Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque é que as pessoas conduzem tão depressa quando chove?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
    Hoje estava Alerta Amarelo no interior do país.
    Fiz a A25 e o IP3 sob chuva torrencial e vento forte, com lençóis de água constantes.

    Pois bem, tenho uns Pilot novos (4.000km), não passei dos 100-120 e raramente meti 6ª - aliás, em diversos troços da A25 vim em 4ª nas 3-4.000rpm para segurar o bicho e sempre com o volante bem seguro -qualquer hesitação em curva com pé ao travão seria asneira pela certa.
    No IP3 raramente meti 5ª, com chuva aquela estrada é uma ameaça constante, mesmo a cumprir os limites.
    Como não podia deixar de ser, passei por um Clio e por um MB despistados nos rails.

    No entanto, passaram por mim autênticos heróis que sinceramente não sei como conseguem a proeza de patinar na água como se nada fosse.
    Recordo-me de um Golf e um berlingo/partner que passaram por mim a uns 140 no IP3.
    Na A25 andavam lá uns fângios na mesma ordem de velocidade ou pior.

    Como bem disse o 330i: falta a cadeira de física na escola de condução.
    Exactamente!

    Ontem fiz a A1 no regresso, desde Coimbra. Chovia a potes, torrencialmente mesmo. Acidentes só vi do outro lado, no sentido sul / norte, "n" carros da GNR e ambulâncias também e apenas desse lado.

    No meu sentido, apesar daquela brutalidade de água "tocada a vento" a quantidade de indivíduos que passaram por mim a "dar gás" foi impressionante. A minha toada oscilou entre os 80 e os 100/110, sobretudo porque aquela AE tem constantes e bruscas mudanças de tipos de piso, que passam, "sem aviso", do piso com mais capacidades drenantes para piso "espelhado" e liso, sem escoamento, e com a consequente formação de finos lençóis de água para os quais a maior atenção era pouca. Mas mesmo assim há estupidez suficiente para passar por quem vai com todo o cuidado na casa dos "entas"...

    Comentário


      #62
      Acho que na base deste problema surgem 3 factores, a destacar:

      1º - insconsciência das pessoas ( o que realmente pesa mais );

      2º - cada vez os carros trazem mais ajudas electrónicas, e o pessoal fia-se nisso...só que elas são ajudas, não são mecanismos infalíveis que contrariam as leis da física a ponto de evitar um acidente. Pode retardá-lo, evitá-lo não;

      3º - os carros cada vez mais estão melhor insonorizados. E isso leva a que sem darmos por isso já vamos a mais velocidade que o que pensávamos que íamos.
      Editado pela última vez por ; 01 February 2009, 13:22. Razão: erro

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
        Acho que o problema este problema surgem 3 factores, a destacar:

        1º - insconsciência das pessoas ( o que realmente pesa mais );

        2º - cada vez os carros trazem mais ajudas electrónicas, e o pessoal fia-se nisso...só que elas são ajudas, não são mecanismos infalíveis que contrariam as leis da física a ponto de evitar um acidente. Pode retardá-lo, evitá-lo não;

        3º - os carros cada vez mais estão melhor insonorizados. E isso leva a que sem darmos por isso já vamos a mais velocidade que o que pensávamos que íamos.
        (BOLD) Eu bem digo que a malta devia andar num corsa como o meu...

        Mas concordo com o que disseste, pura verdade.

        Vejo muita malta que não pensa, nem tão pouco sabe o que anda a fazer na estrada, para alguns é algo rotineiro que se faz sempre da mesma maneira. É pena, pois poupavam-se uns valentes estouros e por vezes feridos/mortes.

        Comentário


          #64
          Sim é bem verdade.
          Eu no Corsa a 80/100 já parece que vou a muito mais.

          Noto bem isso, quando guio o carro do meu pai - ainda o fiz com regularidade esta semana - que não sendo um carro nada de especial, nos 80 parace que vou nos 60 do Corsa.




          P.S. - Vou editar o meu post anterior, "o problema este problema"?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post

            (...)

            AE tem constantes e bruscas mudanças de tipos de piso, que passam, "sem aviso", do piso com mais capacidades drenantes para piso "espelhado" e liso, sem escoamento, e com a consequente formação de finos lençóis de água para os quais a maior atenção era pouca.

            (...)

            Considero isto uma das vergonhas nacionais! É incompreensível como é que vias que custam >5.000.000€/km têm pisos tão maus!
            Há zonas em que o spray levantado pelos pneus dos veículos forma uma nuvem que mais parece um intenso dia de nevoeiro.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
              Acho que na base deste problema surgem 3 factores, a destacar:

              1º - insconsciência das pessoas ( o que realmente pesa mais );

              2º - cada vez os carros trazem mais ajudas electrónicas, e o pessoal fia-se nisso...só que elas são ajudas, não são mecanismos infalíveis que contrariam as leis da física a ponto de evitar um acidente. Pode retardá-lo, evitá-lo não;

              3º - os carros cada vez mais estão melhor insonorizados. E isso leva a que sem darmos por isso já vamos a mais velocidade que o que pensávamos que íamos.
              Acrescento o facto de acordarem mais tarde do que deviam...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                Não vejo qual é o problema, ainda hoje na VDG estavam as 3 faixas com um limite de 90km/h. Isto não é novo, devia era ser adaptado a todas as auto-estradas introduzindo limites variáveis tendo em conta as condições de tráfego e metereológicas.

