Radar na A25 apanhou 600 na "Bossa do Camelo"

Eliselotus, ainda não percebi qual é o teu problema... As AE's normalmente são feitas para que qualquer veiculo possa circular em segurança a 120 kms/H..

Mas ali, por varias questões, que nem vale a pena discutir porque nem tu nem eu as conhecemos a fundo, aproveitou-se o traçado de duas estradas que já existiam, a N2 e a IP5.. E ali, ficou com uma curva onde apenas é seguro circular a 80 kms/H.. É um ponto que por não ser seguro para andar a 120 kms/H, está excepcionalmente bem sinalizado, e portanto, ali não há perigo nenhum... Aliás, eu diria que nem a 120 kms/H há grande perigo, mas eles quiseram jogar pelo seguro..

Perigoso era se tivesse ali uma curva de surpresa... Coisa que não existe..

Agora, se pensares bem, se calhar a ***** está bem enraizada, mas é em quem mete certos dogmas na cabeça e não sai disso..

Só porque tu achas que as AE's devem ser feitas para se andar sempre ao maximo que o carro dá, isso não quer dizer que seja possivel, ou desejavel fazer isso.. Por exemplo, a A24, entre Castro Daire e a Régua tem um limite de 100 kms/H por questões de segurança, porque a estrada está cheia de curvas e contra curvas, algumas mais apertadas do que a Bossa do Camelo.. E mesmo assim, foi a mais cara AE por km que tinha sido contruida na altura (salvo erro, 1,2 milhões de contos por km em 96 ou 97).. MAs pela tua mentalidade, deviam fazer um pontão de 50 kms entre Vila Real e Castro Daire que era para não haver curvas e tu poderes lá passar a 200...

Enfim, é obvio que o ideal é fazer tudo quase em recta, como o ultimo troço construido da A2.. MAs nem sempre é possivel, e as vezes mesmo sendo possivel é tão caro que acaba por não ser desejavel.. Agora, não é porque naquele ponto em vez de ires a 120 tens que ir a 80 que vais menos seguro..

Basta que haja um bocadinho de civismo, ou se não houver civismo, que haja ao menos inteligencia, porque está um radar mesmo À entrada da curva, e fazes aquilo sem qualquer problema..

Agora, isso é muito diferente das situações que vemos em outras estradas em que somos confrontados com situações perigosas de forma inexperada.. Ai sim, são verdadeiros pontos negros.. Ali, passei lá e não senti perigo nenhum..

citação:Só porque tu achas que as AE's devem ser feitas para se andar sempre ao maximo que o carro dá,
gostava de saber onde é que arranjaste essa ideia.

citação:MAs pela tua mentalidade, deviam fazer um pontão de 50 kms entre Vila Real e Castro Daire que era para não haver curvas e tu poderes lá passar a 200...
outra vez a mesma tecla.

gostava de ver QUOTES dessas minhas ideias!
não me lembro de em ponto algum ter escrito isso, e RECUSO-ME a identificar-me com esse tipo de comportamentos.
mas tu lá sabes.

citação:Basta que haja um bocadinho de civismo, ou se não houver civismo, que haja ao menos inteligencia, porque está um radar mesmo À entrada da curva, e fazes aquilo sem qualquer problema..
CIVISMO e INTELIGENCIA mas de TODAS as partes. não apenas do condutor.

é imperativo que as empresas responsaveis pelos projectos e construçao começem a ser responsabilizadas pelas suas asneiras.
enquanto houver vontade generalizada de culpar o condutor, eles bem agradecem. o que não falta prai sao exemplos.

antes de começares com a conversa da treta, disseste algo importante:
citação:por varias questões, que nem vale a pena discutir porque nem tu nem eu as conhecemos a fundo, aproveitou-se o traçado de duas estradas que já existiam, a N2 e a IP5.. E ali, ficou com uma curva onde apenas é seguro circular a 80 kms/H..
a questão que se tem que por é:
tendo em conta as circunstancias disponiveis (que serão certamente de acesso livre a quem as quiser consultar. esse tipo de estudos normalmente sao), será que foi a melhor opçao?
será que com um custo igual ou ligeiramente superior não se podia obter um GRANDE aumento da segurança?

pois eu realmente não sei, mas gosto de manter as coisas em aberto. recuso ir pela ideia do come e cala so porque é novo e ja foi pior.

