                  Quantas ruas não ha estreitas em que os carros estão todos virados para o mesmo lado, apesar da rua ter dois sentidos...

                  Estou-me a lembrar de uma na matinha...

                  Comentário


                    #69
                    Eu fiz exame pela DGV e passei à primeira, n precisei de pagar nada e fiz tudo bem. A única coisa que perguntei ao examinador foi se podia usar óculos de sol.

                    Comentário


                      #70
                      eu penso que há muitos maus condutores devido a esses esquemas, não sei... é apenas a minha opinião, pois até ganharem prática cometem muitos erros e isso acontece a toda a gente. Chumbei uma vez na condução e mesmo assim depois de ter passado posso dizer que não aprendi nada, alías penso que os instrutores deviam preparar mais os alunos e não se preocuparem tanto com o significado correcto dos sinais e o bom português a interpretar nas provas teóricas. Eu digo isto porque infelizmente o meu instrutor não sabe ensinar. Nas aulas de condução se errasse ou deixasse o carro ir abaixo apenas dizia: vá agora tens que aprender sozinha com os erros :P lol. Ah, e mais... chumbei porque entrei na rotunda sem ceder passagem. Os nervos, acho eu, lixaram-me hehe

                      Comentário


                        #71
                        felizmente o meu examinador foi 5 estrelas, o instrutor é que não.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                          Isto está a ficar uma discussão da qualidade do ensino.

                          Para mim o importante não é passar ou não passar. Deve ser feita uma avaliação qualitativa da preparação da pessoa.

                          Por exemplo quando tirei a carta (2003) não me queriam deixar usar o retrovisor direito para estacionar.
                          Hoje em dia que ja fiz mais de 100 000 kms acho isso 1 perfeita estupidez.

                          Eu acho que no dia do exame tem de se avaliar se a pessoa entende o perigo de entrar por 1 sentido proibido, estacionar o carro numa curva e outras situações.

                          É que digo.te. Conheço imensa gente que se a levar À Serra da Freita no Natal (piso gelado e é 1 serra) há imensas pessoas que nem sequer conseguem equilibrar o carro (subidas de 10 a 20% com gelo).

                          Tem de haver 1 percepcao se a pessoa tem comportamento correcto relativo a passadeiras, cruzamentos sem sinalização etc.

                          Agora isso tem de ser fomentado durante o curso. E se houver pessoas em casas que guiem melhor.

                          Eu por experiencia experimento sempre as luzes todas e piscas antes de fazer 1 viagem antes de anoitecer.

                          Quantas pessoas existem ai a circular sem médios, luzes de travao.

                          As proprias escolas so deveriam levar alunos a exame que tivessem o bom senso de utilizar um veiculo.

                          E isto levaria a muitas discussões.

                          concordo plenamente, há que ter um certo cuidado não é só conduzir bem que conta

                          Comentário


                            #73
                            Reprovei à 1ª, passei à 2ª...

                            Fiquei f***** quando reprovei, mas depois o meu instrutor disse que tinha dado um toque numa árvore ao estacionar.
                            Não me acreditei porque não senti o toque, e quando ele me explicou onde tinha sido, consegui perceber porque é que estando a sair de um estacionamento a subir, o carro não estava a descair... coisas de principiante.

                            À 2ª apanhei um examinador que chegou à nossa beira e disse: "Hoje está bom tempo, estou bem disposto. E vocês?", e pelo menos eu fiquei mais aliviado.
                            O exame correu bem, tal como o 1º, mas desta passei.

                            Se paguei? Não, não paguei nem no 1º nem no 2º, mas sempre me disseram que se tivesse pago no 1º, o toque na árvore não se tinha sentido dentro do carro...

                            Comentário


                              #74
                              eu passei em ambos à primeira (carro e mota) e em ambos tive prestações pouco seguras


                              No de mota até se aceitava, estava a chover e a estrada onde fiz as manobras estava molhada e bastante suja.


