citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa
citação:Originalmente colocada por Carlos.L
Já discutimos isso por aqui.
O no. de vítimas é enorme, e maioritariamente são Judeus.
Eu não me importo nada que vocês discutam até o inferno gelar se o homem pisou a lua, se houve ou não atentado no 11/9, o que quiserem.
Mas há coisas que tem a ver com a dignidade humana e o modo como ela foi usurpada. Tem a ver como os Nazis encaravam os Judeus e outras raças 'inferiores' e o modo sistemático de os eliminar.
Podem-me dizer que Pal-Pot matou 3 milhões no Cambodja, Mao uns 10 milhões na China, Staline uns 20 milhões na Rússia, mas nada tem a dimensão do monstro criado pelos Nazis, apesar de extermínios serem extermínios.
Mas os Nazis faziam-no com todo o seu engenho e não por erros históricos como a maior parte dos outros.
Eu acho que o Estaline foi bem mais cruel que o Hitler.
A ideia que eu fiquei qd fiz um trabalho sobre o franquismo, é que, muito possívelmente se não existisse o Hitler na altura, quem tentava implementar uma politica extrema no Mundo e a consequente tentativa de invasões seria o Estaline. E uma extrema esquerda é tão ou mais grave que uma extrema direita. Staline apenas não o conseguiu porque (como outros) tinha um medo de Hitler que vai lá vai.