O que é uma boa poupança?

Tentei fazer um resgate no aforronet do CTPC do meu filho, mas o pedido foi rejeitado.

Nas contas de menores, os resgates só são possíveis ao balcão dos CTT?
Vai ser complicado o resgate.

Vão ser 3 documentos, preenchidos pelo pai e mãe, documentos de identificação, declaração da entidade patronal que se encontra a trabalhar lá de ambos...

Ia fazer isso o mês passado mas vou deixar para o início do próximo ano porque assim vou juntar mais CTPC. Porque segundo me foi dito é que é por subscrição...

Vai ser complicado o resgate.

Vão ser 3 documentos, preenchidos pelo pai e mãe, documentos de identificação, declaração da entidade patronal que se encontra a trabalhar lá de ambos...

Ia fazer isso o mês passado mas vou deixar para o início do próximo ano porque assim vou juntar mais CTPC. Porque segundo me foi dito é que é por subscrição...
Bem, se é assim, os próximos faço em meu nome e no nome da Maria.

Para subscrever foi simples. Só queria resgatar para fazer CA série E.

Última edição:
Bem, se é assim, os próximos faço em meu nome e no nome da Maria.

Para subscrever foi simples. Só queria resgatar para fazer CA série E.
Pois eu também pretendo fazer isso trocar para CA série E.

Contudo já passei pelo mesmo processo quando foi para alterar as contas á ordem associadas. Também foi um filme jeitoso...

Umas 3 vezes nos CTT, uns 2 ou 3 contactos com o IGCP, e um total de 3 a 4 meses para concluir o processo.

Fui ao balção do Montepio para levantar um PPR, seguindo o decreto-lei publicado em Outubro, que permite levantar o valor máximo por mês da IAS.
Não sei se pode haver algum equivoco, achava eu que era o limite da IAS por mês, mas permitiram-me levantá-lo na totalidade, sem penalização por parte do banco, dizendo que é possivel porque o último reforço foi feito em 2009. Este valor ultrapassa o valor da IAS e o valor possivel de ser levantado em 2022.
Não sei se posso ficar tranquila ou se não terei problemas na declaração de IRS.

Última edição:
Fui ao balção do Montepio para levantar um PPR, seguindo o decreto-lei publicado em Outubro, que permite levantar o valor máximo por mês da IAS.
Não sei se pode haver algum equivoco, achava eu que era o limite da IAS por mês, mas permitiram-me levantá-lo na totalidade, sem penalização por parte do banco, dizendo que é possivel porque o último reforço foi feito em 2009. Este valor ultrapassa o valor da IAS e o valor possivel de ser levantado em 2022.
Não sei se posso ficar tranquila ou se não terei problemas na declaração de IRS.

Tiveste benefício fiscal (no IRS) pela aplicação desses valores? Indicaste algum propósito específico para o resgate? Tens menos de 60 anos?

Tiveste benefício fiscal (no IRS) pela aplicação desses valores? Indicaste algum propósito específico para o resgate? Tens menos de 60 anos?

Obtive beneficio fiscal em 2009, e indiquei que queria resgatar no montante máximo mensal do IAS, de acordo com o decreto-lei de Outubro de 2022, quando me inidcaram que podia levantar na totalidade sem penalizações. Tenho menos de 60 anos.

Já liguei para o apoio cliente para reverter a situação porque tenho quase a certeza que não me passaram a informação correcta, e antes que o dinheiro chegasse à conta à ordem (que acontecerá amanhã). Disseram que íam avaliar internamente porque na conta é como a aplicação estivesse a zero - já entrei e é como não tivesse PPR, o valor está a zero. Não sei o que posso fazer mais, hoje não consigo ir à agência (no fundo, contra um papel assinado, será a minha palavra contra a palavra de outra pessoa), já liguei para o apoio a cliente.

