O que é uma boa poupança?

Portanto, havendo capital disponível, é meter já ou esperar até Fevereiro? :confused:

É uma questão de calculismo.

Se tens receio que acabem os certificados desta série, e ainda não meteste nada, é avançar já. Podes não apanhar a subida da taxa para fevereiro e só ser atualizado daqui a 3 meses.

Eu já ando a meter em CA desde Agosto de 22, se não me engano. Tenho tido esta estratégia de esperar que a taxa suba mensalmente e ir depositando. A maior parte já está em CA, portanto se acabar a série E no fim deste mês, já não perco tudo...

Portanto, havendo capital disponível, é meter já ou esperar até Fevereiro? :confused:

Você decide :)

Cenário 1: Investes já, tens TANB 3,088% no primeiro trimestre, provavelmente 3,50% a partir de abril

Cenário 2: Aguardas por fevereiro e a série E continua, tens TANB 3,403% no primeiro trimestre, provavelmente 3,50% a partir de maio

Cenário 3: Aguardas por fevereiro e a série E termina, tens TANBs diferentes (talvez inferiores) de acordo com as novas condições

Pode acontecer, mas acho má estratégia.

Agora financia-se internamente e não tem aparentemente concorrência à espreita.

Em 2 de Fevereiro o BCE aumenta mais 0,5%.
Em Março pelo menos mais 0,25% mas possivelmente 0,5%.

Em Março de 2023 já teremos taxas de referência de 3,25% ou 3,5% que é a taxa máxima dos certificados de aforro antes de bonificações.

Acho que é o tradicional pessimismo português :)
  • A possibilidade de resgatar um IAS/mês dos PPR parece muito fácil comparando com as exigências habituais, cria-se a obsessão que os capitais têm de estar investidos há 5 anos
  • A taxa dos CA fica alta em comparação com os restantes produtos de capital garantido, cria-se a obsessão que a série corrente vai terminar em breve

Acho que é o tradicional pessimismo português :)
  • A possibilidade de resgatar um IAS/mês dos PPR parece muito fácil comparando com as exigências habituais, cria-se a obsessão que os capitais têm de estar investidos há 5 anos
  • A taxa dos CA fica alta em comparação com os restantes produtos de capital garantido, cria-se a obsessão que a série corrente vai terminar em breve

Gato escaldado de água fria tem medo ...

Até a formula de calculo de series já foram alteradas a posteriori ( 0,8% para 0,6% nos B).

Gato escaldado de água fria tem medo ...

Até a formula de calculo de series já foram alteradas a posteriori ( 0,8% para 0,6% nos B).

Não sabia. Mas com alterações com efeito retroativo é que não vale mesmo a pena stressar, pois não há como fugir delas (exceto resgatar).

Há muito (demasiado) pessimismo na nossa sociedade. Esperar sempre o pior faz mal à saúde e envelhece. Não confundir com estar preparado para o caso do pior acontecer.

"Expect the best, plan for the worst, and prepare to be surprised"
(Denis Waitley)​

Última edição:
É uma questão de calculismo.

Se tens receio que acabem os certificados desta série, e ainda não meteste nada, é avançar já. Podes não apanhar a subida da taxa para fevereiro e só ser atualizado daqui a 3 meses.

Eu já ando a meter em CA desde Agosto de 22, se não me engano. Tenho tido esta estratégia de esperar que a taxa suba mensalmente e ir depositando. A maior parte já está em CA, portanto se acabar a série E no fim deste mês, já não perco tudo...

Nesta série E também comecei no início de Agosto 2022, a pensar contar com os 4,04% TAN para o inicio de Agosto de 2023...
Agora em Fevereiro em principio vou fazer mais um bolito.

Pena tenho eu que os meus série C de último ano estão para acabar, agora que a taxa já vai para ~4,8%.
Ficam a sobrar outros C entrados no penúltimo ano.... que acho que ainda vão dar uns trocos jeitosos nestes 2 anos finais.

Quando o resgate é de capital préviamente investido, sem qualquer valorização, não há imposto a reter.
Então qual será a justificação para eu ter recebido apenas 475,84? Será alguma comissão de resgate?

Tanta coisa que tenho de lá ir presencialmente todos os meses pedir o resgate e não dizem tudo... tão típico!

Voltar
Superior