O que é uma boa poupança?

"...Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k," Por ano certo? Nunca vai acontecer aqui em PT, garantido.

Eu já pedi acesso ao AforroNet, não é por causa disso. É porque eu no meu banco pedi especificamente para a minha conta não poder fazer pagamentos online (apenas consultas - como se fosse apenas como a antiga "caderneta" apenas para consultar saldo e movimentos). Tenho conta SMB para não pagar comissões.

Eu já conto já só com 0% porque a taxa não é fixa e de certeza que ao longo dos anos aquilo vai acabar por baixar de rendimento e acabarei por movimentar depois para outras aplicações igualmente seguras 99% do capital, mas que tenham mais juros (DPs?) .... No futuro...talvez

Para meter em certificados de aforro não precisas de fazer pagamentos online, vais ao multibanco, aquelas coisas que existem em todos os cantos das cidades.

No resto a conversa deste tópico está com um rumo surreal, conversa de sealy season.

Fora de brincadeiras, é dar risco a algo que não tem qualquer risco. Tudo o que meta cartões de crédito para mim, tem grande probabilidade de dar asneira.

É um mito (como tantos outros). Uso cartões de crédito para aproveitar os cashbacks e outros benefícios há mais de 10 anos sem qualquer problema. Nunca paguei juros.

Basta
1) Não gastar mais do que se conseguirá pagar no final do mês
2) Pagar extrato na totalidade (ex: débito direto) todos os meses

É um mito (como tantos outros). Uso cartões de crédito para aproveitar os cashbacks e outros benefícios há mais de 10 anos sem qualquer problema. Nunca paguei juros.

Basta
1) Não gastar mais do que se conseguirá pagar no final do mês
2) Pagar extrato na totalidade (ex: débito direto) todos os meses

Com a minha desorganização e fraca memória, tinha tudo para correr mal. Quem conseguir ser metódico, óbvio que funciona.

O benefício fiscal de até 400€ na subscrição/reforço anual de um PPR é um desconto no valor de IRS a pagar ou um abatimento ao rendimento coletável?

Há muito que se nota que o pessoal anda a gastar o que não tem, é ver os preços e os salários, não há volta a dar. O pessoal está a gastar o que poupou na pandemia e ainda mais provavelmente. Se os juros continuarem altos vai ser um problema e bem grave. Isto vai-se aguentando enquanto houver emprego, se o desemprego sobe, vai tudo por aí abaixo.
Vale-nos o PPR, sempre são 1000milhões todos os meses a entrar, dá para aguentar o barco.

O benefício fiscal de até 400€ na subscrição/reforço anual de um PPR é um desconto no valor de IRS a pagar ou um abatimento ao rendimento coletável?

Atenção que só se receberá o benefício se não se tiver ultrapassado o total de deduções sujeitas a limite. No site do contas poupanças há um excel para calcular se dá para deduzir o PPR ou não e qual o limite.

https://contaspoupanca.pt/2020/02/16/novo-ficheiro-excel-para-saber-se-pode-deduzir-o-ppr-no-irs/

Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
Ou investir os €?

Última edição:
Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
Ou investir os €?

É uma questão de fazer contas, como diz o outro.

Se o retorno do investimento desse valor (3.773,80€) for superior ao custo do financiamento, não vale a pena liquidar.

Ainda faltam 20 anos para terminar esse empréstimo, certo?
Assumindo que a taxa não será superior a 10%, mete num daqueles FI que tens. [:cool:]

É uma questão de fazer contas, como diz o outro.

Se o retorno do investimento desse valor (3.773,80€) for superior ao custo do financiamento, não vale a pena liquidar.

Ainda faltam 20 anos para terminar esse empréstimo, certo?
Assumindo que a taxa não será superior a 10%, mete num daqueles FI que tens. [:cool:]
Na minha maneira de ver, não compensa liquidar e compensa mais investir.

3750€, para ganhar uma folga de 16€/mês, que não faz qualquer diferença....

Voltar
Superior