Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Infelizmente algumas são e pagam mal apenas e só porque querem para apresentarem lucros milionários.
Há uma que para já não vou citar, mas que o caso devia ser público, que mais não fosse pela pressão social, está em praticamente todos os shoppings do país, lucros na ordens das dezenas de milhões de euros, há 12 anos os gerentes de loja ganhavam 30/40% acima do salário mínimo, em janeiro passaram a ganhar o salário mínimo nacional, um novo funcionário ganha de salário base tanto como um gerente de loja com 15 anos de casa.
acresce a isto os fantásticos 2,15€ de sub de refeição que pagam. Simplesmente vergonhoso.
É obvio que os funcionários podem procurar outros empregos e alguns fazem-no, mas a própria empresa devia saber valorizar os seus funcionários.
Lá está esse é o pensamento típico do século XIX.
As empresas apenas têm de cumprir com todos os requisitos legais e mais nada.
A função de uma empresa é gerar retorno do capital investido por parte dos accionistas, a empresa não tem como fim satisfazer os empregados.
Agora num país desenvolvido, as empresas de forma a poderem gerar retorno para os accionistas têm de conseguir ser competitivos também a nível de recursos humanos. E se para se manterem no mercado tiverem de dar salários e condições de trabalho elevados não teem outra hipótese
Achas que a Apple em Cupertino paga em média 150k ano a 12 000 trabalhadores porque? Ou que tem um edifício com condições de trabalho fenomenais pq?

Como tu és fã de futebol talvez seja mais claro, tu achas que o Benfica ou Sporting pagam salários elevados aos colaboradores porque? Por caridade? Por compaixão?

Um país pobre que não tem empresas capazes de gerar valor, que não crie riqueza nunca poderá ter salários elevados.
Salários baixos e más condições de trabalho é apenas o reflexo da nossa realidade.

Last edited:
A única hipótese de defesa que tu tens, é teres uma conversa séria com a pessoa e explicares que fizeste o aumento e que da tua parte há um esforço, principalmente via os 23,75% para a SS.
Faz-lhe ver que embora ela não note no valor líquido ela terá uma melhor reforma (em teoria), e que talvez tenha algum reembolso quando entregar o IRS.

A questão é que numa empresa pequena ainda há a hipótese de ter esse tipo de contacto e conversa. Numa empresa maior, fica quase impossível.

Não foi preciso dizer-lhe. Ela apercebeu-se logo e disse que não fazia mal, que no fim do ano recebia o reembolso do IRS.
É por essas que lhe pago mais do que sou obrigado, e em 2 meses de serviço, já foi aumentada acima do obrigatório... [;)]

• Like
Reactions: DMA
Não tenho presente, mas aposto que devemos ser dos países do mundo onde entre o custo efetivo para a entidade patronal, e o líquido que o trabalhador recebe, haverá dos maiores diferenciais.

Como também é quase impossível despedir alguém que não trabalhe.

Por isso o mercado de trabalho não funciona. Só se cria precariedade, porque não há qualquer flexibilidade, e os bons trabalhadores, impossibilitados de se verem reconhecidos, rapidamente adoptam o método de trabalho daqueles que se arrastam, afinal, esforçar-se para quê? Ou por imposto ou por decreto, qualquer dia tudo ganha o ordenado mínimo.
Olha o FP acha o que o mercado devia ser mais flexível!

MT bem👍

Pois devia!.... Se metade dos FPs fossem despedidos a produtividade aumentava exponencialmente.

Eu uso aquele do calcular salario liquido.
E tem lá inclusive o custo total para a empresa.
QQ pessoa que por ex vá pa novos trabalhos pode lá calcular.
Caso esteja interessada, hehe.

Mas atenção que eu tb acho que devia lá vir isso no recibo.
Por uma questão até, se quisermos, de transparência no eixo Estado-Impostos

Vem no recibo, mas os 23,75% da empresa para a SS não vem. A esmagadora maioria desconhece que a empresa paga isso. Volto a dizer.

• Like
Os maiores empregadores do país são o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. Não existindo riqueza suficiente no patrão para os poder recompensar melhor depois de pagar os juros da dívida e os compromissos sociais (pensões e subsídios de substancia), os funcionários estão tramados.

