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[Insolito] Policia pratica contra-ordenação e manda-me parar!

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    #31
    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
    Os polícias têm um trauma qualquer com as buzinas.

    Uma vez buzinei (numa estrada fechada onde decorria uma prova motorizada) para uns tipos que estavam à minha frente se arrumarem e diz um policia que estava no passeio:

    "O senhor está com pressa?" e eu disse "Por acaso estou, com bastante pressa até".

    Passado um bocado, o carro da policia (que ia recolher os amigos para irem embora) sai de um parque de estacionamento e em vez de se pôr na fila como todos os outros, vai em sentido contrário da estrada sem sinalizar marcha de emergência, sem razão aparente, apenas para evitar a tal fila onde eu estava que até tinha o carro identificado como sendo da organização do evento.

    Eu abro o vidro e disse para o policia que se tinha metido comigo:

    "Olhe lá, e os seus colegas? Também estão com pressa que até vão em contra-mão, não lhes diz nada??"

    Uiii Caiu o carmo e a Trindade. Pegou no apito, pôs-se para lá a apitar, braços no ar, um espectáculo do outro Mundo e a gritar: "O senhor encoste aí já, pare aí que vamos conversar"

    Mas com muito público nos passeios e o tipo a fazer aquele espectáculo todo. Começou logo por dizer "Quero ver os documentos do carros e os seus, incluindo folha de seguro, de inspecção, quero ver tudo".

    Depois aquilo foi longe demais porque eu não era obrigado a mostrar-lhe coisa nenhuma já que estava numa estrada fechada (por eles mesmo), numa prova licenciada por todas as autoridades competentes e porque o meu jipe estava ao serviço da organização. Então recusei mostrar-lhe o que quer que seja e ele ameaçou-me logo com prisão, com juíz, etc, etc. Foi um espectáculo muito bom para quem estava a ver.

    Os polícias são mesmo assim. Fogem dos ladrões e dos criminosos com medo mas quando apanham na estrada um condutor a cheirar a leitinho não perdem a oportunidade para mostrar quem manda. Enfim, é triste mas é assim.
    Essa atitude dos agentes é condenável . No que sublinhei a negrito , qualquer cidadão é obrigado a cumprir as leis nomeadamente a obrigação de ser fiscalizado por agente de autoridade uma vez que, estavas numa via pública, embora fechada para a organização de um qualquer evento, onde os agentes estavam de serviço para garantir a segurança do mesmo. O não acatar com a ordem dada pode levar a que se cometa um crime de desobediência, independentemente de se concordar ou não com a suposta atitude arrogante do agente.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
      Para a maior parte das pessoas, Polícia = trânsito.

      Porquê que estão sempre a embirrar (com e sem razão) ?

      Provavelmente, os Polícias de trânsito têm uma vida mais calma que os outros Polícias que andam de manhã, à tarde e à noite nos bairros e arredores onde muitos de nós, nem a pagar, lá entravamos.

      Como sempre e em todas as situações do género, só se comenta e só se fala das coisas más.
      Tópico atrás de tópico.

      Coisas boas, não há? Ou não interessa falar? Ou não traz participações?


      On topic: Drifter, sentes que agiram mal, reclamação no respectivo Livro.
      Olhe que não camarada .

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
        Essa atitude dos agentes é condenável . No que sublinhei a negrito , qualquer cidadão é obrigado a cumprir as leis nomeadamente a obrigação de ser fiscalizado por agente de autoridade uma vez que, estavas numa via pública, embora fechada para a organização de um qualquer evento, onde os agentes estavam de serviço para garantir a segurança do mesmo. O não acatar com a ordem dada pode levar a que se cometa um crime de desobediência, independentemente de se concordar ou não com a suposta atitude arrogante do agente.
        Vamos lá tentar perceber uma coisa.

        A estrada estava totalmente fechada menos a carros de competição e viaturas da organização.

        Há carros de competição que não têm qualquer documentação e podem perfeitamente participar nestes eventos.

        Assim como a própria organização por vezes usa carros sem documentos porque são de competição (os tradicionais carros de segurança os conhecidos "carros zero").

        E estes nem sequer podem mostrar documentos porque não os têm.

        Então e o meu jipe não podia ser um desses? Uma coisa era se eu já estivesse fora do perímetro fechado mas não estava e por acaso até tinha pressa porque ia levar algum material que estava a ser recolhido.

        E se o meu carro fosse só mesmo para isto, para andar a recolher material e fosse de reboque embora? Como é que se resolvia?

        Para isso é que estas provas são licenciadas pela policia, protecção civil, bombeiros, câmara municipal, etc... Dentro daquele período a estrada está fechada e ao encargo da organização do evento.

        A polícia está lá para assegurar em primeiro lugar que a estrada é devidamente fechada (porque só eles têm autoridade para o fazer) e para assegurar que não há problemas com o público.

