Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tenham muito cuidado nas passadeiras!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
    E a mim já me aconteceu ser surpreendido por peões na própria passadeira. Se nunca vos aconteceu, ou são condutores exemplares, ou têm tido muita, muita sorte.
    Mas qual sorte?

    Numa passadeira abranda-se!

    Numa passadeira SEM VISIBILIDADE abranda-se!

    Numa passadeira em que O CARRO DA DIREITA ESTÁ PARADO abranda-se!


    Se isto para ti é transcendente não sei o que te diga. Mesmo!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
      Oh Dark_Sorcerer, trata-te pá!

      Que mais indicadores é que querias para forçar um condutor a abrandar?

      É que se isto te acontece a ti desculpa que te diga mas és um completo NABO e IRRESPONSÁVEL ao volante.
      Já te pedi para me tratares com respeito, tal como eu te faço a ti. Estamos entendidos?

      Eu acho que tu estás simplesmente a ver as coisas a preto e branco. Há situações, variadíssimas situações na estrada, em que não podemos prever o que acontece. Seja junto a uma passadeira ou não. Mas se achas que é mesmo assim, desejo-te as maiores felicidades. Porque discutir com pessoas assim é, no mínimo, inglório.

      Ah, e se vais continuar a dizer para me tratar, para chamar nabo, irresponsável, whatever, usa antes as PM's. Assim o tópico fica mais limpo das tuas participações utópicas.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
        Mas qual sorte?

        Numa passadeira abranda-se!

        Numa passadeira SEM VISIBILIDADE abranda-se!

        Numa passadeira em que O CARRO DA DIREITA ESTÁ PARADO abranda-se!


        Se isto para ti é transcendente não sei o que te diga. Mesmo!
        I rest my case. Ou não percebes ou não queres perceber que o mundo não é a preto e branco.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
          Já te pedi para me tratares com respeito, tal como eu te faço a ti. Estamos entendidos?

          Eu acho que tu estás simplesmente a ver as coisas a preto e branco. Há situações, variadíssimas situações na estrada, em que não podemos prever o que acontece. Seja junto a uma passadeira ou não. Mas se achas que é mesmo assim, desejo-te as maiores felicidades. Porque discutir com pessoas assim é, no mínimo, inglório.

          Ah, e se vais continuar a dizer para me tratar, para chamar nabo, irresponsável, whatever, usa antes as PM's. Assim o tópico fica mais limpo das tuas participações utópicas.
          Sempre que pegares no carro avisa-me, que é para eu não sair à rua.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
            Sempre que pegares no carro avisa-me, que é para eu não sair à rua.
            Sim, farei isso. Atenção, hoje de tarde vou sair de casa. Convém que fiques por casa e não atravesses passadeiras.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
              Isto poderia fazer sentido naquelas paragens que nem o são (são um poste num passeio) em que o autocarro pára na faixa de rodagem e o transito só se efectua numa via para cada sentido.

              O problema é que os autocarros têm local para parar, o trânsito fluí normalmente e as pessoas atravessam imediatamente, algumas nem na passadeira.

              E ainda temos outra questão, os carros que circulam na mesma via podem efectuar uma ultrapassagem. Ok, é proíbido mas acontece muitas vezes e no caso de um atropelamento ou algo do género vais-te a rir na ambulância a dizer 'ah ah pelo código eu tenho razão'?

              Eu neste tipo de passadeiras sempre esperei que o autocarro saisse para atravessar e nunca esperei ou atravessei sozinho.

              Existe o código e existe a nossa percepção de segurança.
              Seu... Seu... User que vê as coisas como elas são! Não tens vergonha?!

              Comentário


                #67
                Quantos peões não se atiram para as passadeiras sem sequer olhar, e se dizemos alguma coisa ainda se acham donos da razão

                Apontam para a passadeira cheios de razão, como se aquilo fosse um caminho de tijolos amarelos, uma fortaleza, onde nem que o condutor venha a 200 Kms/h vai parar miraculosamente paras os sr's peões passarem.