Para se conseguir isso, presumindo que o número de funcionários nestes ministérios não pode reduzir e não existindo uma economia capaz de gerar riqueza (e se os juros se pagarem constantes), ou se paga menos em Pensões e Apoio Social, ou se tem menos funcionários em áreas consideradas menos fundamentais, ou se cortam serviços noutras áreas... ou tudo ao mesmo tempo em pequenas doses.

Last edited:
  • Like
Eu uso aquele do calcular salario liquido.
E tem lá inclusive o custo total para a empresa.
QQ pessoa que por ex vá pa novos trabalhos pode lá calcular.
Caso esteja interessada, hehe.

Mas atenção que eu tb acho que devia lá vir isso no recibo.
Por uma questão até, se quisermos, de transparência no eixo Estado-Impostos

Se usas o simulador do doutorfinancas, não vem lá tudo.

Tens seguro de acidentes de trabalho. Conta de outrem é obrigatório por lei.
Tens contribuições mensais para o fundo de compensações ( também obrigatório mas há exceções)

Olha o FP acha o que o mercado devia ser mais flexível!

MT bem👍

Pois devia!.... Se metade dos FPs fossem despedidos a produtividade aumentava exponencialmente.

Neste momento trabalho na AP e sempre defendi que um FP adquirir vínculo eterno após ~6 meses (e depois de um "concurso" feitos às 3 pancadas) é um dos maiores cancros deste país.

Mas sim, nos corredores só se ouvem coisas como "a estabilidade é muito importante" que na verdade traduz-se em "aqui posso ser incompetente à vontade que nada me acontece".

• Like
Vem no recibo, mas os 23,75% da empresa para a SS não vem. A esmagadora maioria desconhece que a empresa paga isso. Volto a dizer.

Havia uma proposta da IL para que essa informação fosse mencionada nos recibos. Acho que não foi aprovada.

Parece-me que seria pedagógico.

Portugal tem uma sério problema com empresas zombies

Deviam fechar aos magotes e libertar recursos. São muitas vezes mantidas artificialmente com distorções de mercado, subsídios e falta de concorrência

Portugal tem uma sério problema com empresas zombies

Deviam fechar aos magotes e libertar recursos. São muitas vezes mantidas artificialmente com distorções de mercado, subsídios e falta de concorrência

É comum falares nesse tema das empresas zombies.
Tens assim algum link ou referência que aprofunde mais o tema?
Fiquei mais curioso.

Claro que há. Como há funcionários que não fazem um crl e nem metade do ordenado justificam.
Qualquer empresa sabe que o melhor capital que tem é o humano. E se os nossos brilhantes sócios-gerentes com a 4ª classe que pululam por esse país fora não compreendem isso, temos pena, e são muitas vezes essas empresas que se mantêm artificialmente abertas com subsídios para tudo e mais alguma coisa.

Já dei o exemplo acima. Depois de 2 meses de trabalho, aumentei o ordenado da minha funcionária acima do SMN, porque estou impressionado com o trabalho e dedicação dela. Vão passar a sair 1000 e tal euros da minha empresa, para ela ficar com a fortuna de 768€... [8b]

Porque fiz isso? Porque é uma peça fundamental da empresa. E tenciono continuar a aumentar se a faturação se mostrar favorável, e disse logo quando a contratei que tencionava fazer isso, se ela correspondesse. Na verdade com essa lógica do patrão mau, não precisava de lhe pagar mais que o SMN, aliás, tenho aqui numa pasta mais de 30 candidaturas para o lugar, que certamente aceitariam de bom grado.

Só que não é essa lógica do meu plano de negócios. Implica qualidade e valor acrescentado.

O problema deste país é que os patrões fingem que pagam, os empregados fingem que trabalham ou, para o estado, que estão doentes, e é muito difícil quebrar este ciclo vicioso.

200% de acordo, lá está.
Eu ja aqui a pensar que me tavas a ver como um comuna :D

Quanto aos funcionarios serem desleixados, sim, é outra triste realidade.

Mas quanto aos funcionarios " da 4ª classe " , sabes que os filhos deles que continuaram negocios, muitas vezes herdam os vicios dos pais....e se havia esperança neles, a coisa vaza-se.

Podem nao ser piores, mas tb se esperava mais.