        Mas vamos supor que eu conduzia uma carrinha sem documentos que só se usava para estas coisas de recolher material? Se isto tem que ter documentos, todos os carros que participam na prova também deviam ter, digo eu.

        Comentário


          #34
          E os carros não têm todos de ter documentos? Pelo menos o de propriedade, acho eu.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
            E os carros não têm todos de ter documentos? Pelo menos o de propriedade, acho eu.
            Não estou a ver como arranjas documentos de protótipos caseiros...

            De qualquer forma, uma coisa é certa: Seguro, documentos associados a uma matrícula e inspecção alguns não têm. (os que fazem velocidade, quase todos)

            Comentário


              #36
              Eu entendo onde queres chegar, mas alguns desses carros preparados, não tiveram já documentos?

              Entendo que não os tenhas que mostrar - se eu andar com uma carrinha roubada dentro da minha propriedade, a menos que haja denúncia, não podem lá meter os cotos porque até as matrículas posso arrancar e a propriedade é minha.

              Comentário


                #37






                Com certeza este tipo de carros tem algum papel que prova quem é o seu proprietário (porque têm que ter nr de chassis) mas com certeza não é um livrete nem nada que se pareça. Inspecção, seguro e matrícula (registo nacional) nem é preciso dizer que não tem não é?

                Comentário


                  #38
                  Decreto Regulamentar 2-A/2005 de 24 de Março: Regulamenta a utilização das vias públicas para a realização de actividades de carácter desportivo, festivo ou outras


                  DR nº 59 SÉRIE I-B 2º SUPLEMENTO

                  A utilização das vias públicas para fins diferentes da normal circulação de peões e veículos encontra-se prevista no Código da Estrada, com carácter excepcional, tornando-se necessário regulamentar as condições em que tal utilização especial pode ter lugar, bem como os procedimentos conducentes à emissão das necessárias autorizações por parte das câmaras municipais, ao abrigo do disposto no artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro.
                  Adicionalmente, é necessário regular a publicitação dos condicionamentos ou a suspensão do trânsito decorrentes quer das situações acima descritas quer de outras situações de suspensão ou condicionamento de trânsito previstas no artigo 9.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro.
                  Foi ouvida a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

                  Assim:
                  Nos termos da alínea c) do artigo 199.º da Constituição, e ao abrigo das disposições conjugadas do n.º 1 do artigo 4.º e do artigo 9.º, ambas do Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, e do artigo 9.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, na última redacção conferida, o Governo decreta o seguinte:

                  Artigo 1.º
                  Âmbito de aplicação

                  O presente regulamento aplica-se à utilização das vias públicas para a realização de actividades de carácter desportivo, festivo ou outras que possam afectar o trânsito normal.

                  Artigo 2.º
                  Provas desportivas

                  Para efeitos do presente regulamento, consideram-se provas desportivas as manifestações desportivas realizadas total ou parcialmente na via pública com carácter de competição ou classificação entre os participantes.

                  Artigo 3.º
                  Provas desportivas de automóveis

                  1 - O pedido de autorização para realização de provas desportivas de automóveis deve ser apresentado na câmara municipal do concelho onde as mesmas se realizem ou tenham o seu termo, no caso de abranger mais de um concelho.
                  2 - Para efeitos de instrução do pedido de autorização, a entidade organizadora da prova deve apresentar os seguintes documentos:
                  a) Requerimento contendo a identificação da entidade organizadora da prova, com indicação da data, hora e local em que pretende que a prova tenha lugar, bem como a indicação do número previsto de participantes;
                  b) Traçado do percurso da prova, sobre mapa ou esboço da rede viária, em escala adequada que permita uma correcta análise do percurso, indicando de forma clara as vias abrangidas, as localidades e os horários prováveis de passagem nas mesmas, bem como o sentido de marcha dos veículos;
                  c) Regulamento da prova;
                  d) Parecer das forças de segurança competentes;
                  e) Parecer das entidades sob cuja jurisdição se encontram as vias a utilizar, caso não seja a câmara municipal onde o pedido é apresentado;
                  f) Documento comprovativo da aprovação da prova pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting ou da entidade que tiver competência legal, no âmbito do desporto automóvel, para aprovar as provas.

                  Artigo 4.º
                  Provas desportivas de outros veículos

                  1 - Às provas desportivas de outros veículos, com ou sem motor, aplica-se o disposto no n.º 1 e nas alíneas a) a e) do n.º 2 do artigo 3.º
                  2 - A entidade requerente deve ainda juntar parecer da federação ou associação desportiva respectiva, que poderá ser sob a forma de «visto» sobre o regulamento da prova.

