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EN 109 Estarreja - Percursos que nos obrigam a pagar Auto Estrada

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    #61
    Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
    Grande verdades !!

    Assim com a sua dica pode ser que lá cheguem, porque já vi que está tudo de dedo no gatilho para uma guerrinha norte e sul e esse não era o objectivo.
    Geralmente as pessoas olham para o seu próprio umbigo e se estiver bem para ele deixa andar.
    De qualquer das formas o portajar para mim que tenho as 3 á porta nem é o mais grave apesar de ser melhor não pagar do que pagar 20€ +/- por mes em portagens como é evidente.

    Felizmente para mim está é apenas a factura mas para outros esse custo é muito mais elevado não só no valor das portagens mas noutros tambem .

    Houve muita gente a comprar casa em cortegaça/ovar/povoa de varzim/esposende e que todos os dias se desloca para o porto, para esses nem quero imaginar o custo, pois se pensaram comprar algo mais em conta agora se forem fazer as contas até "ela por ela" nos concelhos da maia ou de matosinhos por ex.
    Mas não é só os cidadãos a saírem prejudicados, empresas que se deslocaram para ai também porque tinham uma scut e que agora com uma frota de camiões como vai ser?
    E ainda bem as autarquias impedir o acesso?Eu até entendo que não consigam suportar os custos das estradas mas quem vai sofrer é sempre o mesmo.
    E lá esta...eu até posso perder 20€s por mes mas esses iram perder muito mas muito mais...E claro que a culpa não vai ser de ninguém. claro que alguns invejosos diram que a culpa será das pessoas e das empresas que deveriam saber que ali a casa ia desvalorizar porque iam meter portagem numa via sem custo para o utilizador, ou da empresa que deveria ter a sede na cidade do porto e pagar 5 ou 6x mais quando poderia pagar menos.

    Acho que uma coisa é existir uma auto estrada ou uma ponte que se sabe á partida que se vai pagar(por ex. quem mora na margem sul do tejo e trabalha em lisboa certamente q fez essas contas!) e ai as pessoas fazem as contas para ver se vale a pena ou não mudar-se para lá, tal como as empresas nos seus estudos de viabilidade fazem o mesmo, agora lembram-se que fizeram contratos criminosos e claro que se terá que pagar.

    E já nem falo no que vão fazer na A25,onde deram cabo de um ip para colocar uma scut e agora querem que a mesma seja paga, se isto não fosse tão serio até daria vontade de rir.

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      #62
      Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
      Bom o IC19esteve cortado há umas semanas devido a um incêndio, algo de execpcional eu sei, contudo um colega de serviço começando na Amadora, passando por Queluz, Massamá, e voltando a entrar no IC19 no Cacém demorou 2horas e meia, passa por dentro destas localidades.

      Vem agora dizer-me que o transito do IC19, considerada a via com mais intensidade de trafego no pais não coloca ninguém em perigo se tiver de passar pelo interior das referidas localidades ?
      Esse filme está com argumento errado penso eu.

      Estarreja levou com esse tráfego todo até 2004 quando a Scut (agora A29) foi aberta.

      Não desvirtue a conversa nem a argumentação do que aqui tenho dito.

      Não sou do norte nem estou a fazer pressão de coisa nenhuma, abri o tópico porque a liberdade de alguém acaba quando lhe é imposto algo, para mais se a esse algo for acrescido um pagamento compulsivo.

      Já o disse que concordo que as SCUT e AE's sejam pagam por quem as usa.

      Não concordo e é abusivo que se obrigue a usar uma AE sem proporcionar uma alternativa viável, e isto é válido para qualquer circunstância.
      Uma coisa é o fluxo normal de transito, que se metessem portagens na IC19 diminuía e bem nas alternativas.

      Outra coisa, é as condiçoes das alternativas, que no caso da IC19 nao metem ninguem em perigo, ha estradas muito boas que cumprem todos os requisitos, nao vejo assim de cabeça nenhuma estrada que nao tenha passeio algo que nao acontece em Estarreja. A estrada esta em mau estado e é um perigo publico a circulaçao de pesados naquela Nacional. A CM so esta a tentar valer a saude da populaçao e que nao tenha que suportar o desgaste da via.

      Agora novamente digo, quem quer por a portagem na Scut? A CM, a Concessionaria ou o Governo? Se é o Governo, é este que tem que dar uma alternativa, ou entao uma tipo de compensao aos pesados para ciruclarem na AE.

