Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que fazer quando rebentar um pneu ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Estamos a falar de rebentamento..o pneu desintegrar mesmo?

    Sempre foi essa a ideia que tive quando falavam em rebentar um pneu e nessa situação acho que não há nada que nos valha.

    Comentário


      #32
      Uma vez, só me apercebi que tinha um furo quando entrei a 120 numa curva do Eixo N/S. Era o esquerdo traseiro e ainda tinha algum ar.
      Não assustou.

      Comentário


        #33
        Epá pois se arrebentar um pneu lá vou ter de ir comprar outro.

        Não dá para andar com aquela rodinha de bicicleta por muito tempo.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por bzugo Ver Post
          Já tive esta experiência.
          Foi A1, próximo de Coimbra
          Foi algo assustador, mas muito pior foi estar agachado a mudar o pneu durante a noite, praticamente sem iluminação, do lado da estrada, e com os camiões a passar prái a 200km/h e a poucos milimetros das minhas costas (pelo menos era essa a sensação que dava ). Com a deslocação de ar que provocavam, o meu carro abanava por todo lado e as minhas pernas tremiam que nem varas verdes...
          Cuidado com esse tipo de experiências.

          Não é o primeiro nem o segundo que morre colhido por um veículo por estar a trocar um pneu em plena berma da AE.


          Ainda por cima um pneu do lado esquerdo e de noite (se bem que o colete reflector + triangulo ajudam a identificar a coisa, mas...)

          Nesses casos, pessoalmente, preferia chamar a assistência e sair da AE, metendo-me do lado de fora do RAIL direito.

          Comentário


            #35
            Como a muito boa gente, também a mim já me tocou essa infelicidade de rebentar um pneu... estamos a falar de rebentar mesmo, não foi furo lento. Rebentou e ficou desfeito.

            Foi na A23, na minha antiga Audi A4. Ia numa recta a descer ligeiramente, a ~130km/h, carro carregado com malas e 5 pessoas. Comecei a ouvir um barulho estranho e nem 2 segs depois PUUMMMM, pneu da frente esquerdo para o galheiro... não fiz praticamente nada, aconcheguei o travão e abri pisca para a direita e deixei-a encostar calmamente na berma. O comportamento da carrinha foi exemplar!

            Partilho o "sofrimento" de quem relatou o trocar de um pneu numa AE à noite com carros e pesados a passarem bem perto, a minha sorte é que apareceu a GNR e ajudaram a trocar o pneu.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
              Foi na A23, na minha antiga Audi A4. Ia numa recta a descer ligeiramente, a ~130km/h, carro carregado com malas e 5 pessoas. Comecei a ouvir um barulho estranho e nem 2 segs depois PUUMMMM, pneu da frente esquerdo para o galheiro... não fiz praticamente nada, aconcheguei o travão e abri pisca para a direita e deixei-a encostar calmamente na berma. O comportamento da carrinha foi exemplar!
              Aí entra o factor que falei no meu post anterior. O tipo de viatura e respectivo pneu.

              Quanto mais alta for a viatura e maior o perfil do pneu, mais dificil irá ser de controlar a viatura.

              Só tive um caso de deformação de um pneu numa ambulância e encostei sem problemas. Mas já vi um Land Cruiser dos longos mandar umas boas cambalhotas na A2

              Comentário


                #37
                Então quanto mais baixo for o número de polegadas da jante mais fácil é de controlar?

                Sempre tive ideia que quando maior mais estabilidade confere pois tem mais atrito.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                  Então quanto mais baixo for o número de polegadas da jante mais fácil é de controlar?

                  Sempre tive ideia que quando maior mais estabilidade confere pois tem mais atrito.
                  Quanto mais alto for o perfil do pneu, maior vai ser o desequilibrio da roda afectada relativamente às restantes.

                  Se rebentares um pneu num Clio III a diferença será menor que no caso de um land cruiser ou um UMM, logo teoricamente mais facil de controlar.

                  Comentário


                    #39
                    Sei lá... não travar bruscamente? Não guinar bruscamente? Esperar que se tenha um carro com 5 estrelas EuroNCAP?

                    Não ser tótó e andar COM o cinto, à frente ou atrás?

                    P.S. também não sabia que "arrebentar" estava no dicionário. Ainda bem que estava assentado em frente ao computador.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      Aí entra o factor que falei no meu post anterior. O tipo de viatura e respectivo pneu.

                      Quanto mais alta for a viatura e maior o perfil do pneu, mais dificil irá ser de controlar a viatura.

                      Só tive um caso de deformação de um pneu numa ambulância e encostei sem problemas. Mas já vi um Land Cruiser dos longos mandar umas boas cambalhotas na A2
                      Eu já dei essas cambalhotas dentro de um Pajero longo quando me rebentou um pneu traseiro, na auto-estrada que vai de Madrid para Zaragoza (e ia a 120km/h). O maior susto da minha vida (até agora).