                  Artigo 5.º
                  Provas desportivas de peões
                  Às provas desportivas de peões ou de pessoas que usem meios de locomoção cujo trânsito está equiparado ao trânsito de peões nos termos do artigo 104.º do Código da Estrada são aplicáveis as disposições constantes do artigo 4.º

                  Artigo 6.º
                  Manifestações desportivas
                  As manifestações desportivas que não sejam qualificadas como provas desportivas, nos termos do artigo 2.º, ficam sujeitas ao regime estabelecido nos artigos anteriores para provas desportivas, dispensando-se o parecer previsto no n.º 2 do artigo 4.º e a autorização prevista na alínea f) do n.º 2 do artigo 3.º

                  Artigo 7.º
                  Outras actividades que podem afectar o trânsito normal
                  1 - O pedido de autorização para realização de actividades diferentes das previstas nos artigos anteriores, susceptíveis de afectar o trânsito normal, deve ser apresentado na câmara municipal do concelho onde aquelas se realizem ou tenham a seu termo, no caso de abranger mais de um concelho.
                  2 - Para efeitos de instrução do pedido de autorização, a entidade organizadora deve apresentar os seguintes documentos:
                  a) Requerimento contendo a identificação da entidade organizadora da actividade, com indicação da data, hora e local em que pretende que a mesma tenha lugar, bem como a indicação do número previsto de participantes;
                  b) Traçado do percurso, sobre mapa ou esboço da rede viária, em escala adequada que permita uma correcta análise do percurso, indicando de forma clara as vias abrangidas, as localidades e os horários prováveis de passagem nas mesmas;
                  c) Regulamento da actividade a desenvolver, se existir;
                  d) Parecer das forças de segurança competentes;
                  e) Parecer das entidades sob cuja jurisdição se encontram as vias a utilizar, caso não seja a câmara municipal onde o pedido é apresentado.

                  Artigo 8.º
                  Competência para autorizar
                  1 - A autorização para a realização na via pública das actividades previstas nos artigos anteriores é da competência da câmara municipal do concelho onde a actividade se realiza ou tem o seu termo.
                  2 - Os pareceres referidos nas alíneas d) e e) do n.º 2 do artigo 3.º e nas alíneas d) e e) do n.º 2 do artigo 7.º, quando desfavoráveis, são vinculativos.
                  3 - Para efeitos de concessão de autorização, deve ser ponderado o interesse da actividade em causa relativamente ao interesse de garantir a liberdade de circulação e a normalidade do trânsito.
                  4 - Para os efeitos previstos no número anterior, deve designadamente ser ponderado:
                  a) O número de participantes;
                  b) A importância das vias envolvidas no que respeita a capacidade de escoamento de tráfego;
                  c) A segurança e a fluidez da circulação.

                  Artigo 9.º
                  Parecer da Direcção-Geral de Viação
                  1 - Sempre que as actividades envolvam a utilização de estradas nacionais em troços com extensão superior a 50 km, a câmara municipal, concluída a instrução do processo e pretendendo deferir o pedido de autorização, deve notificar a Direcção-Geral de Viação dessa sua intenção, juntando cópia dos documentos referidos nas alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 3.º
                  2 - A Direcção-Geral de Viação pode manifestar a oposição à actividade referida no número anterior, mediante parecer fundamentado, comunicado no prazo de dois dias úteis à câmara municipal.

                  Artigo 10.º
                  Condicionantes
                  A realização de provas ou manifestações de qualquer natureza, previstas no presente regulamento, deve respeitar o disposto nas seguintes alíneas:
                  a) Não podem provocar interrupções no trânsito, nem total nem parcialmente, salvo se nos troços de vias públicas em que decorrem tiver sido autorizada ou determinada a suspensão do trânsito;
                  b) Quando se realizem em via aberta ao trânsito, quer os participantes quer os organizadores devem respeitar as regras de trânsito, bem como as ordens e instruções dos agentes reguladores de trânsito;
                  c) As informações colocadas na via relacionadas com a realização da prova ou manifestação devem ser retiradas imediatamente após a passagem do último participante;
                  d) Os encargos com as medidas de segurança necessárias à realização da prova ou manifestação são suportados pela entidade organizadora.

                  Artigo 11.º
                  Prazos
                  1 - A autorização deve ser requerida com uma antecedência mínima de 30 dias, sendo o pedido acompanhado de todos os documentos exigidos no presente regulamento.
                  2 - Quando a actividade para a qual é requerida autorização decorrer em mais de um concelho, a antecedência mínima é de 60 dias.
                  3 - O pedido de autorização que não respeite a antecedência mínima deve ser liminarmente indeferido.

