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Hoje abasteci com BIODIESEL!!!
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Originalmente Colocado por gemini Ver PostTerminou agora o meu 1º tanque de B15.
Gastei 55 litros para fazer 1020Km. Média de 5,4.
Não notei nada de diferente em termos de barulhos, fumos ou rendimento do motor ( se bem que aqui, como andei semre nas calmas, não desse para ter certezas..)
Hoje devo atestar novamente com B15.
Em termos de poupança $$$, eu fiz contas com o meu irmão, que tem carro e motor igual.
Ele abasteceu o depósito com diesel normal a 1,41 e eu com B15 a 1,33.
Terminado o tanque ele teve um custo de 8,16 euros/100Km, eu tive um custo de 7,13 euros/100Km.
Partindo do principio que se faz 1000km com um depósito, vamos ver a poupança gerada:
8.16 x 10 = 81.6
7.31 x 10 = 73.1
Diferença = 8,5 euros por depósito!
Extrapolando para um consumo anual de, vá lá, pelo menos 20 depósitos de combustível, dá uma poupança anual de 20 x 8.5 = 170 euros, ou seja, pago o seguro do carro!!
Por mim, é esta a via a seguir
Penso que quando voltar a abastecer devo ser mais um a experimentar!
Já agora, na Renault ninguém me soube dizer nada sobre o uso do B15 nos dci!
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Originalmente Colocado por igoman Ver PostSo acho pena ser B15 e nao B20 ou 30...
ha disso em lx?
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Originalmente Colocado por petrus Ver PostBoas contas! Gostei de ver! Só faz a malta ficar ainda mais tentada!
Penso que quando voltar a abastecer devo ser mais um a experimentar!
Já agora, na Renault ninguém me soube dizer nada sobre o uso do B15 nos dci!
Alguém que tem um Laguna dci que circula com B50 e pretende B100!
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostPergunta isso aos inúmeros que não têm problemas em abastecer nos Hipers, apesar dos constantes relatos de menor número de km percorrido, mais barulho do motor, e tempo, combustível (e dinheiro) perdido nas filas.
Como vês, duvidar do B15 é uma não-questão.
Em outros países como a Alemanha, o uso do BioDiesel é normal, e de certeza que muitos já percorreram centenas de milhar de km sem problemas.
Ou então, podes ser o Uga Buga Tuga típico e desconfiar de tudo porque "é diferente"... apesar de estar mais que comprovado noutros países.
(exemplo: obrigatoriedade do autocolante GPL, apenas em Portugal, porque "nós é que sabemos que é perigoso".)
Ser uga buga é não pensar pela própria cabe a e chegar à conclusão que existe a possibilidade de realmente fazer mal !
Nos motores diesel de hoje em dia, atingem as potencias que todos conhecemos à custa de algumas melhorias, sendo uma delas a pressão de injecção.
Ora sabendo que o grau de viscosidade do biodiesel é mais elevado, e sabendo que quanto mais elevada é a viscosidade, maior vai ser o esforço para conseguir determinada pressão, dá ou não dá que pensar ?
Para ti pode ser tudo muito linear, mas o carro custou-me muito dinheiro a ganhar e não estou disposto a arriscar para poupar uns cêntimos.
Aceitem ou não, existe a possibilidade de causar problemas. Ainda que improvável, É UM FACTO.
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Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver PostSer uga buga é não pensar pela própria cabe a e chegar à conclusão que existe a possibilidade de realmente fazer mal !
Nos motores diesel de hoje em dia, atingem as potencias que todos conhecemos à custa de algumas melhorias, sendo uma delas a pressão de injecção.
Ora sabendo que o grau de viscosidade do biodiesel é mais elevado, e sabendo que quanto mais elevada é a viscosidade, maior vai ser o esforço para conseguir determinada pressão, dá ou não dá que pensar ?
Para ti pode ser tudo muito linear, mas o carro custou-me muito dinheiro a ganhar e não estou disposto a arriscar para poupar uns cêntimos.
Aceitem ou não, existe a possibilidade de causar problemas. Ainda que improvável, É UM FACTO.
O que tem uma maior viscosidade e por isso não deve ser usado é o óleo vegetal directo, por causa da glicerina. Esse é que não deve ser usado, pois a maior densidade pode originar depósitos no motor.
Agora, o Biodiesel que sofreu um processo de transesterificação onde a gordura foi removida pode ser usado sem problemas, ainda por cima numa mistura de apenas 15%.
O facto de o Biodiesel ter um maior poder lubrificante até pode mesmo ajudar a reduzir o desgaste dos injectores.
Eu uso há muitos km no Mercedes E270 cdi e o trabalhar até fica mais suave; até hoje 0 problemas e o preço de 1.289€/litro é também convidativo. Para além disso o B15 possui aditivos especiais, para melhorar as suas qualidades
Deixo aqui um power point sobre o Biodiesel que se vende em Portugal:
http://www.ageneal.pt/DirEscrita/upl...nseca_PRIO.pdfEditado pela última vez por PRAP; 30 July 2008, 12:15.
