aos advogados do forum

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por Vanquish

citação:Originalmente colocada por RTC

Os honorários dos advogado FORA do âmbito do apoio judiciário não estão nem são regulados por nenhuma tabela.

O advogado dificilmente dirá ao seu clinte quanto é que vai levar antes de litigar pois não sabe o alcance da sua intervenção. pode é estabelecer uma série de cenários e apresentar uma perspectiva de honorários (sem contar com as despesas).

Aconselho a leitura desta página pois estão aí enumeradas algumas condições para a fixação de honorários.
http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MJ/MJU/pt/SER_honorarios+dos+advogados.htm

Bolas que este user fala bem, até parece que é advogado! [:p][:p]

:D;)

Mas parece que andou a dormir no estágio

http://www.oa.pt/Conteudos/Pareceres/detalhe_parecer.aspx?idc=31611&idsc=42945&ida=44507

A questão da apresentação do preço dos serviços prestados, antecipadamente, é uma questão de ética e de deontologia.

Como é da praxe, o zerorpm é um user que sabe de tudo e mais alguma coisa. Não há assunto em que a sua opinião é lei aqui no forum. Mas também já não é a primeira que se dá mal com as respostas que dá.
Mas respondendo à tua observação sei muito bem quais são os pareceres da Ordem em relação aos honorários. E estás a falar de um possibilidade que o advogado deve apresentar aquando da consulta. Mas isso baseava-se em tabelas em que o valor dos honorários estava préviamente estabelecido.
No entanto, não há que censurar o advogado, caso o cliente pergunte, que se o trabalho correr como o previsto, o cliente poderá contar com um valor de honorários de X€ (+ despesas).
Agora acordar valores prévios é PROIBIDO!
Sobre isso:

Proibição da quota litis e da divisão de honorários

1 - É proibido ao advogado celebrar pactos de quota litis.

2 - Por pacto de quota litis entende-se o acordo celebrado entre o advogado e o seu cliente, antes da conclusão definitiva da questão em que este é parte, pelo qual o direito a honorários fique exclusivamente dependente do resultado obtido na questão e em virtude do qual o constituinte se obrigue a pagar ao advogado parte do resultado que vier a obter, quer este consista numa quantia em dinheiro, quer em qualquer outro bem ou valor.

O link que colocou diz respeito ao dever do advogado em apresentar a nota de honorários ao cliente. E é assim que se deve fazer.
Portanto, que fique claro que ninguém andou a dormir no estágio, que aliás, já lá vai à algum tempo.

Basicamente o q o RTC disse é correcto.

Tb não me parece q haja duvidas qto á necessidade de apresentação de notas de honorários e despesas.

Relativamente á questão central o valor de € 3.000,00 nada quer dizer. Tudo depende do q foi efectivamente prestado o q não se sabe.

Explicando com exemplos. Imaginando que as reuniões demoraram 2 horas cada uma, que as 2 cartas exigiram 5 horas de estudo cada, o tempo dispendido na análise de eventuais respostas da contra-parte, q a singela deslocação a q se fez referência durou um dia inteiro e q o valor de assunto e/ou indemnização se fixou em € 500.000,00 (quinhentos mil euros) o valor apresentando parece-me até baixo.

Isto para dizer q o 1º post (á excepção da não apresentação da nota) releva quase nada.

citação:Originalmente colocada por super

um conhecido meu consultou um advogado para tratar de um processo com uma seguradora..

o trabalho consistiu em enviar 2 cartas para a seguradora e foi 5 vezes ao escritorio e existiu um deslocação de cerca de 50km, nem foi preciso ir a tribunal nem nada.

no fim do processo foi apresentado o valor de 3000€ para pagamento dos honorarios do advogado, mas a parte estranha é que o advogado em questão não especificou o porque de ser aquele valor nem entregou nenhum tipo de comprovatido de pagamento.

o que é que se faz agora? acho que os honorarios foram muito elevados..

ajudem me sff</u>.. é que 3000€ é mto dinheiro..

Ajudem-me ou Ajudem-no?

as reunioes foram cerca de 20min cada uma.. e o valor é 10% do montante total.. a pessoa que entregou o cheque é idosa não teve conciencia do que estava acontecer

as reunioes foram cerca de 20min cada uma.. e o valor é 10% do montante total.. a pessoa que entregou o cheque é idosa não teve conciencia do que estava acontecer

Pessoas idosas e "inconscientes" são um alvo fácil para pessoas sem escrúpulos.

Não sei se foi o caso.Mas quem tem familiares ou amigos idosos deve acompanhar e/ou aconselhar estas pessoas sobre que atitudes tomar em certas situações.

Mtas vezes o q se faz é fixar os honorários em percentagem (por volta de 10% ou mais consoante a complexidade/responsabilidade etc) do valor do assunto, prática não abrangida por qq tipo de proibição estatutária.