                Ainda no noutro dia um idoso se mandou para a passadeira à minha frente, o que vale foi que tive tempo de parar...

                Comentário


                  #68
                  A situação em algumas passadeiras é manhosa. Passadeiras em curvas, passadeiras em zonas sem qualquer visibilidade, passadeiras gastas, passadeiras sem sinais visíveis, passadeiras em zonas que não conheço (sim, eu ando no "desconhecido", tenho pena de não conhecer todo este mundo).

                  Eu gostava de andar com alguns de vocês, só para vos ver a fazer tudo aquilo que dizem.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                    A situação em algumas passadeiras é manhosa. Passadeiras em curvas, passadeiras em zonas sem qualquer visibilidade, passadeiras gastas, passadeiras sem sinais visíveis, passadeiras em zonas que não conheço (sim, eu ando no "desconhecido", tenho pena de não conhecer todo este mundo).

                    Eu gostava de andar com alguns de vocês, só para vos ver a fazer tudo aquilo que dizem.
                    Pois, é mesmo por aí.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                      Quantos peões não se atiram para as passadeiras sem sequer olhar, e se dizemos alguma coisa ainda se acham donos da razão

                      Apontam para a passadeira cheios de razão, como se aquilo fosse um caminho de tijolos amarelos, uma fortaleza, onde nem que o condutor venha a 200 Kms/h vai parar miraculosamente paras os sr's peões passarem.

                      Ainda no noutro dia um idoso se mandou para a passadeira à minha frente, o que vale foi que tive tempo de parar...
                      Segundo alguma malta aqui do AHO, és um nabo e um irresponsável.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                        Segundo alguma malta aqui do AHO, és um nabo e um irresponsável.
                        Alguma malta que já mandou aqui postas de pescada deve concerteza ter travões especiais, porque segundo eles nesses casos conseguem logo travar e impedir acidentes.

                        Comentário


                          #72
                          É por essas e por outras que nessas alturas quando paro nas passadeiras na faixa da dta, para deixar passar os peões, ligo os 4 piscas...a curiosidade faz logo abrandar os aceleras...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por jacksparrow Ver Post
                            Alguma malta que já mandou aqui postas de pescada deve concerteza ter travões especiais, porque segundo eles nesses casos conseguem logo travar e impedir acidentes.
                            Não, eles páram em todas as passadeiras, observam a ver se não há nenhum peão num raio de 50 metros, e só depois, engatam a 1ª e arrancam - mas muito devagarinho e com o pé no travão, não vá aparecer o Flash Gordon.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                              Não, eles páram em todas as passadeiras, observam a ver se não há nenhum peão num raio de 50 metros, e só depois, engatam a 1ª e arrancam - mas muito devagarinho e com o pé no travão, não vá aparecer o Flash Gordon.
                              Ri-me

                              Comentário


                                #75
                                A todos os campeões do volante que defendem a teoria dos peões surpresa nas passadeiras invisíveis.

                                Sempre que forem surpreendidos por um peão (que se atira) na passadeira e tiverem dificuldade em parar, significa apenas que iam depressa de mais.
                                Se a passadeira estava invisível, significa que não viram o sinal vertical a assinalar a sua presença.

                                Tenham a certeza que a culpa nunca será do peão num acidente numa passadeira, são sempre eles que têm prioridade e se não conseguimos parar, íamos depressa de mais. Não há outra forma de ver o assunto. ...espero que ninguém tenha que atropelar um peão para perceber isto.

                                Conduzir não é só por instinto. Temos que ter atenção a tudo. À sinalização e a outros factores que não apenas a estabilidade do nosso carro e os outros veículos a circular na via.

                                Michael

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Mik Ver Post

                                  Tenham a certeza que a culpa nunca será do peão num acidente numa passadeira, são sempre eles que têm prioridade e se não conseguimos parar, íamos depressa de mais. Não há outra forma de ver o assunto. ...espero que ninguém tenha que atropelar um peão para perceber isto.