                              Quanto ao de carro, não me lembro muito bem, mas o facto de o outro aluno ter chumbado por passar um sinal de vermelho talvez me tenha ajudado

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Bianca Ver Post
                                concordo plenamente, há que ter um certo cuidado não é só conduzir bem que conta

                                e já agora, ensinar mais mecanica (pratica)

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por philip3 Ver Post
                                  digamos que entrei numa rua em que estava sinal de passagem proibida, mas este estava "oculto" pk tinha um veiculo pesado ao lado... e entao ... =\ reprovei...

                                  É de lamentar que ainda se encare a situação desta forma. Só existem subornados porque existe quem lhes pague!!

                                  Desde sempre houve subornos, não só com a carta de condução como em tudo o que nos rodeia.

                                  Eu entendo que quem se propõe pagar um suborno é tão culpado como aquele que o recebe.

                                  No teu caso, se circulasses com a devida atenção terias certamente visto o sinal, que não entendi qual foi já que nem conseguiste definir correctamente o sinal que estava lá! Não conheço nenhum sinal "passagem proibida".

                                  Estuda melhor as regras

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                    É de lamentar que ainda se encare a situação desta forma. Só existem subornados porque existe quem lhes pague!!

                                    Desde sempre houve subornos, não só com a carta de condução como em tudo o que nos rodeia.

                                    Eu entendo que quem se propõe pagar um suborno é tão culpado como aquele que o recebe.

                                    No teu caso, se circulasses com a devida atenção terias certamente visto o sinal, que não entendi qual foi já que nem conseguiste definir correctamente o sinal que estava lá! Não conheço nenhum sinal "passagem proibida".

                                    Estuda melhor as regras


                                    não é preciso pensar muito para detectar qual foi o sinal...
                                    que preciosismo...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por philip3 Ver Post
                                      eu passei num sinal de passagem proibida.. pk este estava "oculto" por um veiculo pesado mal estacionado

                                      Pois... mas olha que eu estive numa situação igual... não chumbei, nem
                                      subornei o examinador.

                                      O sinal estava "tapado" por uma árvore e por uma carrinha tipo HIACE.
                                      Estava eu para entrar na rua quando... reparo... passadeira com barra de
                                      paragem apenas do outro lado... carros estacionados só de um lado e
                                      todos virados para mim... PAREI!!!

                                      Diz o examinador aos berros, depois de eu ter parado:
                                      «ACHA QUE VAI BEM?!»
                                      E eu respondo aos berros:
                                      «NÃO! MAS O SINAL ESTAVA TAPADO PELA CARRINHA E PELA ÁRVORE!»

                                      Moral da história:

                                      Conduzir não é APENAS saber o código e saber meter mudanças, acelerar
                                      travar e virar.

                                      CONDUZIR É ESTAR ATENTO!!! Para além de todas as questões técnicas
                                      e legais envolvidas na condução.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Onde moro, existe uma escola de condução onde por 1000 euros tens a carta, (por baixo obviamente)

                                        O irrisório é que é publico...publico demais! toda gente o sabe há muitos anos...sinceramente dá-me vontade de denunciar isto mas vou me chatear para quê?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu passei à primeira e só podia passar pois nada correu mal. Já o meu colega devia ter chumabado pois só fez asneiras e mm assim passou.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Continuo a não entender para que é que serve fazerem exames de condução dificeis, se depois a quase totalidade das pessoas, uma vez aprovadas, nunca mais guiam como o fizeram no dia do exame...
                                            Aliás, pelo mesmo motivo, chego a não entender mesmo a própria necessidade de existirem exames!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                                              Continuo a não entender para que é que serve fazerem exames de condução dificeis, se depois a quase totalidade das pessoas, uma vez aprovadas, nunca mais guiam como o fizeram no dia do exame...
                                              Aliás, pelo mesmo motivo, chego a não entender mesmo a própria necessidade de existirem exames!
                                              Calma.
                                              Há pessoas que na altura do exame ainda não estão aptas para conduzir um automóvel, e essas pessoas passarem é que me causa impressão.

