Peugeot 307 1.6 HDi 110cv vs Opel Astra 1.7 CDTI

citação:Originalmente colocada por Gavela

citação:Originalmente colocada por Henrique

São 2 bons carros.

O 307 é muito mais confortável. O Astra curva melhor, mas à custa da dureza da suspensão, o que compromete totalmente o conforto.

Mas é nos motores que reside a principal diferença.

Neste comparativo o 1.6HDI de 110cv não dá grandes hipóteses ao cdti (seja 1.3 ou 1.7), ao nível de potência, consumos ou insonorização.

Boas,

Se eu te disser que a potência real dos 2 motores não difere de 10cv mas é quase calcada uma da outra, se calhar não acreditas ;)
Eu com a minha 1.7 CDTI tenho média geral em 20250km de 5,32L/100km, e o último depósito atestado à pouco fez 960km com 48L de gasóleo, média de 5,00L/100km e isto sempre em percursos mistos (AE,EN e cidade).
Em relação à potência garanto-teque diferem...poruqe no sitio que tu vais buscar 108cv a um corsa 1.7 CDti tb vais buscar um Focus 1.6 TDci de 118cv e com 290 de binário;)....portanto isso é subjectivo;)

Em relação ás médias tb te posso dizer, e tu acompanhas, que existem c-maxistas no tópico das c-max´s que fazem médias na casa dos 5l ...e aí temso que analisar o peso da C-Max e o seu Cx. ...e a grande maioria anda na casa dos 6l....portanto só por aí já vês como é este motor em consumos....e continuo a dizer que tu com um 1.6 TDci farias melhor consumos do que com o Astra.....e outra coisa..todos sabemos que o Astra gosta mais de altos regimes e tu, pelo menos ainda, não os utilizas muito, agora que já fizeste 20000 pode ser que mude, porque as médias de 6l nos 1.6 TDci são feitas numa utlização perfeitamente normal sem estar preocupado com o consumo....e eu fico com curiosidade de saber quanto gastarias passando as mudanças todas acima das 3000rpm;)......como tu proprio já referiste, o 1.3 CDti consome menos que o 1,7...e nos sabemos que a maioria dos astristas com 1.3 CDti que andam "normalmente" andam com médias na casa dos 6l....daí a minha curiosidade em relação a uma condução "normal" no 1.7:)

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

citação:Originalmente colocada por WildChild

se a tua astra de 100cv deu 205 sugiro-te que mandes rectificar o conta kilometros

É perfeitamente capaz de dar isso a descer a "minha" deu 210 na descida da crel e tirei o pé.

Claro que reais é muito menos
[/quote]
Nhygtboy ambos sabemos que a descer a relação de caixa é que conta....nessa descida da CREL dei eu, espero que s moralistas não leiam isto quase 230 na 1.6...portanto as descidas pouco ou nada contam.

O que sei é que no outro dia fomos em serviço ao Algarve, num Focus 1.6 TDci, de um colega meu, e íamos 5 pessoas dentro, em que só uma é que pesava menos de 100 Kgs, não era eu[8)], e o carro em plano dava 205 Km/h....e com uma segurança bestial....daí a minha admiração pela Ford[^]

citação:Originalmente colocada por RScupra

citação:Originalmente colocada por necos

Estão a desconfiar do meu comparativo é???:D:D:D:D[8D];)
Porque dizes isso?

Gostava é que experimentasses um Focus 1.6 TDci...isso é que eu tinha curiosidade;)

Ja me falaram de um C-Max 2.0 TDci!! Isso sim!!![:I]:D:D:D:D[8D];)
Já te disse que é quando quiseres.....ou melhor quando vieres cá abaixo ou eu aí acima:D:D[:I]

São 2 bons carros.

O 307 é muito mais confortável. O Astra curva melhor, mas à custa da dureza da suspensão, o que compromete totalmente o conforto.

Neste comparativo o 1.6HDI de 110cv não dá grandes hipóteses ao cdti (seja 1.3 ou 1.7), ao nível de potência, consumos ou insonorização.