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Originalmente Colocado por PRAP Ver PostO grau de viscosidade do Biodiesel é praticamente semelhante ao do gasóleo. E numa percentagem de apenas 15 % o aumento da viscosidade é deprezável.
O que tem uma maior viscosidade e por isso não deve ser usado é o óleo vegetal directo, por causa da glicerina. Esse é que não deve ser usado, pois a maior densidade pode originar depósitos no motor.
Agora, o Biodiesel que sofreu um processo de transesterificação onde a gordura foi removida pode ser usado sem problemas, ainda por cima numa mistura de apenas 15%.
O facto de o Biodiesel ter um maior poder lubrificante até pode mesmo ajudar a reduzir o desgaste dos injectores.
Eu uso há muitos km no Mercedes E270 cdi e o trabalhar até fica mais suave; até hoje 0 problemas e o preço de 1.289€/litro é também convidativo. Para além disso o B15 possui aditivos especiais, para melhorar as suas qualidades
Deixo aqui um power point sobre o Biodiesel que se vende em Portugal:
http://www.ageneal.pt/DirEscrita/upl...nseca_PRIO.pdf
No meu caso ainda tenho outro problema. Tenho 2 anos de garantia sobe o carro, em caso de algum problema, já fui informado que a marca se põe de lado nas responsabilidades (o costume)
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Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver PostEu não disse que estragava. Apenas disse que a probabilidade de vir a ter problemas não é nula (nada, 0%, inexistente, etc).
No meu caso ainda tenho outro problema. Tenho 2 anos de garantia sobe o carro, em caso de algum problema, já fui informado que a marca se põe de lado nas responsabilidades (o costume)
Nas mesmas bombas vende gasóleo normal por apenas mais 3 cêntimos, ou seja 7 cêntimos mais barato em relação à galp.
Mas entre os dois eu continuo a preferir o B15.
Segundo a prio, o b15 é um gasóleo de elevado rendimento e amigo do ambiente que relativamente ao gasóleo convencional tem as seguintes vantagens:
-inibição da corrosão: o gasóleo PrioBio B15 contem um agente que protege os componentes do motor do seu veiculo, aumentando o seu tempo de vida.
-Lubrificidade: devido à presença do biodiesel, o gasoleo PrioBio B15 apresenta um lubrificidade muito superior à do gasoleo convencional, diminuindo o desgaste do motor.
-detergência: o B15 melhora o processo de combustão do gasoleo no seu veículo, o que conduz a uma redução da formaçao de depósitos no motor e sistema de injecção, ao mesmo tempo que reduz o consumo e as emissões.
-aumento do número de cetano: O B15 tem na sua composição um aditivo que melhora a capacidade do motor iniciar a combustão reduzindo o atraso na ignição, o que proporciona um melhor arranque a frio e uma combustão mais eficiente do ponto de vista enérgico.
-diminuição do risco de oxidação: O B15 contém um agente anti-oxidante, que mantém as características do combustivel, mesmo quando está sujeito a elevadas temperaturas.
-diminuição da formação de espuma: com o B15 vai notar menos espuma ao encher o depósito do seu veiculo, o que previne derrames e permite optimizar a capacidade do depósito do seu veículo.
CumprimentosEditado pela última vez por PRAP; 03 August 2008, 22:47. Razão: Cópia integral das vantagens a partir de um panfleto distribuído nas bombas
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Já meti mais dois depósitos de biodiesel. Aliás, da penúltima vez meti a 1.31€ (70€) e desta vez (ontem depois do jantar) meti a 1.289€ mais 40€. Tinham descido os preços nessa tarde, segundo a simpática senhora da caixa.
Fiz as contas e dá para poupar cerca de 2.60€ em cada depósito em relação ao preço dos intermarchés, e.leclercs e continentes.
Se fizermos as contas (embora não reais, pelo menos para mim, que meto nos hipers) entre o gasóleo da Galp e "amigos" e o Biodiesel, poupo cerca de 5.80€. Bem bom em cada depósito, agora que normalmente metemos 10, 15 ou 20€ a mais em cada depósito, isto se estivéssemos a fazer as contas a 1€ o litro e depois a 1.30€.
Penso que não me enganei. Abraços.
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Boas, um amigo meu tem um Mercedes C220 diesel de 1996, que tem bomba injectora Lucas. A mesma já teve de ser reparada à cerca de 20000 km e o concerto não foi nada barato.
Ele perguntou-me se achava que podia pôr o b15 que vende na prio sem problemas para o motor e para a bomba injectora, pois agora o carro está bom e ele não queria voltar a repará-la (como é lógico).
Eu já lhe disse que utilizava nos meus carros sem qualquer problema.
Mas qual a vossa opinião sobre a utilização a longo prazo neste motor em particular, atendendo à "fragilidade" da bomba injectora?
Penso que ele já pôs cerca de 30 euros de B15 e não teve problemas, mas tem medo de continuar a usar o priobio.Editado pela última vez por PRAP; 03 August 2008, 22:48.
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Originalmente Colocado por 320dEVIL Ver PostSer uga buga é não pensar pela própria cabe a e chegar à conclusão que existe a possibilidade de realmente fazer mal !
