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Acidente Grave A25 - 46 Viaturas, 7 mortos. Provável causa: homicídio por negligência
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Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post60 km/h no estádio de Aveiro onde se junta a A17 à A25, é só numa curva e durante pouco tempo mas é de 60 km/h.
Agora não estou a ver bem, mas isso só acontece no sentido Aveiro Viseu não é?
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Originalmente Colocado por youbi Ver PostTens razão, nem me estava a lembrar desse, como está numa zona com várias cruzamentos e afins, passou-me...
Agora não estou a ver bem, mas isso só acontece no sentido Aveiro Viseu não é?
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Originalmente Colocado por BmwE90 Ver PostErrado. A A25 é uma autoestrada onde o limite máximo em alguns troços é de 120 km/h. No entanto tem curvas onde é de 60 e 80.
Cumprimentos
Se tem locais onde só se pode andar a 60 (não sei, estou a seguir o que disse) como é que pensam portajar essa auto-estrada? Segundo a lei não podem ser cobradas portagens se houver troços em que a velocidade máxima corresponda a 1/3 da velocidade máxima numa AE...
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostSabendo que a A25 é uma autoestrada onde o limite é 100...
Eu ia numa zona de 120 km/h, o carro tinha pneus, suspensoes em condiçoes, farois de xenon,ABS e IDS +.Alem disso ate meio da curva a velocidade nao era excessiva, isto é se a curva mantivesse o seu raio, fazia sem qualquer problema e na zona nao havia nenhum sinal de perigo ou avisar que era uma curva perigosa, penso que nem tinha se quer aqueles sinais com setas laranjas dentro dos quadrados pretos
E Eu se calhar conheco melhor a estrada do que o DeCeI, pelo menos dquilo que tem postado so denota isso mesmo, alem disso vivo numa zona do pais onde das tres ligaçoes as principais cidades e fronteiras, duas sao feitas pela A25.
O problema e que os acidentes continuam a suceder-se na A25, mas nunca mais foram noticiados.
E para que saibas DECEI a A25 tem zonas de 60 km/h de 80 km/h, de 100 km/h e de 120 km/hEditado pela última vez por GTTDI; 26 August 2010, 19:44.
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tonyV
Originalmente Colocado por GTTDI Ver PostBem se ve que nao sabes do que falas...
Eu ia numa zona de 120 km/h, o carro tinha pneus, suspensoes em condiçoes, farois de xenon,ABS e IDS +.Alem disso ate meio da curva a velocidade nao era excessiva, isto é se a curva mantivesse o seu raio, fazia sem qualquer problema e na zona nao havia nenhum sinal de perigo ou avisar que era uma curva perigosa, penso que nem tinha se quer aqueles sinais com setas laranjas dentro dos quadrados pretos
E Eu se calhar conheco melhor a estrada do que o DeCeI, pelo menos dquilo que tem postado so denota isso mesmo, alem disso vivo numa zona do pais onde das tres ligaçoes as principais cidades e fronteiras, duas sao feitas pela A25.
O problema e que os acidentes continuam a suceder-se na A25, mas nunca mais foram noticiados.
E para que saibas DECEI a A25 tem zonas de 60 km/h de 80 km/h, de 100 km/h e de 120 km/h
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostE é possível fazer-se de Viseu à saída da A1, com as devidas condições, tudo a 150km/h (curvas incluídas)...agora vou fujir.
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Originalmente Colocado por GTTDI Ver PostE Eu se calhar conheco melhor a estrada do que o DeCeI, pelo menos dquilo que tem postado so denota isso mesmo, alem disso vivo numa zona do pais onde das tres ligaçoes as principais cidades e fronteiras, duas sao feitas pela A25.
Curioso ou não, nunca apanhei sustos na A25, nem sequer no IP5. Mesmo excedendo por vezes os limites impostos...
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Os grandes acidentes na antiga IP5 eram derivados às ultrapassagens no limite. Havia excesso de pesados a circular muito devagar e poucos sítios que permitiam ultrapassagens seguras (2 faixas). O pessoal cansava-se de andar dezenas de quilómetros a passo e arriscava ultrapassagens. Claro que os acidentes aconteciam. Das vezes que me senti mais inseguro na IP5 foi sempre nessas mesmas ultrapassagens e não tanto no traçado da estrada.