Estou perfeitamente a ver a ideia, apenas ressalvo que para a esmagadora maioria dos cidadãos não fazem a mais pequena ideia que um ordenado mínimo neste momento representa mais de 1000€ de despesa para a empresa, 14x em 12 meses. É que não sabem mesmo.

Concerteza que há sempre o burgesso do patrão que só concebe pagar o mínimo possível, mas isso apenas revela uma visão muito, muito curta. É do interesse do patrão contratar os melhores, e se eu quero um bom bife, já sei que no restaurante x é melhor que no tasco com ovo a cavalo, e que vou pagar mais.

Aliás, a maioria deles nem se apercebe que poderia ganhar bastante mais dinheiro assim.

Vejo isso nos grandes grupos privados de saúde. Aquilo são máquinas de triturar profissionais e doentes, tem de sair dinheiro e bastante. Tudo o resto é secundário, apesar do dinheiro gasto em propaganda vos fazer pensar o contrário.

Bem, para mim chegaram 6 anos disso, decidi que conseguia fazer bem melhor, e nem me enganei muito.

Mais 1 vez: totalmente de acordo.
E agora deixo a pergunta: quantos anos ainda levará a limpar os " burgessos " dos patrões, que de tão burgessos serem, e como dizes, nem percebem que poderiam ganhar mais se n fossem...burgessos?

N tnh grande esperança infelizmente.
Mas a coisa vai melhorando, apesar de tudo.

Quanto as cidadaos n fazerem ideia acerca dos custos para a empresa, tb seria responsabilidade da comunicação social ir dando estas coisas.
E nao apenas os " despedimentos em massa " que causam mais impacto...

Mais 1 vez: totalmente de acordo.
E agora deixo a pergunta: quantos anos ainda levará a limpar os " burgessos " dos patrões, que de tão burgessos serem, e como dizes, nem percebem que poderiam ganhar mais se n fossem...burgessos?

N tnh grande esperança infelizmente.
Mas a coisa vai melhorando, apesar de tudo.

Quanto as cidadaos n fazerem ideia acerca dos custos para a empresa, tb seria responsabilidade da comunicação social ir dando estas coisas.
E nao apenas os " despedimentos em massa " que causam mais impacto...

Com o rumo passado e atual das coisas, vai demorar muito tempo, até porque deixam outros iguais no lugar.

Como já alguém disse, o problema deste país são as empresas zombies, insolventes há anos ou décadas, que com mais um subsidiozinho, mais um fundo perdido, mais uns contratos do amigo do partido da câmara municipal, mais umas manobras fiscais, ou então monopólios bem protegidos, isto é incapaz de fazer a seleção natural das empresas, e mais, tal como o funcionário diligente vê o calaceiro ao lado não fazer nenhum e a ganhar o mesmo, o mesmo tende a acontecer com as empresas, onde muitas já se aperceberam que ou se socorrem destes expedientes como a concorrência, ou então não sobrevivem.

mas por outro lado, depois aqui no fórum "as pessoas andam à sempre" à procura dos bons negócios, aka = Mais baratos
mandam vir smartphones online (fora de PT) porque é mais barato uns €uros (ou onde o kuantokusta indicar)
compram peças auto na oficina multimarca ou online porque é mais barato
tem 1 amigo que faz esse serviço sem passar fatura
ou consigo almoçar bem no Porto por menos de 5€,
etc
Queremos que "os outros" trabalhem mais e melhor, para criar valor, para o país crescer, pagar melhores ordenados e menos impostos,
mas "para o nosso umbigo "....

Os maiores empregadores do país são o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. Não existindo riqueza suficiente no patrão para os poder recompensar melhor depois de pagar os juros da dívida e os compromissos sociais (pensões e subsídios de substancia), os funcionários estão tramados.

Para se conseguir isso, presumindo que o número de funcionários nestes ministérios não pode reduzir e não existindo uma economia capaz de gerar riqueza (e se os juros se pagarem constantes), ou se paga menos em Pensões e Apoio Social, ou se tem menos funcionários em áreas consideradas menos fundamentais, ou se cortam serviços noutras áreas... ou tudo ao mesmo tempo em pequenas doses.

Ou aumentam impostos ao povão.

Eu realmente devo ter azar de não encontram essas empresas que valorizam o trabalhador e incentivam (com incentivos) a trabalhar mais e melhor…

Back