Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir com neve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Para quem não sabe colocar as correntes, aqui vai um link que tem um video muito útil.

    Cómo colocar las cadenas metálicas (convencionales) - Magazine ff - Nevasport.com

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
      Eu falei no anti-congelante, tendo em atenção no entanto, que por norma no circuito já deve ser para temperaturas negativas, pelo menos de -5º (creio).
      Se o carro ainda tiver o anti-congelante de fábrica da Toyota, este deve estar preparado para temperaturas na casa dos -30ºC.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por mundano Ver Post
        Olha... Hoje o meu regresso a casa foi assim:

        YouTube - Neve A24 - 2010/11/30 (ver em full screen a 720p para terem real noção do que nevava e das condições da estrada)..

        Infelizmente nos últimos anos tenho tido mais que muitas aventuras na neve.. Pelo que começo a ter alguma experiência.


        Conselhos:

        Antes de saíres de casa:

        - Compra umas correntes, aprende a monta-las a leva-as na mala do carro. A partir de Novembro eu trago SEMPRE um par delas na mala. Nas condições existentes em Portugal não são necessárias muitas vezes. Mas por 4 ou 5 vezes que foram a diferença entre chegar a casa sem problema nenhum, ou chegar a uma subida qualquer e o carro começar a escorregar e só parar num muro..

        - Traz o deposito sempre para cima de meio.. Já por duas vezes fiquei retido enquanto aguardava pelos Limpa-neves, uma das vezes estive 5 horas na A24.. Com temperaturas de -4 ou -5 graus o carro se estiver desligado arrefece MUITO rapidamente. Convém ter reserva para qualquer eventualidade.


        Depois na condução, se apanhares neve, a maior parte dos conselhos que te posso dar são puro bom senso:

        - Mantém sempre uma boa distancia do carro da frente.

        - Evita tudo o que seja acelerações ou travagens bruscas.

        - Se a camada de neve for suficiente para deixares de ver o alcatrão preto, usa as correntes.

        - Se o teu carro tiver controlo de tracção e não tiver um programa especifico para a neve (consulta o manual) convém desligar sempre que a neve for muita. Isto porque com neve há sempre percas de atrito e se o carro vai sempre a tentar combater isso podem acontecer duas coisas:
        - Os travões vão sofrer desgaste desnecessário e aquecer imenso porque o controlo de tracção vai estar constantemente a aplicar travões as rodas para evitar que estas derrapem.
        - O carro vai parar na primeira subida mais inclinada que aparecer e muitas vezes quando se para, já não se consegue sair do sitio. Porque com neve há sempre alguma derrapagem das rodas, essa derrapagem é que permite ir encontrando piso com mais atrito por debaixo da neve. O controlo de tracção impede que isso aconteça porque trava as rodas e retira força ao motor.

        - Por fim. Se parares numa subida não deixes o carro só travado com o travão de mão, desliga-o e deixa-o engatado.. Duas rodas por vezes não são suficientes para segurar o carro. E já me aconteceu, parar, travar e sair para avaliar a situação e o carro começar a deslizar sozinho.. Por sorte conseguir saltar para dentro e travar (com as 4 rodas) antes que acontecesse algo pior.



        NOTA: a sério, umas correntes nestas condições fazem milagres. Compra umas


        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
        Sendo natural de Bragança já conduzi várias vezes em situações de neve e gelo.

        Além disso, praticando algumas vezes por ano esqui também já tive em situações de conduzir sobre estes pisos.

        A melhor recomendação será ter uma condução serena, sem atitudes bruscas, acelerador a meio gás e tentar nunca usar o travão.

        Em situações de gelo devermos ter atenção a curvas viradas a norte e bermas, onde geralmente se acumula a geada.

        Obviamente que umas correntes de neve são fundamentais. Do meu anterior carro, tive umas correntes da Autosock e só posso dizer bem delas. Terá que ser ter em atenção que só se pode andar com elas em cima de gelo ou neve. Quando se pisar alcatrão ou se já tivermos tracção é tirá-las.
        Uma imagem do meu anterior carro com as correntes em tela, isto em Fev. 2006 a caminho da estância de Alto Campoo. Só estavam -11ºC nesse dia e um dia azul maravilhoso.

        [ATTACH]88269[/ATTACH]

        Agora, mesmo tendo uma carrinha 4x4, vou comprar umas correntes. Terão que ser de tela ou rede, tipo Michelin Easy Grip, porque os carros com jantes maiores não suportam as correntes metálicas.