Era um pouco perigosa, isso sim, precisamente nos dias de nevoeiro e chuva
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostE é possível fazer-se de Viseu à saída da A1, com as devidas condições, tudo a 150km/h (curvas incluídas)...agora vou fujir.
mais perigosa acho a A29 quando começa o traçado do antigo IC1, trajecto esse com limite de 100km/h
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Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Postnão fujas porque é verdade, ainda à pouco tempo a fiz a essa velocidade, e não achei nada de mais. temos que ir com atenção, eu fiz de noite já meia noite e não havia um único carro sempre com as luzes de estrada, fez-se bem.
mais perigosa acho a A29 quando começa o traçado do antigo IC1, trajecto esse com limite de 100km/h
EDIT: Ok. ja vi que falam no troço de Viseu até à A1, já depois dessa curva Sim, também não me parece problemático, se as condições forem boas...
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Mais uma achega:
Investigação
Carro terá "voado" e causado acidente
por AMADEU ARAÚJO, VHoje
Testemunhas dão conta de carro que terá galgado separador central e originado segunda colisão na A25
A possibilidade de um carro ter galgado o separador central e ter estado na origem do segundo acidente da A 25 é uma hipótese que está a ser seguida pela investigação, que já concluiu a fase de recolha de vestígios e prepara-se para começar a inquirir os primeiros condutores.
"Há alguns relatos que dão conta de que um carro, envolvido no primeiro acidente, possa ter saltado o separador central e originado o segundo acidente, em sentido contrário. É uma das pistas que estão a ser seguidas", disse ao DN um oficial da GNR que está a investigar o acidente, sob a direcção do Ministério Público.
A investigação "autonomizou os processos dos dois acidentes, para facilitar e acelerar o trabalho", adiantou a fonte. Por esclarecer está o papel do Renault 19, movido a GPL, no deflagrar do incêndio: "Estamos a analisar as válvulas e ligações para saber se houve alguma anomalia. A possibilidade de ter sido este carro a iniciar o incêndio não está posta de parte", precisou o oficial.
No Renault 19 viajavam duas das mulheres carbonizadas e que foram sujeitas a testes de ADN cujos resultados deverão ser hoje comunicados à família. Um "preciosismo responsável", disse a fonte para quem "todos os indícios confirmam as identidades já avançadas" (caixa em baixo).
A investigação prepara-se agora para "recolher os depoimentos dos condutores, processo que será moroso devido à disparidade geográfica das residências", concluiu.
Os dois acidentes de segunda- -feira na A25 junto ao Nó de Talhadas, Sever do Vouga, envolveram 59 viaturas e provocaram cinco mortos e 72 feridos. As seguradoras anunciaram já que deverão accionar um protocolo para choques em cadeia que prevê a indemnização imediata dos proprietários dos veículos antes do apuramento de responsabilidades. Caso o protocolo seja accionado para o choque em cadeia da A25, cada seguradora "assume os danos ocorridos nos veículos da sua própria companhia" ainda antes de concluído o processo de peritagem do acidente, o que torna o "processo de indemnização muito célere", disse o director-geral adjunto da Associação Portuguesa de Seguradores , Miguel Guimarães, à Lusa.
Estão ainda internados cinco feridos dos acidentes de segunda-feira na A25. Nos Hospitais da Universidade de Coimbra permanecem internados quatro feridos enquanto no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a mulher de 30 anos, que também viajava no carro GPL. A vítima, que tem queimaduras em 25% do corpo, está "estável mas mantém um prognóstico reservado"", afirmou fonte hospitalar. "A senhora está estável, continua na Unidade de Queimados e está com prognóstico reservado", resumiu a fonte, adiantando que se mantém ventilada e que tem queimaduras na cara, tronco e membros.
Os psicólogos do INEM continuam a dar assistência a 52 vítimas, familiares e bombeiros do acidente.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostE ?
Curioso ou não, nunca apanhei sustos na A25, nem sequer no IP5. Mesmo excedendo por vezes os limites impostos...
Fiz centenas de milhares de kms na IP5, faço centenas de milhares de kms na A25 e tambem nunca apanhei nenhum susto.
Isto que eu vou escrever não é coisa de ser escrita, mas para a comparação fiz "n" vezes a IP5 a 120kms/h e nunca, repito nunca tive um susto sequer.
O problema aqui não era dar 120kms/h era as condições em que se davam esses 120kms/h. Tambem a fiz muitas vezes a 50-60kms/h por falta de condições para dar mais, e nessas alturas vi muitos artistas a arriscarem.
Em Fevereiro apreciei uma cena, que me deu vontade de sair do carro, pegar num "trabuco" e desfazer a cara á paulada a meia dúzia de indivíduos.