                                              De algum modo assume-se que toda a gente pode conduzir um carro quando não é bem assim.

                                              Lembro-me de uma amiga de um casal amigo meu dizer que não sabia para que lado as rodas viravam quando virava o volante a fazer marcha-atrás...
                                              ...e tinha carta !

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Lembro-me de uma amiga de um casal amigo meu dizer que não sabia para que lado as rodas viravam quando virava o volante a fazer marcha-atrás...
                                                ...e tinha carta !


                                                A marcha-atrás faz confusão a muita gente...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Calma.
                                                  Há pessoas que na altura do exame ainda não estão aptas para conduzir um automóvel, e essas pessoas passarem é que me causa impressão.

                                                  De algum modo assume-se que toda a gente pode conduzir um carro quando não é bem assim.

                                                  Lembro-me de uma amiga de um casal amigo meu dizer que não sabia para que lado as rodas viravam quando virava o volante a fazer marcha-atrás...
                                                  ...e tinha carta !
                                                  Claro, mas para esses existiriam as tais escolas de condução para o ajudar a aprender a guiar.
                                                  Agora andar na estrada e as únicas pessoas que eu vejo a cumprir as regras de trânsito serem os que andam a aprender a guiar, parece-me de muito mau gosto!
                                                  Quase ninguém faz (sempre) piscas, quase ninguém para em todos "stops", quase ninguém circula correctamente nas rotundas (tudo faz daquilo "chicanes"), já para não falar no excesso de velocidade...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Eh pá, eu tive 3 aulas de condução, no entanto não sou exemplo para ninguém, pois quando começei a tirar a carta, já me tinham passado pelas mão, desde motas a pesados
                                                    Boa sorte para a próxima!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Lembro-me de uma amiga de um casal amigo meu dizer que não sabia para que lado as rodas viravam quando virava o volante a fazer marcha-atrás...
                                                      ...e tinha carta !
                                                      Essa tua amiga é mesmo burra, está-se mesmo a ver que nesse caso as rodas viram para trás.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        Onde moro, existe uma escola de condução onde por 1000 euros tens a carta, (por baixo obviamente)

                                                        O irrisório é que é publico...publico demais! toda gente o sabe há muitos anos...sinceramente dá-me vontade de denunciar isto mas vou me chatear para quê?
                                                        É mesmo, não vale a pena chateares-te com isso, para quê? Pegar no telefone e fazer uma queixa à ASAE, para quê? Se um dia levares com um pseudo-encartado dessa escola pela frente e fores parar a uma cadeira de rodas, aí sim vais ter razões para te chateares. Agora não vale a pena, deixa para depois.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                          Onde moro, existe uma escola de condução onde por 1000 euros tens a carta, (por baixo obviamente)

                                                          O irrisório é que é publico...publico demais! toda gente o sabe há muitos anos...sinceramente dá-me vontade de denunciar isto mas vou me chatear para quê?

                                                          E não é a única
                                                          Infelizmente este país funciona assim

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            A mim canhou-me o mesmo calhau 2 vezes, implicava com tudo e por nada, à 3ª calhou-me um velhote e o homem foi fantástico. Ele: Oh meu amigo, faz o que eu te digo, senão tamos os dois lixados, sempre me deixou à vontade, coisa que o SR Engenheiro não me fez.

                                                            Instrutor: Quer dizer nas duas provas interiores fazes uma prova espectacular, e nesta fazes ao contrário e passas no exame? És mesmo do contra.
                                                            Editado pela última vez por SavageXp; 29 August 2008, 21:14.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                                                              não é preciso pensar muito para detectar qual foi o sinal...
                                                              que preciosismo...
                                                              Preciosismo? Bem, o mínimo que se pode exigir a quem deverá estar com o código na ponta da língua é que chame os bois pelos nomes.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X