ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

Outra vez arroz? Onde estão os valores de emissões da exploração, transporte e refinação dos combustiveis fosseis? É que gostam de bater na tecla dos EVs nesse aspecto e no caso dos CI nem conseguem obter valores de energia e emissões necessários para os colocar nas bombas.

Não é uma questão de "arroz", é o que é!

Repara no texto que fizeste e em como o mesmo pode ser adaptado para a tecnologia EV (permite-me a pequena brincadeira):

"Outra vez arroz? Onde estão os valores de emissões da exploração, transporte e..." no processo de transformação dos metais "nobres" necessários às baterias, bem como os da reciclagem das baterias usadas..."...?" É que gostam de bater na tecla dos..." CI " "...nesse aspecto e no caso dos..." EV "...nem conseguem obter valores de energia e emissões necessários para os colocar nas..." estações de carregamento.

Já sei que não queres ver onde quero chegar (deduzo que não valha a pena refazer a pergunta), pois já o disseste antes, e eu respeito, mas é esta a minha opinião! E já nem falo no gradual aumento de consumo eléctrico mercê da electrificação auto, nem como isso terá reflexos na oferta, nos preços ao público, na enorme necessidade de levar a processos de fabrico (com todos os materiais necessários para isso...) as infraestruturas correspondentes de apoio...

Ademais, mesmo admitindo que os EV possam vir a ser a melhor vantagem na reconversão das fontes de energia para não poluentes / renováveis (que, na minha opinião, ainda não são...), esta "pressa" toda são peanuts enquanto se não conseguir fazer abordar esta questão, a sério, aos países que são, per si, os verdadeiros problemas em matéria de poluição.. Convenhamos, tu até podes electrificar/hidrogenar toda a Europa, que as emissões produzidas pelos EUA, pela China, pela India e pelo Brasil são mais do que suficientes para que a velha Europa não consiga ter qualquer eficácia nas próximas décadas mesmo que hoje passasse a ter emissões zero!

De resto, atenta que...:

As baterias dos carros elétricos têm vindo a crescer, requerendo mais materiais. Para evitar que não haja falta de matérias-primas, ou a tecnologia terá de evoluir, recorrendo a menos quantidades destes materiais para as fazer, ou teremos de elevar rapidamente a capacidade instalada da mineração destes materiais.​

Por enquanto, o fornecimento de lítio, cobalto e níquel — metais essenciais às baterias atuais — é suficiente para satisfazer a procura, mas nos próximos anos, com o crescimento explosivo esperado na produção de veículos elétricos, a realidade poderá ser bem diferente, de acordo com o relatório da Wood Mackenzie sobre a falta de matérias-primas para a produção de baterias.​

Os analistas dizem que os construtores vêem este lado do negócio com um fator elevado de risco. E não é difícil perceber porquê, pois mesmo já tendo em conta o aumento de capacidade prevista para algumas destas matérias-primas, como o sulfato de níquel, prevê-se que, mesmo assim, a procura suplante à oferta. Também a procura crescente por cobalto poderá causar problemas no seu fornecimento a partir de 2025.

Curiosamente, apesar do crescimento na procura, os preços de algumas destas matérias-primas, como o mencionado cobalto, viram o seu preço descer drasticamente nos últimos meses, originando efeitos contraproducentes. O incentivo de investir em novos projetos de mineração por parte das empresas mineiras viu-se assim reduzido, que poderá ter consequências graves mais à frente, considerando as necessidades dos próximos anos.

As baterias dos carros elétricos têm vindo a crescer, requerendo mais materiais. Para evitar que não haja falta de matérias-primas, ou a tecnologia terá de evoluir, recorrendo a menos quantidades destes materiais para as fazer, ou teremos de elevar rapidamente a capacidade instalada da mineração destes materiais.​
Fonte

Não faltam artigos que até estuda muito para além daquilo que descreveste, não servem é esses artigos rafeiros click bait que toda a gente consome, é preciso saber procurar.

