O Optimo é projectado e construído pela Salvador Caetano sobre um chassis Toyota (Dyna), portanto será normal ter muita coisa desenvolvida por empresas portuguesas.... e pessoalmente, parece-me um autocarro muito melhor que os mini-autocarros carroçados sobre chassis Mercedes, Iveco e VW que estão muito na moda.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Topico dos autocarros
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por VTEC Ver PostO Optimo é projectado e construído pela Salvador Caetano sobre um chassis Toyota (Dyna), portanto será normal ter muita coisa desenvolvida por empresas portuguesas.... e pessoalmente, parece-me um autocarro muito melhor que os mini-autocarros carroçados sobre chassis Mercedes, Iveco e VW que estão muito na moda.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por VTEC Ver PostO Optimo é projectado e construído pela Salvador Caetano sobre um chassis Toyota (Dyna), portanto será normal ter muita coisa desenvolvida por empresas portuguesas.... e pessoalmente, parece-me um autocarro muito melhor que os mini-autocarros carroçados sobre chassis Mercedes, Iveco e VW que estão muito na moda.
É um autocarro com algumas vantagens em termos de volumetria que o permite uma aparência de autocarro e não de carrinha...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostToyota Coaster e não Dyna ( se a memória não me falha).
É um autocarro com algumas vantagens em termos de volumetria que o permite uma aparência de autocarro e não de carrinha...
Coaster é o nome que dão ao autocarro noutros países do mundo.
Acho que o chassis/motor seja igual ao da Dyna.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por VTEC Ver PostCoaster é o nome que dão ao autocarro noutros países do mundo.
Acho que o chassis/motor seja igual ao da Dyna.
Mas é Coaster quase de certeza absoluta.
EDIT:
Bem diferente:
Coaster: mais baixo->
Dyna mais alto ->
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostQue pormenores são esses que falam?
Esse detalhe revela um grande cuidado na ergonomia.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostTomara os Irmãos Mota fazerem uma carroçaria tão boa como a Alfredo Caetano faz...
.
O Alfredo Caetano, é uma espécie de uma oficina à moda antiga ( um pouco como um alfaiate que faz fato à medida)...
Não tem nada a ver mesmo.
É natural que um carro do AC tenha uma melhor acabamento pois enquanto ele faz 1 carro o Mota faz 10 por mês.
Mas no final: vai tudo a dar ao mesmo. A qualidade superior do AC é negligenciável.
Comentário
-
A qualidade é muito relativa. Actualmente a salvador caetano ta muito fraca ao nível da construção de autocarros pois a qualidade está longe do que era. Actualmente os irmãos mota com os últimos modelos é provavelmente a melhor empresa portuguesa do ramo. A alfredo caetano embora utilize métodos muito artesanais continua a fazer óptimos autocarro e tem o hábito de utilizar bancos da fainsa quase sempre. E quer se queira quer não um autocarro com bancos de pele da fainsa é totalmente diferente.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por diogortrick Ver PostA qualidade é muito relativa. Actualmente a salvador caetano ta muito fraca ao nível da construção de autocarros pois a qualidade está longe do que era. Actualmente os irmãos mota com os últimos modelos é provavelmente a melhor empresa portuguesa do ramo. A alfredo caetano embora utilize métodos muito artesanais continua a fazer óptimos autocarro e tem o hábito de utilizar bancos da fainsa quase sempre. E quer se queira quer não um autocarro com bancos de pele da fainsa é totalmente diferente.
Os Salvador é mais do género : "temos assim: se queres: queres senão, põe-te a andar que há mais quem queira". É uma postura mais arrogante.
O correto seria o meio termo que existe... em espanha onde os fabricantes, produzem em série mas tb ao gosto do cliente.
O Mota, tento qt sei, copia o modelo do Salvador.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostIsso dos bancos no AC és tu que escolhes como opcional. É precisamente por este motivo que o AC não sai da cepa torta: fato à medida dá muito trabalho e pouco volume.
Os Salvador é mais do género : "temos assim: se queres: queres senão, põe-te a andar que há mais quem queira". É uma postura mais arrogante.
O correto seria o meio termo que existe... em espanha onde os fabricantes, produzem em série mas tb ao gosto do cliente.
O Mota, tento qt sei, copia o modelo do Salvador.
O alfredo caetano, tem potencialidade para fazer bem melhor. Só que ele lá prefere continuar com os modos artesanais e com isso pouco vende. Pena é a marcopolo portuguesa ter falido. Os útimos modelos estavam muito bons.
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por diogortrick Ver PostOs actuais dos motas estão muito bons. Embora haja lá coisas que já podiam ser mudadas pois já as útilizam á muitos anos. MAs ao nivel de montagem e escolha de materiais estão bem á frente do salvador.
O Mota é bastante mais pequeno ( talvez 4 ou 5 x mais pequeno em área) e desorganizado mais "à canzana"
Eu de autocarros percebo pouco ou nada, mas de fábricas de Autocarros, conheço todas e só tenho a dizer que é um negócio que não se está a adaptar aos novos tempos. A concorrência Asiática, Turca e mesmo Espanhola é demasiado forte infelizmente...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostNão é comparável tb. O Salvador faz o quê 60 carros por mês? É subcontratado por Mercedes para fazer o Tourino e pela Contract para fazer o COBUS. Estamos a falar de 1ª divisão e tem necessariamente que ser melhor ao nível de qualidade ( auditorias etc...)
O Mota é bastante mais pequeno ( talvez 4 ou 5 x mais pequeno em área) e desorganizado mais "à canzana"
Eu de autocarros percebo pouco ou nada, mas de fábricas de Autocarros, conheço todas e só tenho a dizer que é um negócio que não se está a adaptar aos novos tempos. A concorrência Asiática, Turca e mesmo Espanhola é demasiado forte infelizmente...
Comentário
-
Pastis
Originalmente Colocado por diogortrick Ver PostA concorrência espanhola é quase como a chineses, pois aquilo parece tudo bonito como por exemplo as da irizar, mas agora começa-se a ver o que aquilo vale, e aqueles plásticos a partires e estragarem-se todos. A qualidade paga-se
Em minha opinião, há 3 sistemas que fazem a diferença:
- Portas automáticas;
- Sistema de climatização;
- Cablagem elétrica interna;
Se um fabricante se concentrar nesse 3 parâmetros nunca vai ter grandes problemas com reclamações de cliente.
É claro que se os bacos rasgam, se a alcatifa descola ou se parte o plástico, é chato mas não imobiliza o carro...
Se um sistema de climatização dá o berro ou se o mecanismo da porta avaria: é um mrd descomunal.
Na minha humilde opinião, o comprador de autocarros tem de se focar em componentes suscetível de imobilizarem o carro.
E há mais alguns pormenores mais refinados a referir mas não me queria esticar muito pois já entraria no domínio da consultoria à borla
O facto de partir o plástico ou descolar uma alcatifa não qualifica um autocarro.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Pastis Ver PostNão são comparáveis. Os Motas são uma fábrica com linha de produção e departamento de desenvolvimento inclusivamente com computadores!.
Todos os outros funcionam como artesãos.
No caso da Starbus (Alfredo Caetano), este sofre por não ter capacidade de resposta a um pedido grande, fruto da sua pequenez em termos de dimensão das suas instalações.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário