BMW e Aquaplanning

tá mais que visto que a A-CAM não gosta de BÊÉME´s[}:)][}:)][}:)]

sigia6.png

citação:Originalmente colocada por Guaraná

Rica chuva hoje! E nem de propósito ter visto um Laguna batido na auto-estrada Braga-Porto e encontrar esta pérola de carta (e post) no fórum! Será que os muitos carros normais que se despistam quando chove foram transformados para RWD pelos proprietários? E como é com os Mercedes? A marca mais segura do mundo não escolhe RWD por acaso. Ou será que é só azia contra os BMW. Se é assim também alinho, que a vida não está fácil e não sei se vou ter dinheiro para o meu próximo carro ser um BMW.

É precisamente esse tipo de pensamento que leva a que hajam tantos acidentes com RWD nos dias de chuva!

:(

os únicos conhecidos que tenho que se escacaram devido ao aquaplaning tinham os dois FWD: bravo1.6 e a3 2.0tdi sport. Cá em casa existe RWD há anos largos o meu nem sequer dispositivos eletrónico tem (como tem o A3 por exemplo e é FWD) e é seguro mesmo nos dias de hoje...claro que não vou a abrir senão nem o seguro com ou sem aquaplaning basta ter o piso molhado. Cump

citação:Originalmente colocada por Guaraná

Rica chuva hoje! E nem de propósito ter visto um Laguna batido na auto-estrada Braga-Porto e encontrar esta pérola de carta (e post) no fórum! Será que os muitos carros normais que se despistam quando chove foram transformados para RWD pelos proprietários? E como é com os Mercedes? A marca mais segura do mundo não escolhe RWD por acaso. Ou será que é só azia contra os BMW. Se é assim também alinho, que a vida não está fácil e não sei se vou ter dinheiro para o meu próximo carro ser um BMW.

Eu vi foi uma Megane Break... :D Hmm, será que afinal a equação é Chuva + Renault = Despiste? [}:)]

citação:Aquaplanning
Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.

in Dicionario Autohoje

Como se pode ver o aquaplanning esta mto relacionado com o desgaste dos pneus e a area q ocupam em contacto com o solo. Por isso tanto nas bicicletas como nos smarts [:p] é mto dificil ocorrer o fenomeno.

citação:Originalmente colocada por bizopt

citação:Aquaplanning
Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.

in Dicionario Autohoje

Como se pode ver o aquaplanning esta mto relacionado com o desgaste dos pneus e a area q ocupam em contacto com o solo. Por isso tanto nas bicicletas como nos smarts [:p] é mto dificil ocorrer o fenomeno.

Depende...e se eu te disser que um camião está menos sujeito que um carro a sofrer aquaplanning? Acreditas? ;)

Além de serem RWD, normalmente têm muitos cavalos
e pneus muito largos. O pessoal pensa que quanto mais
largos os pneus forem, mais seguro é, mas isso não
é válido em todas as situações.

Há uma curva no IP4 conhecida como a curva dos BMW's.
Parece que em dias de chuva era uma maravilha...
E a minha estatistica pessoal também é de que existem
mais BMW's despistados em AE em dias de chuva.

citação:

Depende...e se eu te disser que um camião está menos sujeito que um carro a sofrer aquaplanning? Acreditas?

Claro. O peso maior e a velocidade será tendencialmente menor.
Mas um carro com um desgaste acentuado e pneus mais largos tem mais tendencia q outro carro igual com pneus com rasgos mais profundos e pneus menos largos.

Pois, tanto conhecimento e os carros a espetarem-se...

Alguém consegue explicar a razão de os RWD se espetarem mais que os outros em caso de aquaplaning?

Vá lá.

Vou pedir à Administração do AHO uns tócolantes para os vitoriosos. :D

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Pois, tanto conhecimento e os carros a espetarem-se...

Alguém consegue explicar a razão de os RWD se espetarem mais que os outros em caso de aquaplaning?

Alguém tem dados estatísticos que o prove ... ou é só adivinhação? [:p]

citação:Originalmente colocada por bizopt

citação:

Depende...e se eu te disser que um camião está menos sujeito que um carro a sofrer aquaplanning? Acreditas?

Claro. O peso maior e a velocidade será tendencialmente menor.
Mas um carro com um desgaste acentuado e pneus mais largos tem mais tendencia q outro carro igual com pneus com rasgos mais profundos e pneus menos largos.

Correcto. Basicamente o caso está nos pneus e nos sistemas "Alguém me acuda". O problema dos "Alguém me acuda" é que apartir do momento em que o veículo entra em modo instável, Hasta la baby vista! Nem eles nos safam...