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        #63
        Em Portugal começa a existir um estado de coisas que é tipo, cada um faz o que quer.
        A CM de Estarreja recebe bastante dinheiro quer directa quer indirectamente devido às empresas de transporte que tem no concelho, algumas delas bem conhecidas a nível nacional.
        Eu acho que estas empresas deviam mostrar o mesmo respeito e consideração pela CM de Estarreja que a CME demonstra por elas.

        Comentário


          #64
          Eu, como moro em Avanca, a freguesia mais a Norte do concelho de Estarreja e trabalhando em Aveiro conheço bem a situação em causa.

          Há um pouco importante que ainda não vi aqui ninguém referir.

          O troço que a CME proibiu a tráfego pesado que está de passagem é estrada municipal e não estrada nacional. Há alguns anos atrás, mas não muitos, se se quis a estrada arranjada teve que ser a CME a suportar os custos. Para tal, esse troço teve que ser desanexado da JAE e passar para o domínio da CME.

          Por outro lado, a população nunca quis nem compreendeu a A29. Para que é preciso uma AE paralela a outra e numa distância em que alguns pontos não chega a distar de 1km.

          Para quem não sabe, além dessas 2 AE existe a gasoduto 30m a nascente da A1 e a linha do TGV ia passar outros 30m a nascente do gasoduto. Qualidade de vida?????

          Para que a nacional seja alternativa, acho que deveria pelo menos ter espaço para 2 camiões se cruzarem sem problemas e existir passeio a todo o comprimento da via, não apenas meia dúzia de metros no centro de todas as vilas por onde a estrada passa.

          As câmaras, neste momento estão a ver navios. Não têm dinheiro e é uma falácia dizer que recebem montes para reparar as vias. Aqui as juntas até pedem aos proprietários dos terrenos para limparem as valetas nas suas confrontações pois não há dinheiro para contratar ninguém para o fazer.

          Tenho pena que mais uma vez, isto se tenha tornado na guerra do costume Lx e arredores contra o resto.

          Lx tem portagens? O Norte também as tinha. Não em todas as vias mas em algumas tal como em Lx. Aqui para o Norte, vias bem piores que o vosso IC19 levaram pórticos e a alternativa está 30cm de alcatrão abaixo. Por outro lado, sendo o IC19 uma via onde se anda a passo, não concordo que leve portagens. Pagar para andar nas filas mais valia comprar uma bike.

          Depois há malta que não deve fazer contas, principalmente nos pesados.
          Eu não sei dados concretos daí usar letras.
          Pelas ex-scuts ou até pela A1, um camião gasta
          - x horas a fazer o trajecto
          - gasta y litros de gasóleo.
          - z de gastos mecânicos, que são mínimos pois a estrada é razoáel(A29) ou até boa (A1)
          - v de portagens
          Indo pela nacional, um camião gasta
          - x' horas a fazer o trajecto (eu diria que 2x a 2.5x mais, depende se cumpre os limites ou se é o costume, vê-los a passar a 80-90 dentro das vilas e os peões que se arrumem para não serem aspirados para debaixo do rodado (infelizmente já aconteceu com uma velhota de bicicleta)
          - y' de gasóleo, que atendendo aos inúmeros semáforos, cruzamentos, abrandamentos para cruzar com outros em zonas estreitas e tal é capaz de gastar mais.
          - z' de gastos mecânicos que serão mais acentuados pois as estradas estão miseráveis e só agora está a chegar o Inverno, quero ver lá para Maio, quando o Inverno acabar

          Agora a dúvida. Será que não compensa ir pela A1. Se via A1 se demora 1h, e na nacional 2h30. essa 1:30 de salário do motorista não é mais cara que a portagem?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
            Em Portugal começa a existir um estado de coisas que é tipo, cada um faz o que quer.
            A CM de Estarreja recebe bastante dinheiro quer directa quer indirectamente devido às empresas de transporte que tem no concelho, algumas delas bem conhecidas a nível nacional.
            Eu acho que estas empresas deviam mostrar o mesmo respeito e consideração pela CM de Estarreja que a CME demonstra por elas.
            A CM de estarreja recebe em derramas em empregos e afins mas recebe exactamente devido á criação da scut(Estrada sem custo)passando a mesma a ser paga ela poderá deixar de receber.
            Muitas empresas estabeleceram-se por lá devido aos preços de instalação serem muito mais em conta do que aqui no porto, e claro o facto de existir ter uma estrada sem custos que fazia porto estarreja rapidamente ajudou - As empresas estabeleceram-se por lá não por gostarem muito da cidade mas sim porque lhes compensava!