                  Artigo 12.º
                  Publicitação
                  1 - Sempre que as actividades previstas no presente regulamento imponham condicionamentos ou suspensão do trânsito, estes devem ser publicitados através de aviso na imprensa, com uma antecedência mínima de três dias úteis, utilizando-se os meios de comunicação mais adequados ao conhecimento atempado pelos utentes.
                  2 - O aviso referido no número anterior deve ser enviado para a imprensa pela entidade que autoriza a actividade, sendo os respectivos encargos da responsabilidade da entidade organizadora.
                  3 - O prazo referido no n.º 1 é aplicável sempre que, nos termos do artigo 9.º do Código da Estrada, seja ordenada a suspensão ou condicionamento do trânsito.
                  4 - Exceptuam-se do número anterior as situações determinadas por motivos urgentes, incompatíveis com o cumprimento do prazo referido no n.º 1, caso em que a publicitação deve ser feita pelos meios mais adequados ao seu conhecimento atempado pelos utentes da via pública onde a suspensão ou condicionamento se verifiquem.

                  Artigo 13.º
                  Entrada em vigor
                  O presente diploma entra em vigor 90 dias após a sua publicação.

                  Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 24 de Março de 2005. - José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa - António Luís Santos Costa - Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira - Mário Lino Soares Correia.
                  Promulgado em 24 de Março de 2005.
                  Publique-se.
                  O Presidente da República, JORGE SAMPAIO.
                  Referendado em 24 de Março de 2005.
                  O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa





                  Numa prova desportiva como a que descreveste é assegurada a vigilância/segurança rodoviária por agentes da PSP ou Guardas da GNR conforme a área de jusridição. Neste caso que descreves , o agente destacado para o local teria a missão de regularizar/ manter a segurança do evento e das pesoas ou viaturas que por ali circulassem. No teu caso , sendo que seguias no teu jipe, apesar de, a estrada estar fechada, não deixa de ser uma estrada pública, sujeita ao cumprimento das regras da demais legislação rodoviária. Sendo o teu jipe sujeito a aprovação e homolgação para puder circular na via pública , ao ser matriculado é-lhe atribuido documentação, por isso , estás sujeito a uma qualquer fiscalização , seja ela feita de bom ou mau humor por parte do agente em questão. Em relação aos carros que participam nas corridas ,a grande maioria não tem documentos uma vez que não estão homolgados para circular nas vias públicas , só o podendo fazer nas via privadas ou neste caso concreto , há uma prova realizada onde, a organização efectua todos os preceitos legais conforme a legislação que acima coloquei. Assim se por exemplo houvesse algum problema com um carro desses que , fazendo uma contra-ordenação ou tendo um despiste contra pessoas ou património urbano da câmara ou pessoal, a polícia teria que identificar o condutor , em relação ao carro ver o número de chassis ou outro qualquer número que identifique o carro ( a exemplo de certos veículos, máquinas industriais que não têm matrícula).




















                  Comentário


                    #39
                    Não entendo qual é a superioridade que eles supõem ter para poderem fazer tudo o que entendem e ficarem todos fod**** quando se lhes apita.

                    Para aí há um ano, ia com o meu pai a sair de uma rua, e íamos virar à direita. Vinham dois gajos da luzinha azul num carro, e apesar de estarem na rua "principal", visto nós irmos de uma secundária, eles tinham lá um sinal de cedência de prioridade. Por acaso o meu pai não entrou a matar, senão eles tinham-se literalmente enfiado na frente do carro. Isto porquê? Porque ignoraram completamente o sinal que tinham lá bem visível e agiram como se fosse tudo deles, e como se as regras do CE não fossem as mesmas. Posto isto, o meu pai mandou, e com razão uma buzinadela, numa de "epá, para a próxima toma mais atenção", nada de grande alarido. 50m à frente, pára o carro da polícia, e faz sinal ao meu pai para parar também.

                    Vira-se um deles:

                    -Boa tarde, passa-se alguma coisa? É que acho que o ouvi apitar... (num tom assim irónico e ridiculamente superior)

                    Ao que o meu pai, para depois não levar as coisas para a frente, e aí seria a palavra dele contra a dos agentes, se saiu com:

                    -Nada, nada, deixe lá. Toquei no botão sem querer.

                    Eles:

                    -Ah, bom. Tenha um bom dia.

                    Isto mais uma vez num tom ridiculamente superior, mas afinal quem é que se acham?

                    Comentário


                      #40
                      São esses gajos que merecem apanhar com alguém que saiba as leis todas de trás para a frente e faça queixa deles com provimento para andar! Algo tipo uma queixa por "abuso de autoridade" ou assim.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        São esses gajos que merecem apanhar com alguém que saiba as leis todas de trás para a frente e faça queixa deles com provimento para andar! Algo tipo uma queixa por "abuso de autoridade" ou assim.
                        Já assisti a isso de muito perto e foi no mínimo "muito interessante"

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Isto mais uma vez num tom ridiculamente superior, mas afinal quem é que se acham?
                          Se tinhas tudo ordem no carro, a resposta devia ter sido:

                          "Os senhores cometeram uma infracção e iam provocando um acidente. Cumprindo o CE eu usei o aviso sonoro para indicar esse mesmo perigo."

