Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir com neve

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
    Para a Covilhã não há necessidade nenhuma de correntes. Não costuma nevar muito (e muito menos mais do que um dia seguido), o pior é mesmo o gelo e para isso não há correntes que te safem. Até hoje só fiquei apeado uma vez, e mesmo assim as correntes não iam servir de muito pois a GNR fechou logo a rua. Regra geral nas situações em que as correntes poderiam ser úteis, a estrada é fechada ao trânsito.

    As correntes também servem no gelo. Isso digo com toda a certeza absoluta.

    Quanto ao spray que se coloca nos pneus, isso é um produto que em 5 seg já era e não serve para nada. É uma ilusão e um gasto de dinheiro.

    Comentário


      #62
      Bem eu como homem da neve que sou e para quem me conhece aqui já sabe que a minha pancada é a neve e frio deixo também aqui alguma dicas a acrescentar às que já disseram.

      No local do mija-mija metam um pouco de anticongelante do normal -3/-5 que já não vai congelar.

      Se ficarem retidos na neve e se tiverem que passar algum tempo no carro abram uns 2/3cm de uma janela do carro, se acenderem uma vela ainda mais importante é fazer isso.

      As corrente montem quando comprarem para ver como se monta e ganhar jeito, de seguida desmontam e voltam a montar mas com luvas postas que é para ver onde têm dificuldade, porque na neve por vezes é impossivel estar sem luvas.

      Por minha opção e porque tenho equipamente para isso levar sempre um saco de cama de inverno ou uma manta polar dentro do carro.

      Durante a condução se virem uma subita sem neve mas que o chão está brilhante, NÃO VÃO poderá ser Black Ice.
      Se for numa superficie plana o melhor aqui é para o carro num sitio seguro e esperar. (em portugal é dificil apanhar este tipo de gelo)

      O resto da condução já disseram aqui, calma e sem brutidades.

      Rodas pequenas e finas são melhor para a neve.

      Carros 4x4 ter algum cuidado porque dá uma sensação falsa de segurança é tão perigoso como um FWD.

      Se começar a nevar ou mesmo se a estrada tiver neve acender os medios.
      Se não nevar não acender os farois de nevoeiro porque vai refletir na neve e prejudicar outros.
      Acender só se começar a nevar.


      Por agora não me lembro de mais nada


      Ps: para a Covilhã não vais apanhar neve, se não fores à Serra não precisas correntes.

      Comentário


        #63
        Conduzir com neve? Deixem isso para os profissionais

        YouTube - Is this Britain's best bus driver?

        Comentário


          #64
          Sem espinhas mesmo. Os carros todos mancos para subir ou descer aquilo e aquele faz aquilo com uma perna às costas xD

          Se tivesse que parar talvez não tivesse corrido tão bem.

          Comentário


            #65
            Ainda que bem conduzido não é nada de outro mundo, muito peso nas rodas de tracção e tracção traseira, além de que um autocarro pouco cheio de pessoas não é muito pesado.

            Lembro-me em andorra a passar Soldeu numa subida de inclinação considerável o meu carro com correntes não se mexeu e o autocarro à frente arrancou sem grandes problemas.

