ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

Saiam dos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto) e caiem por terra muitos dos paradigmas aqui mencionados. Nem mesmo em algumas (muitas) zonas do Porto há onde carregar na rua, quanto mais em casa, quando as casas nem sequer garagem tem. Quem conhece o Porto conhece bem esta realidade.

Depois gostava de saber quem é o português médio que tem 35k para comprar um Ev novo. Creio que o utilizador comum aqui do fórum deverá sofrer de alguma "décalage" face à real "realidade" do país em termos sócio-económicos.

Considerando que o meu carro em Portugal era um Fiat Bravo de 2008 e um Opel Astra que conduzi durante 20 anos antes desse, estou ciente da realidade do país.
Os 35k foi o que foi mencionado pelo Ccorreia. Mas vai-te habituando a esses preços porque mesmo carro a combustão para lá caminha, especialmente com as marcas a começarem a matar os carros de segmento B como a Ford fez com o Fiesta.
EVs mais baratos também os há (MG e Nissan) mas digámos num segmento dos 25,000€ a escolha é de facto mais limitada nos dias de hoje. Aí é melhor esperar mais um par de anos ( se a inflação não mudar estes cálculos ao ar).

Basta olhares para o hidrogénio, não vais construir postos de abastecimento sem teres carros na rua, nos EVs podes começar a casa pelo telhado porque a versatilidade de carregamento é enorme, por isso é que o parque automovel cresce todos os dias e nem por isso se vê os postos com a mesma dinâmica de crescimento e mesmo assim não os vês entupidos, isto acontece porque a maioria carrega em casa ou no trabalho, os postos de rua são para situações esporádicas, é aqui que não se pode comparar as tecnologias, o EV é muito mais flexivel neste aspeto.
A mudança para o EV não vai ser pela legislação, vai ser mesmo pelo menor preço de custo de utilização, não conheço ninguém que a medio longo prazo não pense em mudar para EV.

Só uma achega.

A mudança será sempre por legislação, pode é ser fiscal (como está a ser) e não por proibição.

Saiam dos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto) e caiem por terra muitos dos paradigmas aqui mencionados. Nem mesmo em algumas (muitas) zonas do Porto há onde carregar na rua, quanto mais em casa, quando as casas nem sequer garagem tem. Quem conhece o Porto conhece bem esta realidade.

Depois gostava de saber quem é o português médio que tem 35k para comprar um Ev novo. Creio que o utilizador comum aqui do fórum deverá sofrer de alguma "décalage" face à real "realidade" do país em termos sócio-económicos.

Screenshot 2022-11-09 at 14-13-39 Encontrar Posto - Mobi e - Liferay 7 4.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2022-11-09 at 14-13-39 Encontrar Posto - Mobi e - Liferay 7 4.png Views:	0 Size:	42.8 KB ID:	14179467

https://www.mobie.pt/redemobie/encontrar-posto

Opá, desculpa lá mas educa-te antes de falares. Esses são os semi-rápidos (até 22kW).
Eu meto a carregar quando preciso num de 22kW e vou trabalhar. Chega para andar com o carro.

Screenshot 2022-11-09 at 14-16-03 Encontrar Posto - Mobi e - Liferay 7 4.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot 2022-11-09 at 14-16-03 Encontrar Posto - Mobi e - Liferay 7 4.png Views:	0 Size:	36.8 KB ID:	14179470
Estes são os "rápidos" e "ultra-rápidos", tudo o que é acima de 50kW.

Isso parece-te que é só em Lisboa e Porto??

Última edição:
Vim beber um café, passei por 4 carros.

Um Ibiza de 2005, 2 clio 2008/2012 um Punto 2011.

Falar em carros de 35l para estas pessoas é utópico.

para essas pessoas um carro de 20k ou 25k NOVO também

mas mais do que palpites, basta ver a lista dos 10 carros mais vendidos em Portugal, e o UNICO que aparece abaixo dos 20k é o dacia sandero em 7º lugar (sendo que em espanha, frança, etc aparece no top 3)

alias basta ver quantas pessoas aqui no forum compram carros novos, seja de 20K, 25K, 35K, 50K ou 100K !

