ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

Podes inventar as situações hipotéticas que quiseres, mas gostava de saber o tipo de emergência dramática que te vai obrigar a viajar centenas de km de uma forma imprevista.

Qualquer uma q obrigue a interromper a carga, toda a gente sabe q não dá saúde p as baterias.

E não estou a inventar caro amigo, por alguma razão um EV não é o unico carro de quem os tem na maioria dos casos...

Se a marca "der" garantia sobre a bateria de 10 anos por exemplo. Quem é que vai arriscar ter um parafuso mudado fora da rede oficial?

Eu vou arriscar, são 8 anos (ainda tenho 4 e picos de garantia), nunca fiz uma revisão na marca nem tenciono fazer. Os filtros e afins vou mudando num amigo mecânico e a bateria vou controlando a vida dos módulos na app com o obd e recalibrando quando é preciso.

Há uma coisa que o pessoal se esquece em relação aos elétricos, é que se quiserem a dependência das oficinas é muito menor, basta ver os Teslas. Eu só meto lá os pés se o carro parar de vez e mais ninguém o conseguir compor.

Qualquer uma q obrigue a interromper a carga, toda a gente sabe q não dá saúde p as baterias.

E não estou a inventar caro amigo, por alguma razão um EV não é o unico carro de quem os tem na maioria dos casos...

Essa é nova.
Com que então interromper a carga faz mal às baterias.....
Eu para emergências tenho vários hospitais num raio de 10 kms.
Nunca tenho menos do que isso no carro

• Gosto
Reações: DMA

Que barbaridade, então o carro que anda constantemente ora a carregar e logo a seguir a descarregar, como explicas isso?

Daí ter dito atrás q p mim é IMPENSÁVEL ter um veiculo desses. Uma coisa é usar um tlmvl enquanto carrega, o mesmo não acontece com os EVs.

Ja vem aí alguém dizer q ah e tal carregam de noite, pois tá bem e se tiverem alguma emergencia de noite? Terá o veiculo carga suficiente p essa saída? Ah já sei o q vão dizer: levo o ICE da mulher !!!:sh)

Eu por acaso daria essa resposta, porque efectivamente é a 1ª solução que me ocorre em caso de emergência que não dê para levar o eléctrico (honestamente nunca passei por emergências desse tipo, mas nunca se sabe). Agora quem diz da mulher, pode ser do filho, do vizinho, chamar um taxi (ou outras plataformas). Acho que não é mesmo por aí e cada vez será menos com a proliferação de postos de carregamento.

Disseste que a maioria das pessoas só tem 1 carro eléctrico e isso pode ter várias explicações. Logo à cabeça tens o facto de serem caros. Depois podemos ver que ainda não há assim tantas opções se compararmos com os carros de combustão interna. Continuando...pelo diferencial de preço, só compensa a quem faça a partir de um determinado número de kms. Outras pessoas porque estão bem com os carros que têm e não pretendem mudar. Outros pelos constrangimentos de não poder carregar em casa. Etc, etc, etc...

Daí ter dito atrás q p mim é IMPENSÁVEL ter um veiculo desses. Uma coisa é usar um tlmvl enquanto carrega, o mesmo não acontece com os EVs.

Ja vem aí alguém dizer q ah e tal carregam de noite, pois tá bem e se tiverem alguma emergencia de noite? Terá o veiculo carga suficiente p essa saída? Ah já sei o q vão dizer: levo o ICE da mulher !!!:sh)

Não há bela sem senão, e os carros elétricos não são exceção a esta regra. A bateria é cara e tem de ser carregada.

Ressalvar que atualmente há tecnologia de carregamentos rápidos que permitiram reduzir o processo de 7+ horas para 3-.

Nem todos têm hospitais ao pé da porta e vão de AE....
Eu o próximo será EV mas de momento ainda não, muito menos para carro "principal" de casa, neste momento.

Mas esses que não têm hospitais perto da porta devem também ser os que menos bombas têm abertos 24horas, já a tomada está lá sempre, para esses têm sempre solução, manterem sempre o minimo de autonomia para emergências, é igual seja CI ou EV, a não ser que vivam no Sabugueiro e tenham uma emergência em Paris...