O carro não vai pro lixo mesmo que a bateria esteja estragada, a bateria é substituida (sim eu sei que o custo é elevado) e o carro vai fazer pelo menos uma segunda parte da vida. Obviamente o preço em segunda mão vai depender muito se essa substituição já foi feita ou não. Já que falaste em hybridos, que andam no mercado há muito mais tempo que os elétricos, esses Toyota Prius que vês aí na rua com mais de 15 anos, a maioria já trocou a bateria, e o mesmo vai acontecer com os EV's.

Os Leafs e Zoe's que vês nas ruas não deve ir pro lixo depois da bateria dar de si, bateria nova pra dentro e siga.

A parte ambiental está toda a gente a ***** obviamente, isso é só pra dar boa imagem. A razão de escolher elétrico para 95% das pessoas é o custo por km ser muito inferior, a parte ambiental é um bonus pra dizer no jantar de natal. Como em praticamente tudo, para ser amigo do ambiente a maioria das vezes não é com produtos substitutos, é simplesmente utilizar menos esse produto.

Pois, a questão será mesmo essa! O preço com que esses veículos serão postos à venda no mercado de usados, tendo ou não já substituído a bateria. Claro que será sempre possível substituir, mas a que valores? Será financeiramente viável fazê-lo? Haverá margem para uma revenda em 2ª mão? Ou pelo contrário, se financeiramente não for viável/interessante dar-lhe uma segunda vida, seguirão logo para a reciclagem?

Pois, a questão será mesmo essa! O preço com que esses veículos serão postos à venda no mercado de usados, tendo ou não já substituído a bateria. Claro que será sempre possível substituir, mas a que valores? Será financeiramente viável fazê-lo? Haverá margem para uma revenda em 2ª mão? Ou pelo contrário, se financeiramente não for viável/interessante dar-lhe uma segunda vida, seguirão logo para a reciclagem?

Falaram do caso dos Prius, é um bom exemplo:

Nos USA a venda de Prius foi altissima. O que aconteceu? Maior facilidade de acesso a baterias usadas, ou de carros acidentados. O que por sua vez, resultou isso? Na reconstruçao das baterias, que hoje em dia, consegues arranjar uma bateria reconstruida por 900-1000 USD (que é um preço bastante baixo para a manutençao no geral os USA).
Nao é preciso muito para perceber que tal como no Prius, isto vai ser aplicado a baterias dos EV, em que se arranjam ou usadas ou reconstruidas a preços bastantes mais baixos que novas. Tal como os FAP, que nos inicios de 2000, um FAP so na marca a preços de 1500-2000€, e hoje em dia, tens empresas que pegam num FAP saturado, reconstroem o mesmo, e cobram 300-400-500€.

Pois ele gosta bastante mais de Sedan vai ter de pensar em outras marcas sem ser Mercedes e a autonomia ser menor também não[;)]

Na prática penso que se resume a 3 opções, mas especialmente duas. O volvo/polestar 3 nos 57k, o bmw i4 e40 nos 62k ou o tesla 3 long range nos 63k.

Está também aí a chegar o ioniq 6, mas aquela estética... e os preços também não sei.

Na minha opinião, e neste segmento, a aposta segura será o bmw. O momento da compra...bem, uma coisa é certa, quanto mais se esperar mais caros irão ficar, pelo que agilizar a encomenda poderá não ser má ideia. Facilmente o mesmo carro daqui a um ano pode estar a custar mais 10% ou ainda mais.

Pois, a questão será mesmo essa! O preço com que esses veículos serão postos à venda no mercado de usados, tendo ou não já substituído a bateria. Claro que será sempre possível substituir,
Esse ajuste vai ser feito da mesma forma que um motor ICE que precisa de uma intervenção cara, como por exemplo correia de distribuição. Um carro a precisa substituição da corrida vai perdor logo 1000€ de mercado face a um que tenha a substituição já feira. Num EV se calhar vai ser tipo 5mil euros de diferença ou mais, consoante o preço da bateria.