        Em relação às correntes da Michelin, já tenho lido em outros foruns de neve que são mais resistentes que as da autosock e são igualmente muito eficazes.
        Ambas estão limitadas a uma velocidade de 40Km/h (também não se deve andar a mais) e são mais caras.
        No entanto são muito mais fáceis de colocar.

        Em qualquer dos casos, convêm treinar em piso seco colocá-las porque já tive a experiência de um dia extremamente frio e com vento por as correntes e não é fácil.

        Lembro que o código da estrada espanhol, a Guardia Civil, caso as condições os permita, só deixa passar carros com correntes ou pneus de inverno. Obviamente, se as condições forem extremas ninguém passa.

        Quanto ao carro, umas recomendações:
        - Ter sempre e quanto possível o depósito de combustivel cheio. Nunca se sabe quando se fica preso.
        - Ter o cuidado de ter destapado o tubo de escape para os gases não entrarem no habitáculo.
        - Um cobertor, comida (bolachas, chocolate, etc) e água;
        - Uma vela de cera. Uma vela acessa é o suficiente para manter uma temperatura mais agradável dentro do carro. Obviamente convêm ir abrindo de vez em quando o vidro para renovar o ar.
        - Colocar anticongelante no radiador. Existe à venda anticongelante concentrado que dá para colocar de várias formas. Se for sem água e directamente colocado aguenta até -20ºC.
        - Em Espanha e Andorra, os combustíveis tem aditivos anticongelante para evitar o seu congelamento. Por cá não sei.
        - Ter um raspador de vidro para retirar o gelo. Eu faço isto depois de ter o carro algum tempo a trabalhar e com a sofage para o vidro e raspo com o pano que tenho no carro. Sai igual.
        - Com o carro parado, convêm levantar as escovas do limpa-vidros para não colarem.
        - O que faço quando venho de uma viagem à neve é ir a uma lavagem de carros mais completa e que tenha lavagem de chassis. Desta forma tiro os resíduos de sal existentes na carroçaria
        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
        .
        Excelentes dicas.

        Já apanhei bocados de neve, mas até ver nada de muito dramático.

        Nestas situações ter tracção total e um pouco mais de altura sabe muito bem.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por JorgeVieira Ver Post


          De jipe é diferente mas no caso do gelo não há quem se safe.
          Belas fotografias.

          Com um TT desse calibre e com pneus de lama como esse, deve-se andar bem.

          Comentário


            #35
            Bom video.

            Agora pergunto que tamanho de corrente escolher!?

            Eu pessoalmente penso que tenha P205/60R16 ou P205/65R16

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
              Bom video.

              Agora pergunto que tamanho de corrente escolher!?

              Eu pessoalmente penso que tenha P205/60R16 ou P205/65R16

              As correntes dizem na caixa para que medidas de pneus servem.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                As correntes dizem na caixa para que medidas de pneus servem.
                Obrigado

                Comentário


                  #38
                  Na Autosock tem um campo para indicar as medidas do pneu e o sistema dá a referência numérica da corrente em tela necessária.

                  Um exemplo: para os pneus 205/55 16" as correntes são a 62.

                  Comentário


                    #39
                    O que faço quando sei que posso apanhar neve:

                    depósito cheio, bateria do telemóvel carregada e o mesmo com saldo, uma muda de roupa, barritas de cereais, água e um maço de tabaco a mais

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                      O que faço quando sei que posso apanhar neve:

                      depósito cheio, bateria do telemóvel carregada e o mesmo com saldo, uma muda de roupa, barritas de cereais, água e um maço de tabaco a mais
                      A não ser que andes no meio do nada, em alguma serra do interior, a probabilidade de ficares preso mais de 4 ou 5 horas nas estradas portuguesas é muito baixa.. Uma muda de roupa já me parece exagero.

                      Comentário


                        #41
                        Eu apenas digo o que faço, eu não vou passear à neve mas qd sei que a posso encontrar num dia de trabalho estou preparado, é mt fácil ter um pequeno despiste e furar um pneu, se isso for a meio do dia eu não gosto de andar com roupa molhada no resto do dia, mas isso sou eu, eu(no dia à dia) ando sempre com um casaco, um cobertor, uma nota de 50€, água, papel higiénico e gel desinfectante no carro.

                        Obviamente que eu ir pó trabalho não é sempre 30min no IC19, uma vez pensava que ia passar o dia em Lisboa e fiz quase 1000km, homem prevenido vale por 2, até já pensei em por uma tomada no carro e ter lá uma maquina de café
                        Editado pela última vez por Pugas; 01 December 2010, 23:46.