                                  Michael
                                  Não é bem assim. Imagina uma criança que vem a CORRER e atravessa sem olhar. Vens a cumprir o limite de velocidade, tentas travar mas não consegues evitar o atropelamento. Há testemunhas.
                                  Como é? Tinhas de prever que isso ia acontecer?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                    Não, eles páram em todas as passadeiras, observam a ver se não há nenhum peão num raio de 50 metros, e só depois, engatam a 1ª e arrancam - mas muito devagarinho e com o pé no travão, não vá aparecer o Flash Gordon.
                                    Foi boa, sim senhora.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Para os que acham que os peões são sempre inocentes e os condutores os culpados, garanto-vos que se quisesse era passado a ferro por vós numa qualquer passadeira, nem tempo tinham de travar, bastava eu estar disposto a comprová-lo, algo que não estou, né?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por BigMac Ver Post
                                        Não é bem assim. Imagina uma criança que vem a CORRER e atravessa sem olhar. Vens a cumprir o limite de velocidade, tentas travar mas não consegues evitar o atropelamento. Há testemunhas.
                                        Como é? Tinhas de prever que isso ia acontecer?
                                        Cumprir o limite de velocidade por si só não impede o excesso de velocidade, ou como alguns gostam de diferenciar, a "velocidade excessiva".
                                        É natural que possam existir situações extremas como o exemplo que descreves onde o condutor possa não ser responsabilizado, mas é importante salientar que a falta de visibilidade não é desculpa.

                                        Exemplo típico: Vamos a 40Km/h, passamos por um autocarro parado a seguir ao qual está uma passagem de peões. ...naturalmente o autocarro impede a visibilidade para a o passeio, não sabemos se vêem peões a andar, a correr ou se simplesmente não vem ninguém. Como tal, o procedimento correcto é quase parar, para podermos assegurar que poderemos parar de facto se surgir alguém.

                                        Michael

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                          Cumprir o limite de velocidade por si só não impede o excesso de velocidade, ou como alguns gostam de diferenciar, a "velocidade excessiva".
                                          É natural que possam existir situações extremas como o exemplo que descreves onde o condutor possa não ser responsabilizado, mas é importante salientar que a falta de visibilidade não é desculpa.

                                          Exemplo típico: Vamos a 40Km/h, passamos por um autocarro parado a seguir ao qual está uma passagem de peões. ...naturalmente o autocarro impede a visibilidade para a o passeio, não sabemos se vêem peões a andar, a correr ou se simplesmente não vem ninguém. Como tal, o procedimento correcto é quase parar, para podermos assegurar que poderemos parar de facto se surgir alguém.

                                          Michael
                                          Ok, nesse exemplo deve ser assim. Até pq somos provocados pela presença dum autocarro q parou... O problema surge em situações limite. Entre elas, o exemplo que eu dei. Nesses casos, o peão deve ser responsabilizado. Afinal de contas, vai passar uma via onde circulam automóveis, mesmo que protegido por uma passadeira. Eu qd passo numa passadeira, desconfio sempre dos condutores e espero por um sinal deles para passar...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                            Cumprir o limite de velocidade por si só não impede o excesso de velocidade, ou como alguns gostam de diferenciar, a "velocidade excessiva".
                                            "Alguns" não. O Código de Estrada. E se não sabes diferenciar, é boa ideia repensares se deves andar a conduzir na estrada.

                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                            É natural que possam existir situações extremas como o exemplo que descreves onde o condutor possa não ser responsabilizado, mas é importante salientar que a falta de visibilidade não é desculpa.

                                            Exemplo típico: Vamos a 40Km/h, passamos por um autocarro parado a seguir ao qual está uma passagem de peões. ...naturalmente o autocarro impede a visibilidade para a o passeio, não sabemos se vêem peões a andar, a correr ou se simplesmente não vem ninguém. Como tal, o procedimento correcto é quase parar, para podermos assegurar que poderemos parar de facto se surgir alguém.

                                            Michael
                                            O problema nesse exemplo típico é exactamente a colocação típica das passadeiras: simplesmente criminosa porque não garante segurança nem aos condutores nem aos peões.

