Desconheço como é o ensino da condução actualmente, mas quando tirei carta, não me recordo de abordar esta temática e ainda hoje, me cruzo com bastantes carros de instrução, em condições em que, para mim são "obrigatórias" uso de luzes, e os vejo a passar sem luzes...
Felizmente tenho um pai que, já naquela altura, talvez fruto dos muitos km que fazia anualmente, me "educou" bem melhor do que o instrutor que tive.
Verdade, vou vendo alguns carros de instrução com os faróis desligados quando as condições o exigem! Muita da falta de "qualidade" da condução vem da má formação dada aos condutores.
Adiante, no A1 da minha namorada, equipado com sensores de luz, é impossível saber quando é que as luzes (médios) estão ou não ligadas! É inconcebível como há marcas que deixam passar isto em claro. Por isso o que faço quando entro no carro é logo sensor no OFF para eu conseguir saber quando tenho as luzes ligadas (e ainda start-stop desligado, mas isso é outra história).
Ainda há umas noites ia atrás de uma senhora (salvo seja) com os faróis desligados. Comecei por fazer sinal de luzes. Nada. Sinal de luzes + desligar os meus faróis e ligar logo a seguir. Nada. Passo por ela numa rotunda e ainda faço sinal com as mãos. Começa a barafustar comigo. Andei cerca de 1 km atrás dela a tentar avisá-la. Muito bem, minha senhora.. quem lhe deu uma carta para as mãos devia era apanhar com um pinheiro pelo rabo acima. (Sim, era uma Renault com apenas DRL's ligadas)
Editado pela última vez por JRodrigues; 20 December 2016, 13:59.
Verdade, vou vendo alguns carros de instrução com os faróis desligados quando as condições o exigem! Muita da falta de "qualidade" da condução vem da má formação dada aos condutores.
Adiante, no A1 da minha namorada, equipado com sensores de luz, é impossível saber quando é que as luzes (médios) estão ou não ligadas! É inconcebível como há marcas que deixam passar isto em claro. Por isso o que faço quando entro no carro é logo sensor no OFF para eu conseguir saber quando tenho as luzes ligadas (e ainda start-stop desligado, mas isso é outra história)
Em carros com sensor meto sempre no máximo da sensibilidade. Mesmo assim ligo manualmente os médios nas demais condições. E em vias rápidas e autoestradas.
Em relação ao S&S, tinha o mesmo problema que tu. Mas troquei de carro por um sem essas mariquices [emoji14]
Eu também reclamava muitas vezes com a malta de luzes apagadas de dia com o tempo de chuva, mas comecei-me a perceber que os Renault nunca tinham as luzes ligadas.. comprei uma Peugeot e constatei que no automático ela não acende as luzes com o tempo assim pro escuro ou até nevoeiro..
Eu também reclamava muitas vezes com a malta de luzes apagadas de dia com o tempo de chuva, mas comecei-me a perceber que os Renault nunca tinham as luzes ligadas.. comprei uma Peugeot e constatei que no automático ela não acende as luzes com o tempo assim pro escuro ou até nevoeiro..
Já andei com um Auris I com faróis automáticos e notei o mesmo: com chuva ou nevoeiro, de dia, se não escurecer o suficiente, ele não acende os médios. E já andei à boleia de um Mégane num dia de chuva intensa e ele só acendia as luzes quando passávamos debaixo dos viadutos. Disse ao dono do carro isso e ele respondeu-me: "O carro tem faróis automáticos, se for preciso, ele acende." Pelos vistos, quando põem o interruptor das luzes em AUTO, ativa-se um inibidor do cérebro.
Já vou no 2º carro com luzes auto, e gosto muito, muitas vezes está chuva/nevoeiro de manhã ele não liga, é normal, basta perceber como aquilo funciona.
Não vejo mal nenhum nisso, quando preciso, ligo manualmente, não é nada raro o fazer.
Mas sim há muita gentinha que acha que um sensor de luz tem mais bom senso que eles, e vai-se a ver é verdade
eu que tenho luzes auto, tenho o sistema desactivado... para alem de achar uma estupidez o esforço que é ao ligar o carro com as luzes ligadas assim como para matar as lampadas xénon é do melhor que há...
é pior andar sempre a acender e a apagar do que as ter sempre acessas
O melhor é andar sempre de médios acesos, como vaticino desde 1999.
Ainda assim, nos Fiat/Lancia/Alfa os sensores são porreiros e, no nível mais sensível, acendem com pouco sol, chuva e isso.
Já somos dois...
Felizmente algumas marcas adicionaram às normais DRL a qualidade LED e o acendimento, sempre, das luzes dianteiras e as traseiras. Aliás, deveria ser obrigatório todos os carros novos serem equipados com luzes de diurnas à frente e atrás!
... E já andei à boleia de um Mégane num dia de chuva intensa e ele só acendia as luzes quando passávamos debaixo dos viadutos. Disse ao dono do carro isso e ele respondeu-me: "O carro tem faróis automáticos, se for preciso, ele acende." Pelos vistos, quando põem o interruptor das luzes em AUTO, ativa-se um inibidor do cérebro.
Foi o que eu pensei. Ainda bem que os faróis automáticos não têm a capacidade de o pôr a guiar fora de mão numa autoestrada, senão lá ia ele todo contente porque os faróis automáticos assim decidiram.