Circulava na A25 sentido Aveiro -Viseu por volta das 14h, estava enevoado, travejava e ameaçava chover, mais ou menos na zona desse acidente começa a cair granizo grande, mas a via estava perfeitamente circulavel, desde que adaptada a velocidade e ligados todos os componentes de visibilidade.
Qual não é o meu espanto que mais á frente, debaixo da ponte, estão 10 ou 12 carros parados no meio das faixas de rodagem a "acoitarem-se" do granizo, valá, lembraram-se de deixar a faixa da esquerda aberta para quem quisesse passar...a minha satisfação foi que do outro lado já estava a passar um carro da GNR.
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostAcho totalmente despropositado continuarem a dar algum enfase à situação do veiculo a GPL, quando é uma situação que poderia ocorrer em qualquer veículo.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostSe de facto o fogo começou nesse veículo, acho que isso é informação relevante. Porque há muitos acidentes diariamente com carros a gasolina e eles não pegam fogo de um momento para o outro. Aliás, o testemunho de que havia pessoas a arder demonstra que o fogo alastrou de forma muito repentina. O depósito sabemos que não rebentou, caso contrário haveria testemunhos de explosão. Mas e uma fuga, não poderia ser o suficiente? As válvulas resistiram ao acidente?
Agora é só "lixo" para encher os jornais e parece que o camião transportava matérias altamente inflamáveis.
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Há dez anos, foi assim também na A1: nevoeiro cerrado, condutores apressados a mais de 100 km/h, choques em cadeia – primeiro num e depois noutro sentido –, entre Torres Novas e Santarém. Uma tragédia que esmagou 257 carros, matou quatro pessoas e feriu 35, avança a edição do SOL esta sexta-feira
A 23 de Agosto de 2010, também uma segunda-feira, a história repetiu-se, desta vez na A25: dois acidentes de cada lado da estrada, separados por seis minutos e 600 metros, semearam o terror em Aveiro, no concelho de Sever do Vouga. Um cocktail de chuva miudinha, nevoeiro denso e velocidade incendiou 12 carros, matou cinco pessoas (dois cadáveres estão carbonizados e irreconhecíveis à primeira vista) e feriu 64.
‘O carro girou como um disco’
João Santos e a mulher escaparam por um triz ao incêndio: «De repente, deixei de ver o capô, liguei os piscas e travei. À minha frente já estavam carros a arder, enfaixados uns nos outros, e um pesado que me tinha ultrapassado segundos antes».
O seu Peugeot 206, irrecuperável, foi o amuleto da sorte: «Bateram-me cinco vezes. O carro girou como se fosse um disco. Mas ainda bem que não saímos logo, porque mesmo ao nosso lado passou um jipe à velocidade de uma bala», conta João, ainda hoje incrédulo: «Como é possível carros a furarem uma cortina de fumo e névoa sem sequer abrandarem?». No sentido Aveiro-Viseu o limite é de 100 km/h e no lado oposto é de 120 km/h.
Naquela tarde, a coragem de João mudou pelo menos um destino. O de uma mulher em chamas: «Até o cabelo estava a arder. Rasguei-lhe a roupa da cintura para cima, estava em carne viva. Fechei os olhos e esperei até que os bombeiros a levassem».
Do outro lado da A25, a mesma tragédia desfilava com sons e cores semelhantes. «A única coisa que se via eram as marcas no piso. Ainda sem ver o fumo, reduzi para 60 km/h. Mas era ultrapassado por carros a mais de 120 km/h» – contou ao SOL Moreira, cabo reformado da GNR, obrigado a reviver lembranças amargas do ofício: «Eu e vários condutores recuámos vários metros para criar um espaço de segurança e evitar o cenário do outro lado. Até que um pesado desgovernado passa por nós e leva 19 carros à frente».
Por todo o lado, recorda, «pneus estoiravam como bombas». Ao fim de três horas, Moreira abandonou a A25 com uma infeliz certeza: «Foi o pior acidente que vi em 22 anos de experiência».
Sol
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Eu estive presente nesse dia fatidico na A25, não estive envolvido por cerca de 10 minutos, vi o que penso ter sido a primeira ambulancia a chegar ao local a entrar no nó das talhadas. Vários quilometros antes já me tinha deparado com o nevoeiro e adaptado a minha condução (os médios e faróis de nevoeiro já vinham quase desde aveiro). circulava a +\-70 km\h na faixa da direita e com medo de me deparar com os camiões que fazem aquela subida carregados e a velocidades extremmente lentas. Fui ultrapassado por N carros a velocidades muito mais elevadas que a minha, sem faróis ligados (nem minimos). consegui ver os carros imobilizados á miha frente com os quatro piscas ligados e parar em segurança.