                                            É muito fácil fazer com que a culpa seja do condutor. É como a colocação de limite de 60Kms/h no Eixo N-S: antes a culpa dos acidentes era do traçado, agora é do excesso de velocidade ...
                                            Numa passadeira "cega" (seja pela colocação espacial, seja por ficar sempre "tapada" pelos autocarros e afins) não estranho que haja atropelamentos.

                                            "V"

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                              O problema nesse exemplo típico é exactamente a colocação típica das passadeiras: simplesmente criminosa porque não garante segurança nem aos condutores nem aos peões.

                                              É muito fácil fazer com que a culpa seja do condutor. É como a colocação de limite de 60Kms/h no Eixo N-S: antes a culpa dos acidentes era do traçado, agora é do excesso de velocidade ...
                                              Numa passadeira "cega" (seja pela colocação espacial, seja por ficar sempre "tapada" pelos autocarros e afins) não estranho que haja atropelamentos.

                                              "V"
                                              Como tal, o procedimento correcto é quase parar, para podermos assegurar que poderemos parar de facto se surgir alguém.
                                              Onde, é que está a dificuldade?

                                              Se a estrada foi mal desenhada, se a passadeira foi mal colocada, o que tens que fazer é adaptar a tua condução a essas circunstâncias. Os acidentes evitam-se, não se desculpam!

                                              Mas pelo que vejo muitos não têm qualquer problema em mandar alguém para uma cadeira de rodas, desde que no final possam dizer que a culpa não foi deles. Mesmo que o gajo venha feito anormal a correr a olhar para o ar (porra, pode ser um miudo que não tem noção do perigo), estão mesmo dispostos a atropelá-lo só porque o código vos dá razão?
                                              Editado pela última vez por worldtiki; 30 June 2008, 10:02.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                                Onde, é que está a dificuldade?

                                                Se a estrada foi mal desenhada, se a passadeira foi mal colocada, o que tens que fazer é adaptar a tua condução a essas circunstâncias. Os acidentes evitam-se, não se desculpam!

                                                Mas pelo que vejo muitos não têm qualquer problema em mandar alguém para uma cadeira de rodas, desde que no final possam dizer que a culpa não foi deles. Mesmo que o gajo venha feito anormal a correr a olhar para o ar (porra, pode ser um miudo que não tem noção do perigo), estão mesmo dispostos a atropelá-lo só porque o código vos dá razão?
                                                O meu único ponto é que há colocação de sinalização, passadeiras, etc que é perfeitamente criminosa, porque simplesmente "atira" para o condutor toda a responsabilidade.

                                                Eu não digo que o condutor não tenha que ter consciência do que vai a fazer ou que deve ser desresponsabilizado, note-se !
                                                O que digo é que a sinalização deveria ser feita de forma a evitar potenciais riscos.

                                                Uma passadeira depois de uma lomba sem visibilidade (sei de pelo menos uma em Odivelas), imediatamente antes ou depois de uma paragem de autocarros ou as famosas logo nas saidas das rotundas são -no meu ponto de vista- um monumental erro, potencialmente perigoso e potenciador de acidentes.

                                                Se a isso se somar a forma como (a maioria dos) os peões encara as passadeiras ("Tenho prioridade, eles é que tem que parar") ... tens a receita para os atropelamentos nas passadeiras.

                                                "V"

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                  O meu único ponto é que há colocação de sinalização, passadeiras, etc que é perfeitamente criminosa, porque simplesmente "atira" para o condutor toda a responsabilidade.

                                                  Eu não digo que o condutor não tenha que ter consciência do que vai a fazer ou que deve ser desresponsabilizado, note-se !
                                                  O que digo é que a sinalização deveria ser feita de forma a evitar potenciais riscos.

                                                  Uma passadeira depois de uma lomba sem visibilidade (sei de pelo menos uma em Odivelas), imediatamente antes ou depois de uma paragem de autocarros ou as famosas logo nas saidas das rotundas são -no meu ponto de vista- um monumental erro, potencialmente perigoso e potenciador de acidentes.