                          ---------

                          Na mesma situação que relatei e durante a parte mais acesa do diálogo o GNR com os meus documentos na mão diz:

                          "É o mal desta geração, a maior parte nem sabe o que é tropa, não têm valores nem respeito. A si ia-lhe fazer bem a tropa."

                          Como penso que já referi, o tipo tinha no máximo mais 2 anos que eu e portanto, perguntei eu em tom de desafio:

                          "E o senhor agente que idade tem? Para falar da minha geração..."

                          E ele:

                          "O senhor não tem nada a ver com isso, não lhe vou dizer a minha idade nem coisa nenhum ouviu?"

                          Eu ainda retorqui dizendo que então não devia estar a fazer considerações de carácter.. Enfim.

                          Mas depois vim a saber de uma coisa... Ele não é obrigado a dizer-me a idade mas é obrigado a identificar-se enquanto GNR caso eu solicitasse isso mesmo.

                          E se eu soubesse disso na hora era o que tinha feito, isso e uma queixa dele nem que fosse por escrito mesmo sabendo que seria inútil.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Se tinhas tudo ordem no carro, a resposta devia ter sido:

                            "Os senhores cometeram uma infracção e iam provocando um acidente. Cumprindo o CE eu usei o aviso sonoro para indicar esse mesmo perigo."

                            .
                            Não era eu (ainda não conduzo), era o meu pai. Estava tudo em ordem no carro, sim. O meu pai é que não se quis chatear, visto que se as coisas fossem para a frente, não havia testemunhas e seria a palavra da autoridade contra um simples cidadão... Não é preciso dizer mais nada

                            Ele diz que se fosse o meu avô, antigo oficial do exército, a estar no lugar dele, a discussão teria sido algo do género:

                            Agentes: - Passa-se algo ? Acho que o ouvi apitar, não sei se tinha algum problema
                            Meu avô (mostrando o B.i. Militar)-Tenho sim. Desrespeitaram uma regra de trânsito, e por causa disso você dá-me imediatamente a sua identificação e eu ainda hoje, irei participar ao seu comandante.

                            Aí, eles encolhiam-se todos e viam bem qual é o lugar deles, só que ser um civil a dizer isto, e dizê-lo desta forma, já se sabe como é....

                            Comentário


                              #44
                              Aqui em Coimbra já vi pelo menos duas contra-ordenações feitas pela PSP, mais do que uma vez.

                              Uma é um erro básico de qualquer condutor de 2 rodas. A utilização dos médios. Já vi mais do que uma vez o Sr agente a utilizar a motoreta da PSP sem qualquer luz ligada.

                              Outra contra-ordenação frequente é passar contínuos. A esquadra fica praticamente no meio da cidade, tendo uma excepção na via principal para entrar ou sair para os dois sentidos. No entanto, nas ruas ao lado há simplesmente um traço contínuo, e os agentes pisam-no frequentemente para não terem de ir dar a volta. A última vez que o vi estava o carro da polícia parado em cima duma passadeira com semáforos com o pisca para a esquerda, com carros atrás à espera... que o Sr agente pisa-se um traço contínuo.

                              Para não referir que os polícias estacionam os seus carros pessoais em cima do passeio. Pelo menos um ou dois é frequente ver.

                              Comentário


                                #45
                                lollollol ... nao querendo ofender ninguem isto foi uma demonstraçao forçada de autoridade...."nos é que sabemos nós mandamos e fazemos o que queremos o meu amigo so tem de se aguentar"

                                esta errado é certo mas um conselho, nao faças caso disso nao iria dar em nada e so ias ter chatices e quem sabe represalias...quando te vissem e reconhecessem...ui ia doer...reclamar por escrito...hum...é como as açordas de alho...nem fazem bem nem mal ....




                                cumps
                                Editado pela última vez por RicardoClemente; 30 November 2011, 19:28.

                                Comentário


                                  #46



                                  O carro preto avançou com o verde e quando eu ia a avançar (a amarelo), o carro da polícia (a azul) fez o percurso a vermelho. Nem se dignou a sinalizar a manobra. Foram 2 infrações; ir em frente numa faixa em que era obrigado a virar á esquerda e não sinalizou a manobra. Era a minha palavra contra a de 2 polícias. Por isso só abanei a cabeça e segui o meu percurso. Os 2 policias nem se devem ter apercebido tal a animação que ia dentro daquele carro...
                                  Ficheiros anexados
                                  Editado pela última vez por carlo; 30 November 2011, 21:17.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                    Não era eu (ainda não conduzo), era o meu pai. Estava tudo em ordem no carro, sim. O meu pai é que não se quis chatear, visto que se as coisas fossem para a frente, não havia testemunhas e seria a palavra da autoridade contra um simples cidadão... Não é preciso dizer mais nada

                                    Ele diz que se fosse o meu avô, antigo oficial do exército, a estar no lugar dele, a discussão teria sido algo do género:

                                    Agentes: - Passa-se algo ? Acho que o ouvi apitar, não sei se tinha algum problema
                                    Meu avô (mostrando o B.i. Militar)-Tenho sim. Desrespeitaram uma regra de trânsito, e por causa disso você dá-me imediatamente a sua identificação e eu ainda hoje, irei participar ao seu comandante.