                        Comentário


                          #42
                          Este tópico está muito bom!

                          O vídeo é excelente!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                            Eu apenas digo o que faço, eu não vou passear à neve mas qd sei que a posso encontrar num dia de trabalho estou preparado, é mt fácil ter um pequeno despiste e furar um pneu, se isso for a meio do dia eu não gosto de andar com roupa molhada no resto do dia, mas isso sou eu, eu(no dia à dia) ando sempre com um casaco, um cobertor, uma nota de 50€, água, papel higiénico e gel desinfectante no carro.

                            Falta o penico

                            No meu carro tenho é mais lixo que outra coisa, mas o que fiz foi pegar no kit de 1ºs socorros e adicionei lá material.
                            -Pensos "normais" para pequenos cortes e afins.
                            -Pensos de gel para queimaduras.
                            -Anti-séptico (tipo betadine) para feridas.
                            -Gel desinfectante.
                            -Agulha
                            -Lâmina afiada (uma de barbear por exemplo. Eu tenho um bisturi)
                            -Faca de mato

                            De resto já lá tinha vários tipos de ligaduras e compressas, tesoura e adesivo. E o cobertor térmico.

                            Comentário


                              #44
                              Por falar em neve e gelo, hoje estou à espera que derreta para ir trabalhar... Deve ter nevado ao inicio da noite e entretanto o ceu abriu... Está um lindo cobertor de gelo..

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Belas fotografias.

                                Com um TT desse calibre e com pneus de lama como esse, deve-se andar bem.

                                É sempre a curtir, pareço um puto a brincar

                                YouTube - Jimny - Snow Donuts

                                Comentário


                                  #46
                                  Já agora: carregador de viagem para o telemóvel (para ligar ao bocal do isqueiro do carro), pois só isso pode salvar-nos a vida!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Só uma coisa: qual a vantagem de ter o depósito cheio? Se estamos bloqueados, desligamos o motor e esperamos até dar...

                                    Ou isso retarda o congelamento do combustivel?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      Só uma coisa: qual a vantagem de ter o depósito cheio? Se estamos bloqueados, desligamos o motor e esperamos até dar...

                                      Ou isso retarda o congelamento do combustivel?

                                      dá jeito para teres o interior do carro quente ligando e desligando o motor... pois o habitaculo arrefece rapidamente com o carro desligado.

                                      Já agora uma pergunta, o que se deve usar para retirar a neve de cima do carro?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                        Só uma coisa: qual a vantagem de ter o depósito cheio? Se estamos bloqueados, desligamos o motor e esperamos até dar...

                                        Ou isso retarda o congelamento do combustivel?

                                        A vantagem é puderes ligar o carro para teres aquecimento no habitáculo.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Já agora: carregador de viagem para o telemóvel (para ligar ao bocal do isqueiro do carro), pois só isso pode salvar-nos a vida!
                                          Eu tenho, nunca se sabe
                                          Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                          dá jeito para teres o interior do carro quente ligando e desligando o motor... pois o habitaculo arrefece rapidamente com o carro desligado.

                                          Já agora uma pergunta, o que se deve usar para retirar a neve de cima do carro?
                                          Boa pergunta.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Da última vez que fui à Serra da Estrela ainda andava lá por casa o CTR. Coisinha tão má para neve e gelo sem correntes, jasus!! Presumimos que o facto de ter pneus largos também não ajudou, pois o Saxito que ía à nossa frente com penus de bicicleta seguiu viagem sem problemas. Éramos nós a subir e o carro sem conseguir ganhar tracção. Lá desistimos e resolvemos fazer inversão de marcha. A custo conseguimos ir atravessando o carro na estrada e eis que o carro começa a escorregar na diagonal! Estávamos a ver o caso mal parado! Quando descemos já apanhámos a GNR a cortar a estrada.
                                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                            Só uma coisa: qual a vantagem de ter o depósito cheio? Se estamos bloqueados, desligamos o motor e esperamos até dar...

                                            Ou isso retarda o congelamento do combustivel?
                                            Experimenta ficar horas parado dentro de um carro desligado, com temperaturas negativas e sem aquecimento e depois diz qualquer coisa!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                              Já agora uma pergunta, o que se deve usar para retirar a neve de cima do carro?
                                              Um cartão, um tecido, algo que não risque.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                                Já agora uma pergunta, o que se deve usar para retirar a neve de cima do carro?