                                                  Se a isso se somar a forma como (a maioria dos) os peões encara as passadeiras ("Tenho prioridade, eles é que tem que parar") ... tens a receita para os atropelamentos nas passadeiras.

                                                  "V"
                                                  Apoiado.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                    "Alguns" não. O Código de Estrada. E se não sabes diferenciar, é boa ideia repensares se deves andar a conduzir na estrada.
                                                    "Alguns" sim.
                                                    Como é óbvio, sei diferenciar.
                                                    O Código da estrada não refere que uma situação é "Excesso de velocidade" e a outra "Velocidade Excessiva".
                                                    O Código da estrada contém uma única vez a frase "Velocidade Excessiva" e refere-se a coimas a aplicar.
                                                    Trata-se apenas de uma forma de expressão de Português e não de uma distinção clara de definições. Nem tal poderia ser feito pois em bom Português:
                                                    Excesso de velocidade implica velocidade excessiva relativamente a algo.
                                                    Velocidade Excessiva implica excesso de velocidade relativamente a algo.

                                                    Resumindo. O Excesso pode ser atingido de duas formas, mas não está escrito em lado algum que uma tem que ser referida como "Excesso" e outra como "excessiva" ...isso é treta.

                                                    O problema nesse exemplo típico é exactamente a colocação típica das passadeiras: simplesmente criminosa porque não garante segurança nem aos condutores nem aos peões.
                                                    Os condutores têm que ser responsáveis pelo que andam a fazer, também nas situações adversas.

                                                    É muito fácil fazer com que a culpa seja do condutor. É como a colocação de limite de 60Kms/h no Eixo N-S: antes a culpa dos acidentes era do traçado, agora é do excesso de velocidade ...
                                                    Pelo mesmo motivo, a culpa NUNCA é do traçado, mas sim do condutor.
                                                    Tanto temos que ser bons condutores com um Mercedes a 80Km/h numa bonita tarde de sol na A2, como num 'mini' dos anos 70 com pneus carecas numa noite de tempestade, numa estrada secundária mal iluminada, mal pavimentada. Não são os limites de velocidade que aplicam nos troços que fazem a diferença, são os limites impostos pelas circunstâncias.

                                                    Numa passadeira "cega" (seja pela colocação espacial, seja por ficar sempre "tapada" pelos autocarros e afins) não estranho que haja atropelamentos.
                                                    Em Portugal, com tanto condutor inconsciente, também não.

                                                    Agora diz-me quem é que tem que repensar o que anda a fazer na estrada?

                                                    Michael

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Artigo 101 do código da estrada, salvo erro.
                                                      Acho que existe aqui muita gente que o precisa de ler/reler.

                                                      Já agora, existem dois conceitos diferentes quanto à história dos atropelamentos:
                                                      • responsabilidade - do condutor e peão em cumprir todas as obrigações para cruzar uma passadeira em segurança (seja de carro ou a pé).
                                                      • culpa - daquele que não cumpre a responsabilidade.


                                                      O código da estrada atribui responsabilidade a ambos, por isso deixem-se da treta da culpa que é sempre do condutor. Isso é algo que só caso a caso pode ser atribuído, mesmo nas passadeiras. Não é lícito pensar que ser atropelado numa passadeira é culpa do condutor.

                                                      Experimentem fazer um seguro sobre vós próprios e atirem-se para a frente de um carro numa passadeira e tentem reclamar o prémio da seguradora para ver o que vos acontece...
                                                      Editado pela última vez por jacksparrow; 30 June 2008, 20:40.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                        "Alguns" sim.
                                                        Como é óbvio, sei diferenciar.
                                                        O Código da estrada não refere que uma situação é "Excesso de velocidade" e a outra "Velocidade Excessiva".
                                                        O Código da estrada contém uma única vez a frase "Velocidade Excessiva" e refere-se a coimas a aplicar.
                                                        Trata-se apenas de uma forma de expressão de Português e não de uma distinção clara de definições. Nem tal poderia ser feito pois em bom Português:
                                                        Excesso de velocidade implica velocidade excessiva relativamente a algo.
                                                        Velocidade Excessiva implica excesso de velocidade relativamente a algo.