                                    Aí, eles encolhiam-se todos e viam bem qual é o lugar deles, só que ser um civil a dizer isto, e dizê-lo desta forma, já se sabe como é....
                                    Portanto a um abuso de poder, tenta-se impor outro.

                                    Ainda és novo.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      Portanto a um abuso de poder, tenta-se impor outro.

                                      Ainda és novo.
                                      É abuso de poder denunciar ao comandante que o agente X teve uma atitude incorrecta, além de ter desrespeitado uma regra do CE? Porque é que será que eu acho que se fosse eu no carro onde eles iam, e fazer o que eles fizeram no exemplo que relatei, e se eles fossem no lugar do carro do meu pai, iam (e com razão) mandar-me parar?

                                      Eles deveriam dar o exemplo, não deveriam andar com o Rei na barriga.
                                      Editado pela última vez por Homer; 30 November 2011, 21:33.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                        É abuso de poder denunciar ao comandante que o agente X teve uma atitude incorrecta, além de ter desrespeitado uma regra do CE? Porque é que será que eu acho que se fosse eu no carro onde eles iam, e fazer o que eles fizeram no exemplo que relatei, e se eles fossem no lugar do carro do meu pai, iam (e com razão) mandar-me parar?

                                        Eles deveriam dar o exemplo, não deveriam andar com o Rei na barriga.
                                        Isso não, mas armar-se aos cucus porque tem um b.i. militar, sim...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                          É abuso de poder denunciar ao comandante que o agente X teve uma atitude incorrecta, além de ter desrespeitado uma regra do CE? Porque é que será que eu acho que se fosse eu no carro onde eles iam, e fazer o que eles fizeram no exemplo que relatei, e se eles fossem no lugar do carro do meu pai, iam (e com razão) mandar-me parar?

                                          Eles deveriam dar o exemplo, não deveriam andar com o Rei na barriga.
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          Isso não, mas armar-se aos cucus porque tem um b.i. militar, sim...
                                          Obrigado por me poupares a explicação.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Isso não, mas armar-se aos cucus porque tem um b.i. militar, sim...
                                            E o policia tinha alguma coisa de mandar parar porque lhe apitaram? La esta, parar porque lhe apitam? Que eu saiba fora de emergencias sao um veiculo normal. Gosto sempre de me por no lugar da policia, neste caso se fosse o pai do Homer a fazer a contra-ordenaçao, era multa certa provavelmente.

                                            Ha certos policias com atitudes para criar medo que sao mais que desncessarias e mesmo parvas. Como a mim ameaçarem-me de prisao, nao cabe na cabeça.

                                            Comentário


                                              #52
                                              A PSP/GNR e todos os meios militares têm que por na cabeça que só existem porque há Civis.

                                              Enquanto esta frase não for 100% entendida por todos os que envergam uma farda policial ou militar, continuamos a ter situações destas..

                                              Concordo com o que aqui foi dito na sua generalidade, na maior parte das vezes não vale a pena armar confusão.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Bom, decidi abrir este topico porque realmente isto é insolito de mais.

                                                Hoje vinha tranquilo e para ir para o meu destino tenho de percoorrer uma rua que da acesso a uma avenida de 2.5km com 2 vias de cada lado e com 4 rotundas durante os 2.5km. Ora o acesso é feito por um cruzamento com uma placa a devidir os sentidos e um sinal de stop, neste caso para mim.

                                                Como sempre, e devido ao trafego da tal avenida paro completamente antes da indicaçao de stop no pavimento. Ora hoje obvio que faço o mesmo, e vinham 2 carros, um carro da policia na faixa da direita e outro na faixa da esquerda. Bom, deixo claro passar os 2 e avanço metendo-me atras do carro da policia.

                                                Como ha uma rotunda mais a frente, que mal da para meter a 3ª, e como ia sair na terceira saida, passo para a faixa da esquerda, sinalizando a manobra e vendo que nao vem ninguem, desfaço o pisca e quando me aproximo da rotunda torno a fazer o pisca para a esquerda, como manda o CE.

