Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Grave A25 - 46 Viaturas, 7 mortos. Provável causa: homicídio por negligência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
    Eu disse curvas demasiado apertadas, não disse que as AE's não deviam ter curvas.
    Há curvas muito perigosas na A25, A24 e outras AE's de montanha. E não foram feitas para os carros abrandarem, foram mesmo para poupar.
    Há um caso flagrante na A24 depois da ponte da Régua em que tem uma curva muito apertada para contornar uma casa. Aquela curva é inconcebível numa AE, e só é assim porque quiseram poupar. Ninguém anda numa AE a pensar que vai apanhar uma curva daquelas. Estão sempre lá a acontecer acidentes graves. E só não há mais porque é uma AE com pouca circulação.
    O que eles pouparam naquela curva já custou muito dinheiro ao país.
    Estás a falar exactamente de que curva? Não estou a conseguir localizar-me.

    De qualquer forma, parece-me que está tudo bem sinalizado e, respeitando os limites, não há razões para grande problema.

    No sentido Bigorne-Lamego, sempre a descer, também há algumas curvas mais complicadinhas e já lá se estampou um gajo da terra. Ia a testar o carro...

    Comentário


      Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
      Esta foi uma situação limite, pelo que não podes tirar este tipo de conclusãoes. Todo o trânsito passou para a N16 ao invés de apenas uma (pequena) %
      Mas o problema maior que se verificou foi resultante de alguns camiões terem de fazer manobras quase circenses para fazer uma curva e isso manter-se-á quer seja uma situação caótica, como a de ontem, quer seja meia dúzia de camiões a circular na N16 para não pagarem portagens!

      Comentário


        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Já leram? Perceberam onde quero chegar? Então, continuando: é incrível como começam logo a condenar os "Schumachers da estrada" sem sequer saberem as circunstâncias do acidente ou como tudo aconteceu. Vocês, sim, são os donos da verdade absoluta, imunes a qualquer situação imprevista, capazes de se safar mesmo que de repente se erga um muro de betão à vossa frente quando circulam ordeiramente na autoestrada a 120 km/h. A vocês, Deuses da estrada, nada vos pode acontecer!
        Olha, grande parte dos sustos que apanhei, foi por excesso de confiança da minha pessoa e, felizmente, nunca afectei mais ninguém a não ser eu mesmo...

        E isto só vem provar o que acima disse, somos nós os últimos responsáveis por uma condução segura e atenta. Somos nós, enquanto condutores, que deveremos e temos capacidades para minimizar os estragos, mesmo que seja decorrentes de:

        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        será que o trágico acidente de ontem não terá sido causado por uma conjugação infeliz de vários factores que se verificaram na mesma hora e no mesmo local, levando ao desfecho que todos conhecemos??



        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Agora, quanto à sinalização que eu falei: fico chocado quando vejo perguntas tipo: "Para quê?" Vocês, os que dizem isso, são exactamente os mesmos que, se for publicado um estudo que diga que as nossas estradas são das mais inseguras da Europa, são os da linha da frente a dizer que a Portugalândia é uma treta, que somos uns terceiro-mundistas, etc.
        Se temos das estradas mais perigosas da Europa e, "quiçá", do Mundo, são apenas mais uma razão para que nos mobilizemos e contribuamos para uma condução mais adequada às estradas que temos.


        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        A A1, A17 e imagino que outras já têm painéis que avisam em relação a condições atmosféricas adversas, acidentes que haja mais à frente ou outras situações de perigo. Há um ditado muito conhecido que diz que "Homem prevenido vale por 2". E um aviso desses pode servir muito bem para até avisar e consciencializar alguém que vai mais depressa do que devia e instintivamente alivia o acelerador, o que pode permitir evitar mais um acidente, ou piorar o que existe.
        Em Portugal, ignora-se a sinalização existente... E quando se a ignora e está lá alguém para controlar isto, considera-se caça à multa ou perseguição.

        Comentário


          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Bom, uma vez que algumas pessoas tiveram alguma dificuldade em perceber o que eu disse, e já estão a começar a afirmar coisas que eu não disse (algo muito habitual neste fórum, aliás ) vou então explicar melhor o meu ponto de vista.
          Primeiro, não me referi a ti. Segundo, não percebeste minimamente o que quis dizer. Posto isto recuso-me a discutir (e no bom sentido), pois fui bem claro no que quis dizer e começaste logo a mandar vir sem sentido nenhum!