Imagino que daqui a uns anos vendas um zoe a precisar de bateria se calhar por 2 ou 3mil euros, mas um com bateria já mudada recentemente se calhar vendes a 8 ou 9mil.

Vamos ver também como vai responder o mercado aftermarket. Tens prai 10 marcas a fazer bombas de água mais baratas que a origem, talvez o mercado de baterias seja igual.

mas a que valores? Será financeiramente viável fazê-lo? Haverá margem para uma revenda em 2ª mão? Ou pelo contrário, se financeiramente não for viável/interessante dar-lhe uma segunda vida, seguirão logo para a reciclagem?

Esse valor depende do tamanho da bateria essencialmente, a bateria de 100kw de um Tesla não custa o mesmo que a de um Dacia spring de 25kw.

Tem de valer a pena a não ser que as marcas estejam a vender tudo que é parte integrante do carro (excepto bateria) a custo. Meter uma bateria no carro nunca vai poder custar mais que um carro novo, a não ser que o carro novo seja portador de uma tecnologia de baterias nova muito mais barata, e que essa tecnologia não seja possível de fazer "retrofit" em carros mais antigos.

Penso que um carro vai ter de estar muito degradado ou desatualizado para meter uma bateria não compensar.

A preocupação com as baterias não tem muita razão de ser. Hoje em dia qualquer VE tem autonomias para cima de 400kms. Mas vamos considerar 300kms efectivos por cada carga completa, já para facilitar contas e descontar a degradação.

Quantos ciclos de carga aguenta uma bateria de lítio? Tipicamente são estimados entre 1.000 a 2.000 ciclos no seu período de vida útil.

Ou seja, falamos de uma vida estimada, pelo menos, entre os 300.000 e os 600.000 kms. Quantos carros fazem isso, ou sequer tê a oportunidade de passar de mãos depois disso? No SV apenas 2% dos carros à venda têm mais de 300k kms. Nos 600k kms quase nem existem.

Se os ICE não chegam a atingir tanta longevidade, qual a necessidade "agora" dos VE terem de durar uma vida? Nenhuma.

Suma: existindo possibilidade e condições de comprar um VE, não hesitaria em abandonar hoje os ICE.

Não é uma questão de "arroz", é o que é!

Repara no texto que fizeste e em como o mesmo pode ser adaptado para a tecnologia EV (permite-me a pequena brincadeira):

"Outra vez arroz? Onde estão os valores de emissões da exploração, transporte e..." no processo de transformação dos metais "nobres" necessários às baterias, bem como os da reciclagem das baterias usadas..."...?" É que gostam de bater na tecla dos..." CI " "...nesse aspecto e no caso dos..." EV "...nem conseguem obter valores de energia e emissões necessários para os colocar nas..." estações de carregamento.
Já sei que não queres ver onde quero chegar (deduzo que não valha a pena refazer a pergunta), pois já o disseste antes, e eu respeito, mas é esta a minha opinião! E já nem falo no gradual aumento de consumo eléctrico mercê da electrificação auto, nem como isso terá reflexos na oferta, nos preços ao público, na enorme necessidade de levar a processos de fabrico (com todos os materiais necessários para isso...) as infraestruturas correspondentes de apoio...

Ademais, mesmo admitindo que os EV possam vir a ser a melhor vantagem na reconversão das fontes de energia para não poluentes / renováveis (que, na minha opinião, ainda não são...), esta "pressa" toda são peanuts enquanto se não conseguir fazer abordar esta questão, a sério, aos países que são, per si, os verdadeiros problemas em matéria de poluição.. Convenhamos, tu até podes electrificar/hidrogenar toda a Europa, que as emissões produzidas pelos EUA, pela China, pela India e pelo Brasil são mais do que suficientes para que a velha Europa não consiga ter qualquer eficácia nas próximas décadas mesmo que hoje passasse a ter emissões zero!