Boa, obrigado por tentar recentrar a discussão no objectivo do topico.

vamos ver se nos próximos dias tenho novidades .... a escolha está resumida a 2 opções (em principio). vamos ver os prazos e os preços ....

bem... está + difícil do que parecia
uma das opções só existe previsão de stock para >Abril
a outra opção (mild-hybrid) está aqui num bloqueio por causa do preço ...

Posso estar errado, mas quando mais saires da cidade, mais fácil e mais sentido faz o EV. O problema dos EVs é mesmo de pessoal que mora em apartamentos sem garagem, tipico problema de cidade. Sais da cidade a aumenta significativamente o número de pessoas que vivem em casa, podendo portanto carregar. E são essas pessoas que costuma fazer mais sentido o EV porque moram mais longe do trabalho, muitas inclusive trabalham na cidade

Nesse aspeto acho que não muda muito. Um EV novo custa 35k, mas também custa 17k (Dacia spring). E tal como os CI, quem não pode comprar novo, vai andar com usado.

Tal e qual da mesma forma que os "pobres" também pagaram mais para andar de carro a gasóleo para poupar uns centimos por km, quem não podia comprar novo, foi comprando usado.

A prestação mais elevada que vai ter de pagar ao banco pelo carro elétrico (mesmo que usado), vai depois ser balançada pelo que poupou no combustível nesse mesmo mês

Caríssimo, sou educado e informado, por isso deixa a tua sobreranceria para outro.

Não provas rigorosamente nada com um mapa nacional com postos de carregamentos. A realidade quotidiana não se coaduna com esses mapas. Não é sequer realista. O português médio não tem acesso a garagem própria nem a distribuição de postos públicos serve as populações nos centros urbanos quanto mais fora deles.

Quanto ao valor, mais uma vez pareces estar desfasado da realidade sócio-económica do país. Nem 35k, nem 25k. O português médio não tem capacidade para uma aquisição dessa ordem sem se envdividar fortemente. Digo-te mais: a grande maioria dos português não consegue comprar e manter um carro novo a gasolina, contabilizando todos os custos associados à sua utilização.

Fora dos centros urbanos há muito mais gente a viver em vivendas e que pode carregar o carro em casa. Por exemplo, no Alto Minho existem 120 mil casas, onde 106 mil tem no máximo r/c e primeiro andar. Na região Oeste temos um panorama parecido, 160 mil casas, onde 124 mil tem no máximo r/c e primeiro andar. Diria até que havendo dinheiro e o carro eléctrico fica dono e senhor das zonas rurais.

A população daqui do fórum está longe de ser representativa da população portuguesa. Podemos ser um pouco mais honestos quando argumentamos neste espaço.

Fora dos centros urbanos há muito mais gente a viver em vivendas e que pode carregar o carro em casa. Por exemplo, no Alto Minho existem 120 mil casas, onde 106 mil tem no máximo r/c e primeiro andar. Na região Oeste temos um panorama parecido, 160 mil casas, onde 124 mil tem no máximo r/c e primeiro andar. Diria até que havendo dinheiro e o carro eléctrico fica dono e senhor das zonas rurais.

e depois "dos velhos" se habituarem a carros de caixa automatica e cuja velocidade máxima está "limitada/recomndada", até tem potencial para serem um bom publico-alvo
:-)

para essas pessoas um carro de 20k ou 25k NOVO também

mas mais do que palpites, basta ver a lista dos 10 carros mais vendidos em Portugal, e o UNICO que aparece abaixo dos 20k é o dacia sandero em 7º lugar (sendo que em espanha, frança, etc aparece no top 3)

alias basta ver quantas pessoas aqui no forum compram carros novos, seja de 20K, 25K, 35K, 50K ou 100K !
Mas essas estatísticas incluem empresas e aí impostos não contam. No particular fica difícil para uma fatia enorme.

E eu respeito isso.

A questão é, já andaste uma semana pelo menos com elétrico para comparar? É que diria que 99.9% das pessoas que anda hoje de VE já andou de ICE e não conheço nenhuma que tenha voltado. Quem fala sem experiência própria é sempre difícil ter uma opinião fundamentada.

Essa é outra questão, que bem compreendo. Quando te sentas atrás de um volante e te sentes em "simbiose" com um qualquer carro que, concretamente, te encante, estou seguro de que fácil era trazê-lo para casa... Foi isso que eu senti, há "centenas de anos", quando conduzi um Lótus Elan, depois um R5 Gt Turbo e, muitos "séculos depois", um DB9... (sim, eu sei que são conceitos diferentes, mas, cada um à sua maneira, "falaram comigo"...)...