                                                        Resumindo. O Excesso pode ser atingido de duas formas, mas não está escrito em lado algum que uma tem que ser referida como "Excesso" e outra como "excessiva" ...isso é treta.

                                                        Os condutores têm que ser responsáveis pelo que andam a fazer, também nas situações adversas.
                                                        Meu caro, se tens problemas em interpretar Português, não irei ser eu que te vou dar aulas.
                                                        De qualquer das formas, eu vou repetir:
                                                        O CE é CLARO quando refere a "velocidade excessiva", quando a define e quando a cataloga como uma infracção muito grave. Se achas isso "treta", não sei o que te diga.

                                                        Originalmente Colocado por Mik Ver Post

                                                        Pelo mesmo motivo, a culpa NUNCA é do traçado, mas sim do condutor.
                                                        Começo a pensar que trabalhas para o governo...
                                                        Então um traçado que quebra todas as leis que regulamentam a construção e sinalização de vias e no qual HÁ acidentes causados exactamente por essas falhas não é passível de ser considerado factor preponderante num acidente !?

                                                        Convém avisares o Observatório de Segurança das Estradas e Cidades que o processo deles contra as entidades responsáveis pelo Eixo N-S não tem fundamento ...

                                                        Com essa lógica vai ser difícil discutir contigo ...

                                                        Originalmente Colocado por Mik Ver Post

                                                        Tanto temos que ser bons condutores com um Mercedes a 80Km/h numa bonita tarde de sol na A2, como num 'mini' dos anos 70 com pneus carecas numa noite de tempestade, numa estrada secundária mal iluminada, mal pavimentada. Não são os limites de velocidade que aplicam nos troços que fazem a diferença, são os limites impostos pelas circunstâncias.
                                                        ALTO ! Afinal até compreendes o conceito de "Velocidade excessiva".

                                                        Mas diz-me lá: Num dia de sol, estrada seca, etc, se vires ao longe uma curva com um sinal de limite a 80Kms/h, vais entrar nessa curva a 40kms/h porque o transito pode estar parado ?

                                                        Pois. É que o erro do Eixo N-S era exactamente esse ... mas em vez de se corrigir o erro DO TRAÇADO, optou-se por limitar artificialmente (porque NINGUÉM CUMPRE) o limite para 60kms/h ...
                                                        Adivinha de quem é a responsabilidade num acidente AGORA ?

                                                        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                        (...)

                                                        Agora diz-me quem é que tem que repensar o que anda a fazer na estrada?

                                                        Michael
                                                        Uhm... não sei. You tell me.

                                                        "V"

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                          Meu caro, se tens problemas em interpretar Português, não irei ser eu que te vou dar aulas.
                                                          Como se torna evidente, não o poderias fazer.

                                                          De qualquer das formas, eu vou repetir:
                                                          O CE é CLARO quando refere a "velocidade excessiva", quando a define e quando a cataloga como uma infracção muito grave. Se achas isso "treta", não sei o que te diga.
                                                          O código da estrada não define em lado algum que para o excesso acima do limite imposto se usa o conceito "Excesso de Velocidade" e para o excesso relativo às condições se aplica "Velocidade Excessiva".

                                                          Esta forma de diferenciar o excesso em ambas as situações é a interpretação que alguém assumiu, pegou moda aqui no forum, mas não tem fundamento nem no código, nem na língua Portuguesa.

                                                          Começo a pensar que trabalhas para o governo...
                                                          Então um traçado que quebra todas as leis que regulamentam a construção e sinalização de vias e no qual HÁ acidentes causados exactamente por essas falhas não é passível de ser considerado factor preponderante num acidente !?
                                                          Quando tiramos a carta de condução, esta habilita-nos a conduzir um veículo homologado, mas não implica que é só nas estradas boas e em boas condições.
                                                          Em Portugal é que somos muit'a bons e a culpa morre sempre sózinha. Nunca somos culpados da m*rda que fazemos.