De resto, atenta que...:

Fonte

Completamente ao lado, tens valores para tudo o que dizes em relação aos EVs, seja litio, cobalto,.... Tudo é medido até à exautão no que diz respeito aaos EVs e colocado na comunicação social, na exploração do petroleo é que não tens nada, aliás, algumas dessas explorações nem nacionalidade têm. Até tu vais aparecendo com artigo acerca das explorações de litio, arranja lá com exploraçoes de litio para lubrificantes, por exemplo, ou cobalto para combustiveis...
Até te fiz uma questão em tempos, fazes ideia do litio que é usado em FAPs e lubrificantes para os CIs?

Última edição:
Completamente ao lado, tens valores para tudo o que dizes em relação aos EVs, seja litio, cobalto,.... Tudo é medido até à exautão no que diz respeito aaos EVs e colocado na comunicação social, na exploração do petroleo é que não tens nada, aliás, algumas dessas explorações nem nacionalidade têm. Até tu vais aparecendo com artigo acerca das explorações de litio, arranja lá com exploraçoes de litio para lubrificantes, por exemplo, ou cobalto para combustiveis...
Até te fiz uma questão em tempos, fazes ideia do litio que é usado em FAPs e lubrificantes para os CIs?
Não são preocupações ambientais genuínas. São apenas desculpas para resistir à mudança.

Na prática penso que se resume a 3 opções, mas especialmente duas. O volvo/polestar 3 nos 57k, o bmw i4 e40 nos 62k ou o tesla 3 long range nos 63k.

Está também aí a chegar o ioniq 6, mas aquela estética... e os preços também não sei.

Na minha opinião, e neste segmento, a aposta segura será o bmw. O momento da compra...bem, uma coisa é certa, quanto mais se esperar mais caros irão ficar, pelo que agilizar a encomenda poderá não ser má ideia. Facilmente o mesmo carro daqui a um ano pode estar a custar mais 10% ou ainda mais.

Vou-lhe falar do i4 a versão de 35 fica curta então?

Não te estás a referir ao i4 eDrive40?
Se for esse posso desde já afirmar que será excelente opção. O interior é próximo do iX3 e em termos de qualidade percebida do interior é muitíssimo melhor que qualquer Tesla.
O infotainment é porreiro, mas mantém botões para as funções mais óbvias. E comparado com o iX3 tem um coeficiente aerodinâmico muito melhor, logo superior capacidade de bateria. Não me admira nada que tenha uma autonomia a 120km/h acima dos 400km. E de facto, nos testes do Bjorn Nyland a autonomia é de 436km. Tem 340cv de potência.
No fundo esse BEV já é comparável a qualquer carro a gasolina.
E vais ter as vantagens dos elétricos como condução com um pedal e muito menos ruído no interior. Aconselho a não escolher jantes de 19'' ou 20'' nem suspensão desportiva.
Quando experimentei no carro de teste, era excessivamente desconfortável. Mas isso irá variar com a pessoa.

A preocupação com as baterias não tem muita razão de ser. Hoje em dia qualquer VE tem autonomias para cima de 400kms. Mas vamos considerar 300kms efectivos por cada carga completa, já para facilitar contas e descontar a degradação.

Quantos ciclos de carga aguenta uma bateria de lítio? Tipicamente são estimados entre 1.000 a 2.000 ciclos no seu período de vida útil.

Ou seja, falamos de uma vida estimada, pelo menos, entre os 300.000 e os 600.000 kms. Quantos carros fazem isso, ou sequer tê a oportunidade de passar de mãos depois disso? No SV apenas 2% dos carros à venda têm mais de 300k kms. Nos 600k kms quase nem existem.

Isso nunca vai ser assim tão direto porque as baterias degradam-se com o tempo. Esses ciclos funcionavam se fossem feitos num espaço curto de tempo. Mas um abateria com 50 ciclos, ao fim de 20 anos está morta, e só tem 50 ciclos.