Espetam-se mais, pq requerem um maior conhecimento de como se sai dessas situações.
Num RWD tem q se contra brecar o q não é instintivo para a maioria das pessoas.
Enquanto q nos FWD qdo o carro foge se deixa de acelerar e vira-se no sentido contrario em q o carro foge. No RWD os movimentos deverão ser inversos para deixar a traseira "apanhar" a frente.
Como as reacções de correcção n são instintivas para a maioria das pessoas... Ocorre o despiste.

Gosto do objectivo, curtia tirar um curso desses, agora a argumentação usada é no minimo dos minimos, e sendo muito simpatico, infantil e ridicula.

citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

Olhem, não quero ser chato mas vejam este video.

Quem os está a conduzir são pilotos que sabem bem o que fazem.

Agora apreciem bem como são feitas as curvas e digam se tinham dedos mas o bmw.

http://www.youtube.com/watch?v=uFL59k_2AOw&mode=related&search=

Melhor este então :

http://www.youtube.com/watch?v=X0rKuHe_VHM&mode=related&search=

Eu sou um apaixonado por RWD, adoro a BMW, mas também sou da opinião que para o dia-a-dia, do condutor comum, que de vez em quando quer dar-lhe gás, um RWD não é a melhor opção...é preciso muito mais mãozinhas, para fazer o mesmo que um BOM (note-se), FWD, ou um AWD.

Este video, mostra que mesmo nas mãos de um "Mestre da Condução", o RWD perdeu, pouco, mas perdeu...e o que lhe aconteceu, quando ele mesmo esticou a corda...

Que a "T U S A", é maior, Sim, É !

Mas as nossa estradas, não são circuitos, para andara a fazer "estas brincadeiras", para enchermos o nosso Ego...e uma atravessadela numa estrada de montanha qundo há cruzamento com outro veículo, pode dar em desgraça...

;)

Edit :

http://www.youtube.com/watch?v=mqvHg0vf-T8&mode=related&search=

Mais exemplos ?

:D

Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.

Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
, deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.

JASUS.
Como é possível escrever tamanho disparate????

citação:Originalmente colocada por polo_TDI

Mail da ACAM:

À Presidência do
Conselho de Administração da BMW Portugal

CC Presidente da Câmara Municipal de Tavira

Exmos. Senhores,

O despiste ontem, do Eng. José Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira, é apenas o mais recente de uma longa série de episódios rodoviários envolvendo viaturas oficiais.

Neste caso, a viatura em causa é de marca BMW, e o despiste foi alegadamente provocado por aqua-planning.

Qualquer situação de aqua-planning está inevitavelmente associada a velocidade excessiva.

Mas a verdade é que há um número elevadíssimo de viaturas BMW envolvidas neste tipo de situações (os registos da BRISA demonstram-no).

Isto ocorre porque os BMW têm tracção traseira e não dianteira, o que leva a que, numa travagem em piso molhado, o peso do veículo se transfira para a dianteira e as rodas motrizes percam repentinamente aderência, descontrolando a direcção.

Por isso, um condutor de BMW deve travar em antecipação e, ao passar pela zona de previsível aqua-planning
, deve até acelerar ligeiramente, em vez de travar.

A ACA-M vem assim pedir à BMW Portugal que, à semelhança do que a sua empresa-mãe, na Alemanha, faz, crie urgentemente cursos de condução avançada em piso molhado para os seus clientes.

Com os melhores cumprimentos

Manuel João Ramos
Presidente da ACA-M

Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados
Av. 5 Outubro, 142, 1º Dtº
1050-062 Lisboa
PORTUGAL
Mobile: (+351)919258585
Mobile: (+351)916839480 / (+351)919258585
<aca-m@aca-m.org>
<www.aca-m.org>
<www.estradaviva@org>
<www.sobreviventes.org>

Isto é verdade? Nomeadamente, a estatística da Brisa sobre os despistes de BMW?

Aquaplanning não é simplesmente igual a piso molhado, e não tem haver com o tipo de tracção

Aquaplanning</u>

Fenómeno que é produzido quando os rasgos dos pneus são incapazes de evacuar a água que se interpõe entre o pneu e o solo</u>. Como consequência o pneu perde o contacto directo com o solo, desaparecendo a aderência e dando origem ao aquaplanning. Esta situação pode acontecer em diversas circunstâncias: quando o pneu está gasto e sem condições de utilização ou quando se entra num lençol de água a grande velocidade. Não se pode confundir o aquaplanning com a aderência da borracha do pneu em asfalto seco ou molhado. Quando se produz o aquaplanning, a roda não está em contacto com o asfalto, é mais ou menos o efeito de uma prancha de surf sobre uma onda, ou seja a aderência é praticamente nula.</u>

Back