Trata-se de uma estrada que conheço mas onde estara a conduzir só pela 3ª x, por herdar o titulo de 'estrada da morte' e pelas condições adaptei a minha condução. Posso parecer presunçoso, mas se todos fizessem como eu fiz, poderia não ter sido tão grave.
1º Condições atmosféricas
2º Ter cuidado numa estrada que não se conhece
3º respeitar o código (pelo menos o básico)
4º estar atento
São actos que ajudam e muito.
Aconteceu!
Poderia ter sido evitado? provavelmente não
Poderia ter sido minimizado? provavelmente sim
Agora só acho que não devem culpabilizar o concessionário e a estrada em tão elevado gráu. Dizem-nos: São estas as condições da estrada, está onde está e aqui estão as regras para a utilizar. Cabe a nós ter cabeça para isso.
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Originalmente Colocado por KingTDI Ver PostIsto que eu vou escrever não é coisa de ser escrita, mas para a comparação fiz "n" vezes a IP5 a 120kms/h e nunca, repito nunca tive um susto sequer.
O problema aqui não era dar 120kms/h era as condições em que se davam esses 120kms/h. Tambem a fiz muitas vezes a 50-60kms/h por falta de condições para dar mais, e nessas alturas vi muitos artistas a arriscarem.
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Na minha opinião, o que choca mais as pessoas,neste acidente foi o facto de terem ardido 12 carros!
Se calhar muitos questionam-se como pode haver um incendio, quando, em tempos passados, tivemos um camiao que levou 50 carros a frente na descida de Monsanto, penso que em 1999 e em 2000 um acidente com maus de 200 carros na A1, sendo que uma das vitimas mortais, morreu devido em parte a fraca segurança passiva do veiculo que conduzia (penso que era ou uma Izusu NKR ou uma Toyota Dyna), que ou nao tinha ou se tivesse estruturas de deformação programavel, possuiam capacidades limitadas e n~´ao houve qualquer incendido.
Vi na imagem postada atras, que um camiao se despistou, originando um dos acidentes; sera que um ods veiculos que embateu no camião, ajudado pelos sucessivos embates,danificpu de tal forma o tanque de combustivel do camião e juntamente com uma pequena faisca, curto de circuito, provocou o incendio?
Le auto a GPL sono sicure? Il crash test di ADAC
http://www.youtube.com/watch?v=pUAg5XQ7igo
Le auto a Metano sono sicure? Un incendio per dimostrarlo [SUB-ITA]
http://www.youtube.com/watch?v=yb5i2i78RUU&NR=1Editado pela última vez por GTTDI; 28 August 2010, 10:02.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostHelicoptero certo? Porque de carro parece-me optimista...
Também me parece muito optimista mesmo, só afirmo esse tempo porque foi o que li num forum de bombeiros...tive a fazer as contas e dá qualquer coisa como cerca de 190 km/h de média...
O que li foi:
"Sei que demoraram pouco mais de 1H30 os meios que sairam de Lisboa.
1 VIC e 2 VMER's
A nivel do material isso é muito vago...Não sei se conhecem o veiculo do RSB, o AAP ( deconheço a nova tipificação, mas creio que alguns membros podem confirmar ) esse veiculo tambem está equipado para situações multivitimas.
O que tenho pena é que em conversas, e mesmo aqui no portal, alguns Bombeiros descartam estes meios com o argumento que não têm muito uso!! É certo que é caro, mas usar uma vez de ano a ano e ter bons resultados, paga o valor do veiculo."
Agora, esse tal "pouco mais" deve poder ser mais 10 ou 20 minutos digo eu...
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
Muito, mas muito pouco provável... aquilo é zona de rail, fosso, rail... a menos que alguém muito alucinado circulasse a mais de 150km/h não vejo como é que isso pode acontecer.
Mas agora é como tudo, vai-se especular e inventar tudo e mais alguma coisa... até já andam a criticar o piso da A25!
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tonyV
Vão-me desculpar mas para fazer uma média de 190Km/h em estradas abertas ao trânsito e de dia até de "Ferrari" era complicado quanto mais com Ivecos ou Sprinters.
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