          Eu não disse que sou piloto de F1 nem que ando a assapar quando chove! E se eu não faço isso, porque é que os outros o fazem?

          Se eu acendo as luzes quando chove porque é que os outros não o fazem?

          Eu já andei a 40km/h na A2 porque eu sentia o carro a patinar aquele ritmo e mesmo assim vi gajos a assapar de tal maneira que a água entrou-me janela adentro pelo chuvento.

          A culpa é minha? Ainda queres manter a tua posição?

          Sou o gajo mais cuidadoso na estrada e exijo bom-senso dos outros. Não acho normal um dos acidentes ser provocado devido ao vício de ficar a ver a desgraça alheia. Não consigo conceber isso.

          Lamento.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            Não acho normal um dos acidentes ser provocado devido ao vício de ficar a ver a desgraça alheia. Não consigo conceber isso.
            Essa é outra...

            O acidente maior foi num sentido e no outro deram-se mais uns quantos toques, felizmente sem gravidade, porque continuam a existir os orçamentistas de estrada...

            Comentário


              Sinceramente já muito passei na IP5 como agora na A25.

              Como em tudo, há coisas que poderiam estar aqui ou aí melhores.

              Mas como também já referido, se as pessoas respeitarem os limites indicados, em condições normais, não há perigo.

              Ainda me lembro perfeitamente da ida IP5, que todos clamavam que era uma estrada perigosa...

              Mas que raio, ela era perigosa porque as pessoas não respeitavam.

              Isto porque muitos não tinham paciencia de ir atrás de uma camião um certo número de quilómetros e vai daí tentavam ultraprassar em locais da linha contínua ou então, quando havia zonas de linha tracejada, mas em que à frente já havia um número considerável de carros em fila indiana e compactos, mas mesmo assim insistiam, forçando depois o regresso à devida faixa de circulação...

              O que por vezes acabava da pior forma, havendo embates violentos de frente...

              Eu próprio, em determinados momentos ia no meu sentido e lá me aparecia alguém em sentido contrário a forççar uma ultrapassagem, e lá tinha de me mandar para a valeta, para não haver um embate de frente...

              As linhas contínuas, pequenas rectas e outras que tais, estavam lá, mas havia sempre que queria desafiar as probabilidades...

              Portanto, nunca achei a IP5 perigosa, dede que respeitasse as indicações e transito que nela circulava.

              Se tentasse andar a saltitar como uma pulga, sem paceincia para esperar por zonas em que havia boa visibilidade ou em que se criava mais uma faixa no nosso sentido, as coisas aconteciam.

              portanto, quanto à A25, não deixa de ser em certos pontos a IP5, é verdade, mas agora tem duas faiza em cada sentido e separadas pelo separador.

              No entanto, continua a ser uma estrada de montanha.

              Depois e como sempre, andar na estrada é uma questão de muita sorte.

              Não estamos numa pista em que caso haja um acidente, temos logo ali os comissários e o carro médico a entrar em pista e, com o safety car a controlar todos os outros carros.

              Para finalizar, desculpando-me desde já pelo extenso texto, o desejo de muitos e bons quilómetros em todas as estradas deste mundo, e que a sorte também esteja do vosso lado.
              Editado pela última vez por nto; 24 August 2010, 11:21.

              Comentário


                Isto demonstra da pior forma, que pode ser mais perigoso circular a 100 do que a 200.

                Depende !!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                  Estás a falar exactamente de que curva? Não estou a conseguir localizar-me.

                  De qualquer forma, parece-me que está tudo bem sinalizado e, respeitando os limites, não há razões para grande problema.

                  No sentido Bigorne-Lamego, sempre a descer, também há algumas curvas mais complicadinhas e já lá se estampou um gajo da terra. Ia a testar o carro...
                  Já aí apanhei um susto da primeira vez que aí passei, e tudo, porque não respeitei a velocidade lá indicada.

                  Felizmente não aconteceu nada, mas poderia ter acontecido e ter batido no separador central.

                  Comecei a curva na faixa da esquerda e terminei a mesma, na faixa da direita já proximo do separador central em que as rodas do lado esquerdo já estavam a calcar a linha.