                                                Acontece que o carro da policia (que circulava so com um medio) mantem-se na faixa da direita, e ja lhe tinha a fisgada que ele ia para a esquadra, logo ia sair na mesma saida que eu. Dou prioridade aos carros que circulavam na rotunda e arranco quando nao vem ninguem, vejo que o carro da policia faz alta razia a um carro que contornava a rotunda, e aqui começa as contra-ordenaçoes:

                                                Meto-me na faixa de dentro com pisca, o senhor agente nunca ouvi falar em tal metodo de sinalizaçao porque nao o deu, na faixa de fora lembra de se metere na faixa de dentro, corta me a frente claro, novamente sem pisca e continua sem o mesmo saindo na respectiva saida. Circulando a uns estonteantes 20km/h (literalmente, mal conseguia manter a segunda). Mais a frente a rua passa a somente 2 vias, a da direita para acesso a uma urbanizaçao e esquadra e a da esquerda para seguir em frente, mudo-me para a da direita com o respectivo pisca, o senhor agente do nada mete-se entre as 2 faixas, novamente obrigando-me a travar. De repente vira para a direita, novamente pisca? Da trabalho-me.

                                                Passei-me e dei 2 buzinadelas. Nada de forte so para avisar da trampa que vinha a fazer. La continuei e do nada aparece-me ele atras, estranhei, passado uns 100m liga as sirenes, da-me com os maximos, sinalizo com o pisca para a esquerda ja que a rua era de sentido unico e mal cabia o meu carro nao ia parar ali, entro num parque de estacionamento de um Pingo-Doce.

                                                Sou abordado por um agente, que me pede calmamente os documentos, o colega ve o selo e seguro com uma lanterna. Pergunto o que passava (e a pensar que tinha as luzes todas boas e contra-ordenaçoes eu nao fiz, nao fazia sentido tal paragem).

                                                O senhor la vê tudo muito bem, o colega vai para o carro, e o senhor diz o seguinte:
                                                ''O senhor sabe o que fez à 200m atras?''

                                                ''Eu? Sinceramente nao, respeitei o stop, sinalizei a entrada e saida de rotunda, e mudança de faixa, nao estou a ver o que fiz de errado sinceramente, se tivesse feito algo nao tinha logica nao admitir.''

                                                ''O senhor la atras, apitou fortemente um veiculo de patrulha''

                                                ''Sim, confirmo, o veiculo de patrulha sabe as contra-ordenaçoes que fez, correcto?''

                                                ''Sabe que desrespeitou um agente da autoridade e que podia dar-lhe ordem de prisao por isso. Pode seguir viagem!''

                                                E vira costas. Fiquei parvo a olhar para ele, mesmo quando ele arranca, fiquei em ''estado de choque'' por aquilo tudo, achando tal atitude mais que ridicula e sujeita a uma queixa na esquadra.
                                                Enfim, por esta sinceramente é que nao estava mesmo a espera, pensava que tinha um médio fundido, ou algo do genero, agora desrepeitar a autoridade quando ele pratica 3 contra-ordenaçoes?

                                                - Nao sinalizar manobras
                                                - Nao soube colocar-se correctamente na via
                                                - Velocidade baixa embaraçando o transito.

                                                Estou a pensar seriamente fazer queixa do agente, apesar de so ter a matricula do carro de patrulha nada mais e saber perfeitamente que é a minha palavra contra a dele.

                                                A bold: errado!

                                                Sugiro que leias o CE no que toca à circulação em rotundas. Não, não venhas com a conversa da recomendação da ex-DGV. Lê o CE.
                                                O simples facto de teres mudado para a faixa da esquerda, antes da rotunda, com a faixa da direita vazia, podia ter-te resultado numa coima.
                                                Editado pela última vez por DonJuan1; 30 November 2011, 23:19.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Como já aqui te disseram: se te sentiste ofendido ou indignado com a actuação dos agentes podes sempre escrever uma carta para o Comando Geral da PSP em Lisboa a relatar, com o máximo de detalhe o sucedido.


                                                  P.S.: há por aqui muito boa gente com um problema com a autoridade. Sinais dos tempos ou reflexo da educação?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Também já tive os meus despiques "interiores" com a esses senhores, mas como cá para mim tenho um franco problema com a autoridade, apesar de na verdade nunca ter tido problemas sérios, evito contestar e quando o faço é para dentro e fico-me por aí.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                                      A bold: errado!

                                                      Sugiro que leias o CE no que toca à circulação em rotundas. Não, não venhas com a conversa da recomendação da ex-DGV. Lê o CE.
                                                      O simples facto de teres mudado para a faixa da esquerda, antes da rotunda, com a faixa da direita vazia, podia ter-te resultado numa coima.
                                                      Atençao que nao mudei de via com a direita livre. O que fiz e volto a dizer:

                                                      Entrei na avenida de 2 vias, depois de ter cedido a passagem a todos os veiculos que nela circulavam ja que tinha stop. Meti-me na faixa da direita atras do carro da policia, passei para a faixa da esquerda ultrapassando o carro da policia, nao retomei a via porque:

                                                      - Ensinaram-me na escola de conduçao e fiz no exame que, se for para a 3ª ou 4ª saida e a entrada para a rotunda tiver 2 vias, colocar-me na faixa da esquerda, entrar na rotunda com as devidas cedencias e com a devida sinalizaçao, quando me aproximar da saida tomar a faixa da direita e sair claro. Que foi exactamente isto que fiz.