Por outro lado, é, evidentemente, natural que a esmagadora maioria das pessoas que anda / conduza actualmente um EV já tenha andado / conduzido um CI, atendendo à cronologia e longevidade das duas tecnologias e a que a aquela é incomparavelmente mais recente do que esta, pelo que isso não é ucharia nenhuma... [:D] [;)]

Caríssimo, sou educado e informado, por isso deixa a tua sobreranceria para outro.

Não provas rigorosamente nada com um mapa nacional com postos de carregamentos. A realidade quotidiana não se coaduna com esses mapas. Não é sequer realista. O português médio não tem acesso a garagem própria nem a distribuição de postos públicos serve as populações nos centros urbanos quanto mais fora deles.

Quanto ao valor, mais uma vez pareces estar desfasado da realidade sócio-económica do país. Nem 35k, nem 25k. O português médio não tem capacidade para uma aquisição dessa ordem sem se envdividar fortemente. Digo-te mais: a grande maioria dos português não consegue comprar e manter um carro novo a gasolina, contabilizando todos os custos associados à sua utilização.

Sobre a compra, realmente poderá não ser do mais acessível. Mas não esquecer que o modelo mais vendido em 2021 parece que foi o 2008, que deve custar acima de 30k. Ou seja, não muito longe, de um VE usado recente.

Sobre os postos públicos, o que tenho visto mais são novos instalados em parques de estacionamento de supermercados. E toda a gente faz compras, pelo que terão sempre oportunidade de carregar, vivam na cidade ou na periferia.

Pois de facto a unica virtude do CI em relação ao EV é o carregamento rapido, já ficamos apenas com esse argumento?

Não... É o acto de carregar no seu todo, na respectiva flexibilidade que dá larga vantagem aos CI. Mas, repara, eu não estou a defender a manutenção da gasolina e do gasóleo, algo que me parece bem patente no que já venho, desde "há léguas atrás", a dizer, pois que esses resultam de combustíveis fósseis! O que eu ando a "pregar", há "bué" ([:D]), é a necessidade de desenvolvimento de combustíveis sintéticos para motores de combustão interna (os actuais adaptados, ou outros), sobretudo pelas razões que mais uma vez aludi! Percebes onde quero chegar?... [;)]

Não... É o acto de carregar no seu todo, na respectiva flexibilidade que dá larga vantagem aos CI. Mas, repara, eu não estou a defender a manutenção da gasolina e do gasóleo, algo que me parece bem patente no que já venho, desde "há léguas atrás", a dizer, pois que esses resultam de combustíveis fósseis! O que eu ando a "pregar", há "bué" ([:D]), é a necessidade de desenvolvimento de combustíveis sintéticos para motores de combustão interna (os actuais adaptados, ou outros), sobretudo pelas razões que mais uma vez aludi! Percebes onde quero chegar?... [;)]

Não, não consigo perceber onde queres chegar, pois tirando a rapidez de carga não vejo essa flexibilidade toda nos CIs.
Alem disso os combustiveis sintéticos, vão ter os problemas inerentes à queima, ou seja, vais ter sempre emissões poluentes no escape, não tens volta a dar, alem do preço, obviamente.
Mas sim, até concordo mais com os combustiveis fosseis do que com o hidrogénio, pelo menos não precisas de uma infra estrutura tão grande e são menos perigosos, mas duvido que eles algum dia vinguem para alem de alimentarem uns classicos de fim de semana, pois o preço de utilização é que vai ditar o fim dos CI.

a necessidade de desenvolvimento de combustíveis sintéticos para motores de combustão interna

Meh. É indiferente se o combustível foi tirado de um buraco no chão ou sintetizado. Para o primeiro caso:

1 - Compro X toneladas de árvores, que absorveram Y toneladas de CO2 para crescer.
2 - Enterro as árvores num buraco.
3 - Vendo Z toneladas de combustível, que produzem Y toneladas de CO2 quando usado.

Acho que a BP já anda a tentar fazer uns ruídos destes, mas ninguém liga.

Voltar
Superior