                  Tive sorte.

                  Comentário


                    É de facto lamentável o que aconteceu, sendo inúmeras as famílias que irão ficar destroçadas. Pobres crianças, pobres pais, que irão levar o resto de uma vida de profundo desgosto
                    Não querendo fazer juizos de valor, um carro que circule de faróis desligados nestas condições, é uma perfeita bomba atómica, uma vez que após o embate (por falta de visibilidade de quem vem de trás), não existe por onde fugir. O relato que por aqui se leu, de uma condutora que ao aperceber-se do novoeiro travou a fundo, revela que a pessoa não está preparada e habilitada a circular na via pública, devendo mesmo em minha opinião ser acusada por homicídio involuntário. O que me assusta, são o nº de pessoas como esta que circula nas nossas estradas, em que os espelhos apenas servem para enfeitar o carro

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Essa é outra...

                      O acidente maior foi num sentido e no outro deram-se mais uns quantos toques, felizmente sem gravidade, porque continuam a existir os orçamentistas de estrada...
                      Penso que no outro sentido morreram 3 pessoas!!
                      O acidente foi quase 1 Km antes de chegar ao outro logo, não me parece que neste caso tenha sido culpa dos orçamentistas"!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                        É de facto lamentável o que aconteceu, sendo inúmeras as famílias que irão ficar destroçadas. Pobres crianças, pobres pais, que irão levar o resto de uma vida de profundo desgosto
                        Não querendo fazer juizos de valor, um carro que circule de faróis desligados nestas condições, é uma perfeita bomba atómica, uma vez que após o embate (por falta de visibilidade de quem vem de trás), não existe por onde fugir. O relato que por aqui se leu, de uma condutora que ao aperceber-se do novoeiro travou a fundo, revela que a pessoa não está preparada e habilitada a circular na via pública, devendo mesmo em minha opinião ser acusada por homicídio involuntário. O que me assusta, são o nº de pessoas como esta que circula nas nossas estradas, em que os espelhos apenas servem para enfeitar o carro
                        E quantos com quem eu ontem me cruzei que nem uma bendita luzinha traziam acesa, se calhar os mesmos que em dias repletos de sol só falta acenderem mesmo os faróis de nevoeiro... Enfim! Tuga driving mode.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                          Penso que no outro sentido morreram 3 pessoas!!
                          O acidente foi quase 1 Km antes de chegar ao outro logo, não me parece que neste caso tenha sido culpa dos orçamentistas"!
                          Pelo que li o pessoal foi parando até um deles não ter conseguido parar a tempo (um camião, numa descida, provavelmente carregado, ...).

                          Mas também, e mais uma vez, me parece injusto chamar "orçamentistas" aos envolvidos no outro acidente quando não estávamos lá...

                          Até porque havia um incêndio de grandes dimensões na faixa contrária (2 camiões e 12 carros) e não sabemos até que ponto a faixa estava transitável, ou quantos pararam na berma para assistir os feridos do outro acidente (como manda a lei e o bom senso)...
                          Editado pela última vez por pacxito; 24 August 2010, 11:27.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                            Pelo que li o pessoal foi parando até um deles não ter conseguido parar a tempo (um camião, numa descida, provavelmente carregado, ...).

                            Mas também, e mais uma vez, me parece injusto chamar "orçamentistas" aos envolvidos no outro acidente quando não estávamos lá...

                            Até porque havia um incêndio de grandes dimensões na faixa contrária (2 camiões e vários carros) e não sabemos até que ponto a faixa estava transitável, ou quantos pararam na berma para assistir os feridos do outro acidente (como manda a lei e o bom senso)...
                            Também já ouvi nas notícias a versão de que um dos carros envolvidos no 1º acidente teria capotado indo embater num camião que vinha em sentido contrário. Se assim foi ou não...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                              Bom, mas no meio de tantas asneiras que não se devem fazer "Entrou no nevoeiro e travou"..."Cai granizo e não vê nada...."....o que se deve fazer ?