                                                      E nao encontrei nada no CE que fala-se disto, se poderes meter agradecia porque estou-me a basear no que fiz no exame e nao sofri qualquer repreensao, se estou a fazer errado quero saber claro. E encontrei isto:

                                                      http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...emRotundas.pdf

                                                      Fiz o que esta na primeira imagem com os carros azuis, no carro que esta a entrar no lado esquerdo.

                                                      Mas novamente, ha defesa para o carro de patrulha, no meio da rotunda, eu dentro da minha faixa com a devida sinalizaçao, ter-me cortado a frente sem qualquer tipo de sinalizaçao obrigando-me a travar para nao lhe tocar?

                                                      Quanto a relatar a situaçao, la esta, como ja disseram é a minha palavra contra de 2 agentes, acho que estou em ligeira desvantagem. E atençao que nao tenho qualquer problema de autoridade, tenho é problemas de abuso de autoridade, o policia podia ter-me multado por buzinar de noite e dentro de uma localidade (e possivelmente o caso da rotunda apesar que tinha de se multar a ele mesmo) mas ameaçar com prisao? Acho, sinceramente, uma atitude infantil

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        ''Sim, confirmo, o veiculo de patrulha sabe as contra-ordenaçoes que fez, correcto?''

                                                        esta parte é que é engraçada. o veículo não sabia nada, o condutor é que sabia.

                                                        eu no teu lugar teria respondido: o sr. é o condutor da viatura? tem noção de que se lhe tenho batido no carro, a culpa não seria minha? a manobra que fez é uma manobra perigosa que só se admitia se sinalizasse marcha de urgência.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Quando tirei a carta (+-10 anos) também apanhei um policia chico esperto.
                                                          Estava parado numa fila atrás de uma carrinha dentro de uma cidade eram umas 11 horas da manha, de um dia de verão, quando o tipo sem razão aparente e pouca visibilidade (carrinha frigorifica) poi a marcha-tas e começa a andar para tras, como é lógico a minha reacção foi apitar fortemente para ele parar, o que aconteceu. Não ouve toque por sorte. O pior foi o policia que estava no passeio a apreciar aquilo tudo, vem logo ter comigo para me multar porque tinha apitado dentro de uma cidade. Fiquei....
                                                          Respondi calmamente, que como ele viu, tinha apitado porque a carrinha estava a andar para tras e vinha me bater, ele só me respondeu que mesmo assim não podia apitar estava dentro de uma cidade...
                                                          Eu fiquei rrrr...., e disse lhe: então devia de deixar que a carrinha me batesse. Só me respondei que isso não interessava para a situação, não podia era ter apitado naquela situação porque o código não permite.
                                                          A essa altura já eu deitava fumo.. quando me diz que podia seguir que para a próxima já não me desculpava. Calei-me e foi embora.
                                                          Editado pela última vez por DragonH; 01 December 2011, 11:24.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            E o policia tinha alguma coisa de mandar parar porque lhe apitaram? La esta, parar porque lhe apitam? Que eu saiba fora de emergencias sao um veiculo normal. Gosto sempre de me por no lugar da policia, neste caso se fosse o pai do Homer a fazer a contra-ordenaçao, era multa certa provavelmente.

                                                            Ha certos policias com atitudes para criar medo que sao mais que desncessarias e mesmo parvas. Como a mim ameaçarem-me de prisao, nao cabe na cabeça.
                                                            Exactamente. Eles não gostam que se lhes apite, mas o certo é que se fosse eu, ou o meu pai a queimar o sinal de cedência de prioridade, vinham chatear o juízo, e até autuar, e com razão.

                                                            Ou eles têm um CE diferente dos civis ?

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver Post
                                                              Como já aqui te disseram: se te sentiste ofendido ou indignado com a actuação dos agentes podes sempre escrever uma carta para o Comando Geral da PSP em Lisboa a relatar, com o máximo de detalhe o sucedido.


                                                              P.S.: há por aqui muito boa gente com um problema com a autoridade. Sinais dos tempos ou reflexo da educação?
                                                              Para deixar de haver esse problema, que se coloquem no lugar deles, que para todos os efeitos, circulando sem ser em marcha de urgência, são carros tão civis quanto o meu, o teu e o do vizinho. Eles é que devem andar com o ego em altas ou achar que são mais do que aquilo que realmente são.

                                                              Comentário

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