            Se as regras do jogo fossem conhecidas anteriormente certamente que muitas dessas empregas não se estabeleciam por ai assim acho legitimo que o miunicipio tente defender os seus.
            Claro que não posso achar justo uma coisa dessas mas consigo entender o ponto de vista da autarquia.
            De qualquer das formas o precedente está lancado mais autarquias iram começar a pensar no mesmo quando virem que os custos de manutenção iram subir, resta saber onde irá isto parar e com que consequencias.

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              #66
              As consequências são fáceis de ver.

              As que aguentam as portagens mantém-se. As que não aguentam fecham ou mudam-se para outras zonas que fiquem em conta.

              Não foi apenas a ZI de Estarreja que foi afectada. A da Murtosa também foi.

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                #67
                Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
                Vais empurrar o problema de um lado para outro.
                Não esquecer que a ZI de Estarreja tem industria particularmente quimica, isso implica muito transito de pesados.
                mas mesmo assim fica quase em beduído, à entrada de estarreja. agora o trânsito pela vila/cidade? nem é muito abusivo, atendendo a que não passa mesmo pelo meio, mas sim por baixo do mercado e vai ter a salreu. contudo, quem lá vive deve estar desgraçado sempre a ver passar camiões. depois daí até aveiro é mais fácil de fluir, embora haja sempre trânsito. deviam ter criado um caminho mais rápido e que não passasse nas imediações da cidade, quer para carros, quer para camiões, tirava algum trânsito e fluía melhor o próprio centro.nem que fossem 4/5kms, era o bastante. os ciganos daí até devem ter os animais das carroças assustados, tal é a quantidade de camiões que passa.

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                  #68
                  Um dia deste vamos ver os municípios a colocar portagens, no lugar da proibição de passagem, a pesados nos centros das suas vilas e cidades com a justificação da maior degradação do piso, que é um facto.
                  Sinceramente cada vez vejo com melhores olhos uma regionalização.

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                    #69
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Nao compares estradas, a IC19 é uma VRAM com condiçoes de circulaçao, as alternativas sao todas validas e nao metem ninguem em perigo. Para alem de milhares de pessoas (eu fui uma delas) usarem as alternativas para fugirem ao transito da IC19.

                    (...)
                    Também o IP6, actual A23, era uma VRAM e passou para SCUT

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                      #70
                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      Uma coisa é o fluxo normal de transito, que se metessem portagens na IC19 diminuía e bem nas alternativas.

                      Outra coisa, é as condiçoes das alternativas, que no caso da IC19 nao metem ninguem em perigo, ha estradas muito boas que cumprem todos os requisitos, nao vejo assim de cabeça nenhuma estrada que nao tenha passeio algo que nao acontece em Estarreja. A estrada esta em mau estado e é um perigo publico a circulaçao de pesados naquela Nacional. A CM so esta a tentar valer a saude da populaçao e que nao tenha que suportar o desgaste da via.

                      Agora novamente digo, quem quer por a portagem na Scut? A CM, a Concessionaria ou o Governo? Se é o Governo, é este que tem que dar uma alternativa, ou entao uma tipo de compensao aos pesados para ciruclarem na AE.
                      O IC19 é, ou melhor, as suas alternativas, na sua grande maioria, constituidas por uma única avenida - a Avenida Elias Garcia.

                      Façam essa dita avenida (atravessando cada cidade, façam um esforço) e digam-me se é estrada nacional ou municipal e em que terra tem condições para abarcar a quantidade de carros que diariamente passa pelo IC19.

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                        #71
                        A TJA é mais que as outras empresas? As outras pessoas não têem que trabalhar como os da TJA? Se é para desistir com o transito de pesados, é para todos. Ou será que só porque a TJA dá dinheiro diretamente á câmara, são mais que os outros? Que este país funciona por interesses, isso já sabemos, que as leis são só para alguns, tambem sabemos.

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                          #72
                          Originalmente Colocado por Pardieiro Ver Post
                          A TJA é mais que as outras empresas? As outras pessoas não têem que trabalhar como os da TJA? Se é para desistir com o transito de pesados, é para todos. Ou será que só porque a TJA dá dinheiro diretamente á câmara, são mais que os outros? Que este país funciona por interesses, isso já sabemos, que as leis são só para alguns, tambem sabemos.
                          Mas era bom de ver que iria haver uns filhos beneficiados.

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