Tópico dos SmartWatches

O meu Huawei Band 4 é útil para a monitorização do sono.

Nos exercícios físicos serve para medir o tempo passado nas várias intensidades de esforço.

Pelos 18 euros que dei não podia pedir mais.

Independentemente da marca do smartphone/smartwatch, ou da aplicação, no telemóvel conta sempre mais calorias.

Cada marca de relógios ou aplicação de treino têm formulas de calculo diferentes para contabilizar calorias, umas mais realistas que outras, que são contabilizadas por diferentes parâmetros (idade, peso, frequência cardíaca média e máxima, ritmo, Vo2 MÁX, altura, etc).

O meu Huawei Band 4 é útil para a monitorização do sono.

Nos exercícios físicos serve para medir o tempo passado nas várias intensidades de esforço.

Pelos 18 euros que dei não podia pedir mais.

Apesar de muito barato e simples, é um excelente equipamento, bastante preciso. Já tive uma Huawei Band 3 Pro e era 5 estrelas.

Eu tenho um Garmin Fenix 6 pro que fez 1 ano agora e estou super satisfeito com ele. Tem levado muita porrada, desde chafurdar na lama tipo javali, canoagem, padel e paddle, ondas, muita corrida, treinos de crossfit, muitos kms a correr e está impecável. Super resistente.

A bateria dura o mesmo e tem sido bastante preciso na medição das atividades, e o GPS com mapas é uma maravilha para o BTT e fazer umas caminhadas no mato.

Só tem uma questão, mas que tem mais a ver com o facto dos olhos do dono estarem a ficar velhos e já não ver muito bem ao perto. As vezes é difícil ver as letras mais pequenas. Penso que o 7 já tem ecrã oled e a definição é melhor. Mas de resto, maquina de guerra.

Aqui em casa existe smartwatch e mesmo vendo as vantagens, ando a tentar resistir, por isso este post é um pouco para mim próprio tentar auto convencer a não comprar 1 mas posso ser convencido do contrário.

Monitorar o sono? É fixe, mas, e? São uns gráficos que em nada melhora a vida, se dormirmos mal, o nosso organismo tem uma forma de nos avisar, através de sonolência e cansaço.

Notificações? Na maior parte dos casos sinto que pode atrapalhar mais do que ajudar, porque aquele vibrar no pulso interrompe a vida no momento, e a maioria das notificações não são urgentes.

Registar exercícios? Pessoalmente não vejo grande valor nisso, é lixo digital que ninguém volta a olhar.

Disponibilidade? Basta meter o telemóvel com som.

Bateria? Já basta ter de carregar o telemóvel todos os dias.

O que mais me convence num smartwatch é a vertente de saude, poder detectar problemas e avisar, ou até mesmo chamar o 112, mas mesmo isso, ainda tem muito para melhorar, muito potencial, mas sinto que ainda está na sua infância, tanto em termos de fiabilidade como de funcionalidade.

E agora espero não aparecer aqui a 26 Dezembro a escrever sobre o novo Smartwatch 😁

Eu tenho um Suunto 7 e estou muito satisfeito após 3 meses de utilização.

A qualidade do ecrã é muito boa.

E correr e ter o mapa no pulso é muito fixe !

Caros

Estou a tentar comprar um smartwatch para oferecer.
Algo simples e para android com SpO2.
Vi a nova banda da xiaomi, a 7 pro, e também o smartwatch mi watch.
Quer aconselham e que aconselhariam de outras marcas ou soluções?
Idealmente redondo.

Tens por exemplo a Huawei Band 4, o preço é baixíssimo mas é um gadget excelente e tem o que pretendes. Tens outras opções Huawei.

Aqui em casa existe smartwatch e mesmo vendo as vantagens, ando a tentar resistir, por isso este post é um pouco para mim próprio tentar auto convencer a não comprar 1 mas posso ser convencido do contrário.

Monitorar o sono? É fixe, mas, e? São uns gráficos que em nada melhora a vida, se dormirmos mal, o nosso organismo tem uma forma de nos avisar, através de sonolência e cansaço.

Notificações? Na maior parte dos casos sinto que pode atrapalhar mais do que ajudar, porque aquele vibrar no pulso interrompe a vida no momento, e a maioria das notificações não são urgentes.

Registar exercícios? Pessoalmente não vejo grande valor nisso, é lixo digital que ninguém volta a olhar.

O que mais me convence num smartwatch é a vertente de saude, poder detectar problemas e avisar, ou até mesmo chamar o 112, mas mesmo isso, ainda tem muito para melhorar, muito potencial, mas sinto que ainda está na sua infância, tanto em termos de fiabilidade como de funcionalidade.

