Em 2008 conduzi umas dezenas de automóveis e achei que podia ser engraçado partilhar aqueles que considero os melhores, criando 2 categorias:
- O melhor em termos de condução (relação homem/máquina)
- O melhor como automóvel (pensando o carro como um todo)
além disto como pode ser dificil reduzir tudo a um, em cada categoria podem haver menções honrosas
No meu caso:
O melhor em termos de condução
no ano passado o carro que conduzi que me deixou a impressão mais forte foi o Z3M (de um membro aqui do fórum ). O binómio motor, cx de velocidades é incrivel.
O motor com os seus 325 cv (ou um pouco mais) é fantástico em sonoridade e progressividade em todos os regimes, mas na 2ª metade do conta rotações acrescenta a isto uma capacidade de resposta animalesca, com uma pureza que ainda só encontrei em bons motores NA.
A acompanhar esta entrega de potência visceral, tem uma cx de velocidades que passou a ser uma forte candidata à melhor cx em que já meti mudanças (até ao Z3M a que me tinha deixado uma impressão mais forte tinha sido a do S2000), com um curso muito curto, aspecto sublimado pelo pequeno manipulo e com um feeling mecânico, oleado e muito másculo.
Aliás este foi provavelmente o carro mais masculino de todos os que conduzi, seja pelos seus comandos pesados, especialmente a cx de velocidades (que exige mesmo algum empenha fisico) seja pela aparência super musculada, seja pelo facto de o posto de condução ser a mais de meio carro (ficamos com mais carro para a frente do que para trás).
Tudo o resto me pareceu pelo menos bom (direcção, suspensão pneus e travões), mas de facto são a cx e o motor que dominam a experiência.
Menção honrosa para o Boxster S 986, um carro com um feeling perfeito, em que tudo funciona de forma exemplar e contribui para uma excelente experiência de condução e uma enorme facilidade em andar depressa e bem.
O motor apesar de também ser um 3.2 como o do Z3M não tem tanto músculo (252 cv), mas também é muito emocionante, redondo e poderoso. A forma como todos os comandos estão calibrados e funcionam é um excelente atestado da qualidade da porsche a fazer carros desportivos.
O melhor como Automóvel
o carro que me causou uma impressão mais forte, como sendo um enorme conjunto pensado para nos servir e facilitar a vida foi o Audi Q7.
A robustez, o espaço, o porte, a suspensão, tudo se conjuga na perfeição para nos levar de um ponto a outro com muito conforto e qualidade, além de depressa e bem.
A sensação de domínio sobre a estrada e o que nos rodeia e a indiferença com que buracos, irregularidades e outros obstáculos do dia a dia são ultrapassados é estonteante.
Um bom gigante, que tem como os únicos pontos menos positivos as características associadas ao seu ADN - as macro dimensões que podem causar alguns embaraços em locais com pouco espaço e o seu apetite devorador por gasóleo.
Menção honrosa para o RR Sport, partilha algumas das boas características do Q7, nomeadamente no capitulo do conforto e indiferença com que passa por cima de toda a "folha", não é tão poderoso em estrada (190 cv contra os 240 do Q7) nem tem um comportamento tão bom (sente-se muito mais as transferências de massas), mas em compensação quando se entra por maus caminhos e mesmo obstáculos trialeiros é rei e senhor na boa tradição dos RRs.
Outra característica que cativa neste bom paquiderme é o charme que as suas linhas e a sua pose exalam, também aqui supera o seu concorrente alemão.
- O melhor em termos de condução (relação homem/máquina)
- O melhor como automóvel (pensando o carro como um todo)
além disto como pode ser dificil reduzir tudo a um, em cada categoria podem haver menções honrosas
No meu caso:
O melhor em termos de condução
no ano passado o carro que conduzi que me deixou a impressão mais forte foi o Z3M (de um membro aqui do fórum ). O binómio motor, cx de velocidades é incrivel.
O motor com os seus 325 cv (ou um pouco mais) é fantástico em sonoridade e progressividade em todos os regimes, mas na 2ª metade do conta rotações acrescenta a isto uma capacidade de resposta animalesca, com uma pureza que ainda só encontrei em bons motores NA.
A acompanhar esta entrega de potência visceral, tem uma cx de velocidades que passou a ser uma forte candidata à melhor cx em que já meti mudanças (até ao Z3M a que me tinha deixado uma impressão mais forte tinha sido a do S2000), com um curso muito curto, aspecto sublimado pelo pequeno manipulo e com um feeling mecânico, oleado e muito másculo.
Aliás este foi provavelmente o carro mais masculino de todos os que conduzi, seja pelos seus comandos pesados, especialmente a cx de velocidades (que exige mesmo algum empenha fisico) seja pela aparência super musculada, seja pelo facto de o posto de condução ser a mais de meio carro (ficamos com mais carro para a frente do que para trás).
Tudo o resto me pareceu pelo menos bom (direcção, suspensão pneus e travões), mas de facto são a cx e o motor que dominam a experiência.
Menção honrosa para o Boxster S 986, um carro com um feeling perfeito, em que tudo funciona de forma exemplar e contribui para uma excelente experiência de condução e uma enorme facilidade em andar depressa e bem.
O motor apesar de também ser um 3.2 como o do Z3M não tem tanto músculo (252 cv), mas também é muito emocionante, redondo e poderoso. A forma como todos os comandos estão calibrados e funcionam é um excelente atestado da qualidade da porsche a fazer carros desportivos.
O melhor como Automóvel
o carro que me causou uma impressão mais forte, como sendo um enorme conjunto pensado para nos servir e facilitar a vida foi o Audi Q7.
A robustez, o espaço, o porte, a suspensão, tudo se conjuga na perfeição para nos levar de um ponto a outro com muito conforto e qualidade, além de depressa e bem.
A sensação de domínio sobre a estrada e o que nos rodeia e a indiferença com que buracos, irregularidades e outros obstáculos do dia a dia são ultrapassados é estonteante.
Um bom gigante, que tem como os únicos pontos menos positivos as características associadas ao seu ADN - as macro dimensões que podem causar alguns embaraços em locais com pouco espaço e o seu apetite devorador por gasóleo.
Menção honrosa para o RR Sport, partilha algumas das boas características do Q7, nomeadamente no capitulo do conforto e indiferença com que passa por cima de toda a "folha", não é tão poderoso em estrada (190 cv contra os 240 do Q7) nem tem um comportamento tão bom (sente-se muito mais as transferências de massas), mas em compensação quando se entra por maus caminhos e mesmo obstáculos trialeiros é rei e senhor na boa tradição dos RRs.
Outra característica que cativa neste bom paquiderme é o charme que as suas linhas e a sua pose exalam, também aqui supera o seu concorrente alemão.
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