E num assunto de € 30.000,00...

citação:Originalmente colocada por gianni

Tb não me parece q haja duvidas qto á necessidade de apresentação de notas de honorários e despesas.

Relativamente á questão central o valor de € 3.000,00 nada quer dizer. Tudo depende do q foi efectivamente prestado o q não se sabe.

Explicando com exemplos. Imaginando que as reuniões demoraram 2 horas cada uma, que as 2 cartas exigiram 5 horas de estudo cada, o tempo dispendido na análise de eventuais respostas da contra-parte, q a singela deslocação a q se fez referência durou um dia inteiro e q o valor de assunto e/ou indemnização se fixou em € 500.000,00 (quinhentos mil euros) o valor apresentando parece-me até baixo.

Isto para dizer q o 1º post (á excepção da não apresentação da nota) releva quase nada.

Quanto aos valores das indemnizações, existe "n" pareceres sobre as percentagens.

O que eu quero dizer é que o Advogado tem de previamente informar ao cliente se o serviço vai sair caro.

Não me parece deontológico a apresentação de 3000€ em honorários, sem a descrição dos serviços que foram prestados.

RTC, podes dizer o que bem entenderes, o certo é que eu exerço a minha profissão e durmo bem. Aliás eu nunca mencionei o acordo de preços, por isso nem sei porque é que foram buscar esse princípio.

É por estas e por outras que as pessoas fogem dos advogados e tu continuas a fazer oficiosas... Mas uma coisa que não percebo da tua resposta é que dás-me razão... Enfim.

a mim lerpou-me +de 3000€ num caso que demorou dois anos, com 3 reuniões e 4 deslocações....

acabou por nao fazer nada.... pq o caso foi arquivado, nao me avisou de um pagamento que nao efectuou .. e ainda me tive de chatear com PSP e Tribunal por causa da cobrança... qdo tinha ficado explicito que a dita cuja trataria dos gastos e apresentaria contas posteriormente....

[8]

criminologista credenciada na área..... bela m**** se me perguntarem a mim.... [8]

vá lá ..... safei-me de boa.... do mal o menos... [:p]

O super já me enviou uma PM com valores. Na posse de todos os factos, acho que estão de acordo com a lei.

Super, alegra-te pois as coisas para vocês correram da melhor forma!

Abraço

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por gianni

Quanto aos valores das indemnizações, existe "n" pareceres sobre as percentagens.

O que eu quero dizer é que o Advogado tem de previamente informar ao cliente se o serviço vai sair caro.

Não me parece deontológico a apresentação de 3000€ em honorários, sem a descrição dos serviços que foram prestados.

RTC, podes dizer o que bem entenderes, o certo é que eu exerço a minha profissão e durmo bem. Aliás eu nunca mencionei o acordo de preços, por isso nem sei porque é que foram buscar esse princípio.

É por estas e por outras que as pessoas fogem dos advogados e tu continuas a fazer oficiosas... Mas uma coisa que não percebo da tua resposta é que dás-me razão... Enfim.
???

Não vejo sentido nenhum nesta resposta!
E a parte a bold faz favor de me explicares o que queres dizer com isso.
Lendo melhor, só posso concluir que estás a insinuar PUBLICAMENTE que exerço a profissão de um modo incorrecto.

E por essas e por outras que eu trabalho em regime de avença com a minha advogada, trata-me de tudo se houver alguma coisa extra sou sempre informado e a minha opiniao conta, nao me posso queixar ja trabalho assim ha varios anos e nao troco nem de sistema nem de advogada

citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

citação:Originalmente colocada por Blackshadow

citação:Originalmente colocada por CJSR

Tenho de ver se acabo o curso num instante para começar a facturar assim tanto!

Eu quero ver se acabo o curso rápido e com boa média, depois o facturar logo se vê ;)
Eu quero ver é se acabo....

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Ainda tens alguns anos penosos e cadeirões como Processo Civil, DIPrivado... Muita pestana para queimar...;)

citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

citação:Originalmente colocada por Blackshadow

citação:Originalmente colocada por CJSR

Tenho de ver se acabo o curso num instante para começar a facturar assim tanto!

Eu quero ver se acabo o curso rápido e com boa média, depois o facturar logo se vê ;)
Eu quero ver é se acabo....

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Digamos que escolhemos mal a Faculdade... se fosse uma privada (não vou dizer nomes senão ainda acabo por ser "linchado") acabavamos aquele curso quase sem pegar nos livros! Olha, só te digo para aproveitares bem o 1º ano! Nestes 2 meses de aulas já dei mais matérias que o ano passado todo! E já tive quase tantos exames [8] Férias? Não sei o que isso é, ou estudo a manhã ou tarde ou noite toda e nunca tenho um dia inteiro de descanso [xx(]

Abraço

Voltar
Superior