            Comentário


              #66
              Subir na neve tem muito a ver com a condução e não só com o carro (tipo de tracção, dist. de peso, etc.).
              Já trepei varias vezes num corsa b, com pneus normais 165 e sem qqr ajuda nem correntes, em subidas onde varios carros e até 4x4, por incrível que pareça, ficaram parados e nem sequer arrancavam dali.
              Na neve o truque é vir de baixo com alguma velocidade e constante, manter sempre uma rotação baixa e não trocar de mudanças para evitar perdas de tracção, não virar bruscamente o volante e tentar fazer as curvas por fora de modo a não cair o escorregar para a valeta é claro. Um carro a gasóleo ajuda pois consegue manter um bom binário a muito baixas rotações.
              Nasci e vivi muitos anos numa zona do país onde todos os anos neva e nunca usei correntes na minha vida. Eu acho que no nosso pais, talvez a excepção de pontos mais elevados da serra da estrela onde o frio é mais constante e persistente e se forma uma camada de gelo por baixo da neve, não acho muito necessário nada dessas coisas, mas que é mais seguro usa-las é verdade.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                Subir na neve tem muito a ver com a condução e não só com o carro (tipo de tracção, dist. de peso, etc.).
                Já trepei varias vezes num corsa b, com pneus normais 165 e sem qqr ajuda nem correntes, em subidas onde varios carros e até 4x4, por incrível que pareça, ficaram parados e nem sequer arrancavam dali.
                Na neve o truque é vir de baixo com alguma velocidade e constante, manter sempre uma rotação baixa e não trocar de mudanças para evitar perdas de tracção, não virar bruscamente o volante e tentar fazer as curvas por fora de modo a não cair o escorregar para a valeta é claro. Um carro a gasóleo ajuda pois consegue manter um bom binário a muito baixas rotações.
                Nasci e vivi muitos anos numa zona do país onde todos os anos neva e nunca usei correntes na minha vida. Eu acho que no nosso pais, talvez a excepção de pontos mais elevados da serra da estrela onde o frio é mais constante e persistente e se forma uma camada de gelo por baixo da neve, não acho muito necessário nada dessas coisas, mas que é mais seguro usa-las é verdade.

                Carros com pneus mais finos tendem a andar melhor na neve.. Quanto mais largo for o pneu mais dificilmente chega ao alcatrão.. E portanto, mais dificilmente consegue alguma tracção.


                Quanto ao uso ou não das correntes, eu pessoalmente também não gosto de usa-las.. Mas das vezes que as usei, era a diferença entre conseguir chegar a casa, ou ficar retido (sabe-se lá quantas horas) a meio do caminho. Ainda este ano, tive que as usar, porque cheguei a uma subida onde após 3 ou 4 tentativas o carro simplesmente não subia. Montei as correntes e segui viagem como se nada se passasse..

                Comentário


                  #68
                  Na condução na neve, devemos ter algum cuidado especial com a pressão dos pneus?

                  No meu caso particular, no dia a dia, uso uma pressão acima do recomendado pelo fabricante, pois é manifestamente pouco para uso em piso normal e provoca um desgaste prematuro dos pneus.

                  SUV com pneus 225/60/18, onde o construtor recomenda 2.1bar, costumo usar 2.4bar. Para neve será de usar os 2.1 bar?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                    Na condução na neve, devemos ter algum cuidado especial com a pressão dos pneus?

                    No meu caso particular, no dia a dia, uso uma pressão acima do recomendado pelo fabricante, pois é manifestamente pouco para uso em piso normal e provoca um desgaste prematuro dos pneus.

                    SUV com pneus 225/60/18, onde o construtor recomenda 2.1bar, costumo usar 2.4bar. Para neve será de usar os 2.1 bar?
                    Com as condições que apanhas em Portugal esvaziar os pneus é uma péssima ideia por várias razões:

                    1º Com o frio o ar contrai e os pneus já andam menos cheios de qualquer forma, pelo que se eles já tiverem menos ar a temperaturas normais, depois com temperaturas muito baixas podem ficar abaixo das pressões recomendadas e provocar danos estruturais ao pneu e comportamentos estranhos ao carro.

                    2º Em Portugal quando apanhas neve, geralmente o que apanhas são camadas finas, e não é por ter maior ou menos área de contacto que o pneu vai agarrar mais, porque acredita que ao fim de muito pouco tempo, os sulcos dos pneus estão cheios de gelo solidificado e os pneus tornam-se verdadeiros patins. Assim, a tua melhor esperança de ter boa tracção é que os pneus desviem tanta neve e agua semi-gelada para os lados de forma a que os pneus penetrem na camada de neve e de alguma forma toquem no alcatrão. Caso esvazies os pneus a capacidade destes em escoarem a agua debaixo deles fica muito diminuída e ao aumentar a área de contacto vai fazer com que seja mais difícil os pneus enterrarem-se na neve até tocar no alcatrão. Por isso é que quando começa a nevar normalmente vez os carros modernos com pneus super largos apenas por questões estéticas a começar logo a patinar e a ficarem presos no sitio, enquanto muitos carrinhos dos anos 80 e 90 lá vão circulando, porque os pneus fininhos típicos da altura, entram na neve muito mais facilmente até tocar no alcatrão.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X