Última edição:
Isto transformou-se em mais um tópico dos prós e contras dos VE

Tentando responder à pergunta do tópico, claro que faz sentido, os motores a combustão ainda vão ter mais umas boas décadas de vida.

Também há inúmeras situações cuja resposta é melhor com estes veículos. Nomeadamente utilitários de baixo custo, desportivos, carros para grandes tiradas em viagem, ou tiradas por locais mais inóspitos, etc., etc.

Os VE estão ainda um pouco no ínicio são uma boa alternativa para uma minoria, mas há e haverá outras alternativas.

Isto transformou-se em mais um tópico dos prós e contras dos VE

Tentando responder à pergunta do tópico, claro que faz sentido, os motores a combustão ainda vão ter mais umas boas décadas de vida.

Também há inúmeras situações cuja resposta é melhor com estes veículos. Nomeadamente utilitários de baixo custo, desportivos, carros para grandes tiradas em viagem, ou tiradas por locais mais inóspitos, etc., etc.

Os VE estão ainda um pouco no ínicio são uma boa alternativa para uma minoria, mas há e haverá outras alternativas.

Boa, obrigado por tentar recentrar a discussão no objectivo do topico.

vamos ver se nos próximos dias tenho novidades .... a escolha está resumida a 2 opções (em principio). vamos ver os prazos e os preços ....

Boa, obrigado por tentar recentrar a discussão no objectivo do topico.

vamos ver se nos próximos dias tenho novidades .... a escolha está resumida a 2 opções (em principio). vamos ver os prazos e os preços ....

Eu até acho que será sempre inevitável chegares aos prós e os contras fazendo este tipo de perguntas, só assim se pode informar, alem disso também acho que se deve contrapor tudo o que é desinformação, pois dizer que estraga uma bateria pelo facto de a desligar da carga é no minimo ridiculo....E só falta dizer que é com discussões que a informação aparece.
Portanto, existem vantagens e desnvantagens nas duas tecnologias, cabe a cada um determinar o que é mais importante na utilização que vai dar ao automovel.😉

Quando uma vaca cria mais cerca de 4x mais gases com efeito de estufa do que um carro durante 1 ano, acho que temos que ponderar o porque dessa afirmação relativamente aos motores de combustão interna. E então se falarmos de aviões e navios....

Quero ver daqui a 4/5 anos quando já não existirem recursos para fabricar as baterias ou o seu fabrico for demasiado oneroso para o meio ambiente e população (extração de minérios e reciclagem de baterias) o que vão fazer.

Já agora gostava que apontassem também a 3 dos maiores causadores de gases de efeito de estufa, os ruminantes (nomeadamente os bovinos), navios e aviões.

Um pensamento interessante será como se vão comportar as marcas com os lançamentos de futuros ICE...

Um geração de qualquer modelo tem pelo menos uns 7 anos de vida, mais coisa menos coisas.

Como depois de 2035 já não podem ser vendidos, a partir de 2027 não deve ser muito usual ver um lançamento de um veiculo ICE.

O que daria uns 5 anos (até 2027) de mercado automóvel normal.

Mas não é isso que está a acontecer, mesmo em Portugal, em outubro deste ano 44% dos ligeiros novos vendidos eram de ligar à tomada.

Varias marcas já anunciaram que não desenvolvem mais plataformas ICE.

Não estamos lá ainda mas caminhamos para o dia em que um ICE nem dado.

Mas os números atuais já dão para ter uma ideia, se em 2023 metade das vendas são de carros para ligar á tomada, com um parque automóvel com uma idade media de 12 anos, em 2035 metade dos ligeiros em circulação serão de ligar à tomada, (eu penso que será mais porque a velocidade da mudança ainda vai aumentar).

Com metade dos veículos em circulação, precisamos de metade das bombas de gasolina e metade das oficinas que não sejam capazes de fazer a transição... em 12 anos, não acordem para a vida não, depois venham para aqui chorar.

Última edição:
Voltar
Superior