                                                          ALTO ! Afinal até compreendes o conceito de "Velocidade excessiva".
                                                          Nunca esteve em causa as duas situações distintas de excesso de velocidade. ...O que está em causa é a moda de chamar excesso a um e excessivo a outro.
                                                          Alguém teve a ideia de fazer a distinção dessa forma, mas isso não é o suficiente para a tornar válida.

                                                          Mas diz-me lá: Num dia de sol, estrada seca, etc, se vires ao longe uma curva com um sinal de limite a 80Kms/h, vais entrar nessa curva a 40kms/h porque o transito pode estar parado ?
                                                          Entro sempre a uma velocidade compatível com a visibilidade que tiver. É sempre assim que conduzo e é sempre assim que todos sem excepção devem conduzir.
                                                          Entrar na curva a 80Km/h só porque o limite da sinalização vertical o permite e depois perceber que houve um acidente, a estrada está bloqueada e não há espaço para parar significa uma única coisa que circulava em excesso de velocidade (ou velocidade excessiva como gostam erradamente de diferenciar).

                                                          Pois. É que o erro do Eixo N-S era exactamente esse ... mas em vez de se corrigir o erro DO TRAÇADO, optou-se por limitar artificialmente (porque NINGUÉM CUMPRE) o limite para 60kms/h ...
                                                          E como ninguém cumpre, passa a ser lei que naquele ponto, não é para cumprir. Sinceramente, faz-me muita confusão ler algumas das opiniões que se podem ver neste forum.
                                                          ...e assim, claro que se compreende perfeitamente porque motivo há tantos acidentes em Portugal. ...afinal, a culpa não é dos condutores, é das estradas...

                                                          Como seria se esta geração tivesse que conduzir há 30 anos atrás? Com as estradas de há 30 anos atrás, com os carros de ha 30 anos atrás ....Matavam-se todos, certamente. ...e a culpa não seria deles coitadinhos.

                                                          Michael
                                                          Editado pela última vez por Mik; 01 July 2008, 13:10.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                                            Onde, é que está a dificuldade?

                                                            Se a estrada foi mal desenhada, se a passadeira foi mal colocada, o que tens que fazer é adaptar a tua condução a essas circunstâncias. Os acidentes evitam-se, não se desculpam!

                                                            Mas pelo que vejo muitos não têm qualquer problema em mandar alguém para uma cadeira de rodas, desde que no final possam dizer que a culpa não foi deles. Mesmo que o gajo venha feito anormal a correr a olhar para o ar (porra, pode ser um miudo que não tem noção do perigo), estão mesmo dispostos a atropelá-lo só porque o código vos dá razão?
                                                            Saliento esta parte :

                                                            Se a estrada foi mal desenhada, se a passadeira foi mal colocada, o que tens que fazer é adaptar a tua condução a essas circunstâncias. Os acidentes evitam-se, não se desculpam!
                                                            Já me aconteceu vir a pensar na morte da bezerra e quando faço a curva apanho com uma passadeira pela frente e apesar de ter parado a tempo ainda fiquei com cerca de meio palmo de parachoques dentro dela...

                                                            A passadeira não estava no melhor sitio, mas a verdade é que eu deveria ter tomado atenção...




                                                            Acho que a justificação que o worldtiki deu em cima será a mais correcta.

                                                            E como ele disse e bem, será que é "menos mal" atropelarmos alguêm se depois conseguirmos repetir para nós mesmos " a culpa foi do atrasado que colocou a passadeira depois da paragem do autocarro " ?


                                                            A culpa nunca é nossa...

                                                            Porque é que o país se queixa do que podia ter sido?
                                                            Mas nunca é. E a culpa nunca é nossa
                                                            é do árbitro, é do campo, é de quem nos deu uma coça.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Já apanhei vários sustos com peões que vão a andar em paralelo comigo, sem demonstrarem o mínimo interesse em atravessar a rua mas que de repente e sem sequer olharem (segundos alguns posts pelos vistos nem precisam) saltam para a passadeira... e garanto que eu também conseguia ser atropelado numa passadeira por um qualquer dos nossos cumpridores extra cautelosos apenas fazendo isso...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X