A Degradação da bateria tem de ser contabilizada na quantidade de uso, e na idade.

Se pegarem no vosso telemovel totalmente funcional, e meterem numa gaveta, peguem nele daqui a 7 ou 8 anos e vão ver que a bateria vai ter muito menos duração, ou com sorte nem liga.

Eu acho que se as baterias durarem entre 10-15 anos, já é uma duração muito aceitável, e nesse espaço de tempo dará para poupar muito dinheiro em conbustível para eventualmente substituir a bateria.

um KIA Ev6 também não poderia se 1 opção ? ou o hyundai ionic ?
https://fleetmagazine.pt/kia-ev6-preco-empresas/

O Kia EV6 oferece potências entre 170 e os 229 cv, nas versões Air e GT-Line.
Este 100% elétrico é composto pela seguinte gama em Portugal:
  • Air, com motor de 170 cv, bateria de 58 kWh e autonomia em cidade até 578 km
  • GT-Line, com motor de 229 cv, bateria de 77,4 kWh e autonomia em cidade até 740 km
  • GT AWD, com dois motores e tração total, 585 cv e bateria de 77,4 kWh, com uma autonomia de até 406 km (esta versão deve chegar a Portugal no primeiro trimestre de 2023)
Preços Kia EV6
Assim, para empresas, estes são os preços propostos pela marca:
  • EV6 Air: 37.750 euros + IVA
  • EV6 GT-Line: 45.150 euros + IVA
Já para clientes particulares, incluindo campanha exclusiva de financiamento Santander Consumer, os preços de venda ao público do Kia EV6 são de:
  • EV6 Air: 43.950 euros
  • EV6 GT-Line: 51.550 euros

Se os ICE não chegam a atingir tanta longevidade, qual a necessidade "agora" dos VE terem de durar uma vida? Nenhuma.

Suma: existindo possibilidade e condições de comprar um VE, não hesitaria em abandonar hoje os ICE.

Havia por aí nas redes sociais um Tesla Model 3 com 200.000km mais coisa menos coisa que tinha algo como 8 a 10% de degradação da bateria. Eu sei que são muitas aproximações da minha parte, mas dá para ter uma ideia (nao me recordo mesmo dos números finais).

O que chateia é ter um carro com 500km de autonomia, que efetivamente tem 300-350km, se não quiseres dar cabo da bateria, se depois ainda perde 8% fica potencialmente com menos de 300km de autonomia. Para um carro que anuncia 500.

Claro que não é o fim do mundo e não me interessa de todo a quem estes 300km chegam e que uma descarga de 100-0 nao faz mal nenhum, apenas a constatar um facto algo desagradável com as baterias.

E é normal os EV rodarem muitos km por agora, já que são comprados em grande parte por quem pretende poupar através dos km. O que continua a ser um problema gigantesco é o preço dos carros elétricos.

Não te estás a referir ao i4 eDrive40?
Se for esse posso desde já afirmar que será excelente opção. O interior é próximo do iX3 e em termos de qualidade percebida do interior é muitíssimo melhor que qualquer Tesla.
O infotainment é porreiro, mas mantém botões para as funções mais óbvias. E comparado com o iX3 tem um coeficiente aerodinâmico muito melhor, logo superior capacidade de bateria. Não me admira nada que tenha uma autonomia a 120km/h acima dos 400km. E de facto, nos testes do Bjorn Nyland a autonomia é de 436km. Tem 340cv de potência.
No fundo esse BEV já é comparável a qualquer carro a gasolina.
E vais ter as vantagens dos elétricos como condução com um pedal e muito menos ruído no interior. Aconselho a não escolher jantes de 19'' ou 20'' nem suspensão desportiva.
Quando experimentei no carro de teste, era excessivamente desconfortável. Mas isso irá variar com a pessoa.