                              Eu digo o que faço quando repentinamente sou apanhado numa destas situações:

                              - Abrando, MAS NÃO REPENTINAMENTE
                              - Ligo 4 piscas,
                              - Ligo os médios e farol de nevoeiro (caso ainda não vá com eles ligados)
                              - Se for numa via com mais de uma faixa no mesmo sentido, encosto-me à direita, ou se for numa de só uma faixa em cada sentido, encosto-me o mais à direita possível...(aqui depende, pois uma vez num dilúvio na 2ª circular, tive de ir para a faixa da esquerda pois na da direita e do meio o pessoal teimava em parar e fazer testes de colisão uns nos outros)....enfim !
                              - Foco toda (100%) da minha atenção na condução e no sentido da visão e audição !

                              Não, não sou dos que anda com os faróis ligados de dia.
                              Seria uma boa medida se não houvesse os Xenons e pessoal que gosta de apontar os seus faróis aos olhos dos outros....principalmente os que andam de SUV que não percebem que ainda existem outros carros em que a posição de condução é fica um pouco mais baixa. Por isso acho que ainda não deve ser obrigatório. MAs quando chove ligo.

                              E quando vou numa estrada com sol de frente também ligo para acender as luzes vermelhas atrás ! AJUDA MUITO a quem vem atrás.
                              Isso não concordo, só serve para lançar a confusão. Quando isso acontece a tendência é pensar "Há ali um acidente" ou "Há ali alguém parado" e até travar! Acho perigoso até porque lança a confusão.

                              A isso tudo que fazes deves acrescentar:

                              - Abrir as janelas de cada lado um pouco para ter mais informação auditiva;
                              - Ligar rádio em estação de informação;
                              - Se possível ligar até para as linhas tipo TSF para prevenir os outros do estado do tempo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Qual é o limite nessa zona ? E o pessoal Respeita-o ?

                                A A25 tem uma curva, ali para os lados de Viseu, em que o limite máximo autorizado é 80 km/h... Nos primeiros dias desta AE, houve pessoal que foi lá apanhado a 160 ou mais... É...
                                Sim, tem lá um limite a 80 se não me engano. Mas ninguém vai na AE o tempo todo a ver todos os sinais. E de certeza que tu também não.

                                A curva que estás a falar da A25 é outra anedota, mas supostamente era só temporária... que deve tornar-se definitiva. Além disso tem uma boa sinalização a avisar que tem uma curva perigosa, incluindo sinais luminosos. A da A24, apesar das mortes que já lá ocorreram ainda não colocaram avisos como na curva da A25.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                  Mas ninguém vai na AE o tempo todo a ver todos os sinais.
                                  WTF?!?!?!?!?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                    Estás a falar exactamente de que curva? Não estou a conseguir localizar-me.
                                    Desta aqui:

                                    A24 a Peso da Régua, Portugal - Google Maps

                                    É exactamente a seguir à ponte da Régua no sentido Lamego-régua.
                                    É uma curva com contra-curva, na realidade é muito pior do que parece aí no mapa. E no mapa dá para perceber bem o desvio que a estrada sofreu para contornar a casa que está lá ao lado. Valia mais terem mandarem a casa abaixo.

                                    Comentário


                                      Há estradas perigosas. Na América do Sul, aquelas com ravinas em que só passa 1 carro, etc.


                                      Aqui em PT até nem acho que haja estradas perigosas. Nós a que as tornamos perigosas por não adaptarmos a nossa condução às condições do momento.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                        Isso não concordo, só serve para lançar a confusão. Quando isso acontece a tendência é pensar "Há ali um acidente" ou "Há ali alguém parado" e até travar! Acho perigoso até porque lança a confusão.

                                        A isso tudo que fazes deves acrescentar:

                                        - Abrir as janelas de cada lado um pouco para ter mais informação auditiva;
                                        - Ligar rádio em estação de informação;
                                        - Se possível ligar até para as linhas tipo TSF para prevenir os outros do estado do tempo.

                                        1º Quando a informação chegar via rádio ao aparelho, já a desgraça se deu à muito.

                                        2º Utilizar o telefone com o veículo quase imobilizado numa AE, ou mesmo parado, nestas condições, pode ser a morte do artista (e a de outros artistas).

                                        3º A percentagem de condutores que se orientam pelas informações de trânsito via rádio, andará na casa dos 3%.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Sim, tem lá um limite a 80 se não me engano. Mas ninguém vai na AE o tempo todo a ver todos os sinais. E de certeza que tu também não.