Boas,

Se eu te disser que a potência real dos 2 motores não difere de 10cv mas é quase calcada uma da outra, se calhar não acreditas ;)
Eu com a minha 1.7 CDTI tenho média geral em 20250km de 5,32L/100km, e o último depósito atestado à pouco fez 960km com 48L de gasóleo, média de 5,00L/100km e isto sempre em percursos mistos (AE,EN e cidade).
Em relação à potência garanto-teque diferem...poruqe no sitio que tu vais buscar 108cv a um corsa 1.7 CDti tb vais buscar um Focus 1.6 TDci de 118cv e com 290 de binário;)....portanto isso é subjectivo;)

Em relação ás médias tb te posso dizer, e tu acompanhas, que existem c-maxistas no tópico das c-max´s que fazem médias na casa dos 5l ...e aí temso que analisar o peso da C-Max e o seu Cx. ...e a grande maioria anda na casa dos 6l....portanto só por aí já vês como é este motor em consumos....e continuo a dizer que tu com um 1.6 TDci farias melhor consumos do que com o Astra.....e outra coisa..todos sabemos que o Astra gosta mais de altos regimes e tu, pelo menos ainda, não os utilizas muito, agora que já fizeste 20000 pode ser que mude, porque as médias de 6l nos 1.6 TDci são feitas numa utlização perfeitamente normal sem estar preocupado com o consumo....e eu fico com curiosidade de saber quanto gastarias passando as mudanças todas acima das 3000rpm;)......como tu proprio já referiste, o 1.3 CDti consome menos que o 1,7...e nos sabemos que a maioria dos astristas com 1.3 CDti que andam "normalmente" andam com médias na casa dos 6l....daí a minha curiosidade em relação a uma condução "normal" no 1.7:)

Em relação à potência concordo contigo que é subjectivo.
Porque no sitio onde eu ia buscar um corsa 1.7 CDTI com 113,2cv (n sei porque mudou!!!) e 284Nm também ia buscar uma 307 SW 1.6 HDI com 112,1Cv e 260Nm ;)
E estamos a falar de 1.6 HDI vs 1.7 CDTI e não de 1.6 TDCI :)

Da C-Max os dados que tenho de CX são de 0,31, não sei se estão correctos.
A Astra tem cx de 0,31

Peso da C-Max 1439kg.

Peso da minha Astra 1.7 CDTI Cosmo segundo o manual do carro e de acordo com o equipamento 1421kg.

Relativamente ao 1.3 CDTI consumir menos que o 1.7 CDTI tem toda a lógica que assim o seja em andamentos dentro da lei, se começarem a esmifrar mais o motor secalhar a coisa inverte-se...:)

O 1.7 gosta de altos regimes é um facto e respira bem pelo menos até às 4500 rpm, e não são muitos que fazem isto.

Exemplo de potência do 1.7 CDTI, embora subjectivo...;)

"El
motor que incorpora el Meriva, un 1.7 CDTi sorprende por el common rail de última generación que sopla a una presión de 1.800 bares. De ahí que sus 100 CV resulten llamativos para una capacidad de 1.686 cc. A ello hay que añadir que, en nuestro banco de potencia, la cifra alcanzada ha sido de 115 CV, nada menos que 15 más que los declarados."

http://217.75.226.100/index.racc/mo...140/chk.0b1c641936ddf0628ebf59c74e68cad4.html

[/quote]

Boas necos,

andei a fazer-te a vontade nestes 2 últimos dias nas idas casa-trabalho-casa (cerca de 160km) :):D

Puxei mais as mudanças até depois das 3000rpm, não todas, mas as que achei necessário e quando havia possibilididade de o fazer e mantive regimes acima das 3000 rpm por bons bocados, sempre que havia espaço livre que o permitisse.
Apesar de hoje ter sido uma manhã complicada na 25 de Abril o que contribui para a média horária não ser mais elevada!!!
Dos habituais +- 50km/h subiu para os 59km/h, o que demonstra que os ritmos imprimidos foram outros ;)

A média do CB aguentou-se nos 5,5L, agora temos de tirar os tais 0,35L/100km que tu já conheces e temos 5,15L/100km.

Parece-me bem bom! ;)

Um abraço,
Gavela

200654175917_DSC00246.JPG

citação:Originalmente colocada por smdx

citação:Originalmente colocada por Boxer

... Mas isto deve-se essencialmente ao recurso à 6ª
velocidade, uma vez que em cidade os consumos instantâneos vão, para
meu espanto, facilmente acima dos 14 litros, valores que o meu 1.6 HDi
muito raramente atinge. Aliás, que nunca atinge em condução normal
a não ser que apanhe uma subida valente em 1ª.

..a par dos consumos instantâneos no CB que, a cada troca de marcha,
exibe uns estranhos 38,9L/100. Dificuldades com a matemática?

Falando com conhecimento de ambos os modelos,
o CB do Astra é mesmo instantaneo, tendo uma taxa de actualização mais rápida. Por isso é que aparecem valores mais altos em pico (e também pelo facto de estar a comparar um 1.9 com um 1.6). Já na autonomia o do Astra tb faz cálculos ao km (!!) e o do 307 só actualiza de 20 em 20 km (acho que acima dos 200 km de autonomia é assim..)