                Até pode ser feito de forma automática, basta juntar aos N sensores para estatística (que contam os carros, velocidade e avisam se o tráfego for lento) uma estação metereológica.
                Na minha opinião o grande problema está na cultura portuguesa. Esse sim é o problema.
                Porque mesmo que aqueles placares usados quase exclusivamente para as horas, indicassem velocidades máximas permitidas, muitos iam desrespeitar caso não houve multa. A VCI é o único local que vejo 99% dos condutores respeitarem a velocidade máxima permitida (com ou sem chuva). Mas isto por apenas 10metros, depois voltamos ao mesmo.


                Já agora num desses placares num outro dia numa auto-estrada, estva uma mensagem assim:
                "Piso molhado: + VELOCIDADE". O sinal mais só não tinha a perninha para trás. Era do "E" da palavra modere, que não aparecia.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                  Acrescento o facto de acordarem mais tarde do que deviam...
                  É relevante mas não generalizemos. Eu desloco-me de um trabalho para o outro e chego sempre 10 minutos atrasado. Tenho sorte porque compreendem.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    Será parvoíce crónica, ou simples estupidez? Epa, hoje, de novo, foi um tal de ver inconscientes a assapar pela A2 fora, a ziguezaguear e dar gás de uma maneira que dá para perguntar duas coisas:

                    As pessoas ficam parvas ao volante quando chove?
                    Não as pessoas já sao parvas antes de chover, depois ficam parvas e molhadas


                    Onde pára a polícia quando faz mau tempo?...

                    Irra...
                    No posto...o bom da chuva alem de regar a estrada e ser bom para a agricultura e barragens é que evita que a policia esteja na estrada á chuva.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Corsa_Joy Ver Post
                      Eu por acaso com chuva modero sempre a velocidade, e tomo mais precauções.

                      Mas nas estradas vejo 8/80, vejo gajos a andar como se não houvesse amanhã, e gajos (como hoje) que ia em cima de lençois de água na AE sempre a travar, mas a travar em força e a empatar o transito todo e para não estragar muito, ia também na faixa do meio.
                      Um dos problemas é realmente o excesso de velocidade em dias de chuva.. mas andar devagar com a carro a morrer também é mau.. tao grave como ir em excesso de velocidade... eu ando mais devagar quando chove.. depende muito da estrada e tal.. mas sempre mais devagar quando tempo seco.. mas andar em 5ª por ex a 50kmh com grandes lençois de agua nao é nada bom até pelo contrario.. bastante mau... e ha muita gente que nao sabe isso.. e depois diz... ah e tal ia devagar e o carro fez piao... ia devgar mas o carro vai solto...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por alves1 Ver Post
                        Um dos problemas é realmente o excesso de velocidade em dias de chuva.. mas andar devagar com a carro a morrer também é mau.. tao grave como ir em excesso de velocidade... eu ando mais devagar quando chove.. depende muito da estrada e tal.. mas sempre mais devagar quando tempo seco.. mas andar em 5ª por ex a 50kmh com grandes lençois de agua nao é nada bom até pelo contrario.. bastante mau... e ha muita gente que nao sabe isso.. e depois diz... ah e tal ia devagar e o carro fez piao... ia devgar mas o carro vai solto...

                        Pois, e o grande problema do individuo que eu referi, é que em vez de manter a marcha em cima do lençol não, travou em cima do mesmo, lá pensou que ia depressa, ou seja obrigou-me a mudar repentinamente de faixa para não me espetar contra ele, acarretando o risco de ele entrar em despiste por travar e eu também para me desviar dele, pois se eu travasse era acidente/despiste pela certa....

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Estás a confundir tudo !

                          os defensores de limites mais elevados ou até mesmo não limites, aqueles que como eu fazem frequentemente velocidades de cruzeiro acima do permitido, são os mesmos que adaptam a sua condução às condições climatéricas, mas também do piso, do cansaço do conductor, de tráfego, etc.

                          Infelizmente há os que nunca passam os limites establecidos mas que tanto andam a 120 em seco, como a chover, moderadamente, torrencialmente, com 3 horas de sono, etc.

                          Não recebo lições de civismo de ninguém
                          Concordo, sem tirar nem por. Um bom condutor não é o que anda sempre a 50 ou a 120, é o que se adapta às situações e que se apercebe dos perigos e limites, do que se passa a uns bons metros à frente e que se concentra a 100% na condução. Maior parte das vezes acho mais perigoso andar a 110/120 na AE do que a 150/160 ou mais, quantas pessoas ja tiveram acidentes por adormecerem, morreram e mataram, devido à monotonia da condução e também pelo facto de andarem sempre a cumprir a velocidade permitida por lei à risca quando querem fazer uma ultrapassagem ou precisavam de passar um bocadinho dessa velocidade criam logo acidentes perfeitamente idiotas devido à falta de experiência, falta noção do que se passa a volta e à trenguisse. Esta é apenas a minha opinião e como é óbvio não estou a apontar o dedo a ninguém, cada um pensa da maneira que pensa.
                          Editado pela última vez por mdz21; 08 February 2009, 01:13.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X