                                                Se tiveres umas luvas serve.

                                                Um pano também ajuda. Existe uns pequenos raspadores de vidro que também serve.

                                                Mas só precisas de tirar a neve dos vidros. No tejadilho bem pode andar.

                                                Quanto a outra pergunta sobre o depósito cheio, já foi respondido. Estando parado bastante tempo com temp. negativas, o interior do carro fica frio muito rapidamente.
                                                Mas atenção a se estiver a nevar e o tubo de escape fica de alguma forma tapado. Os gases de combustão podem entrar no habitáculo.

                                                Lembro o truque de uma vela de cera. Uma vela acesa é o suficiente para manter uma temp. mais agradável dentro do carro. Mas aqui também é necessário renovar de fez em quando o ar dentro do habitáculo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Hoje, estive a falar com um amigo meu que é do Fundão e ele disse-me que, se vou ficar pela cidade da Covilhã, não compensa comprar as correntes de neve.
                                                  De qualquer modo, alguém me consegue aconselhar sobre onde comprar as correntes? E de que marcas?

                                                  Mais uma vez, muito obrigado pelos conselhos!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                    Hoje, estive a falar com um amigo meu que é do Fundão e ele disse-me que, se vou ficar pela cidade da Covilhã, não compensa comprar as correntes de neve.
                                                    De qualquer modo, alguém me consegue aconselhar sobre onde comprar as correntes? E de que marcas?

                                                    Mais uma vez, muito obrigado pelos conselhos!
                                                    Compensa sempre para o caso de algum imprevisto,não vá o diabo tece-las.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por PRPR Ver Post
                                                      Compensa sempre para o caso de algum imprevisto,não vá o diabo tece-las.
                                                      Lá isso é verdade
                                                      O facto de irem para a Covilhã não quer dizerque andem lá o dia todo. Hoje por exemplo, na minha terra ninguém foi para a escola nem o padeiro lá foi
                                                      Estrada cortada Loriga - Seia. Agora não sei, mas já deve estar boa. Mas isso das correntes vale sempre a pena

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                        Hoje, estive a falar com um amigo meu que é do Fundão e ele disse-me que, se vou ficar pela cidade da Covilhã, não compensa comprar as correntes de neve.
                                                        De qualquer modo, alguém me consegue aconselhar sobre onde comprar as correntes? E de que marcas?

                                                        Mais uma vez, muito obrigado pelos conselhos!
                                                        Podes comprar na Norauto, el corte Inglês ou até nos Jumbos que tenham mais variedade de produtos. Por exemplo o do MAr Shoping tem as correntes metálicas.

                                                        Agora, eu tenho por hábito andar com as correntes (ou de tela) desde Outubro até Março na mala do carro, bem como um casaco , tipo Kispo, com reflector no carro.

                                                        E um par de luvas.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Há um genero de produto, que para um desenrasque parece-me o melhor. É vendido (não sei onde) em spray que se aplica directamente no piso dos pneus que endurece ficando com uns altos aumentando assim a aderência, depois com o desgaste normal parece que desaparece. Isto foi o que me contaram, já que nunca usei qqr tipo de correntes de neve ou similares.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Para a Covilhã não há necessidade nenhuma de correntes. Não costuma nevar muito (e muito menos mais do que um dia seguido), o pior é mesmo o gelo e para isso não há correntes que te safem. Até hoje só fiquei apeado uma vez, e mesmo assim as correntes não iam servir de muito pois a GNR fechou logo a rua. Regra geral nas situações em que as correntes poderiam ser úteis, a estrada é fechada ao trânsito.

                                                            Quanto ao anti-congelante: desde que não andes com água, tudo ok. Não aches que vais apanhar -10º aqui, nem nada que se pareça...

                                                            Ah, e se vires que há demasiado gelo, não arrisques. A Covilhã é demasiado inclinada: na vez que fiquei apeado, o carro mesmo parado deslizava. Tive de o deixar parado com as rodas viradas para o passeio.
                                                            Editado pela última vez por Fadista; 03 December 2010, 18:31.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por mundano Ver Post
                                                              Por falar em neve e gelo, hoje estou à espera que derreta para ir trabalhar... Deve ter nevado ao inicio da noite e entretanto o ceu abriu... Está um lindo cobertor de gelo..

                                                              Hoje de manhã também andei com o carro a dançar na estrada. Não havia neve, mas qualquer poça estava congelada.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X