São maneiras diferentes de mostrar a mm coisa...

O meu 1.9 está a consumir 6 e tal...
Mas também ainda nem acabei o 1º depósito... lol

Nas carrinhas 307 com que tenho andado os consumos em andamentos normais são bons... Em cidade já são um bocadinho mais altos e quando se vai a puxar por elas na AE entao o consumo vai por aí acima... (como é normal aliás...)
O 307 actualiza o consumo instantâneo ao segundo. A autonomia é actualizada com intervalos de alguns segundos, não sei exactamente quantos. Pelo menos no meu é assim.

Um abraço.

Só um "á parte"...

O meu 1.3 cdti, com o software ligeiramente alterado de fábrica (pequeno ajuste do ralenti com beneficios na disponibilidade em baixas rpm's...) está a gastar uma média de 6,1...sem preocupações de consumos...ou seja, não me importo de, quando preciso ou quero...pedal no fundo!!!

Com o software "virgem"...o consumo reduz-se para 5,3 / 5,4 aos cem...mas a performance do motor também é inferior...

Quanto ao tópico em si...conheço bem o 1.6 Hdi e gosto bastante da sua performance. Apenas não me agrada o sistema de refrigeração ficar largos minutos ligado...mesmo depois do motor desligado...carro fechado...elevador...8º andar...varanda...e lá está ele...a fazer barulho...ainda por alguns minutos...(julgo que é para arrefecer o FAP...mas mesmo assim...[8])

Resumindo...na sua cilindrada é para mim o melhor motor!...suave, económico, boa performance...(e conheço-o montado numa C5...!!!)

Já quanto ao carro...considero o Astra globalmente melhor que o 307 (qualidade de materiais, construção, solidez, tecnologia, custos de manutenção, design....)

Cumpts,
JC_STILO

Acho que é muito difícil fazerem-se comparações de consumos, quando os carros andam em condições diferentes (dias diferentes, condutores diferentes, etc..).
A título de exemplo, com uma 307 1.6 hdi, já fiz Lisboa-Algarve-Lisboa com média de 4.1 e, engraçado, também já fiz o mesmo percurso com média de 10.6.
Na comparação dos carros, comportamento e mecânica, acho que a 307 é melhor, mas como padece de alguns anitos, a astra supera em muitos aspectos (construção, acabamentos, etc.)
Falo sempre de carrinhas, porque em ambos os modelos acho a carrinha muito mais interessante.
Fica ao critério de cada um, são duas excelentes propostas que apresentam motores pouco penalizados pelos impostos que temos.

Deixem la a velocidade numa astra Teste drive deu na minha mao 210Km/H de ponteiro, isso é verdade, também eram verdade que era ligueiramente a descer. Reais nao sei, pois nao tinha gps comigo.

Voltando ao que interessa:

Dois modelo que tive em duvida até ao momento d epassar o cheque, como podem constatar comprei o 307 e tou satisfeito.

Vantagens do astra: Bonito e estetica recente, bons materias, boa estabilidade.
Desvantagens do astra: Realmente tb me deu a sensacao que a traseira se solta com alguma facilidade, o motor é muito morto a baixa rotacao, detestei o tablier,e nao tem onde sequer arrumar o telemovel.

Vantagens do 307: motor sem duvida, linha que continuam a ser referencia em termos de beleza, super confortavel, bons material, e bons chassi sem duvida memso sem esp como é o meu caso.
Desvantagens do 307: imagem ja algo desgastada é bonito mas ja ha muitos, autoradio miseravel.

Esta foi a minha opiniao a 1 e meio a tras quando comprei.

Sao carros bastante identicos o que é de estranhar visto o 307 ser bastante mais antigo que o Astra.. o 307 ganha no motor no interior ( na minha opiniao um interior agradavel nao é de forma alguma um tablier sobrio feio apesar da excelente qualidade o do 307 so nao tem tao bons materiais de resto é tao bem montado) compromisso comportamento conforto... resumindo.. o astra é mais para quem quer andar em ritmo de passeio o 307 é po ppl jovem que gosta de curvar sem partir as costas, e dar umas boas "quecas" dentro do bote.. espaço nao lhe falta[:p][:I]

Falando do meu 307, desconhecendo o Astra. Como faço uma média de 200/250 km por dia, logo n dá mt jeito um estilo de conduçao à avozinha, faço uns consumos de 5.4. Pondo os consumos de lado, estou bastante contente com o rendimento do motor. A nivel de interiores acho o carro um dos mais confortaveis da gama.