                      Uploaded with ImageShack.us

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                        Então quanto mais baixo for o número de polegadas da jante mais fácil é de controlar?

                        Sempre tive ideia que quando maior mais estabilidade confere pois tem mais atrito.
                        Olha que o diâmetro da jante nada tem a ver com o atrito.
                        Se calhar querias referir-te à largura, não?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                          Eu já dei essas cambalhotas dentro de um Pajero longo quando me rebentou um pneu traseiro, na auto-estrada que vai de Madrid para Zaragoza (e ia a 120km/h). O maior susto da minha vida (até agora).


                          Uploaded with ImageShack.us
                          Até arrepia!

                          Não houve ferimentos?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                            Eu já dei essas cambalhotas dentro de um Pajero longo quando me rebentou um pneu traseiro, na auto-estrada que vai de Madrid para Zaragoza (e ia a 120km/h). O maior susto da minha vida (até agora).
                            O Land Cruiser foi projectado para fora da autoestrada e enleou-se na rede ovelheira. Mas ficou +- com esse aspecto. De referir que dos 3 ocupantes apenas houve um ferido ligeiro.

                            Por norma os pneus dos veículos TT são usados em vários tipo de terreno e depois podem não aguentar um aquecimento em AE. Este acidente foi em Agosto de 2003

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                              Olha que o diâmetro da jante nada tem a ver com o atrito.
                              Se calhar querias referir-te à largura, não?
                              Sim eu sei que não tem nada que ver, mas habitualmente quanto maior a jante maior a sapata.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                Até arrepia!

                                Não houve ferimentos?
                                Só ferimentos ligeiros. Foi um milagre autêntico!

                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                O Land Cruiser foi projectado para fora da autoestrada e enleou-se na rede ovelheira. Mas ficou +- com esse aspecto. De referir que dos 3 ocupantes apenas houve um ferido ligeiro.

                                Por norma os pneus dos veículos TT são usados em vários tipo de terreno e depois podem não aguentar um aquecimento em AE. Este acidente foi em Agosto de 2003
                                Grande coincidência. O meu foi em 29 de Julho de 2003.

                                Comentário


                                  #46
                                  Na primeira pessoa:

                                  Golf IV de 110 cv há uns anos, a velocidades pouco recomendáveis! Rebentamento súbito de pneu traseiro do lado direito, em plena A2!

                                  O carro a dançar que nem um desalmado de traseira e eu a tentar compensar apenas com a direcção pois nem me atrevi a travar! Acabei por parar a centímetros do rail lateral em plena ponte junto a Alcácer! Felizmente não vinha nenhum carro atrás e tudo correu bem, mas cada vez que passo nesse local ainda sinto um frio na espinha e digo que tive muita sorte!

                                  Quando estava a acabar de mudar o pneu veio uma carrinha da Brisa e perguntou se precisava de alguma coisa. Respondi que apenas de um pneu novo! O gajo ainda foi simpático e ofereceu líquido detergente e água para eu lavar as mãos e depois uma toalha de papel para as limpar!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Aqui há uns tempos andava a dar na cabeça dos meus pais que os pneus que estavam no Land Cruiser estavam velhos, ressequidos e o melhor era mudar. O meu pai, com um mau feitio do caraças (não se percebe nada a quem eu saí!) não ligou. Em plena A8 puff! rebentou um dos pneus (não me recordo qual). O que vale é que tem por hábito andar devagar e não teve consequências além do susto. Mas só me apeteceu soltar um sonoro "Eu avisei-te, crl!"
                                    Editado pela última vez por MrsX; 06 July 2011, 11:52.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Felizmente nunca estive em tal situação...

                                      Originalmente Colocado por tomix Ver Post
                                      Quando rebenta um pneu o melhor é substituí-lo por um que não esteja rebentado.
                                      nunca tinha pensado nisso

                                      Comentário


                                        #49
                                        atenção com as bolhas nos pneus... o meu pai tem uma C15 D, em que um dia começou a tremer de forma esquisita, não se ligou porque não se via nada de especial do lado de fora dos pneus nem na superficie de contacto dos mesmos. andou assim prai 3 ou 4 dias, em AE e tudo. Lá foi ao mecânico e tinha uma bolha do tamanho de uma maçã (!!!) na parte de dentro do pneu traseiro! Felizmente foi ao mecânico senão era outro pneu arrebentado...
                                        Mal o vosso carro começe a fazer uns "tremeres" esquisitos, há que ver os pneus, mesmo por dentro pra evitar surpresas!

