Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Menções da fatura da Dezembro acabada de receber (EDP):

"Esta fatura inclui um benefício líquido de 0,00 € decorrente da aplicação do Mecanismo de Ajuste do MIBEL, determinado com base em valores diários disponibilizados em https://www.erse.pt/atividade/supervisao/eletricidade/"

"Diferença entre o preço do seu contrato e a tarifa regulada
Se optasse pela tarifa regulada, pagaria pelo mesmo consumo de eletricidade desta fatura +6,41 € (não incluindo taxas e impostos)."

Interessante informação que alguém colocou no forum da casa.
Já viram os preços da electricidade publicitada pela EDP Comercial (mercado livre)?

(Valores para potência 6.9 kVA e tarifa simples)
Potência: 0.3904 eur/dia
Consumo: 0.1549 eur/kWh

Valores da SU Electricidade (mercado regulado):
Potência: 0.3210 eur/dia
Consumo: 0.1624 eur/kWh

Dois pontos a ter em conta: A taxa MIBEL que existe em uma (e que há a acrescentar) e não existe na outra, e possíveis descontos da EDP Comercial (por exemplo, 10% desconto para ​fatura electrónica e débito directo).

Mas o que mais me chamou a atenção é que isto é bem diferente dos preços que informaram no final do ano passado para os clientes actuais (0.3917 e 0.1068)....

Fontes:
https://www.edp.pt/particulares/ener...os/?prod=15421
https://sueletricidade.pt/pt-pt/page...-tensao-normal

Os preços para novos clientes têm diferido dos preços para os clientes antigos.

Por isso devem manter-se os preços do e-mail que foi enviado.

Os valores para a GoldEnergy que vejo muita gente a falar bem pelo facto de não aplicar (ainda) a taxa MIBEL não me pareceram nada de outro mundo....

Potência: 0.5645 eur/dia
Consumo: 0.1665 eur/kWh

Fonte:
https://goldenergy.pt/precos-de-referencia/

...

No meu caso com desconto ACP na Goldenergy e com 13,8 KVA Tarifa bi-horária:

Potência - 0,7485 €/dia
Vazio - 0,0941 €/kWh
Fora de Vazio - 0,1761 €/kWh

Fatura de Dez/22 -(período de 25/11 a 25/12/22) - 103 € (Consumo 414 kWh no mês)

Eu tenho uma dúvida já há algum tempo.
Neste momento (inverno) o aquecimento está ligado normalmente desde que nos levantamos até nos deitarmos (7h-23/24h).
Contudo, a temperatura não está particularmente elevada (19).
A caldeira tem um ano e supostamente é económica
A água para banhos e afins está a 45 e para o aquecimento está a 50 graus.
A última fatura (com estimativa no gás) foi de 300€, sendo 35€ eletricidade e 190€ gás.
A minha questão é - estes valores são normais (temperatura casa e fatura) ou se tivesse acumuladores teria a casa mais quente e pagaria menos na fatura?
A/C não se pode ter devido à fachada do prédio.

Mesmo sem saber o tamanho da casa, zona do país, idade de construção e afins, olhando apenas ao valor em si parece-me bastante enquadrado.

Neste momento (inverno) o aquecimento está ligado normalmente desde que nos levantamos até nos deitarmos (7h-23/24h).
A última fatura (com estimativa no gás) foi de 300€, sendo 35€ eletricidade e 190€ gás.
A minha questão é - estes valores são normais (temperatura casa e fatura) ou se tivesse acumuladores teria a casa mais quente e pagaria menos na fatura?

No gás estás no regulado ou noutro?

Mas a questão também passa por saber quanto gastaria com acumuladores?
Isto porque tenho pessoas próximas com acumuladores a viver em casa maior (150m2) com temperaturas de 22 e a pagar faturas de 200€.

O que me deixa a pensar se não seria mais eficaz…

Para um aquecimento ligado todos dias essas horas todos o valor até parece baixo!
O valor da electricidade também parece baixo, para quem usa uma casa todos os dias durante todo o dia.
É o preço desse conforto. Se achas elevado, terás de adoptar comportamentos diferentes. Não ligar essas horas todas, ou comprar um aquecedor "pequeno" para aquecer a divisão onde passam mais tempo.
De facto o A/C é capaz de ser o meio mais económico para aquecer a casa, mas se não dá para colocar nem vale a pena pensar nisso.

Para um aquecimento ligado todos dias essas horas todos o valor até parece baixo!
O valor da electricidade também parece baixo, para quem usa uma casa todos os dias durante todo o dia.
É o preço desse conforto. Se achas elevado, terás de adoptar comportamentos diferentes. Não ligar essas horas todas, ou comprar um aquecedor "pequeno" para aquecer a divisão onde passam mais tempo.
De facto o A/C é capaz de ser o meio mais económico para aquecer a casa, mas se não dá para colocar nem vale a pena pensar nisso.

Por partes:
A eletricidade só temos frigorífico, tv, fogão, forno e as luzes? Não são muitos aparelhos (além disso é tudo novo - tem 1 ano, logo deverão ser minimamente eficientes).

Quanto ao aquecimento, aqui a questão também passa pelo termo de comparação que tenho - os acumuladores.
Ainda hoje a pessoa que os tem esteve aqui em casa e com a temperatura a 19 disse que não se sentia completamente confortável.
Relembro que essa pessoa tem a casa a 22 graus.
Sendo que a fatura foram cerca de 200€.

Será que compensa a eletricidade em relação ao gás?

Já perguntaram por preços e se estás no mercado regulado ou não, se não responderes não é fácil dar opinião mesmo que os colegas queiram ajudar

Celsius, desculpa não vi o teu comentário a passar para o mercado regulado no gás.
Por acaso na fatura vem referido que se na luz estivesse no regulado gastava mais uns €.
Em relação ao gás penso que não vem nada.

Celsius, desculpa não vi o teu comentário a passar para o mercado regulado no gás.
Por acaso na fatura vem referido que se na luz estivesse no regulado gastava mais uns €.
Em relação ao gás penso que não vem nada.

A minha indicação é passar para o regulado só mesmo no gás. A tarifa é mto menor. É uma diferença mto grande.

Eu tb tinha luz e gás na EDP. No gás passei para o regulado sem stress.

Back