E agora espero não aparecer aqui a 26 Dezembro a escrever sobre o novo Smartwatch 😁

Eu, que uso um smatwartch há já uns 5 anos, admito que tudo isto é verdade.
Tirando a parte das notificações silenciosas, que no meu caso concreto são de facto úteis, é dos gadgets que menos utilidade real têm para mim. Mas continuo a usar!

Aliás, li há pouco tempo um artigo a falar dos malefícios do uso diários deste tipo de coisas para monitorar sono, frequência cardíaca e exercício. Há pessoas que ficam tão centradas nestes dados, que se prejudicam. Por exemplo, na tentativa de atingirem todas as metas do sono, ficam ansiosas e dormem pior. Na tentativa de controlar tudo o que comem e melhorar resultados nos exercícios, prejudicam a consistência da alimentação e dos próprios planos de treino, etc.

A compra do meu 1º smartwatch foi motivada:
  • notificações silenciosas
  • tracking das minhas atividades desportivas, nomeadamente ciclismo e corrida
De todos os q usei, fiquei fã da Garmin, tenho um Forerunner 245 desde 08/2021 e quero fazer o upgrade para um Garmin Fénix 7.

Tem sido o gadget fiável e cumprir na entrega daquilo q promete e gosto em particular do facto de não ter ecrã tátil.

O smartwatch de facto é apenas e so um "nice to have". É mais um gadget.

A dormir nem uso, não gosto de dormir com este calhamaço no pulso. Onde de facto faz muito jeito é ter os mapas ou o track no pulso e fazer navegação sem ter de recorrer ao telemóvel.

Eu até as notificações tenho desativadas.

Last edited:
Eu, que uso um smatwartch há já uns 5 anos, admito que tudo isto é verdade.
Tirando a parte das notificações silenciosas, que no meu caso concreto são de facto úteis, é dos gadgets que menos utilidade real têm para mim. Mas continuo a usar!

Aliás, li há pouco tempo um artigo a falar dos malefícios do uso diários deste tipo de coisas para monitorar sono, frequência cardíaca e exercício. Há pessoas que ficam tão centradas nestes dados, que se prejudicam. Por exemplo, na tentativa de atingirem todas as metas do sono, ficam ansiosas e dormem pior. Na tentativa de controlar tudo o que comem e melhorar resultados nos exercícios, prejudicam a consistência da alimentação e dos próprios planos de treino, etc.

Por acaso esta é uma das funcionalidades que uso bastante e não acho, de todo, que tenha alguma influência negativa na qualidade de sono! Outra função interessante é a de "levante-se e dê uns passos", coisa que muitas vezes a gente se esquece de fazer quando está à frente de um PC! A autonomia é bastante razoável...

Boas,
sou um completo leigo na matéria de smartwatches e tenho cá em casa um Samsung Galaxy Watch4 Classic que foi oferecido e não tem qualquer utilidade, pelo que o coloquei à venda no sitio do costume a metade do preço para despachar. Recebi agora esta pergunta de um interessado: "Pretendo saber se o relógio tem capacidade para receber e ler documentos em PDF, sff."
Li por alto as instruções online e não me parece ter nada disso, mas alguém que seja mais entendido pode dar aqui uma ajudinha sff?

PS: encontrei este video que parece ensinar a dar a volta à coisa: Use Google Drive as PDF Reader for Galaxy Watch 4/5 - YouTube

Last edited:

Estive nessa posição, também no dilema se comprava ou não. O que desbloqueou a questão foi a possibilidade LTE. Tenho um relógio LTE e quando vou dar mas minhas corridas, voltas de bicicletas, etc, levo apenas o relógio, não preciso de andar com o trambolho do telemóvel atrás, tenho as minhas músicas internas disponíveis (mas também posso ouvir em streaming), estou contactável por telefone e mensagem - com uns auscultadores sem fios é excelente!

E mesmo no dia a dia, apesar de ser raro, quando por vezes fico sem bateria no telemóvel estar sempre contactável é excelente.

Só por isso acho que foi uma excelente compra (samsung watch 4 LTE).

Falando das desvantagens, a bateria! Tem de ser carregado todos os dias sem falta e mesmo assim, em utilização intensiva, nem para um dia chega...

O smartwatch de facto é apenas e so um "nice to have". É mais um gadget.

A dormir nem uso, não gosto de dormir com este calhamaço no pulso. Onde de facto faz muito jeito é ter os mapas ou o track no pulso e fazer navegação sem ter de recorrer ao telemóvel.

Eu até as notificações tenho desativadas.
Eu tenho o Huawei Watch GT2 e GT3...

Uso basicamente durante o dia, para ver algumas notificações (tlm em silêncio)...
Agora dormir com relógio é que não 😁

Para uma pessoa que tem um telemóvel samsung, é importante ter um SW da mesma marca ou qualquer um se adapta?

Back