Mas se a curva está bem sinalizada, e até tem um radar identificado, e se só é perigosa a mais de cento e tais, n vejo a crise. Basta que a sinalização esteja a uma distância que permita que quem venha a 120 reduza para os tais 80, em segurança.
Quem desrespeitar a sinalização lá colocada, poderá sofrer as consequências, mas é da sua exclusiva responsabilidade. E não da estrada.

Agora a ideia do Eliselotus é que o condutor tuga típico vai andar sempre a mais de 80 lá, e não irá respeitar a sinalização. Sim, isto é o típico. E nesse caso, a curva não deveria lá estar, para precaver e salvar a vida àqueles q têm ***** na cabeça.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

a questão que se tem que por é:
tendo em conta as circunstancias disponiveis (que serão certamente de acesso livre a quem as quiser consultar. esse tipo de estudos normalmente sao), será que foi a melhor opçao?
será que com um custo igual ou ligeiramente superior não se podia obter um GRANDE aumento da segurança?

A questão, é que aquele troço já estava feito...

Eu acho que para fazerem toda aquela secção de novo teriam que fazer por outro sitio e isso seria fazer mais 5 ou 10 kms de AE..

Acho que é um bom trade-off ter aquela curva e poupar 5 ou 10 kms de construção de AE.. Eu pelo menos, como cidadão e eventualmente utente da estrada de vez em quando, prefiro que gastem esse dinheiro em outras coisas..

E sinceramente, não me parece que fosse aumentar a segurança.. Porque da forma como está sinalizado, com radar e tudo, aquela curva vai ser menos propensa a acidentes do que a recta que a antecede... Simplesmente, aumentaria a velocidade com que se passaria naquele ponto.. Era esse o unico beneficio..

Agora, se aquilo fosse realmente perigoso, e propenso a acidentes, ai sim, dava-te toda a razão..

citação:Originalmente colocada por rjtd21

Agora a ideia do Eliselotus é que o condutor tuga típico vai andar sempre a mais de 80 lá, e não irá respeitar a sinalização. Sim, isto é o típico. E nesse caso, a curva não deveria lá estar, para precaver e salvar a vida àqueles q têm ***** na cabeça.

Mesmo que sejam assim, basta terem amor à carteira.. Porque tem lá um radar com um painel enorme que avisa se formos em excesso de velocidade.

Por muito que me esforce não consigo perceber, depois de ler tantos posts o problema deve ser realmente meu. Portanto vou dar a mão à palmatória, reconhecer a minha ignorância e escrever cem vezes para ficar totalmente convencido:

"Uma curva assinalada como perigosa, com limite de velocidade de 80 e um radar, se um sujeito passar lá a 140 e se espetar, a culpa é do gajo que projectou a estrada."

Gastaram tantos milhões na A25 para quê?
Deixavam tar o IP5 como tava que tava bem,os acidentes que por lá havia era tudo culpa dos condutores,esses criminosos que não cumpriam os limites de velocidade...

Se alguem morrer naquela curva(eu espero bem que não),não importa nada até porque está bem sinalizada,tem radar e mais não sei o quê...

Ainda há bocado por lá passei e passei a 80km/h como o resto do pessoal que vi,mas já sabia o que esperava.

Mas haverá sempre alguem,que não conhece o sitio,que irá atingir velocidades bastante elevadas na recta que antecede a curva e quando vê os sinais já será tarde.

citação:Originalmente colocada por LM

Por muito que me esforce não consigo perceber, depois de ler tantos posts o problema deve ser realmente meu. Portanto vou dar a mão à palmatória, reconhecer a minha ignorância e escrever cem vezes para ficar totalmente convencido:

"Uma curva assinalada como perigosa, com limite de velocidade de 80 e um radar, se um sujeito passar lá a 140 e se espetar, a culpa é do gajo que projectou a estrada."

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Mas sou eu que sou burro... ou a imagem que puseram aí é uma curva de um nó?
não és nada burro..;)[:P]

Aquilo era o nó de acesso à N2, mas agora com a A25 ficou com dois: o da foto no sentido Viseu-Guarda e um novo no sentido contrário...

citação:Originalmente colocada por panpipe

Mas sou eu que sou burro... ou a imagem que puseram aí é uma curva de um nó?
não és nada burro..;)[:P]

Aquilo era o nó de acesso à N2, mas agora com a A25 ficou com dois: o da foto no sentido Viseu-Guarda e um novo no sentido contrário...