Já agora, como eu tenho o 307 comercial, alguém me pode dizer em qt pode ficar a homologação para 5 lugares? Já me disseram que só compensa, a nivel de preço, mudar apartir dos 5 anos.

Ontem tive pela primeira vez a felicidade de provar estes dois meninos que se rivalizam, mas merecem destaque e são ponto de raciocinio a futuras aquesições a quem procura um carro bom, Familiar, economico e despachadinho![8D]

Peugeot 307 HDi 1560cc 110cv 240nm up 260nm by overboost

Opel Astra CTDI 1686cc 100cv 240nm

Exteriormente e gostos pessoais dou bastante louvores ao Astra, pela forma como as linhas formam um carro, onde em minha opinião lhe atribui um lugar de beleza automovel.
O Peugeot é altinho, girinho, mas estranho quanto ao novo restyling formado por dois lança misseis e uns parachoques embora ao estilo PUG, mas estranhos.

Interiormente dou bastante importancia mais uma vez ao design do Astra, onde nos sentimos dentro de um carro que foi pensado para o futuro para se manter ainda actual, mas os espaço vai recair no 307, onde o seu aspecto alto é bom para quem pretenda um carro não so para andar e viajar , mas também para brincar numa sexta a noite com um bela de uma mulher. O 307 destaca-se assim como o mais espaçoso.

A qualidade dos materiais é bastante identica e boa em ambos.

Na Hora de pressionar o acelarador, vamos ter dois carros iguais, mas diferentes.

No Astra em momentos de seguir a marcha detem de um enorme louvor em si nascido, ou não fosse a sua alma oriunda dos japoneses Isuzu a dar em si um enorme aspecto de confiança e fedilidade.

No Peugeot estamos perante um motor engraçadinho, pois culmina um barulho bem engraçado de ouvir, dando aspecto solido.

Em termos de andamento os motores são bastante identicos, onde so o HDi é mais vitorioso em baixos regimes, mas nada muito relevante perante o Astra.

O conforto mais uma vez pertence à casa francesa, mas a confiança estradista é alemã.

Resumindo são produtos iguais, mas diferentes que são bastante equiparaveis, quer pelo preço, consumos e valor de retoma.

RScupra[8D];)

Gostei da tua análise, foi objectiva [^]
Também fiz um teste drive aos dois na altura de procura de uma nova viatura e eu acabei por optar por um astra que devo levantar esta semana.

Acho que o mais importante é escolhermos um carro que se adapte às nossas necessidades e gosto ...

Acho que qualquer uma dessas escolhas e mesmo outras são sempre boas ... mais uma vez parabéns pela análise que efectuaste [^][:X]

Saudações a todos [:X]

São 2 bons carros.

Boas,

Em relação à potência concordo contigo que é subjectivo.
Porque no sitio onde eu ia buscar um corsa 1.7 CDTI com 113,2cv (n sei porque mudou!!!) e 284Nm também ia buscar uma 307 SW 1.6 HDI com 112,1Cv e 260Nm ;)
E estamos a falar de 1.6 HDI vs 1.7 CDTI e não de 1.6 TDCI :)

Da C-Max os dados que tenho de CX são de 0,31, não sei se estão correctos.
A Astra tem cx de 0,31

Peso da C-Max 1439kg.

Peso da minha Astra 1.7 CDTI Cosmo segundo o manual do carro e de acordo com o equipamento 1421kg.

Relativamente ao 1.3 CDTI consumir menos que o 1.7 CDTI tem toda a lógica que assim o seja em andamentos dentro da lei, se começarem a esmifrar mais o motor secalhar a coisa inverte-se...:)

O 1.7 gosta de altos regimes é um facto e respira bem pelo menos até às 4500 rpm, e não são muitos que fazem isto.

Exemplo de potência do 1.7 CDTI, embora subjectivo...;)

"El
motor que incorpora el Meriva, un 1.7 CDTi sorprende por el common rail de última generación que sopla a una presión de 1.800 bares. De ahí que sus 100 CV resulten llamativos para una capacidad de 1.686 cc. A ello hay que añadir que, en nuestro banco de potencia, la cifra alcanzada ha sido de 115 CV, nada menos que 15 más que los declarados."

http://217.75.226.100/index.racc/mo...140/chk.0b1c641936ddf0628ebf59c74e68cad4.html

Gavela, o pior cego é aquele que não quer ver ... Mas também não precisas que eu venha aqui te defender [^] Tens é que colocar ainda mais fotos da tua máquina linda [^]

Saudações a todos [^]

Voltar
Superior