Já andei com um Auris I com faróis automáticos e notei o mesmo: com chuva ou nevoeiro, de dia, se não escurecer o suficiente, ele não acende os médios. E já andei à boleia de um Mégane num dia de chuva intensa e ele só acendia as luzes quando passávamos debaixo dos viadutos. Disse ao dono do carro isso e ele respondeu-me: "O carro tem faróis automáticos, se for preciso, ele acende." Pelos vistos, quando põem o interruptor das luzes em AUTO, ativa-se um inibidor do cérebro.
Eles acendem, mas não adivinham quando está nevoeiro. O meu Clio tem modo auto, mas uso o modo "manual" () muitas vezes, principalmente no nascer e pôr do sol e nevoeiro.
Foi o que eu pensei. Ainda bem que os faróis automáticos não têm a capacidade de o pôr a guiar fora de mão numa autoestrada, senão lá ia ele todo contente porque os faróis automáticos assim decidiram.
Mas isso pode estar relacionado com o desconhecimento de que o sistema funciona em condições de luminosidade reduzida... e não quando é necessário.
Outra questão é a que, a maior parte dos condutores não é sensível à questão da necessidade de ser visto... porque associa o uso de luzes à necessidade de iluminar a sua frente e nada mais.
Penso que, por esta razão, ainda se vão vendo bastantes carros sem luzes, em ambiente urbano, onde normalmente há mais iluminação pública e até mais presença de luz, pelo trânsito envolvente, em dias de chuva/nevoeiro, em túneis com boa iluminação, em parques de estacionamento cobertos... e, agora ainda mais, pela questão das luzes interiores sempre ligadas...
Está claro que, para muitos condutores, o uso de luzes não é algo inato... é mesmo pela questão de estar escuro à sua frente...
Felizmente algumas marcas adicionaram às normais DRL a qualidade LED e o acendimento, sempre, das luzes dianteiras e as traseiras. Aliás, deveria ser obrigatório todos os carros novos serem equipados com luzes de diurnas à frente e atrás!
De acordo. À frente e atrás, sempre.
Lembro-me de, por volta do ano 2000, ainda neste forum (versão antiga), dizer precisamente isso e ouvir, em retorno, comentários imbecis. O pior era da malta das motas, que diziam que os carros não deviam usar luzes de dia porque depois as motas eram confundidas com eles e perdiam visibilidade.
De acordo. À frente e atrás, sempre.
Lembro-me de, por volta do ano 2000, ainda neste forum (versão antiga), dizer precisamente isso e ouvir, em retorno, comentários imbecis. O pior era da malta das motas, que diziam que os carros não deviam usar luzes de dia porque depois as motas eram confundidas com eles e perdiam visibilidade.
Regra simples: dois faróis = carro; 1 farol = mota....
Excepção à regra comum em Portugal: um farol porque o outro está fundido = carro com condutor distraído ou a ***** para os outros
Os paineis de instrumentos sempre ligados nos carros de agora é para mim uma das principais razões para o pessoal não ligar as luzes.
Antigamente não havia nada ligado, nem comandos da sofage, nem painel de instrumentos. PAra ver isso tinha que se ligar as luzes.
Agora não.
Concordo a 100%. Lá por casa comparando um 2008 com um A1:
O Peugeot com os sensores de luz desligados tem sempre o painel de instrumentos 100% iluminado;
O Audi com o sensor de luz desligado apenas fica com os ponteiros iluminados e o restante do painel fica sem luz.
De acordo. À frente e atrás, sempre.
Lembro-me de, por volta do ano 2000, ainda neste forum (versão antiga), dizer precisamente isso e ouvir, em retorno, comentários imbecis. O pior era da malta das motas, que diziam que os carros não deviam usar luzes de dia porque depois as motas eram confundidas com eles e perdiam visibilidade.
Isso tudo!
Quanto aos renitentes relativamente a medidas evolutivas no sentido de incrementar segurança, bem, já estou habituado a que para cada solução proposta surjam sempre "n" problemas em vez de surgirem "n" exercícios de análise sobre como implementar algo que é útil a todos!
Regra simples: dois faróis = carro; 1 farol = mota....
Excepção à regra comum em Portugal: um farol porque o outro está fundido = carro com condutor distraído ou a ***** para os outros
É por isso que não considero, nada, aceitável que se possa conduzir à noite, ou em situações de fraca visibilidade, com apenas um farol funcional...
Ultimamente até parece moda outra "nuance" ao presente tema, que é trazer as luzes traseiras completamente fundidas...
Quanto às indicações (...) que o painel dá relativamente a ter-se, ou não, as luzes ligadas, devo salientar que, ultimamente, parece-me que muita gente compra automóveis bem apetrechados que não procura, nem está sequer interessada em conhecer como funciona... Quer é dar ao pedal e andar... O resto que se...
Eu é muito raro andar com um farol fundido. Quando se fundem, troco na primeira oportunidade. Mas também há que ver que há carros em que trocar uma lâmpada exige ir a uma oficina desmontar a frente do carro quase toda, o que também não faz sentido nenhum! É que, além dos custos, implica, por exemplo, se um farol fundir a um sábado, estar, pelo menos, um fim de semana inteiro sem o conseguir trocar. Como é óbvio, sei que há muita gente que se está a marimbar. Uma colega minha andou meses com um médio fundido e só o foi trocar quando se fundiu o outro.
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