                                        Comentário


                                          #50
                                          APAGAR

                                          (raio de net )

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                            Por acaso uma vez ia na A2 e rebentou o pneu da frente do lado esquerdo, guinei para a direita e depois para a esquerda rapidamente ficando em duas rodas, andei 30km até à próxima ES e parei o carro em segurança para trocar o pneu.
                                            então aquelas marcas no alcatrão foste tu

                                            Comentário


                                              #52
                                              Ainda hoje tive um furo rapido na roda da frente do lado do condutor ia na casa dos 100km/h e senti um ligeiro fugir do carro , levantei o pe e não houve qq problema a não ser um pneu para o lixo . nao notei grande coisa talvez por ser um pneu mais ou menos baixo "50", se for um pneu mais alto acredito que haja problemas devido a diferença de altura no mesmo eixo.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Só este ano já tive que tratar de dois furos.

                                                Por esta razão não dispenso ter um pneu suplente, mesmo no meu futuro carro a GPL que-ainda-não-sei-qual-vai-ser. Basta um pneu compacto! Não ter pneu suplente é que nem pensar!

                                                O conjunto "lata de spray + compressor" serve para nos desenrascarmos (e só se for um furo simples... nada de rasgos nem de pneus rebentados...), mas inviabiliza a reparação do pneu furado!

                                                Ou seja, sem pneu suplente, um simples furo mesmo num pneu novo significa DOIS pneus novos!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                  (...)
                                                  O conjunto "lata de spray + compressor" serve para nos desenrascarmos (e só se for um furo simples... nada de rasgos nem de pneus rebentados...), mas inviabiliza a reparação do pneu furado!(...)
                                                  Isso é aquilo em que as casas de pneus gostam que se acredite.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                    Isso é aquilo em que as casas de pneus gostam que se acredite.
                                                    Não percebi... aquilo que me foi dito em mais do que uma casa de pneus é que quando se usa a lata de spray, a recuperação do pneu é muito mais dispendiosa, obrigando normalmente à compra de dois pneus novos. Já quando é um furo simples, este pode ser facil- e rapidamente consertado.

                                                    Se as casas de pneus "gostam que se acredite nisso" não se percebe porquê... afinal é preferível para elas venderem pneus novos do que recuperar pneus cheios de "espuma"...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Tanga! metes o spray e o pneu fica reparado para sempre ate se gastar,falo de experiência própria.abc

                                                      de momento estou a usar uma coisa que fica mais barata que o spray e que resulta mesmo e depois de usar para reparar um furo o pneu fica automaticamente a prova de furos
                                                      depois do furo desta tirar a parte de dentro da valvula,meter o produto e encher o pneu,remédio santo,ando sempre com um na carrinha
                                                      Editado pela última vez por JBPinto; 06 July 2011, 22:35.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Felizmente nunca tive uma experiência dessas e dificilmente sabemos como reagiremos a uma situação de rebentamento de um pneu, contudo, pela forma como normalmente lido com as adversidades ao volante penso que manteria a serenidade, e tentaria controlar o carro da melhor forma, provavelmente deixando o carro desacelerar e encostando logo que possível...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                          Não percebi... aquilo que me foi dito em mais do que uma casa de pneus é que quando se usa a lata de spray, a recuperação do pneu é muito mais dispendiosa, obrigando normalmente à compra de dois pneus novos. Já quando é um furo simples, este pode ser facil- e rapidamente consertado.

                                                          Se as casas de pneus "gostam que se acredite nisso" não se percebe porquê... afinal é preferível para elas venderem pneus novos do que recuperar pneus cheios de "espuma"...
                                                          Exactamente... as casas de pneus gostam de "vender" a ideia de que um pneu com espuma fica irrecuperável de forma a que a pessoa se sinta obrigada a comprar um pneu novo (ora se compra um, compra dois), quando na realidade o que dá trabalho é limpar o pneu para depois reparar o furo.

                                                          Em pneus com câmara de ar tornar-se-ia efectivamente impossível a limpeza, mas os pneus hoje em dia são tubeless, não se colocando essa questão.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
                                                            Tanga! metes o spray e o pneu fica reparado para sempre ate se gastar,falo de experiência própria.abc(...)
                                                            O pneu até pode aguentar bastante tempo, mas eu não me fiava sem que o furo fosse devidamente reparado. O spray serve como recurso, não como solução.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Confesso que tenho admiração pela vossa coragem de mudar pneus em bermas de AE sem ajuda de ninguém e ainda para mais de noite.

                                                              Porque é que simplesmente não encostam à berma, vestem o colete, montam o triângulo e passam para o lado de lá do rail, ligam para a concessionária/seguro/wtv e esperam que sinalizem o vosso carro devidamente (pinos, carrinha da concessionária atrás, etc) e aí então procedem à mudança se for seguro?

                                                              Perde-se mais tempo, é capaz de ser um serviço pago (não sei sinceramente) mas parece-me bem mais seguro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X