Nos motores diesel de hoje em dia, atingem as potencias que todos conhecemos à custa de algumas melhorias, sendo uma delas a pressão de injecção.
Ora sabendo que o grau de viscosidade do biodiesel é mais elevado, e sabendo que quanto mais elevada é a viscosidade, maior vai ser o esforço para conseguir determinada pressão, dá ou não dá que pensar ?
Para ti pode ser tudo muito linear, mas o carro custou-me muito dinheiro a ganhar e não estou disposto a arriscar para poupar uns cêntimos.
Aceitem ou não, existe a possibilidade de causar problemas. Ainda que improvável, É UM FACTO.
Até lá... é uma possibilidade.
Há uma possibilidade de ganhares o Euro Milhões se jogares, mas daí até ser UM FACTO vai uma longa distância.
Mais uma aula de Lógica com o alto patrocínio de:
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Bem um colega meu está a usar esse gasóleo num Golf II e segundo ele, gasta menos mas também terá perdido alguma coisa em prestações.
Acho que esse gasóleo não dá para todos os carros. Pelo menos o Leon que o meu pai tinha, vinha com uma etiqueta na tampa do depósito a avisar para não abastecer com biodiesel.
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Originalmente Colocado por PowerSlide Ver PostBem um colega meu está a usar esse gasóleo num Golf II e segundo ele, gasta menos mas também terá perdido alguma coisa em prestações.
Acho que esse gasóleo não dá para todos os carros. Pelo menos o Leon que o meu pai tinha, vinha com uma etiqueta na tampa do depósito a avisar para não abastecer com biodiesel.
Dá para ver a diferença?
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Originalmente Colocado por PowerSlide Ver PostOk mas se lá diz para não meter biodiesel, quem vai arriscar ? Lá não fala em percentagens.
OH NÃO! NÃO ABASTEÇAS!!!
Por falar nisso, hoje abasteci a 1,26€/L.
Não vou atirar foguetes, porque EXIJO preços do gasóleo abaixo de um euro
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E toda a gente tem de saber que estão lá esses 5% ?
Então qual foi o interesse de meterem lá o autocolante no depósito? Pelo menos metiam, não abastecer com B100. Ou talvez B30 já se pode ? E B22,5?
E nem tem importância porque não abasteço. Felizmente o Leon nem era meu e já foi vendido. E também não gasto diesel.Editado pela última vez por PowerSlide; 06 August 2008, 16:49.
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a quem usa o prio bio...
até agora nao notaram nada de anormal na utilizaçao do b15?
pelo que tenho lido, mesmo nos motores c-r nao ha diferenças notadas, por isso aconselham?
é que tenho a prio d pedrouços a 500m de casa mas so se tem posto la do gasoleo normal (o carro é uma cee'd 1.6), por causa do receio d ser c-r e nao termos informaçao sobre a possibilidade de utilizaçao d b15 neste motor
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Originalmente Colocado por bernardo r Ver Postaté agora nao notaram nada de anormal na utilizaçao do b15?
pelo que tenho lido, mesmo nos motores c-r nao ha diferenças notadas, por isso aconselham?
é que tenho a prio d pedrouços a 500m de casa mas so se tem posto la do gasoleo normal (o carro é uma cee'd 1.6), por causa do receio d ser c-r e nao termos informaçao sobre a possibilidade de utilizaçao d b15 neste motor
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Já meti:
- 5 depositos de 50lts Biodiesel Feira Nova em Astra GTC 1.9 150 cvls
- 3 depositos de 62 lts Biodiesel Feira Nova em Skoda Superb 1.9 Tdi 130cvls
- 2 depositos em Citroen C5 2.0 HDI 110 cvls
Zero problemas, iguais consumos..
Agora se compensa o "risco"?!... Creio que não...
A primeira vez que meti foi porque confundi a mangueira.. Só me apercebi quando me deram uma brochura a explicar o que era o Biodiesel (depois de ter pago! lol)
Zero problema.. fiquei adepto.. Tem resultado..
Abraço
Tadeu
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Boas tardes a todos. Alguém saberá dizer-me se o PrioBio15 já baixou? Amanhã ou na sexta sou capaz de passar pelas bombas em Pedrouços e assim abasteço o depósito. Só não sei se é razoável, pois o gasóleo pode baixar ainda mais devido ao petróleo, que tem estado a descer.
Estará a quanto, o litro de biodiesel? 1.224? 1.229?
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Originalmente Colocado por SUV Ver PostBoas tardes a todos. Alguém saberá dizer-me se o PrioBio15 já baixou? Amanhã ou na sexta sou capaz de passar pelas bombas em Pedrouços e assim abasteço o depósito. Só não sei se é razoável, pois o gasóleo pode baixar ainda mais devido ao petróleo, que tem estado a descer.
Estará a quanto, o litro de biodiesel? 1.224? 1.229?
Mas 1.22€/litro também me parece muito optimista. Ontem estava a 1.264€/litro. Mas atendendo a que na Galp o gasóleo baixou 4 cêntimos é possível...
De qualquer maneira eu logo passo em frente às bombas e depois posto aqui o preçoEditado pela última vez por PRAP; 13 August 2008, 11:38.
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