i4 eDrive 35, boa ideia isso do conforto que o meu pai queixasse um pouco do conforto do 320d os bancos vão muito "colados" ao chão e como é um line Sport deve ter a suspensão mais dura[;)]

• GT-Line, com motor de 229 cv, bateria de 77,4 kWh e autonomia em cidade até 740 km
  • GT AWD, com dois motores e tração total, 585 cv e bateria de 77,4 kWh, com uma autonomia de até 406 km (esta versão deve chegar a Portugal no primeiro trimestre de 2023)
Preços Kia EV6
Já para clientes particulares, incluindo campanha exclusiva de financiamento Santander Consumer, os preços de venda ao público do Kia EV6 são de:

Posso lhe falar desses modelos mas esse tipo de marcas quase de certeza que são "vetadas" pela minha mãe, na altura que ele comprou o 320d ainda andou a ver o Qashqai mas foi logo colocado de parte não deve sair do trio germânico[:D]

Isso nunca vai ser assim tão direto porque as baterias degradam-se com o tempo. Esses ciclos funcionavam se fossem feitos num espaço curto de tempo. Mas um abateria com 50 ciclos, ao fim de 20 anos está morta, e só tem 50 ciclos.

A Degradação da bateria tem de ser contabilizada na quantidade de uso, e na idade.

Se pegarem no vosso telemovel totalmente funcional, e meterem numa gaveta, peguem nele daqui a 7 ou 8 anos e vão ver que a bateria vai ter muito menos duração, ou com sorte nem liga.

Eu acho que se as baterias durarem entre 10-15 anos, já é uma duração muito aceitável, e nesse espaço de tempo dará para poupar muito dinheiro em conbustível para eventualmente substituir a bateria.

Tenho equipamentos com um dúzia de anos, que ainda aguentam 50% da capacidade original. Mas com um pormenor, são maltratados e tanto passam imenso tempo nos 100% como imenso tempo nos 0%.

Claro que a idade pesa bastante, mas diria que o uso/tratamento pesará bem mais.

A versão 35 é suficiente. Se essas tiradas maiores forem só de vez em quando e se existir margem para uma pequena paragem, o 35 serve perfeitamente.

O e40 é que por pouco mais acaba por ser melhor negócio no custo/benefício, na minha opinião. Mas numa lógica de orçamento "controlado" o 35 cumprirá, mas nunca dará garantias de fazer sequer 300kms em qualquer circunstância, porque não os fará.

Preços Kia EV6

Mais barato para particulares do que para empresas? De onde vieram esses 43.950€ paara o EV6 Air? Ele custa 53.450€.

Havia por aí nas redes sociais um Tesla Model 3 com 200.000km mais coisa menos coisa que tinha algo como 8 a 10% de degradação da bateria. Eu sei que são muitas aproximações da minha parte, mas dá para ter uma ideia (nao me recordo mesmo dos números finais).

O que chateia é ter um carro com 500km de autonomia, que efetivamente tem 300-350km, se não quiseres dar cabo da bateria, se depois ainda perde 8% fica potencialmente com menos de 300km de autonomia. Para um carro que anuncia 500.

Claro que não é o fim do mundo e não me interessa de todo a quem estes 300km chegam e que uma descarga de 100-0 nao faz mal nenhum, apenas a constatar um facto algo desagradável com as baterias.

E é normal os EV rodarem muitos km por agora, já que são comprados em grande parte por quem pretende poupar através dos km. O que continua a ser um problema gigantesco é o preço dos carros elétricos.

Penso que hoje em dia o preço já não será assunto. Na verdade não são os EV que são caros, todos são caros. E o que falta é oferta de entradas de gama, isto é, mais segmentos A e B económicos e acessíveis.

Porque se pegares no exemplo do i4 e40 aqui falado, e que que custa 62k, e fizeres o exercício de procurares alternativas a combustão, não compras nada melhor e mais barato.

Voltar
Superior