Obtive beneficio fiscal em 2009, e indiquei que queria resgatar no montante máximo mensal do IAS, de acordo com o decreto-lei de Outubro de 2022, quando me inidcaram que podia levantar na totalidade sem penalizações. Tenho menos de 60 anos.

Já liguei para o apoio cliente para reverter a situação porque tenho quase a certeza que não me passaram a informação correcta, e antes que o dinheiro chegasse à conta à ordem (que acontecerá amanhã). Disseram que íam avaliar internamente porque na conta é como a aplicação estivesse a zero - já entrei e é como não tivesse PPR, o valor está a zero. Não sei o que posso fazer mais, hoje não consigo ir à agência (no fundo, contra um papel assinado, será a minha palavra contra a palavra de outra pessoa), já liguei para o apoio a cliente.

Sem querer contribuir para a tua angustia, espero estar enganado mas penso que esse resgate infringe de facto as regras fiscais.

Uma coisa é, pelas condições do produto, passados 5 anos poderes resgatar a totalidade sem comissão. Outra são as exigências fiscais por teres tido benefício.

Ao abrigo da nova lei só se pode resgatar um IAS por mês, eventualmente bancos/seguradoras mais "liberais" poderão permitir o resgate acumulado do ano todo (3 x IAS em 2022) mas penso que daí não passaria. Fora isso, pelas condições normais podes resgatar para pagar prestações de CH, ao fazeres 60 anos ou te reformares, ao ficares desempregada de longa duração, incapacitada permanente ou doente grave. Pelo que mencionaste, não consigo encontrar enquadramento para o teu caso.

Espero que tudo se resolva da melhor forma. É muito triste os "profissionais" que deviam saber mais que nós cometerem erros deste tipo.

Se colocar este ano 2000 + 2000 então vou buscar os 800 no IRS.

E depois consigo levantar os 4000 para o ano?

Daria para fazer, PPR em dezembro, levantar em janeiro? abril?

Se sim que PPR recomendariam que mantenha +- o valor?

Ou o banco faz um "reset" ao movimento e repõe a situação anterior ou isso terá consequências a nível fiscal.

Quando nos vão buscar um valor à conta por pagamento através de débito direto podemos reverter a situação nos 45 dias seguintes. Não sei se num cenário destes o banco não poderá "por erro deles" reverter o movimento... fala com eles.

Caso contrário terás que suportar as consequências a nível de IRS (valor a pagar adicional ou reembolso inferior), o que não aconteceria se tivesses levantado o PPR após os 60 anos de idade.

Ora, se segundo referes, tens um documento onde indicas como motivo o tal DL o banco só tem 2 opções:
- Reverter a situação;
ou
- No próximo ano pagar-te o IRS adicional.

Se colocar este ano 2000 + 2000 então vou buscar os 800 no IRS.

E depois consigo levantar os 4000 para o ano?

Daria para fazer, PPR em dezembro, levantar em janeiro? abril?

Se sim que PPR recomendariam que mantenha +- o valor?

Tens menos de 35 anos, certo? Vou assumir que sim no resto da resposta.

Vais buscar os 400 em cada ano no IRS se
1) Os tiveres pago em retenções na fonte (o IRS só devolve o que já foi pago)
2) Não atingires o limite de deduções à coleta para o teu rendimento (detalhes); é raro atingir-se mas é bom saber.

Durante 2023, poderás resgatar 478,70€/mês.

Não posso recomendar pois não o tenho, mas tenho ouvido falar do PPR Super Rendimento Série 5 da Real Vida. Não tem custos de subscrição nem gestão. Tem 0,50% de resgate no primeiro ano (0,25% depois disso), mas é provável que a Real Vida não o esteja a cobrar sobre resgates ao abrigo da nova lei (pergunta-lhes).

Lista dos seguros PPR disponíveis: https://www.asf.com.pt/NR/exeres/1A4...E786F9871C.htm

Última edição:
Voltar
Superior