                                          A curva que estás a falar da A25 é outra anedota, mas supostamente era só temporária... que deve tornar-se definitiva. Além disso tem uma boa sinalização a avisar que tem uma curva perigosa, incluindo sinais luminosos. A da A24, apesar das mortes que já lá ocorreram ainda não colocaram avisos como na curva da A25.
                                          Isso são os irresponsáveis. E infelizmente é o que não falta por aí


                                          Como disse um agente da BT a um gajo que deu uma passa numa carrinha que eu conduzia: "Você não tem que pensar! Você tem de ter a certeza!!"

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                            Também já ouvi nas notícias a versão de que um dos carros envolvidos no 1º acidente teria capotado indo embater num camião que vinha em sentido contrário. Se assim foi ou não...
                                            Também ouvi essa versão, por um ex-comandante da BT que esteve envolvido.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por OperaPhantom Ver Post
                                              Há estradas perigosas. Na América do Sul, aquelas com ravinas em que só passa 1 carro, etc.


                                              Aqui em PT até nem acho que haja estradas perigosas. Nós a que as tornamos perigosas por não adaptarmos a nossa condução às condições do momento.

                                              Presumo que estejas a falara da ESTRADA DA MORTE que fica no Bolívia

                                              A Estrada da Morte na Bolívia ? La Cumbre a Coroico | novasinapse.com

                                              Editado pela última vez por nto; 24 August 2010, 12:07.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Presumo que estejas a falara da ESTRADA DA MORTE que fica no Bolívia

                                                A Estrada da Morte na Bolívia ? La Cumbre a Coroico | novasinapse.com



                                                Nem mais

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Presumo que estejas a falara da ESTRADA DA MORTE que fica no Bolívia

                                                  A Estrada da Morte na Bolívia ? La Cumbre a Coroico | novasinapse.com

                                                  Temos artistas em Portugal para fazer esta curva num dia de novoeiro, de luzes desligadas a 60Km/h e em porto morto para poupar combustível

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                                    Temos artistas em Portugal para fazer esta curva num dia de novoeiro, de luzes desligadas a 60Km/h e em porto morto para poupar combustível


                                                    Pois, o problema é exactamente esse...


                                                    Não duvido que existam estradas em PT que sejam complicadas de se fazer. Mas se é preciso atenção à estrada 100% do tempo, conduzir a 80kmh mesmo que o limite seja 120kmh, luzes ligadas etc, há que o fazer.


                                                    Portanto, dizer-se que as estradas são perigosas... Isso tem mto que se lhe diga.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Presumo que estejas a falara da ESTRADA DA MORTE que fica no Bolívia

                                                      A Estrada da Morte na Bolívia ? La Cumbre a Coroico | novasinapse.com


                                                      Na Madeira penso que havia uma coisa dessas... mas felizmente que já está fechada ao transito

                                                      Comentário


                                                        Agora a culpa é de quem abrandou para adaptar a velocidade às condições atmosféricas?



                                                        Até já se lê que a 200 é que se ia bem! Pois claro, 5 metros de visibilidade, o que é se faz? Dá-se os 200!

                                                        Adaptar a velocidade às condições atmosféricas? Nada disso.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Mas ninguém vai na AE o tempo todo a ver todos os sinais. E de certeza que tu também não.
                                                          Tens alguma coisa mais importante para fazer? Não estou a ver nada mais importante que preservar a tua vida e a dos que gostas.

                                                          Comentário


                                                            Penso que o que se falou foi que o abrandamento não pode ser brusco, como a tipa que disse que mal entrou no nevoeiro travou a fundo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                              Agora a culpa é de quem abrandou para adaptar a velocidade às condições atmosféricas?



                                                              Até já se lê que a 200 é que se ia bem! Pois claro, 5 metros de visibilidade, o que é se faz? Dá-se os 200!

                                                              Adaptar a velocidade às condições atmosféricas? Nada disso.
                                                              Ao que parece, a Sra não abrandou, pois quando se apercebeu do novoeiro assustou-se e travou a fundo
                                                              Quem vem atrás? Que se desenrasque, seja um pesado de 20 Toneladas, ou um ligeiro de uma e meia. Aliás, este espelho dá-me jeito é para retocar a maquilhagem logo pela manhã.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X