Já vi! ;)

Mesmo assim... nao vejo assim grande mal na curva... talvez on site visse alguma coisa de anormal... mas 80? na imagem que o V7 coloca aí... dá para fazer naturalmente a 120... talvez em condições adversas se tenha que reduzir... mas 120 é a velocidade máxima, nao implica que seja a velocidade máxima em segurança! Nao entendo como se multa ali... é a autentica caça à multa... só me faz lembrar zonas onde há stops e a policia vai para lá para ver se os carros param realmente... nao interessa se entra a frente de um gajo causando perigo... o que interessa é que pare... se nao parares e tiveres a estrada livre... multa! Se parares obrigando outros com prioridade a abrandar... nao interessa... pelo menos paraste no stop... decadente!

Já vi! ;)

Mesmo assim... nao vejo assim grande mal na curva... talvez on site visse alguma coisa de anormal... mas 80? na imagem que o V7 coloca aí... dá para fazer naturalmente a 120... talvez em condições adversas se tenha que reduzir... mas 120 é a velocidade máxima, nao implica que seja a velocidade máxima em segurança! Nao entendo como se multa ali... é a autentica caça à multa... só me faz lembrar zonas onde há stops e a policia vai para lá para ver se os carros param realmente... nao interessa se entra a frente de um gajo causando perigo... o que interessa é que pare... se nao parares e tiveres a estrada livre... multa! Se parares obrigando outros com prioridade a abrandar... nao interessa... pelo menos paraste no stop... decadente!

Ao menos podias ter lido o que se foi dizendo antes de falares...

Como pode ser caça à multa, se o radar tem um painel em letras enormes a dizer "RADAR" com o sinal de proibido ir a mais de 80 e te avisa com antecedencia se fores em excesso?

Apesar de considerar que a sinalização e os avisos estão bem feitos... bem como o radar colocado! (como já se disse, se não têm amor à vida ou à dos passageiros que levam, tenham amor à carteira ou à carta)

Mas as pessoas devem ser ainda mais protegidas da sua própria estupidez e da estupidez de quem os conduz! Não se podem fazer autoestradas assim no ano em que estamos! 1 ou 2 mortes por ano, ou mesmo apenas 1 morte naquela curva em toda a vida da autoestrada, é um preço muito elevado a pagar pelo que se poupa em não se ter feito um traçado melhor :(

E isto já para não falar que as autoestradas existem para serem boas vias de transporte, eficientes meios de comunicação, e uma curva destas é completamente contra-natura nesse conceito, uma abominação [xx(]

é sempre um prazer ver gajos como o LM que ESCOLHEM deturpar tudinho, sabe-se lá porque.
assim se perde o respeito..

mas enfim, voltando à conversa com gente inteligente,
citação:Porque da forma como está sinalizado, com radar e tudo, aquela curva vai ser menos propensa a acidentes do que a recta que a antecede...
como é que isso é possivel?:D;)
que recta de AE é que é propicia a acidentes? n falo de casos tipo A12 em que, assim que pinga, fica um lago no meio da recta onde nem a 30 se passa sem o carro levantar voo...falo de estradas bem construidas

é sempre um prazer ver gajos como o LM que ESCOLHEM deturpar tudinho, sabe-se lá porque.
assim se perde o respeito..

citação:Porque da forma como está sinalizado, com radar e tudo, aquela curva vai ser menos propensa a acidentes do que a recta que a antecede...
que recta de AE é que é propicia a acidentes? n falo de casos tipo A12 em que, assim que pinga, fica um lago no meio da recta onde nem a 30 se passa sem o carro levantar voo...falo de estradas bem construidas
ele fala de uma situação concreta e tu levas logo para a generalidade...

se não conheçes a A25, vai lá e vê com os teus próprios olhos.;)[:p]

Eu falei apenas daquela curva... E da recta que a antecede... Que são pontos, que tu nem sequer conheces..

Por isso não me venhas com esses joguinhos, oh inteligente..

Voltar
Superior